terça-feira, 31 de julho de 2007

[Antevisão] A Juventude em Competição no Campo Pequeno

Quatro nomes da nova geração de valores do toureio equestre: Sónia Matias, Ana Batista, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Manuel Lupi vão estar em aliciante competição nesta corrida, que ficará também assinalada pela estreia do Real Grupo de Forcados Amadores de Moura e da ganadaria Sommer d’Andrade no renovado Campo Pequeno, completando o cartel o Grupo de Forcados Amadores de Évora. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense volta a marcar presença, abrilhantando musicalmente este espectáculo que decorrerá na Catedral do Toureio em Portugal.

Sónia Matias e Ana Batista foram as duas primeiras portuguesas a receber a alternativa de cavaleira-tauromáquica, ambas no ano 2000, rompendo assim com o tabu de que o toureio equestre, praticado por profissionais, era privilégio dos homens. Não só romperam com o tabu, como conquistaram o reconhecimento e o respeito dos seus colegas, e despertaram noutras jovens o gosto pela prática do toureio a cavalo.
Ambas repetem esta temporada no Campo Pequeno. Sónia Matias actuou a 14 de Junho na corrida concurso de ganadarias, na qual lidou o toiro vencedor, tendo rubricado duas actuações muito apreciadas pela crítica. A sua forma de tourear, alegre e comunicativa, faz com que estabeleça grande empatia com o púbico que por ela nutre um carinho especial. Por seu turno, Ana Batista, possuidora de um grande sentido de lide e equitadora muito segura, regressa ao Campo Pequeno 15 dias após uma actuação de grande mérito, em que foi posta à prova toda a sua valentia e decisão para vencer as dificuldades do toiro que lhe coube em sorte.

Também há 15 dias registou Manuel Ribeiro Telles Bastos um importante triunfo no Campo Pequeno, numa actuação em que empolgou a assistência, encontrando toiro em todos os terrenos, bregando e cravando com arte, no respeito escrupuloso pelas regras mais puras do toureio a cavalo, sagrando-se o triunfador da noite.

Quanto a Manuel Lupi, ainda cavaleiro-praticante, demonstrou na noite de 19 de Julho, no Campo Pequeno, que caminha a passos largos para a alternativa e que poderá vir a ocupar um lugar de destaque no contexto dos cavaleiros portugueses. O público valoriza a verdade do seu toureio e a sua entrega.

O Grupo de Forcados Amadores de Évora volta ao Campo Pequeno depois de, na corrida de 14 de Junho, um do seus elementos, António Alfacinha, ter ganho o prémio em disputa para a melhor pega de caras. A completar 44 anos de actividade, a 10 de Agosto, este grupo atravessa um dos melhores momentos da sua carreira.
O Real Grupo de Forcados Amadores de Moura foi fundado em 1971. Teve como cabo fundador António Maria Garcia e estreou-se em Moura, a 9 de Setembro de 1971, pegando um toiro da ganadaria de José Francsico Cruz e Crujo. Apresenta-se nesta corrida no renovado Campo Pequeno.

A ganadaria Sommer d’Andrade, que pasta na Herdade de Fontalva, em Barbacena, no concelho de Elvas, foi fundada em 1919 por José Alves do Rio, com reses da viúva Tamarón. Após falecer, em 1931, a ganadaria foi adquirida, juntamente com o direito ao ferro da Unión de Criadores de Toros de Lídia de Espanha, pelos irmãos Assunção Coimbra que, por sua vez, adquiriram sementais a Juan Belmonte. Em 1959 fica como único proprietário Manuel Assunção Coimbra que introduz na vacada um semental de Atanásio Fernández. José Luis Sommer d’Andrade adquire a ganadaria em 1979 e mudou-lhe o ferro. A sua antiguidade é referente a Madrid (17 de Outubro de 1982), sendo o encaste actual Parladé (Tamarón-Atanásio Fernández).

Um espectáculo a não perder: Campo Pequeno, esta quinta-feira às 10 da noite.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

http://bandadosamouco.blogspot.com atinge 20000 páginas vistas


Apenas 5 meses e 6 dias após o seu nascimento, o http://bandadosamouco.blogspot.com atinge mais um feito notável: 20.000 páginas vistas em perto de 6000 visitantes.

É agora altura de se fazer uma análise estatística mais aprofundada: perceber quem nos visita e de onde nos visita são questões que vão ter resposta já em seguida.

Comecemos pelo planisfério exposto abaixo: recorrendo ao serviço Geolocation, disponibilizado através do sítio www.histats.com, a amarelo estão assinalados os pontos a partir dos quais recebemos visitas neste blog.
Leitores dos 5 continentes já visitaram http://bandadosamouco.blogspot.com, onde a maior incidência de visitas se concentra nos continentes americano e europeu.
Cidades tão diferentes como Pretória, Buenos Aires, Tokyo, Calcutta, São Salvador da Baía, Ottawa, Manilla, Istambul, Jakarta, Santiago do Chile, ou Moscovo são exemplos de cidades a partir das quais alguns internautas acederam ao blog da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

Os países que mais visitam este espaço a seguir a Portugal são Estados Unidos da América, Espanha e Brasil. Analisando com algum detalhe a distribuição geográfica destes 4 Países temos algumas conclusões a retirar:




Portugal
:
Todas as regiões de norte a sul do nosso país (com destaque para as regiões mais próximas do litoral), e as regiões insulares acedem diariamente a este blog. Lisboa engloba os acessos feitos na margem sul do tejo nos concelhos de Montijo e Alcochete.













Estados Unidos da América: Este resultado é fruto de uma forte comunidade de emigrantes que se sentem mais próximos do seu país, das suas gentes e das duas tradições através do trabalho que esta instituição desenvolve e que faz eco através da internet.




Espanha: Justificada pela proximidade geográfica, cultural, social e pela cada vez maior comunidade portuguesa presente no país vizinho, é do país de nuestros hermanos que diariamente muitos acedem ao nosso espaço informativo online. Evidentemente, a forte ligação da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense à festa dos toiros não é alheia a trazer ainda mais gente até este espaço. A cidade de Vigo é em Espanha de onde se acede em maior número de visitas a este blog. Por lapso no serviço histats.com, não introduziu esta cidade no devido sítio na tabela que apresentamos ao lado, ou seja, no topo.






Brasil: O País do samba fecha o top4 dos que mais acedem a este blog. Com uma distribuição geográfica bastante heterogénea, a língua portuguesa e a proximidade cultural entre os dois povos irmãos aliada à crescente comunidade lusa presente em terras brasileiras ajudam a explicar esta posição.




A meta das 20000 páginas, no final de um mês que foi destacadamente o mais trabalhoso de sempre na ainda curta vida deste espaço - em que se atingiram números rigorosamente impensáveis há apenas algumas semanas atrás - faz-nos crer na enorme responsabilidade que é gerir um projecto desta envergadura. O http://bandadosamouco.blogpost.com tem o seu caminho bem delineado para os próximos tempos: aproximar cada vez mais quem se interessa por tudo o que a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense vai desenvolvendo, trabalhando em tempo real para informar uma cada vez mais vasta comunidade.
E tudo o que nos oferece dizer é que trabalho não nos vai faltar para continuar a dar vida a este projecto. Contamos com a sua ajuda para tornar este espaço num espaço cada vez mais rico e abrangente.
Obrigado pela sua fidelidade.
Pedro Rodelo
Coordenador Geral e WebMaster http://bandadosamouco.blogspot.com

domingo, 29 de julho de 2007

[Crónica] Corrida à Portuguesa em Setúbal

Crónica por Ana Sofia Oliveira:

Inserida nas festividades da cidade, teve lugar este sábado na Praça de Toiros Carlos Relvas em Setúbal, uma Corrida de Toiros à Portuguesa.

Nesta corrida foram lidados toiros de Francisco Luís Caldeira para os cavaleiros Tito Semedo, Francisco Cortes, Marco José, Filipe Gonçalves, Gilberto Filipe e Duarte Pinto. Os Forcados Amadores da Moita, Montijo e Setúbal efectuaram as respectivas pegas. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, sob regência do Sr. Luís Lemos, assegurou a componente musical deste espectáculo.

1º Toiro - Tito Semedo
Lide: "Nerva" - Solo de Valter Vila Cova
Volta de Agradecimentos: "Ecos de Aragon"
Com o cavalo a negar-se às ordens do cavaleiro, os compridos não começaram da melhor forma para Tito Semedo. Após câmbio de cavalo, o jovem teve dificuldades em assumir o comando da lide, não conseguindo entrar da melhor forma no terreno do seu oponente. Foi já mais próximo do final que o cavaleiro conseguiu cravar os melhores ferros, culminando a sua lide com um violino de bom efeito.
Após duas reuniões deficientes na cara do toiro, o Grupo de Forcados Amadores da Moita consumou a sua sorte ao terceiro intento, numa pega que resultou um pouco frouxa. Num ataque final de bravura, destaque-se o rabejador que mesmo colhido não desistiu, arrancando palmas bem audíveis da assistência.
Volta de agradecimentos resumida a uma ida ao centro da arena por parte do cavaleiro e forcado;

2º Toiro - Francisco Cortes
Lide: "Paquito Chocolatero"
Volta de Agradecimentos: "Jesulín de Ubrique"
Demonstrador de grande classe em toda a sua lide, este jovem cavaleiro começou com 2 bons compridos. Após mudança de cavalo, concretixou uma lide tranquila, plena de segurança, culminando-a com um ferro de palmo muito bem executado.
Apesar do toiro não seguir a sua trajectória normal já com o forcado encaixado na cara do seu oponente, os Forcados Amadores do Montijo concretizaram a sua sorte à primeira tentativa, sem problemas de maior;

3º Toiro - Marco José
Lide: "Torero Cale" - Solo de Paulo Pancadas na 1ª Voz e Rúben Supelos na 2ª Voz
Volta de Agradecimentos: "Chiclanera"
Este cavaleiro protagonizou uma das melhores lides da noite. Começando com 2 belos compridos, foi já montado no segundo cavalo que este jovem concretizou ferros extremamente bem colocados. Após pedido insistente do público, finalizou a sua prestação com excelente violino, executado de forma exemplar.
Os forcados Amadores de Setúbal consumaram a sua sorte ao primeiro intento, numa pega espectacular: destaque-se a garra do forcado na cara do toiro, assim como a ajuda por parte do grupo;

4º Toiro - Gilberto Filipe
Lide: "España Cañi" - Solo de Rúben Supelos
Volta de Agradecimentos: "El Gato Montez"
Após sofrer uma aparatosa colhida imediatamente após a cravagem do seu primeiro comprido, o jovem cavaleiro concentrou-se arrancando para numa lide de qualidade, na qual concretizou ferros de belo efeito, destacando-se na execução dos curtos.
Amadores da Moita com a sua sorte concretizada à primeira tentativa, numa pega vistosa e plena de garra;

5º Toiro - Filipe Gonçalves
Lide: "Gracia Española" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "La Entrada"
Após o 1º ferro falhado, o jovem cavaleiro coloca o seu 1º comprido, contudo sem conseguir evitar o contacto com o seu oponente. Volta a falhar 2 ferros para cravar com dificuldade os 2 compridos seguintes. Após câmbio de cavalo, crava 2 curtos de excelente nota. Já ao som do pasodoble "Gracia Española", executa um par de curtos com muita garra, demonstrando o seu melhor toureio aos presentes. Conclui a sua prestação com um violino e um ferro de palmo, ambos executados de forma eficaz. Em resumo, este jovem demonstrou grandes oscilações na sua lide, fruto de alguma insegurança na arena.
Forcados Amadores do Montijo muito bem, com reunião a ser consumanda com sucesso à primeira tentativa. Destaque-se a garra do forcado na cara do toiro que mesmo com os 1º e 2º ajudas a serem varridos se manteve encaixado, proporcionando uma das melhores pegas da noite;

6º e último Toiro - Duarte Pinto
Lide: "La Puerta Grande"
Volta de Agradecimentos: "Ayamonte"
O jovem praticante cravou dois belos ferros compridos, fazendo prever uma boa lide. Nos curtos, apresentou-se seguro cravando ferros de qualidade, sempre no terreno do seu oponente. Uma noite que se revelou tranquila e de bom toureio para este jovem.
Forcados Amadores de Setúbal concretizaram a sua sorte ao primeiro intento, apesar das dificuldades do forcado da cara na hora na reunião com o seu oponente. Pega difícil mas bem concretizada.

O http://bandadosamouco.blogspot.com partilha de seguida com os seus leitores parte do espectáculo onde a sua banda de música participou. Apresenta-se de seguida parte do solo do pasodoble "Torero Cale", com o músico Paulo Pancadas a interpretar o solo na 1ª voz, ocorrido na lide do 3º Toiro da noite.

sábado, 28 de julho de 2007

[Antevisão] Guimarães: Banda do Samouco nas Festas da Cidade e Gualterianas

Desde cedo, as gentes vimaranenses consagraram São Gualter como Santo, em reconhecimento da sua simplicidade e entrega e das inúmeras curas operadas aos enfermos que, em desespero, o procuravam. O Santo de devoção popular continua a ser honrado e perpetuado nas já centenárias Festas da Cidade e Gualterianas.

Desde 1906, com interregnos que dificuldades excepcionais bem justificam, as Festas da Cidade e Gualterianas mantêm a sua vitalidade e constituem uma importante atracção festiva de todo o Minho. No primeiro fim-de-semana de Agosto, vimaranenses e forasteiros marcam encontro em Guimarães para, em golfadas de alegria, cor e movimento, emprestarem à cidade uma ainda maior garridice. Em ambiente de festa, ora profana, ora cristã, multidões acorrem a Guimarães para participarem nas diferentes iniciativas que as festas lhes oferecem e que a organização quer vivas e atractivas.

Associando a tradição da batalha das flores, do cortejo do linho, da Marcha Gualteriana, do concurso de gado bovino e cavalar, do fogo de artifício, dos cantares ao desafio, da majestosa procissão, aos espectáculos musicais de artistas dos nossos tempos, as Festas da Cidade e Gualterianas honram o Santo que lhes dá o nome e os homens, que as foram concebendo e lhes deram forma.

Inserida no Programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2007 que decorrem entre 3 e 6 de Agosto na cidade de Guimarães, realiza-se mais uma Corrida de Toiros no próximo sábado dia 4 pelas 21:30 Horas, com os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Paulo Jorge Ferreira e Patrícia Pelen. Participam o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa e do Grupo de Forcados Académicos de Elvas. A Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense abrilhanta musicalmente esta Corrida - a 15ª na presente época para esta formação.

Natural de Elvas, Joaquim Bastinhas fez a sua primeira apresentação pública em Fevereiro de 1969, no Campo Pequeno, com apenas 13 anos de idade. O seu percurso enquanto cavaleiro tauromático dispensa apresentações. Do seu currículo, constam inúmeros prémios;
Paulo Jorge Ferreira nasceu em 1982 tendo feito a sua primeira apresentação em público em 2000, na Azambuja. Do currículo deste jovem já constam inúmeros troféus: Triunfador da 1ª Novilhada das Ramagens em Almeirim 2001; Troféu Revelação da Temporada Jornal "Farpas" 2001; Triunfador da Corrida da Alternativa TV Norte 2002; Troféu Revelação da Temporada em Setúbal 2002 e Troféu Triunfador da Feira de Valverde del Camino (Espanha) 2005;
De origem francesa, Patrícia Pelen iniciou a actividade enquanto cavaleira aos cinco anos de idade, sob os conselhos do pai Gérald Pelen, criador de cavalos. Fez a sua primeiro apresentação em 1994, no dia 12 de Maio. Desde essa altura tem participado em diversas actividades tauromáquicas por toda a Europa.

A tradicional Procissão de São Gualter sairá à rua no Domingo dia 5 Agosto pelas 17 Horas. Destaque-se a presença da Banda do Samouco, que integrará este que é considerado um dos pontos altos nas festividades da cidade de Guimarães.

Fique em sintonia com este blog, já que vários elementos da equipa http://bandadosamouco.blogspot.com irão estar em reportagem na cidade-berço.

La Banda do Samouco y el recuerdo hacia Jesulín de Ubrique

Coincidindo com a retirada do matador de toiros Jesulín de Ubrique na presente temporada, o espaço informativo Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica não quis deixar passar em claro este acontecimento criando para o efeito o seguinte texto:

"PONTEVEDRA/NATURALES/
Jesulín de Ubrique, como saben, se retira coincidiendo con el final de esta temporada 2007. Este sábado próximo se despide del público de A Coruña y el día 11 lo hará de los aficionados que acudan a la otra plaza gallega, la de Pontevedra. Para esta corrida quedan ya poquísimas entradas disponibles y está a punto de colgarse el cartel de no hay billetes en cosa de un par de días, si todo sigue como al ritmo actual de ventas en taquilla.
Pues bien, la tan querida y popular Banda do Samouco, la banda "oficial" de la Plaza de Lisboa, quiso acordarse esta semana de la figura de Jesulín, que ya actuó en más de una ocasión en Campo Pequeno, interpretando en la reciente corrida de Triunfadores, precisamente el pasodoble "Jesulín de Ubrique", hecho que acaba de ser inmortalizado en YouTube. Pasen, vean, oigan y disfruten con la Banda do Samouco."

Pode ver o vídeo do pasodoble "Jesulín de Ubrique" interpretado pela Banda do Samouco cliquando aqui.

Ainda sobre a Corrida dos Triunfadores da passada 5ª Feira onde a Banda do Samouco interpretou o pasodoble acima referido, o espaço informativo Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica disponibiliza aos seus leitores uma galeria com fotos dos melhores momentos deste espectáculo, capturadas pela objectiva de João Silva. Pode consultar a galeria fotográfica assim como a notícia completa aqui.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

[Crónica] Campo Pequeno - Corrida dos Triunfadores

Crónica por Pedro Rodelo:

Indo ao encontro das preferências do público, o Campo Pequeno reuniu alguns dos artistas que já nesta temporada triunfaram na Catedral do Toureio Portuguesa. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, sob regência do Sr. Luís Lemos assegurou a componente musical desta corrida mista. Participaram os cavaleiros João Salgueiro, João Salgueiro da Costa (pai e filho respectivamente), e os matadores José Luís Gonçalves e Eduardo Gallo, para um Curro de toiros da Ganadaria de São Torcato. O Grupo de Forcados Amadores de Montemor, capitaneados pelo cabo Rodrigo Corrêa de Sá, asseguraram o par de pegas da noite.

1º Toiro - João Salgueiro
Lide: "Nerva" - Solo de Valter Vila Cova
Volta de Agradecimentos: "El Gato Montez"
Toiro imponente a dar jogo cerrado nos compridos, com o cavaleiro a castigar o seu oponente. Depois de cambiar de cavalo esteve bem nos curtos, conseguindo investir no terreno do seu oponente, conquistando ferros de excelente efeito.
Grupo de Forcados Amadores de Montemor bem: com sorte consumada ao primeiro intento, conseguiram uma pega brilhante.

2º Toiro - José Luís Gonçalves
Lide: "Gracia Española" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "La Entrada"
Após 3 pares de bandarilhas muito bem encaixados, o matador teve uma lide em grande estilo: pleno de segurança e com passes firmes demonstrando domínio total perante a cara do toiro, o público acompanhou com palmas o pasodoble "Gracia Española" que a Banda do Samouco ia interpretando, intercalando-as com insistentes olé's. Culminou o seu primeiro toiro com um ferro muito bem colocado. Uma lide de muito bom nível.

3º Toiro - Eduardo Gallo
Lide: Por decisão do Director da Corrida, não foi interpretado nenhum pasodoble nesta lide.
Volta de Agradecimentos: "Ecos de Aragón"
A cravagem das bandarilhas suscitou assobios vindos das bancadas, atendendo à falta de brilho na execução das mesmas. A lide deste jovem matador tem início perante um exemplar de máxima bravura, com o toureiro a conseguir impor o seu jogo. Ainda que lhe tenha saltado o capote a meio de um dos passos de classe que efectuou, esta promessa do toureio mundial conseguiu uma lide bastante razoável mas sem música, gerando alguns protestos entre alguns dos espectadores que discordaram sonoramente da decisão do Director da Corrida.

4º Toiro - João Salgueiro da Costa
Lide: "Torero Cale" - Solo de Paulo Pancadas na 1ª voz e Fábio Cruz na 2ª voz
Volta de Agradecimentos: "Jesulín de Ubrique"
O Jovem praticante começou com dois ferros compridos extremamente cerrados e bem encaixados, sempre no terreno do seu oponente. Após troca de cavalo, falha o 3º ferro mas consegue um 4º de belo efeito. Com o público a puxar pelo cavaleiro, este entusiasma-se e embala para uma magnífica líde, culminada com curtos cravados de forma brilhante. Nota elevada para este jovem cavaleiro, apenas 2 meses após ter feito a sua primeira apresentação.
Forcados Amadores de Montemor ao melhor nível: forcado na cara a encaixar-se muito bem, numa pega diferente pela cambalhota que o toiro deu com o forcado sempre seguro na cara deste. O http://bandadosamouco.blogspot.com registou esta pega e partilha-a aqui com os seus leitores.

5º Toiro - José Luís Gonçalves
Lide: "Ese Es El Mio" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "Chiclanera"
Após 3 pares de bandarilhas bem executados, na sua lide voltaram-se a ouvir ole's, fruto da maturidade que este matador não hesitou em mostrar a todos os presentes. Numa lide consistente e ritmada, este matador brindou o público com passes bem vincados intercalados com pausas, quer na cara, quer inclusive de joelhos de costas para o seu oponente. Terminou a sua lide com o ferro capital muito bem colocado.
No geral, José Luís Gonçalves sai esta noite do Campo Pequeno com nota elevada.

6º Toiro - Eduardo Gallo
Lide: "Una Malagueña" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "Ayamonte"
Precedido com três pares de bandarilhas executados de forma deficiente, o matador entrou na arena seguro. Sempre encostado ao toiro executou o seu trabalho de forma tranquila, e com os passos rasgados que já vêm caracterizando o seu estilo, presenteou a assistência com uma lide sem sobressaltos. Assim, este jovem matador veio novamente ao Campo Pequeno mostrar o porquê de ser uma das principais apostas nos cartéis das melhores praças espanholas e francesas.

Como habitualmente, o http://bandadosamouco.blogspot.com partilha alguns momentos do espectáculos onde a sua banda de música participa. Hoje partilhamos dois desses momentos, ambos ocorridos no 4º Toiro da noite, lidado pelo jovem João Salgueiro da Costa: a excelente pega pelos Forcados Amadores de Montemor e o pasodoble "Jesulín de Ubrique", interpretado pela Banda do Samouco na volta de agradecimentos.

1 - Forcados Amadores de Montemor - 2ª pega da noite:

2 - Pasodoble "Jesulín de Ubrique":

quarta-feira, 25 de julho de 2007

[YOUTUBE] Canal Bandadosamouco atinge 20000 visionamentos

Criado pouco depois do lançamento deste blog, o canal Bandadosamouco no Youtube veio complementar a necessidade de partilha de informação em vídeo que desde o início foi idealizada para o http://bandadosamouco.blogspot.com pelo seu mentor. Tal como o blog, este canal foi criado para servir as actividades e eventos onde a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense se envolve. Atingiu esta quarta-feira pelas 20:00 os 20000 visionamentos.
O YouTube é um site na Internet que permite que os seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. É o mais popular dos sites deste tipo, dominando neste momento mais de 50% de quota de mercado. Tem o mérito de também ter conseguido desenvolver uma importante comunidade a nível mundial, onde os utilizadores interagem entre si, através de troca de comentários, vídeos, etc, etc..

O canal Bandadosamouco não é alheio a esta partilha e nem sequer é alheio à globalização a que ficou exposto. De entre os 29 vídeos até agora lançados, destaque-se 4 dos comentários feitos a alguns dos vídeos lançados neste canal (em paralelo às dezenas de comentários editados no blog):

1 - Um utilizador holandês do serviço youtube comenta o Solo do trompetista Pedro Carvalho no pasodoble "Virgen de Macarena" (Campo Pequeno, 5 de Julho de 2007) da seguinte forma:
"Such as the bullfight, also the music of the Banda is full of temperament and improvisation. Under the guidance of experience conductor here the youth plays the song of courage and tragedy. A splendid number."
Traduzido, o comentário diz assim:
"Tal como a Corrida de Toiros, também a música da Banda é cheia de temperamento e improvisação. Sob conduta do experiente maestro, aqui os jovens músicos tocam a música da coragem e tragédia. Um número esplêndido";
2 - Ainda no mesmo vídeo, um utilizador mexicano resume-o numa única palavra:
"EXTRAORDINARIOOOOOOOOOOOOS!!!!"

3 - Um utilizador espanhol diz a seguinte frase acerca de algumas das corridas feitas pela Banda do Samouco no passado mês de Maio no Campo Pequeno:
"muchas gracias tocais muy bien sobre todos los solistas en especial el de NERVA. Saludos desde Salamanca"

4 - Por último, um utilizador brasileiro envia um comentário acerca de um dos vídeos registados aquando da passagem da Orquestra Ligeira do Exército no passado dia 27 de Abril pela S.F.P.L.S.. Com um certo sentido de piada afirma:
"o que seria uma Orquestra Ligeira?
Orquestra Auto-propulsada blindada para-quedista de suprimento de selva do Exército"

Estes são apenas alguns dos exemplos ocorridos ao longo dos primeiros 20000 visionamentos no canal bandadosamouco.blogspot.com. Pode aceder directamente ao nosso canal clicando aqui.

De assinalar que o Youtube utiliza o formato Adobe Flash para exibir os seus vídeos, pelo que é necessária a instalação do programa Adobe Flash Player (antes Macromedia Flash Player). Alguns dos nossos leitores tiveram dificuldades no início para visionar os vídeos. Se esse é o seu caso, por favor clique aqui, descarregue e instale o programa para poder ver os vídeos.

Em síntese, a equipa de http://bandadosamouco.blogspot.com não vai prescindir desta ferramenta, tendo em vista a divulgação de todas as actividades e eventos em que a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense se envolve. O reforço dos conteúdos em vídeo será uma constante, sempre em sintonia com a agenda noticiosa deste blog.

terça-feira, 24 de julho de 2007

[FotoReport] Aulas de Salsa - Convívio de Alunos

Os alunos das turmas de Salsa a Par e Ritmos Latinos reuniram-se na tarde do último Domingo na sede da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense para uma experimentação com mais de duas horas de duração.

Sob comando da professora Inês Pinto, os alunos poderam experimentar os vários ritmos a solo e a par nas modalidades de Kizomba, Cha cha cha, Salsa e Merengue, num ambiente onde a descontracção e a boa disposição reinaram.
Fazendo desde já um agradecimento especial ao Sr. José Margarido pelas fotos registadas e cedidas a este espaço, o http://bandadosamouco.blogspot.com partilha agora vários momentos protagonizados pela professora e por alguns dos alunos:


As aulas de ambas as modalidades terão a sua última edição antes de férias de Agosto:
- Próxima 5ª feira dia 26 - Salsa a Par - pelas 22 Horas;
- Próximo sábado dia 28 - Ritmos Latinos - pelas 11 Horas.

Brevemente divulgaremos aqui todos os pormenores acerca das inscrições para a época 2007/2008, a qual arrancará em grande no próximo mês de Setembro. Fique em sintonia com o http://bandadosamouco.blogspot.com, onde estará brevemente disponível toda a informação.

[Antevisão] Corrida dos Triunfadores no Campo Pequeno

Indo ao encontro das preferências do público, o cartel da corrida da próxima 5ª Feira dia 26 de Julho é composto exclusivamente por artistas que esta temporada já triunfaram no Campo Pequeno. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegura a componente musical desta corrida de toiros mista. Pode consultar as crónicas que o http://bandadosamouco.blogspot.com tem editado ao longo desta época, clicando nos links abaixo indicados para cada um dos intervenientes neste espectáculo.

O cavaleiro João Salgueiro triunfou espectacularmente na IX Grande Corrida TVI no dia 12 Julho com um toureio arrebatador, pleno de garra e emoção, em que dar a vantagem ao toiro foi a tónica das suas duas actuações. Os ferros citados de praça-a-praça, o toureio frontal, as ajustadas reuniões ao estribo e as saídas limpas das sortes fizeram com que os espectadores se rendessem, à classe de João Salgueiro, que confirmou assim o grande êxito que obteve no Campo Pequeno no dia 17 de Maio, data em que actuou pela primeira vez em público o seu filho, João Salgueiro da Costa, hoje seu único alternante.

João Salgueiro da Costa - o representante da quinta geração de cavaleiros tauromáquicos da família Salgueiro - é uma das maiores revelações do toureio equestre das últimas temporadas. O seu gesto de tourear pela primeira vez em público no Campo Pequeno, e logo numa corrida televisionada, foi por muitos aficionados considerado uma insensatez, mas João Salgueiro da Costa encarou com a maior serenidade esse desafio e venceu-o, numa afirmação categórica de intuição, maturidade e classe, que a todos surpreendeu. Foi também a capacidade de correr riscos que levou a empresa do Campo Pequeno a apostar na juventude de Salgueiro da Costa, que demonstrou cabalmente poder vir a ser figura do toureio a cavalo.

O Grupo de Forcados Amadores de Montemor regressa ao Campo Pequeno depois do êxito aqui alcançado a 17 de Maio. Grupo da maior tradição e prestígio, encontra-se numa fase de grande estabilidade artística, cimentada no alto nível dos seus valores individuais e na grande coesão, do ponto de vista técnico e de camaradagem, entre todos os elementos que o constituem.

Triunfador em 2006 e, como tal, detentor do “Galardão Campo Pequeno”, o matador de toiros José Luís Gonçalves mostrou, na Corrida de 4 de Maio, integrada na primeira feira taurina de Lisboa, que atravessa o melhor momento da sua carreira. Nessa noite alternou com as duas maiores figuras mundiais do toureio, Enrique Ponce e Julián López “El Juli”. Profundidade, temple e estética é o triângulo sobre o qual se baseia a sua concepção do toureio, que hoje em dia reflecte a maturidade de um artista que, de ano para ano, tem vindo a depurar a sua arte. José Luís Gonçalves é, para já, um dos matadores mais artistas da história do toureio em Portugal.

Após um magnífico triunfo no passado dia 5 de Julho em que Eduardo Gallo reafirmou a sua vontade de ser figura do toureio, o matador espanhol volta ao Campo Pequeno. Nessa noite, o público valorizou a entrega do artista para superar as dificuldades que os toiros lhe levantaram. À base de muita técnica, submeteu os toiros ao poderio do seu jogo de pulso, aguentou-lhes a aspereza das investidas, estirou-se em belas tandas quer pela esquerda, quer pela direita, terminando as faenas recreando-se com passes e adornos do melhor gosto toureiro. Pela forma como o público o acarinhou, Eduardo Gallo é já um toureiro com lugar especial no coração dos aficionados portugueses.

Em plano de triunfo vem também ao Campo Pequeno a ganadaria de São Torcato. Já na temporada de 2006, os toiros de S. Torcato proporcionaram grandes momentos no Campo Pequeno e, logo no dia 7 de Janeiro de 2007, na Aula Prática do concurso “À procura de novos toureiros”, esta ganadaria enviou ao Campo Pequeno nove bezerras de excelente qualidade. O efectivo actual a ganadaria de S. Torcato é oriundo de Cabral Ascensão e Oliveiras Irmãos. A ganadaria tem como data de antiguidade 13 de Junho de 2006, em Nisa.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

[Antevisão] Corrida à Portuguesa em Setúbal

Terá lugar no próximo sábado dia 28 de Julho pelas 22 Horas, na Praça de Toiros Carlos Relvas em Setúbal, uma Corrida de Toiros à Portuguesa.

Inserida nas festividades da cidade, serão lidados toiros de Francisco Luís Caldeira para os cavaleiros Tito Semedo, Francisco Cortes, Marco José, Filipe Gonçalves, Gilberto Filipe e Duarte Pinto. Os Forcados Amadores da Moita, Montijo e Setúbal assegurarão as respectivas pegas.

A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegurará a componente musical deste espectáculo.

[Depoimento] "Lágrimas Escondidas"

Alguém com ligações muito fortes à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense fez chegar via email ao nosso blog o seguinte testemunho:

"É com muito orgulho e algumas lágrimas escondidas que vos conto uma história!

Era uma vez uma menina que quis aprender música e por volta dos 8 anos de idade. Lá foi ela com um livro de solfejo debaixo de um braço para a velhinha Sociedade aprender música com o Sr. Manuel Lemos... a coisa foi evoluindo e poucos meses mais tarde já tinha um clarinete nas mãos tendo como professor o Sr. Joaquim, depois o Sr. Luís Lemos e mais tarde o Sr. José Vespeira (pessoa muito exigente e perfeccionista) - a todos eles, esta menina deve muito!

O tempo foi passando, novidades acontecendo, novas amizades, emoções despertando e o gosto pela música aumentando. A morte do saudoso maestro Sr. Domingos Taneco marcou-lhe muito, ao mesmo tempo que lhe deu mais força para continuar o seu percurso musical, sempre como amadora. Foi monitora de Educação Musical durante 6 anos consecutivos e conseguiu formar alguns músicos e colocá-los na "estante", tendo ficado com um sentimento muito muito especial pela Ana Santos, executante de Saxofone Soprano e sua aluna (a minha Ana)...

Um dia, através da música, conheceu uma pessoa que hoje é o seu marido e pai dos seus dois filhos, também ele músico. A vida alterou-se, mas continuou a tocar na Banda ao mesmo tempo que tocava na Banda de Samora Correia, terra para onde foi morar. Quando engravidou do seu primeiro filho continuou a tocar sempre até ao fim, até que um lindo bebé nasceu e a vida alterou-se por completo: nessa altura era ele que precisava mais da companhia da mãe, por isso a Banda ficou para depois, para quando houvesse mais tempo, mas com muita pena dela e muita tristeza isso já não aconteceu: seria impossível a sua deslocação aos ensaios com um bebé tão pequenino... por isso o Coração de Mãe falou mais alto e teve de tomar uma das decisões mais difíceis da sua vida: deixar a menina dos seus olhos - a "Banda do Samouco".

É com muito orgulho que hoje ouve a Banda, que vê os seus colegas a continuarem o seu trajecto. Esta menina - hoje mulher e mãe - nunca deixou de tocar porque não consegue: toca apenas na Banda de Samora onde consegue ir aos ensaios e aos serviços, porque é perto de casa e porque os seus filhos ficam ao cuidado de uma excelente avô, para que ela possa continuar a fazer uma das coisas que mais gosta na vida: tocar música. Esta menina, sente muito orgulho por ter aprendido música na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, por ter sido executante na Banda do Samouco durante 22 anos (atenção que não são 22 dias nem 22 meses - são 22 anos). Esta menina quer que saibam que a Banda continuará no seu coração para SEMPRE.

Obrigado a todos.
Dora Machado Ramos"

Pode comentar ou mesmo enviar o seu próprio depoimento, bastando para isso seguir o exemplo da Sra. Dora Machado Ramos: envie-nos um email para o seguinte endereço de correio electrónico: bandadosamouco@gmail.com . Teremos todo o gosto em reproduzir o seu testemunho.

Grupo Coral - Convívio de Final de Época

Assinalando o final de época antes da interrupção para férias em Agosto, terá lugar um convívio entre os alunos do Grupo Coral, na próxima 2ª Feira, dia 30 de Julho, nas instalações da Colectividade.

Assinale-se que o Grupo Coral, sob o comando da professora Gisela Sequeira, estará a admitir novos membros, sendo que as audições terão lugar durante o mês de Setembro. Para se inscrever, pode pedir o seu impresso de inscrição no Bar da sede velha da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, junto de qualquer elemento da Direcção ou ainda por email através do endereço de correio electrónico bandadosamouco@gmail.com.

Paralelamente a tudo isto, está já agendada a estreia oficial desta formação perante o público: será no próximo mês de Dezembro, por ocasião da celebração do Mês da Música, iniciativa levada a cabo pela Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

Será entregue neste convívio o quadro a óleo sobre tela intitulado "Rosas", da autoria de Maria de Fátima Cardoso à vencedora do sorteio, feito por ocasião da Lotaria de Santo António. De assinalar desde já o sucesso desta iniciativa, apenas possível pelo empenho demonstrado por parte dos elementos que constituem o Grupo Coral.

O http://bandadosamouco.blogspot.com estará presente neste evento e apresentará oportunamente uma reportagem multimédia.

Ginástica - Final da Época 2006/2007

Terça - Feira dia 31 de Julho pelas 19 Horas terá lugar a última aula de ginástica Step - Localizada antes das férias de Agosto.

Sob orientação da professora Lara Farrelo, esta modalidade regressará em Setembro às instalações da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

As inscrições estão já abertas para a nova época 2007/2008 bastando para se inscrever pedir o seu impresso de inscrição no Bar da Sede Velha da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, junto de qualquer elemento da Direcção ou ainda por email através do endereço de correio electrónico bandadosamouco@gmail.com.

domingo, 22 de julho de 2007

[Report] Aulas de Salsa - Convívio de Alunos

Alunos das turmas de Salsa a Par e Ritmos Latinos reuniram-se esta tarde na sede da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense para uma experimentação com mais de duas horas de duração.

Nas modalidades de Kizomba, Cha cha cha, Salsa e Merengue, os alunos poderam experimentar todas as modalidades a solo e a par, num ambiente sempre descontraído.

As aulas destas modalidades terão a sua última edição antes de férias de Agosto:
- Próxima 5ª feira dia 26 - Salsa a Par - pelas 22 Horas;
- Próximo sábado dia 28 - Ritmos Latinos - pelas 11 Horas.

Contamos dentro de pouco mais de 24 horas partilhar alguns dos momentos vividos esta tarde, numa galeria fotográfica que a equipa de http://bandadosamouco.blogspot.com irá editar propositadamente para os seus leitores. Fique em sintonia.

"Compartimos la ilusión de nuestros admirados amigos de la celebrada Banda do Samouco"

Dois dias após a edição da última crónica tauromáquica em http://bandadosamouco.blogspot.com, a redacção do espaço Naturales - Correio de Tauromaquia Ibérica decidiu dar destaque à mesma crónica, reproduzindo-a integralmente, dando igualmente destaque ao vídeo do trompetista Rúben Supelos, onde este músico da nossa casa interpreta a solo o pasodoble "Nerva".

Para ver a notícia completa no espaço Naturales, clique aqui.

Recorde-se que a crónica tauromáquica S.F.P.L.S. é um serviço que o http://bandadosamouco.blogspot.com instaurou no início desta época taurina, onde todas as corridas em que a Banda de Música participa (com natural destaque para todas as que têm lugar na Praça de Toiros do Campo Pequeno) serão alvo de análise crítica por parte de várias pessoas que colaboram com este espaço. Esta crónica vai já na sua 12ª edição.

sábado, 21 de julho de 2007

Aulas de Salsa - Convívio de Final de Época

Assinalando o fecho das aulas de Salsa antes das férias de Agosto, terá lugar amanhã, Domingo pelas 18 Horas, um convívio entre as várias dezenas de alunos de ambas as classes: Ritmos Latinos e Salsa a Par.

Qualquer pessoa pode vir experimentar ou simplesmente observar como se dançam ritmos como Salsa, Merengue, Cha cha cha, Kizomba, entre outros, a solo ou a par.

Não perca, este Domingo na Sede da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, na Rua Francisco Domingos Taneco, na vila do Samouco. A entrada é livre.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

[Campo Pequeno] Alternativa do Cavaleiro Mexicano Gastón Santos

Crónica por Pedro Rodelo:

Numa noite com meia casa, a Praça de Toiros do Campo Pequeno assistiu a um espectáculo pleno de altos e baixos. A Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegurou a componente musical deste espectáculo.

No início das cortesias foi guardado um minuto de silêncio pelo empresário tauromáquico montijense José Lino, recentemente falecido.
Joaquim Bastinhas deu a alternativa a Gastón Santos filho. De notar que este cavaleiro mexicano, tal como o pai, enverga a tradicional casaca portuguesa em vez do tradicional traje curto, como é usual em Espanha e no México.

1º Toiro - Gastón Santos
Lide: "Paquito Chocolatero"
Volta de Agradecimentos: "Ecos de Aragón"
1º e 2º Compridos de frente e a castigar o seu oponente. Após mudança de cavalo para os curtos, a cravagem dos ferros foi aceitável, mediante um manso perdido na arena. Em suma, uma lide asseada.
Forcados Amadores do Montijo consumaram a sua sorte ao 6º intento, numa pega razoável, sem grande brilho.

2º Toiro - Joaquim Bastinhas
Lide: "Torero Cale" - Solos de Paulo Pancadas e José Fontes
Volta de Agradecimentos: "La entrada"
Bastinhas começou com 3 compridos em bom plano. Muda de cavalo e crava dois curtos de belo efeito. Após nova mudança de cavalo, crava outro bom curto e um de palmo, e a pedido da assistência crava por último um par de bandarilhas "à Bastinhas", das que empolgam o público com facilidade.
Forcados Amadores das Caldas da Rainha resolveram a sua sorte ao 3º intento, com uma pega de excelente efeito.

3º Toiro - Ana Batista
Lide: "Gracia Española" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "Jesulin de Ubrique"
Perante um manso, a cavaleira apontou 2 ferros compridos. Após mudança de cavalo, crava 4 curtos de boa nota, acabando com um bom ferro de palmo a pedido do público.
Saem os forcados montijenses e logo no 1º intento o forcado da cara sai inanimado da arena. Ao segundo intento, tentaram executar uma pega de comboio que foi desfeita. Pega do mesmo género consumada à terceira tentativa.

No intervalo, a Associação dos Cavalos de Raça Pura Lusitana homenageou o cavaleiro Gastón Santos, grande criador desta raça no México.

4º Toiro - Manuel Ribeiro Telles Bastos
Lide: "Nerva" - Solo de Rúben Supelos
Volta de Agradecimentos: "Chiclanera"
Após 3 compridos de castigo muda de cavalo e leva a lide de menos a mais, cravando 4 curtos e um ferro de palmo, todos de boa execução. Finaliza a sua lide com mais um curto de excelente efeito a pedido do público.
Amadores das Caldas da Rainha concretizaram a sua sorte ao primeiro intento, numa boa pega.

5º Toiro - Manuel Lupi
Lide: "España Cañi" - Solo de Fábio Cruz
Volta de Agradecimentos: "Mi Huelva"
Com 3 ferros compridos de castigo muda de cavalo. Após 4 curtos com ligeiras cambiadas de bom plano, Lupi muda de cavalo para culminar a sua lide com um ferro de palmo de belo efeito.
Forcados do Montijo fecham a sua sorte ao terceiro intento.
Na volta, o forcado negou-se a acompanhar o cavaleiro, como deveria acontecer muitas vezes.

6º Toiro - Duarte Pinto
Lide: "Olé Manuel dos Santos" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "La Puerta Grande""
Lide iniciada com 2 ferros compridos muito bons. Após mudar de cavalo, crava o primeiro ferro na mão do toiro. Depois de um toque na montada, crava um segundo ferro aceitável e muda de cavalo novamente. Finaliza a sua lide com 3 ferros, 2 deles a pedido do público.
Na derradeira, Forcados das Caldas somam a sua sorte com uma extraordinária pega de poder a poder, concretizada ao segundo intento.

Em resumo: uma corrida mansa, onde se destaca o toiro lidado na alternativa sem condições de lide.

A respeito dos habituais vídeos da Banda do Samouco, temos de seguida dois vídeos de dois solos feitos pelos solistas em trompete Rúben Supelos e Fábio Cruz.

1- Nerva
Solista - Rúben Supelos


2 - España Cañi
Solista - Fábio Cruz

Dia 26 de Julho, a décima Corrida da época no Campo Pequeno para a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense: a Corrida dos Triunfadores. Antevisão dentro de dias neste blog.

[Dossier] Festas do Samouco - Edição 2007

Em seguida, a cobertura integral das Festas Populares em honra de Nossa Senhora do Carmo, no Samouco - Edição 2007: Confira clicando em cima de cada uma das notícias:

[Programa das Festas Populares em honra de Nossa Senhora do Carmo - Samouco - 2007]

13-07-2007: [FotoReport] Abertura e Concerto da Banda de Música;
14-07-2007: [FotoReport] Tarde de Sábado
14-07-2007: [FotoVídeoReport] Noite de Sábado
15-07-2007: [FotoReport] Procissão em honra de Nª Srª do Carmo
15-07-2007: [FotoReport] 1º Concurso de Borladeros
15-07-2007: [FotoReport] Noite de Domingo
16-07-2007: [FotoReport] Noite de Segunda
16-07-2007: [Report] Feridos na última largada nocturna
17-07-2007: [FotoReport] Último dia das Festas

Vídeos:
[YOUTUBE] "Salve Rociera" - Charanga do Samouco em Homenagem a Nª. Sª. do Carmo
[YOUTUBE] "La Puerta Grande" - Charanga do Samouco
[YOUTUBE] "Torero Cale" - Charanga do Samouco

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Festas do Samouco - 1º concurso de Borladeros

Inserido nas Festas Populares do Samouco, teve lugar este ano o 1º Concurso de Borladeros.

A organização esteve a cargo da Associação de Festas do Samouco, com o apoio da Junta de Freguesia do Samouco.

O Júri avaliou todas as trincheiras a concurso (para cima de uma dezena) e teve a seguinte deliberação:

3º Lugar: Borladero "Patrulha":


2º Lugar:


1º Lugar: Borladero "Puerta Grande":


É de assinalar que o espírito dos toiros encontra-se bem enraizado na vila do Samouco. Ano após ano, as largadas são dos pontos mais concorridos das festas, onde os elementos da Associação de Festas se esforçam por inovar em vários aspectos, fazendo com que nada falhe nas largadas do Samouco. Estas continuam a movimentar famílias inteiras, as quais não querem perder a saída dos toiros à rua na sua terra. De registar também a enorme afluência de gente fora do Samouco.

Paralelamente a tudo isto, o primeiro prémio deste concurso é atribuído ao borladero ao qual mais elementos da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense estão ligados, incluindo o mentor deste espaço.

Pedro Rodelo, na qualidade simultânea de músico, mentor do projecto http://bandadosamouco.blogspot.com e membro integrante do grupo de pessoas do Borladero Puerta Grande, tem a dizer o seguinte:
"Este primeiro prémio é dedicado no geral a todos os outros músicos da Banda espalhados nos outros borladeros e simpatizantes da nossa Banda de Música, pois sem o vosso apoio nada do que temos conseguido fazer seria possível... nem mesmo este blog.
Queremos ainda dedicar este nosso prémio a uma pessoa em particular: à Dona Emília. A "Ti'míla" (e restante família) acolhe o nosso borladero há uma série de anos na sua casa e é quem mais nos "atura" até às tantas da manhã, dias a fio por altura das festas. A energia que transporta nas suas 70 Primaveras são algo que queremos louvar. Obrigado!"

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Último dia nas Festas Populares do Samouco

Apesar de uma noite mais fria que as anteriores se ter feito sentir na vila do Samouco, esta foi uma das mais quentes e animadas. Com largadas no final da tarde como rampa de lançamento, a actuação de Rui Bandeira e Romana culminada com um espectáculo multimédia de pirotecnia na praia do Samouco fizeram o fecho de uma das edições das Festas do Samouco mais concorridas dos últimos anos.

Alguns momentos da última largada das Festas do Samouco - Edição 2007:
Primeiro com Rui Bandeira, depois com Romana (sem esquecer a passagem dos elementos da Associação das Festas Populares do Samouco pelo palco principal onde foram muito aplaudidos), ocorreu já na praia do Samouco o fecho das Festas Populares - Edição 2007. Eis alguns momentos destes espectáculos que presentearam todos os que se dirigiram à vila na derradeira noite de Festas Populares:
Estão de parabéns os principais mentores deste acontecimento: todos os elementos da Associação das Festas Populares do Samouco comandados pela Srª. Maria de Fátima Vieira, sem os quais nenhumas das emoções vividas em especial ao longo da última semana seriam possíveis. É preciso que se dê o devido valor a esta equipa que prepara as festas desde Setembro/Outubro, trabalhando incansavelmente em prol da alegria e satisfação de milhares de pessoas.

E para o ano há mais se Deus quiser!

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.