sexta-feira, 31 de agosto de 2007

[Crónica] Corrida do 101º Aniversário do Sporting Clube de Portugal

Crónica por Pedro Rodelo, cronista tauromáquico http://bandadosamouco.blogspot.com/;
Fotos por João Silva, repórter fotográfico http://naturales.blogspot.com/:

Com lotação praticamente esgotada, a praça de toiros do Campo Pequeno encheu-se de brilho e beleza e para uma noite de fortes emoções na comemoração do 101º aniversário do Sporting Clube Portugal.

Com toiros pertencentes à ganadaria da Herdade de Pégoras, os cavaleiros Joaquim Bastinhas, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles Jr. bem como os forcados amadores de Lisboa, Coruche e Portalegre, capitaneados respectivamente pelos cabos José Luís Gomes, Amorim Ribeiro Lopes e Fernando Coelho marcaram presença na catedral do toureio nacional. Sob orientação do Maestro Sérgio Oliveira, a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense encarregou-se da componente musical deste espectáculo.

A anteceder a corrida propriamente dita, teve lugar ao espectáculo de fados "Quatro Cantos", com os fadistas António Pinto Basto, Maria Armanda, Teresa Tapadas e José da Câmara. Este quarteto interpretou temas populares alusivos às Marchas Populares de Lisboa, assim como temas dos fadistas Carlos do Carmo, Rodrigo, entre outros.
Seguiu-se o espectáculo tauromáquico:

1º Toiro - Joaquim Bastinhas
Lide: España Cañi - Solo de Pedro Carvalho
Volta de Agradecimentos: España Cañi (a pedido do cavaleiro) - Solo de Pedro Carvalho

3 Semanas após a Corrida de Gala à antiga Portuguesa - RTP 50 Anos, Joaquim Bastinhas voltou ao Campo Pequeno ao seu melhor nível. No seu primeiro toiro, o cavaleiro imprimiu a energia que lhe é habitual à lide. Com sortes bem preparadas e sempre com uma enorme comunicação entre o cavaleiro de Elvas e o público, este conseguiu uma lide sem reparos de maior, rematada com o típico par de Bandarilhas "à Bastinhas".
Grupo de Forcados Amadores de Lisboa com a sua sorte consumada ao terceiro intento, com forcado na cara do toiro a fechar-se bem. O http://bandadosamouco.blogspot.com registou este momento - veja esta pega aqui.

2º Toiro - João Moura Jr.
Lide: Nerva - Solo de Valter Vila Cova
Volta de Agradecimentos: Los Miúras

Depois de ter tomado a alternativa no dia 3 de Maio deste ano e ter estado presente na 2ª Grande Corrida Jornal 24 Horas no dia 5 de Julho, este jovem cavaleiro voltou ao Campo Pequeno pela 3ª vez nesta temporada decidido a vencer. Irrepreensível na ferragem comprida, foi já nos curtos que levou a assistência ao rubro, concluído uma lide limpa com um ferro de palmo cravado de forma brilhante.
Forcados Amadores de Coruche bem ao primeiro intento, com sorte consumada em segurança. Veja esta pega aqui.

3º Toiro - João Ribeiro Telles Jr.
Lide: Gracia Española - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: Paco Ojeda

Dapois de ter encantado os aficionados que esgotaram o Campo Pequeno e os que seguiram a sua actuação pela TV na Corrida de Gala à antiga Portuguesa - RTP 50 Anos do passado dia 9 de Agosto, este jovem praticante - perante o seu primeiro toiro - entrou seguro na arena. A cravagem nos compridos foi executada sem reparos. Já nos curtos, o jovem conseguiu empolgar a assistência, com ferros executados de forma exemplar. Despediu-se com um violino e um ferro de palmo de excelente nota, levando os espectadores ao rubro.
Forcados Amadores de Portalegre francamente mal, com uma sequência em contínuo de 7 pegas falhadas. Perante o desagrado bem audível da assistência e ordem do Director da Corrida, este grupo abandonou a arena no seu primeiro toiro sem conseguir consumar a sua sorte.

4º Toiro - Joaquim Bastinhas
Lide: Torero Cale - Solo de Miguel Silva
Volta de Agradecimentos: Al Litri
O cavaleiro começou com a ferragem comprida cravada de forma correcta. Curtos eficazes perante um toiro que criou algumas dificuldades, com oscilações na forma de investir. Bom registo no final, no seu já tradicional par de bandarilhas "à Bastinhas". Continua intacta a sua capacidade de conquistar multidões, que se rendem ao cavaleiro, ininterruptamente, há um quarto de século.
Grupo de Forcados alfacinha a consumar a pega à 3ª tentativa, com algumas dificuldades tanto no encaixe do forcado na cara do seu oponente como nos ajudas.

5º Toiro - João Moura Jr.
Lide: Recuerdos - Solo de Pedro Carvalho
Volta de Agradecimentos: Ayamonte
Moura Jr. entrou confiante na arena para concretizar ferros compridos de belo efeito. Na ferragem curta, o jovem esteve irrepreensível levando ao rubro a assistência, a qual foi acompanhando a banda com entusiasmo. Mediante uma atmosfera fantástica, o jovem concluiu a sua lide com um magnífico ferro curto.
Grupo ribatejano de Forcados a concretizar a sua sorte ao 1º intento, numa pega segura.

6º Toiro - João Ribeiro Telles Jr.
Lide: "Vitor Ribeiro" - Solo de Paulo Pancadas
Volta de Agradecimentos: "La Puerta Grande"
O jovem praticante entrou concentrado, cravando compridos sem reparos. Entendendo o jogo do seu oponente, cravou curtos em sortes frontais. Com o público a acompanhar a Banda de Música, arrancou para um final de lide fantástico cravando uma série de ferros violinos de forma extraordinária.
Forcados de Portalegre a redimirem-se da má prestação na pega anterior: a destreza e determinação do forcado na cara no toiro com bom auxílio por parte dos ajudas construiram uma das melhores pegas da noite. Veja esta pega aqui.

Como habitualmente, a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense finalizou o espectáculo com a interpretação do Hino Nacional, numa atmosfera repleta de energia que fez vibrar os presentes na Catedral do Toureio em Portugal.
Uma grande corrida que certamente não defraudou os milhares de espectadores que decidiram passar o serão de uma noite de verão em pleno centro da capital lisboeta, contribuindo para uma noite de ambiente fantástico na renovada monumental lisboeta.

Apresentamos de seguida dois excertos relativos à prestação da Banda do Samouco neste espectáculo.
1 - Pasodoble "Vítor Ribeiro"
Solistas - Paulo Pancadas na 1ª Voz e José Fontes na 2ª Voz:

2 - Padosoble "Ayamonte":
De salientar que a Banda do Samouco apresenta-se precisamente na cidade espanhola que dá nome a este último pasodoble dentro de escassos dias. O http://bandadosamouco.blogspot.com vai estar em terras andaluzas para lhe contar tudo o que importa saber acerca das "Fiestas de las Angustias" - Edição 2007, numa cobertura especial e inédita.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

[Ayamonte 2007] À alma de um andaluz

Carisma, talento e versatilidade: 3 adjectivos que caracterizam um músico andaluz ímpar. Natural de Granada, Carlos Cano começou por compor com voz e guitarra, fomentando desde cedo o cruzamento entre tradição e inovação. Contribuiu decisivamente para o movimento de homenagem e modernização da copla (canção tradicional espanhola). Espírito generoso e solidário, Cano reinvidicou constantemente nas suas canções o resurgimento de uma identidade Andaluza.
Amália Rodrigues teve nele um fiel devoto, o que se veio a traduzir concretamente no maior êxito da sua carreira - María, la Portuguesa.

O http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta aos seus leitores o registo que uniu ambos os cantores para a eternidade:


Em 2002 – menos de 2 anos após a sua morte - a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense decidiu homenagear Carlos Cano através da sua Banda de Música. A pretexto da presença em terras andaluzas, foi lançado o desafio ao Sr. Aurélio Alegria para recriar o tema “Maria, la Portuguesa” para ser apresentado em Ayamonte. Após uma longa maratona onde a concentração e motivação em produzir este trabalho foram constantes, este músico apresentou na S.F.P.L.S. o arranjo do tema "Maria, la portuguesa", feito de forma profissional e em tempo record.

Dias depois, a surpresa e a emoção surgiam de mãos dadas em Ayamonte: uma banda de música do país irmão tinha conseguido dispultar novas emoções, através de uma personalidade tão acarinhada pelos ayamontinos. Quer nas ruas quer em concertos, muitos acompanharam de forma audível a Banda do Samouco, cantando a letra de um triste fado que relata o amor não correspondido de um andaluz por uma tal de Maria, la portuguesa.

Veja em seguida o vídeo onde Carlos Cano interpreta de forma sublime este tema:

Em 1 de Dezembro de 2004, na celebração do seu 85º aniversário e inauguração da sua nova Sede Social no Samouco, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense homenageou de novo o cantor andaluz, recriando o mesmo tema na voz de Pedro Rodelo durante o momento mais alto das comemorações: o concerto da Banda de Música.

No presente ano, a Banda do Samouco volta a marcar presença com a responsabilidade, ambição e humildade que a caracteriza nas Festas em Honra de Nossa Senhora das Angustias na cidade de Ayamonte, entre os próximos dias 4 e 9 de Setembro.
O http://bandadosamouco.blogspot.com estará em reportagem a partir de Ayamonte já a partir de Domingo dia 2, para lhe contar tudo o que importa. Fique em sintonia com este espaço.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

[Actividades na S.F.P.L.S.] Arranque da Época 2007/2008

Após pausa para férias durante o mês de Agosto, Setembro marca o arranque da época 2007 / 2008 para a grande maioria das actividades na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. Os horários e preçários (nas actividades aplicáveis) mantêm-se em relação à época 2006 / 2007.

Assim, o regresso das actividades está agendado para as seguintes datas:

Salsa - Aulas de Ritmos Latinos: Sábado, dia 1 de Setembro pelas 11 Horas;
Salsa - Aulas de Salsa a Par: 5ª Feira, dia 6 de Setembro pelas 22 Horas;
Horário semanal:
Ritmos Latinos: Sábados das 11 às 12 Horas;
Salsa a Par: 5ªs Feiras das 22 às 23:30 Horas.
(Saiba tudo sobre as aulas de Salsa na S.F.P.L.S. clicando aqui)

Ginástica - Aulas de Step / Localizada: 3ª Feira dia 4 de Setembro, pelas 19 Horas;
Horário semanal:
3ªs das 19 às 20 Horas;
5ªs das 20 às 21 Horas.
(Saiba tudo sobre as aulas de Step / Localizada na S.F.P.L.S. clicando aqui)

Grupo Coral: Ensaio dia 10 de Setembro pelas 21 Horas.
Horário semanal:
2ªs e 4ªs Feiras das 21 às 23 Horas.
Assinale-se que o Grupo Coral, sob o comando da professora Gisela Sequeira, estará a admitir novos membros, sendo que as audições terão lugar durante o mês de Setembro. Para se inscrever, pode pedir o seu impresso de inscrição no Bar da sede velha da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, junto de qualquer elemento da Direcção ou ainda por email através do endereço de correio electrónico bandadosamouco@gmail.com.

Aulas de Piano e Formação Musical: Estreia durante o mês de Setembro.
Horário: a comunicar durante o mês de Setembro.
(Saiba tudo sobre as aulas de Piano e Formação Musical aqui).

De recordar que nem a Banda de Música nem a Escola de Música param este verão, desenvolvendo trabalho em contínuo. De salientar que também a Escola de Música continua a aceitar inscrições: para preencher a sua inscrição dirija-se às instalações da Colectividade no decorrer de outras actividades, ao bar da Sociedade velha, a qualquer elemento da Direcção, através do contacto telefónico 212316332 ou ainda via email para o endereço bandadosamouco@gmail.com.

Venha daí: colabore com as actividades que a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense desenvolve e junte-se a uma cada vez maior comunidade!

domingo, 26 de agosto de 2007

Nuestro regalo de Domingo: "Mi Huelva tiene una Ría"

O texto que se reproduz em seguida é da autoria de Eugenio Eiroa, Director do serviço Naturales - Correio de Tauromaquia Ibérica:

Ofrecemos hoy, como regalo de Domingo un pasaje del pasodoble "MI HUELVA TIENE UNA RIA", interpretado, con la genialidad que les caracteriza, por nuestros admirados amigos músicos de la nunca bien ponderada BANDA DO SAMOUCO, interpretación del pasado jueves, en la Monumental de Lisboa, cuando daba la vuelta al ruedo el cavaleiro JOSÉ MANUEL DUARTE.

Como complemento, se reproduce la letra del conocidísimo pasodoble, tan frecuente por parte en las plazas de toros portuguesas:

Letra del Pasodoble "Mi Huelva Tiene Una Ría"
O. López González
__________

Con el brillo de plata de la salina
El color de la luna, de madrugá,
Le fundieron su cara, de rosa fina
A la flor que conmigo, se va a casar
Y le he puesto a mi barca, las velas nuevas,
En los remos y cuerdas, seda y metal.
Porque quiero casarme sobre cubierta
Y mi novia es persona de calidad.

ESTRIBILLO:
Mi Huelva tiene una ría,
En ella un barco velero
En el barco la alegría, las alegrías
De la que quiero
Mi Huelva tiene una ría
Con playa de terciopelo
Donde la morena mía
Moja su mata de pelo.

El regalo de boda pa su persona
Tiene que ser de oro y plata, de lo mejor,
Y es pulsera y un broche y una corona,
Y un mantón de Manila, de seda y sol.
Porque quiero que venga sobre cubierta
Esa reina gitana de mi querer,
Porque to se merece, la rosa buena,
Que es hogar de la gracia, de esa mujer.

(ESTRIBILLO)
Mi Huelva tiene una ría
Con playa de terciopelo
Donde la morena mía
Moja su mata de pelo.

O http://bandadosamouco.blogspot.com tem disponível via Youtube no canal bandadosamouco o vídeo referente a este pasodoble, registado na última 5ª Feira na praça de Toiros do Campo Pequeno. Para ver e ouvir, basta clicar aqui.

Dentro de horas não perca mais um artigo referente ao Dossier "Ayamonte - Fiestas de las Angustias 2007", onde a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense terá a honra de estar presente entre os próximos dias 4 e 9 de Setembro.
O http://bandadosamouco.blogspot.com estará em reportagem em território de nuestros hermanos para lhe contar tudo o que importa acerca da presença da sua Banda por terras andaluzas.

sábado, 25 de agosto de 2007

[Concerto] Banda do Samouco nas Festas do Moinho de Maré da Mourisca

Com o apoio do INATEL – Delegação Regional de Setúbal, a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense realizou um concerto na passada noite de sábado, inserido nas 8ªs Festas do Moinho de Maré da Mourisca - Faralhão - Setúbal.

Apesar da noite amena que se fez sentir, a precipitação que ameaçou marcar presença acabou por não surgir, acabando por não constituir obstáculo à realização do espectáculo.

Perante condições razoáveis para a realização de um concerto, a Banda do Samouco - sob regência do maestro Sérgio Oliveira - presenteou as centenas de pessoas presentes com um repertório diversificado, do qual fizeram parte algumas rapsódias e pasodobles.
O http://bandadosamouco.blogspot.com mostra de seguida os nossos leitores alguns dos momentos ocorridos nesta noite de sábado:

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

[Crónica] Concurso de Pegas no Campo Pequeno

Crónica por Pedro Rodelo, cronista tauromáquico http://bandadosamouco.blogspot.com/;
Fotos por João Silva, repórter fotográfico http://naturales.blogspot.com/:

A noite de verão que se fez sentir no centro da capital portuguesa ajudou ao serão agradável de toiros que ocorreu esta 5ª feira na Catedral do Toureio em Portugal. Para além de um cartel bastante diversificado, este espectáculo trouxe um outro motivo de interesse: o concurso de Pegas entre os Forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, Amadores de São Manços e Amadores das Caldas da Rainha. A componente musical foi assegurada pela Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.
Nas cortesias, respeitou-se um minuto de silêncio em memória do Sr. Francisco Plirú, bandarilheiro natural da cidade do Montijo falecido esta quarta-feira.

1º Toiro - Sergio Domínguez
Lide: Gracia Española (Solo de Miguel Silva)
Volta de Agradecimentos: La Entrada
Perante o primeiro exemplar da Herdade Cunhal Patrício Herdeiros com 508Kg, o jovem rejoneador espanhol começou com um par de compridos com cravagem correcta. Já na ferragem curta e apoiado pelo público, Domínguez arrancou para uma lide limpa, com ferros concretizados de forma eficaz. Confirmou de forma brilhante a sua alternativa.
Os Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete consumaram a sua sorte ao terceiro intento. Na cara, Adriano Nunes bem no momento da reunião, conseguindo uma pega de bom efeito. O http://bandadosamouco.blogspot.com/ registou este momento. Veja aqui o vídeo desta pega;

2º Toiro - Manuel Jorge de Oliveira
Lide: Opera Flamenca (Solo de Pedro Carvalho)
Volta de Agradecimentos: Andújar

Manuel Jorge de Oliveira comemorou esta noite 30 anos de alternativa. Enfrentando um exemplar de 520Kg, começou com um excelente par de compridos. Perante um toiro com temperamento, avançou para uma lide muito agradável nos curtos, cravando ferros de excelente nível que empolgaram o público presente.
Forcados Amadores de São Manços em excelente registo numa pega concretizada à primeira tentativa. Pedro Oliveira na cara do seu oponente seguro do princípio ao fim, com vários ajudas a serem sacudidos da rota do toiro. Veja aqui o vídeo desta pega;

3º Toiro - José Manuel Duarte
Lide: Torero Cale (Solo de Paulo Pancadas na 1ª Voz e José Fontes na 2ª Voz)
Volta de Agradecimentos: Mi Huelva
O cavaleiro escalabitano deparou-se com um exemplar de 571kg na arena, dando início à sua lide com ferragem comprida executada de forma excelente. Não se fixando e adiantando-se sempre à montada, o toiro mostrou-se com sentido. O cavaleiro entendeu isso mesmo da melhor forma, proporcionando curtos ao seu melhor nível. Rematou a sua lide com um ferro de palmo cravado de forma exemplar.
Forcados Amadores das Caldas da Rainha com pega consumada ao primeiro intento. Forcado na cara com uma boa ajuda por parte do restante grupo. Veja aqui o vídeo desta pega;

No intervalo foi feita a homenagem aos 30 anos de alternativa do Cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira, na presença de várias figuras notáveis do toureio.

4º Toiro - Francisco Núncio
Lide: España Cañi (Solo de Pedro Carvalho)
Volta de Agradecimentos: Campanera
Este cavaleiro alfacinha soube tirar o melhor partido do toiro: na ferragem comprida esteve irrepreensível; nos curtos, jogando no terreno do seu oponente conseguiu ferros de excelente efeito, conseguindo desta forma uma lide repleta de brilho.
Aposento do Barrete Verde selou a sua sorte ao segundo intento, com João Cabrita a fechar-se bem na cara do toiro.

5º Toiro - Gastón Santos
Lide: Nerva (Solo de Fábio Cruz)
Volta de Agradecimentos: Paquito Chocolatero
Após ter consumado a sua alternativa no passado dia 19 de Julho no Campo Pequeno (veja a crónica aqui), o jovem cavaleiro mexicano regressa à catedral lisboeta determinado a vencer. Perante um exemplar de 588kg, Gastón esteve razoável na ferragem comprida. Após câmbio de cavalo, decidiu procurar a sua sorte no terreno do seu oponente, conseguindo cravar curtos de forma eficaz, empolgando de forma crescente o público. Nota de grande relevo para o último dos curtos cravados.
Forcados Amadores de São Manços com pega concretizada à primeira tentativa, com encaixe bem concretizado do forcado na cara do toiro e papel deficiente dos ajudas.

6º e último Toiro - Francisco Palha
Lide: Olé Manuel dos Santos (Solo de Pedro Carvalho)
Volta de Agradecimentos: La Puerta Grande
O jovem Vilafranquense começou a sua lide com compridos repletos de estilo e eficácia. Nos curtos e com o público a puxar pelo cavaleiro arrancou para uma lide de altíssimo nível, com ferragem executada com muita garra e de forma excelente.
Forcados Amadores das Caldas da Rainha consumaram a sua sorte ao primeiro intento, com Francisco Rebelo de Andrade na cara do toiro a conseguir uma boa pega, encaixado na cara do seu oponente com segurança.

No final do espectáculo, já com todos os intervenientes na arena foi anunciado a pega vencedora. O prémio para a melhor pega foi atribuído aos Forcados Amadores de São Manços pela sorte consumada no segundo toiro da noite, com o forcado Pedro Oliveira na cara. O próprio recebeu o troféu:
O http://bandadosamouco.blogspot.com/ disponibiliza-lhe aqui o vídeo da pega vencedora deste concurso.

O http://bandadosamouco.blogspot.com/ disponibiliza-lhe de seguida o pasodoble "Mi Huelva" em vídeo, executado esta noite na volta de agradecimentos do cavaleiro José Manuel Duarte. Para ver e ouvir é só clicar em baixo:

Dia 30 de Agosto pelas 21:30, mais um grandioso espectáculo na catedral do toureio nacional: Corrida de Toiros do 101º Aniversário do Sporting Clube Portugal (veja o cartel aqui). Venha ver e sentir a festa brava ao vivo na renovada Monumental Praça de Toiros do Campo Pequeno.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

[AYAMONTE] ¿Quién será la mujer del cartel?

Ao desenhar traços caprichosos, o lápis presenteia-nos por vezes com grandes momentos de magia e satisfação.

Falemos de Juan: este jovem pintor cedo começou a surpreender. Esforçado no aperfeiçoamento dos seus trabalhos, acompanhou os maestros pedindo-lhes para criticar a sua obra para assim conseguir crescer naquela que é a sua autêntica paixão.
Galán adoptou o apelido materno para assinar as suas obras. A sua serenidade espelha-se nos seus quadros. Estes podem servir de terapia anti-stress enquanto mostram as vistas dos campos ou os cantos na paisagem urbana Ayamontina. A sua ousadia levou a expor as suas obras em países tanto ibero-americanos como europeus, realizando ainda exposições em cidades como Huelva, Sevilha ou Granada.

Ayamontino de gema, Juan Galán tem colaborado como pintor em quase todas as iniciativas artísticas que se tem desenrolado na cidade de Ayamonte nos últimos anos, realizando cartazes das suas festas de bairro, dos seus carnavais e... no auge da sua lucidez criativa atreve-se com o cartaz das Festas Maiores de Ayamonte: Las Angustias.

No cartaz - que transpira Ayamontinismo - Galán modela a mulher que o entusiasma. Será ela a cigana sem rosto? Será ela a tal que com o seu leque se refresca enquanto cria o seu universo pictórico? Será ela quem o acompanhará durante os dias de festa? Será ela também quem veste o seu traje flamenco dando a graça peculiar de conviver com a arte em estado puro?
Muitas das grandes obras de pintura tem o mistério de uma dama. As Festas das Angustias 2007 terão como protagonista no seu cartaz uma mulher sem rosto, enquanto que nas ruas e no recinto da feira serão centenas de ayamontinas que vão encher de alegria e colorido o ambiente festivo de Ayamonte.

Bravo Juán!
http://bandadosamouco.blogspot.com

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

[YOUTUBE] Canal Bandadosamouco atinge 30000 visionamentos

25 de Julho de 2007:


20 de Agosto de 2007:

Em apenas 25 dias, o canal Bandadosamouco aumentou em 50% os seus visionamentos, aumentou em 62% a quantidade de vídeos na sua galeria, praticamente duplicou o número de visionamentos do canal e triplicou os seus subscritores, numa subida fulgorante e consistente, superior a 400 visionamentos por dia.

Isto explica-se com a inserção de uma série de conteúdos cada vez mais diversificados e abrangentes, os quais vão desde a Banda de Música até ao Grupo Coral, passando pelas aulas de Salsa, entre outros.

Criado pouco depois do lançamento deste blog, o canal Bandadosamouco no Youtube veio complementar a necessidade de partilha de informação em vídeo que desde o início foi idealizada para o http://bandadosamouco.blogspot.com pelo seu webmaster. Tal como o blog, este canal foi criado para servir as actividades e eventos onde a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense se envolve. Atingiu esta segunda-feira os 30000 visionamentos.
O YouTube é um site na Internet que permite que os seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. É o mais popular dos sites deste tipo, dominando neste momento cerca de 60% de quota de mercado. Tem o mérito de ter sido pioneiro em desenvolver uma importante comunidade a nível mundial, onde os utilizadores interagem entre si, através de troca de comentários, vídeos, etc, etc..

O canal Bandadosamouco no Youtube continuará a ser uma plataforma multimédia privilegiada para a divulgação de todas as actividades ligadas à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, em coordenação com o blog da mesma instituição.

domingo, 19 de agosto de 2007

[Antevisão] Banda do Samouco nas Festas do Moinho de Maré da Mourisca

Com o apoio do INATEL – Delegação Regional de Setúbal, a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense irá realizar um concerto no próximo dia 25 de Agosto pelas 21:30, inserido nas 8ªs Festas do Moinho de Maré da Mourisca - Faralhão - Setúbal.

Estas festividades ocorrem nos próximos dias 24, 25 e 26 de Agosto e contemplam várias iniciativas nas temáticas de Música, Gastronomia, Jogos Tradicionais e Artesanato.

sábado, 18 de agosto de 2007

[Ayamonte] Fiestas de las Angustias 2007 - Programa oficial de serviços

Pelo 12º ano consecutivo, a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense tem a enorme honra de participar nas Festas em Honra de Nossa Senhora das Angústias na cidade espanhola de Ayamonte, festas que este ano terão lugar de 4 a 9 de Setembro.

Apresentamos em seguida o programa oficial de serviços para a Banda do Samouco (hora espanhola):

Terça, dia 4 de Setembro:
20:30 Horas - Chegada pelo rio Guadiana ao cais com recepção pelas autoridades locais;
20:45 Horas - Hastear de bandeiras no Ayuntamiento com interpretação dos hinos de Espanha, Portugal, Andaluzia e o pasodoble "Ayamonte";
21:00 Horas - Desfile até ao recinto feiral;
22:00 Horas - Inauguração da iluminação das Festas e abertura das casetas.

Quarta, dia 5 de Setembro:
ao amanhecer - Toque dos Sinos e início da tradicional Diana a partir do Ayuntamiento, com percurso das principais artérias da cidade.

Quinta, dia 6 de Setembro:
12:00 Horas - Concerto na "Fundación Tejada";
19:00 Horas - Concerto no "Hogar del Pensionista".

Sexta, dia 7 de Setembro:
10:00 Horas - Desfile pelas artérias da cidade;
20:00 Horas - Acompanhamento de várias comitivas que partirão com flores em direcção à paróquia de las Angustias, seguindo-se a oferenda de flores à Santísima Virgen de las Angustias.

Sábado, dia 8 de Setembro:
9:30 Horas - Desfile festivo pelo Pozo del Camino.

Domingo, dia 9 de Setembro:
11:30 Horas - Desfile de Gigantes e Cabeçudos pelo Paseo de la Ribera;
13:30 Horas - Desfile pelo recinto da feira.

Dá-se assim início ao Dossier "Ayamonte - Fiestas de las Angustias 2007", numa cobertura a todos os títulos inédita que o http://bandadosamouco.blogspot.com irá realizar em permanência durante as próximas semanas.

Voltaremos a qualquer momento com mais notícias acerca destas festividades. Fique em sintonia com este espaço.

Especial Ayamonte 2007 - Fiestas de las Angustias

No presente ano de 2007, a Banda do Samouco voltou a marcar presença com a responsabilidade, ambição e humildade que a caracteriza nas Festas em Honra de Nossa Senhora das Angustias na cidade espanhola de Ayamonte, entre os dias 4 e 9 de Setembro. Aceda aqui aos destaques:

Antevisão (4 artigos):
Fiestas de las Angustias 2007 - Programa Oficial de Serviços
¿Quién será la mujer del cartel?
Carlos Cano - À alma de um Andaluz
Recuerdos de Ayamonte

Reportagem
(7 notícias):
Abertura das Fiestas de las Angustias
Fiestas de las Angustias 2007 - Diana
Concerto na Fundación Tejada
Concerto no Hogar del Pensionista
Oferenda de Flores à Santíssima Virgen de las Angustias
A Banda do Samouco em serviço
A Banda do Samouco fora de serviço

Opinião (4 artigos):
Qué grandes los entrañables músicos de la Banda do Samouco!
Opinión: María la Portuguesa, los ancianos, Ayamonte y la Banda do Samouco...¡siempre!
Homenage a la Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense tras su éxito en España
[Ecos de Ayamonte 2007] Compositor José Molina Comino pronuncia-se sobre a Banda do Samouco

Vídeos (12 vídeos - clique em cima da superfície azul e veja cada um deles):
Procissão em Honra da Santíssima Senhora das Angústias, Ayamonte - 8 de Setembro de 2007
- Concerto na Fundación Tejada (6 de Setembro de 2007):
"Fiesta en la Calleta" ; "España Cañi" ; "Nerva" ; "Campanera"
- Concerto no Hogar del Pensionista (6 de Setembro de 2007):
"Torero Cale" ; "Ayamonte Canta" ; "Flamenco Y Solo" ; "El Compae" ; "Maria la Portuguesa" parte I ; "Maria la Portuguesa" parte II
- Banda do Samouco: Fora de Serviço

Pode aceder ao canal BandadoSamouco no Youtube aqui e veja todas as dezenas de vídeos que o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com trás até si.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

"AGUARELA" em Agosto - Carnaval todo o ano

17 de Fevereiro de 2007: Apesar da tarimba de muitos anos em palco, o nervoso miudinho atacava à sua maneira cada um dos 11 elementos do conjunto musical "Aguarela". As expectativas do público eram grandes: como ficou o palco decorado? Que temas novos vão acrescentar os Aguarela ao seu repertório? Como aparecerão os músicos vestidos? Quem serão os premiados no concurso de máscaras?... No baile de sábado - a primeira de três maratonas noite dentro - as dúvidas foram desfeitas.

17 de Agosto de 2007: 6 meses depois, no http://bandadosamouco.blogspot.com volta-se a falar deste agrupamento musical, maioritariamente constituído por músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. Constituído por gente jovem com vontade de criar música de qualidade e expandir a sua alegria para fora do palco, este conjunto é das maiores marcas na história do Samouco a nível de animação musical nas décadas de 80 e 90. Regressou em força ao activo em 2005 após as obras da Nova Sede Social da S.F.P.L.S..

Há escassos dias atrás na cidade de Guimarães, num momento de pausa para os músicos da Banda que se deslocaram à cidade berço em serviço, aconteceu o percussionista da Banda e actual baixista dos Aguarela Nuno Pereira sentar-se ao piano. Esporadicamente, o resultado foi o que documentam os vídeos registados por dois elementos da equipa deste blog. Ora espreite:
1 - Filho Único:

2 - Me Leva:

O verão também é altura de Aguarela: emoções como as que se passam em cada baile na Sociedade do Samouco são mesmo para guardar cá na caixinha.
Tudo o que importa saber sobre os Aguarela, a qualquer momento, neste blog.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

[ACTUALIZAÇÃO] Época 2007 - Serviços da Banda de Música da Sociedade F.P.L. Samouquense

A Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense vem por este meio anunciar, a todos os músicos e interessados, a actualização intercalar do mapa de serviços confirmados para a sua Banda de Música na época 2007. Os serviços já confirmados estão ordenados da seguinte forma:

Mês de Agosto:

Dia 23 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 25 - 21:30 Horas - Concerto - Setúbal;
Dia 30 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 31 - 22 Horas - Concerto inserido nas "Noites de Verão" - Samouco.

Mês de Setembro:
Dias 4, 5, 6, 7, 8 e 9 - Fiestas de las Angustias - Ayamonte;
Dias 10, 11, 12 e 13 - Corridas de Toiros - Moita do Ribatejo;
Dia 20 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 27 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 30 - Procissão + Concerto - Colmeias / Leiria.

Mês de Outubro:
Dia 4 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 20 - 17:30 Horas - Concerto - Palmela.

Este mapa de serviços poderá sofrer alterações e actualizações, pelo que deve ser consultado periodicamente junto da Direcção ou nas instalações da Colectividade, ou ainda junto deste blog.

Se quiser ver o mapa completo de serviços da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense no corrente ano de 2007, por favor clique aqui.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

[Antevisão] Concurso de Pegas no Campo Pequeno

Na próxima quinta-feira dia 23 de Agosto, o cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira comemorará 30 anos de alternativa no Campo Pequeno, no mesmo espectáculo que marcará a estreia em Lisboa do jovem rejoneador espanhol Sérgio Domínguez. Será ainda homenageado o antigo bandarilheiro João Inácio.

Um dos mais fortes atractivos é o concurso de pegas entre os grupos de forcados amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, São Manços e Caldas da Rainha, capitaneados respectivamente por João Salvação, Rui Piteira e Nuno Vinhais.

Serão lidados seis poderosos toiros da ganadaria dos herdeiros de Cunhal Patrício e completam o cartaz os cavaleiros José Manuel Duarte, Francisco Núncio e o mexicano Gastón Santos, bem como o praticante Francisco Palha.

A componente musical deste espectáculo será assegurada pela Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

Tal como Manuel Jorge de Oliveira, José Manuel Duarte e Francisco Núncio apresentam-se pela primeira vez no renovado Campo Pequeno, ao passo que Gastón Santos e Francisco Palha repetem, respectivamente após o êxito da alternativa e da novilhada da feira de Lisboa, em Maio.

Esta grande Corrida de Toiros é mais um grande espectáculo a não perder na renovada catedral do Toureio em Portugal.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

[PARCERIA] Natulares, Correio de Tauromaquia Ibérica - Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

O serviço noticioso Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica, na pessoa do seu Director Geral, Sr. Eugénio Eiroa e parte dos elementos envolvidos na concepção e realização do http://bandadosamouco.blogspot.com firmaram uma parceria entre ambos os serviços, a qual abrange conteúdos de toda a temática tauromáquica à qual a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense se encontra ligada desde há várias décadas, essencialmente através da sua Banda de Música.

A parceria entre os serviços noticiosos sediados em Pontevedra - Espanha e a vila do Samouco - Portugal foi firmada presencialmente, tendo como cenário a cidade de Guimarães no passado fim-de-semana.

Da foto que apresentamos de seguida estão da esquerda para a direita Pedro Rodelo, Webmaster do http://bandadosamouco.blogspot.com, Eugenio Eiroa, Director do serviço noticioso Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica, Ana Sofia Oliveira, Cronista Tauromáquica do http://bandadosamouco.blogspot.com e José Luciano Vila Cova, membro da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

É para a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense uma grande honra firmar-se uma parceria deste tipo, logo com um serviço noticioso que tem alguém tão experiente, capaz e competente ao seu leme.

O valor acrescentado que iniciativas como esta trazem para a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense são hoje uma realidade, realidade que neste caso se justifica exclusivamente em resultado da presença crescente desta instituição na Internet.

Veja aqui a notícia com o mesmo conteúdo no Naturales - Correio de Tauromaquia Ibérica.

domingo, 12 de agosto de 2007

[Crónica] Corrida de Gala à antiga Portuguesa - RTP 50 Anos

LISBOA (Crónica de PATRICIA SARDINHA, directora adjunta de NATURALES - Correio de Tauromaquia Ibérica)

Numa noite de emoção e comemoração, a praça de toiros do Campo Pequeno engalanou-se para mais uma quinta-feira de toiros, assinalada também pelo 50º aniversário da RTP. Como tal a noite foi de gala e a casa encheu, pondo-se bonita para quem estava presente mas também para quem assistiu pela televisão estatal ou pelo site da Internet. Uma corrida que ficou também marcada por ser a primeira de Gala à Antiga Portuguesa na praça de toiros lisboeta desde que esta foi reinaugurada. Foram cavaleiros intervenientes nesta corrida, Joaquim Bastinhas, António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, João Moura Caetano e o praticante João Telles Jr. Os toiros pertenciam à ganadaria mãe, Pinto Barreiros. E os grupos de forcados foram três, os de Santarém, os de Lisboa e os dos Aposento da Moita. Musicalmente, a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense abrilhantou este espectáculo de altíssimo nível, considerado unanimemente um dos melhores nos últimos tempos por toda a crítica.

O primeiro toiro, castanho com 602 kg, um típico Pinto Barreiros, foi recebido por Joaquim Bastinhas que citando de praça a praça lhe cravou o primeiro ferro comprido, e depois mais um segundo com o toiro no centro da arena. Com a rês a mostrar-se um pouco andarilha, mas nobre e com codicía, Bastinhas deixou um primeiro curto ligeiramente descaído, mas depois a actuação foi a mais, com a boa colocação dos ferros, sortes bem preparadas, e sempre com uma enorme comunicação entre o cavaleiro de Elvas e o público. Facto notável, de ao fim de tantos anos, Joaquim Bastinhas continuar a ser um caso de popularidade nas arenas nacionais. No final e como é de praxe, a saída do cavaleiro não foi autorizada pelos aficionados que praticamente lhe exigiram o par de bandarilhas que Bastinhas deixou correctamente. Diogo Sepúlveda pelo grupo de Santarém saiu lesionado num olho após uma primeira tentativa em que no momento da reunião o forcado não se conseguiu fechar bem, consumou contudo uma boa pega ao segundo intento.

António Telles colocou o primeiro ferro comprido à porta gaiola numa boa execução da sorte. O toiro com 542 kg, revelou-se com sentido, não se fixando e adiantando-se sempre à montada. Na ferragem curta, António teve que recorrer ao engano do toiro, evitando que este se adiantasse com sortes à meia-volta. O público entendeu o esforço do cavaleiro da Torrinha, aplaudindo-o bastante. Francisco Mira do grupo de Lisboa fechou-se bem à segunda tentativa com uma valorosa primeira ajuda, após um primeiro intento falhado em que o toiro recuou no momento do grupo se fechar.

Rui Salvador que cumpria naquela noite 23 anos de alternativa, recebida ali mesmo naquela praça pelas mãos de José Mestre Batista, recebeu o toiro com 530 kg citando de praça a praça, em sortes frontais, deixando excelentemente três ferros compridos. Cravou de alto a baixo o primeiro curto, depois deixa um segundo ferro ligeiramente descaído, mas recompõe com ferros em batida ao piton contrário, correctamente deixados num toiro com temperamento. João Camejo do grupo da Moita consumou à primeira tentativa uma pega à barbela.

Frente a um toiro colorau, com 563 kg, Luís Rouxinol teve uma lide de menos a mais. Regular na ferragem comprida, foi nos curtos que se destacou. O toiro com a cara alta, sem se entregar no momento da reunião, foi dobrado pelo cavaleiro, que o colocava nos terrenos certos, deixando bem três ferros curtos, seguindo-se um de violino, um de palmo e claro, o público de pé, clamou também pelo par de bandarilhas onde Rouxinol não defraudou. Pelo grupo ribatejano, João Pedro Seixas Luís efectuou uma pega tecnicamente perfeita à primeira tentativa com uma boa ajuda.

João Moura Caetano teve uma lide de entrega, frente ao quinto da noite com 560 kg. Citou de praça a praça, aguentando e depois cravando bem a ferragem comprida. Nos curtos andou sempre ligado com o toiro, com uma boa colocação dos terrenos, e em quase todas as sortes efectuou batidas ao piton contrário. Terminou com um bom ferro de palmo. João Vasco Lucas não se fechou bem à primeira, com o toiro a lesionar o primeiro ajuda, mas depois e apesar dos muitos derrotes efectuou uma boa pega à segunda tentativa.

O último toiro da noite, com 552 kg, coube ao jovem praticante João Telles Jr que o esperou à porta dos curros, saindo com muita pata, o que lhe valeu um forte toque contra as tábuas. Mas a raça toureira e as ganas do cavaleiro não foram a menos, recompôs na ferragem comprida, sabendo deixar o toiro nos terrenos certos, entendendo o oponente, cravando os curtos em sortes frontais, belíssimo o terceiro ferro e encerrando a actuação com uma série de ferros violinos. Ntinu Wen pelo grupo do aposento da Moita consumou sem dificuldade para ele, visto que o toiro era duro mas o forcado também, uma boa pega à primeira tentativa.

Dirigiu sem problemas esta corrida Agostinho Borges assessorado pelo Dr. José Manuel Lourenço. A noite foi de festa houve entrega por parte de todos os intervenientes, incluindo os toiros que não sendo verdadeiramente bravos se deixaram lidar. E só pode estar de parabéns a RTP por apostar e ainda acreditar neste tipo de iniciativas, mas também todos aqueles que acorreram ao taurodromo lisboeta compondo-o de beleza, alegria e aficion, assim como todos os que deram audiências à televisão do estado, assistindo confortavelmente a este espectáculo através do televisor, garantindo que a tauromaquia em Portugal não está, nem nunca estará morta.

sábado, 11 de agosto de 2007

[Especial] Feira Taurina de Setembro na Moita do Ribatejo

Inserida nas comemorações das Festas em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem na vila ribatejana da Moita, o http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta de seguida as crónicas referentes aos espectáculos inseridos na Grandiosa Feira Taurina,os quais tiveram lugar nos dias 10, 11, 12 e 13 de Setembro de 2007:

10 de Setembro - Imponente Corrida de Toiros das Figuras do Futuro
11 de Setembro - Corrida de Toiros do Município da Moita
12 de Setembro - 1ª Grande Corrida "Loco Cozinhas" [anulada]
13 de Setembro - Grandiosa Corrida de Toiros à Portuguesa

Pode aceder aqui ao canal de vídeo bandadosamouco no Youtube onde se mostram alguns excertos da actuação da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, assim como 2 das pegas executadas pelos Grupo de Forcados do Aposento da Moita, entre várias dezenas de outros vídeos de interesse.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

[Antevisão - Campo Pequeno] Corrida de Gala à Antiga Portuguesa - RTP 50 Anos

Na próxima quinta-feira dia 9 de Agosto pelas 21h30, o Campo Pequeno receberá um Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, integrada na comemoração dos 50 anos da RTP.

O cartel é composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, João Moura Caetano e João Ribeiro Telles. Nos forcados teremos os Amadores de Santarém, Lisboa e Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por Pedro Graciosa, José Luís Gomes e Tiago Ribeiro. Serão lidados 6 toiros da ganadaria Ponto Barreiros. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense terá a seu cargo a componente musical deste espectáculo.

Esta será a primeira corrida de Gala à Antiga Portuguesa que se realiza no Campo Pequeno após a sua reinauguração e será precedida pelo cortejo histórico evocativo das Touradas Reais.
No século XVIII, sobretudo no reinado de D. João V, as Touradas Reais atingiram um fausto até então nunca visto. É esse fausto que se evoca na corrida "RTP 50 Anos" através de um cortejo histórico em que desfilarão pela arena do Campo Pequeno a generalidade dos intervenientes neste tipo de funções.
Vestidos à época, apresentar-se-ão o Neto, símbolo da autoridade na arena, os Pajens do Neto, em número de seis, os oito Charameleiros e o Timbaleiro, que constituem o Bando (espécie de arautos, anunciadores da Tourada), os doze Porta-Estandartes das casas nobres cujos representantes participavam na Tourada, os seis Pajens dos Cavaleiros e os dois coches com os seis cavaleiros.
A entrada dos coches na arena é, porventura, o momento culminante do cortejo, pela grandiosidade que o cenário atinge. A figuração por cada coche é constituída por um Cocheiro, um Moço de Tábua, dois Alabardeiros e dois Porta-Guias da parelha de tiro. Atrás dos coches seguem, os cavalos de combate, cobertos por telizes de veludo bordado, conduzidos à mão pelos respectivos Porta-Guias. Recolhido o cortejo, o Neto manda entrar na arena a "Azémola das Farpas", que transporta a ferragem que será usada na "Tourada".
Conduzida à mão pelos forcados, a sua entrada em cena constitui um momento sempre hilariante. Depois da saída da "Azémola das Farpas", o Neto recebe do Director de Corrida as chaves do touril e vai entregá-las ao chefe dos curros. Retira-se o Neto e dá-se início às cortesias ao uso contemporâneo.

A RTP1 transmite em directo este espectáculo a partir das 21 Horas.
Uma grande noite de arte e emoção rigorosamente a não perder.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

[Campo Pequeno] Nota Informativa

Tendo em conta o elevado número de espectáculos tauromáquicos que se realizam na semana de 12 a 19 de Agosto, a Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno, S.A. decidiu adiar a corrida prevista para dia 16 de Agosto para a primeira quinta-feira de Outubro - dia 4 - mantendo-a naturalmente dentro do abono de 2007.
Com esta decisão, a empresa visa contribuir para um melhor ordenamento dos espectáculos tauromáquicos durante a temporada, levando em linha de conta as datas tradicionais, a proximidade dos locais de realização e a composição dos respectivos cartéis. Em alguns casos, não sendo data tradicional, verificámos estarem anunciadas corridas para o próprio dia 16 de Agosto, em localidades muito próximas de Lisboa.
A conduta empresarial do Campo Pequeno também se guia pelo respeito e por não cometer atropelos para com as outras empresas.

domingo, 5 de agosto de 2007

[Dossier] Guimarães - Festas da Cidade e Gualterianas 2007

Apresenta-se de seguida a cobertura efectuada pelo http://bandadosamouco.blogspot.com acerca das Festas da Cidade e Gualterianas 2007, ocorridas entre 3 e 6 de Agosto de 2007 na cidade de Guimarães (clique em cima de cada um dos items que deseja ver):

04-08-2007: 4ª Grandiosa Corrida de Toiros Nocturna;
05-08-2007: Procissão de São Gualter.

Vídeos:
[Guimarães] Banda do Samouco - Procissão de São Gualter.

[Guimarães 2007] Procissão de São Gualter

Teve lugar esta tarde a grandiosa procissão de São Gualter na cidade de Guimarães, a qual acabou há minutos.

Com a participação musical a cargo dos Bombeiros Voluntários de Guimarães e da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, este evento encheu as principais avenidas da cidade-berço. Numerosos populares não quiseram perder este evento de cariz religioso, o qual teve lugar numa amena tarde de verão.
Apresentamos de seguida alguns registos fotográficos de momentos vividos nesta tarde:

Apresentamos de seguida em vídeo um excerto da prestação da Banda do Samouco nas Gualterianas 2007, excerto este filmado no início da procissão:

[Guimarães 2007] 4ª Grandiosa Corrida de Toiros Nocturna

Ana Sofia Oliveira assina mais uma crónica tauromáquica, desta feita a partir da cidade de Guimarães:

Acabou há minutos a 4ª Grandiosa Corrida de Toiros Nocturna na Praça de Toiros Ricardo Chibanga, situada no parque das hortas na cidade-berço.
Com lotação esgotada, esta Corrida foi abrilhantada pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Brito Paes (em substituição de Patrícia Pelen) e o jovem Gaston Santos (em lugar de Paulo Jorge Ferreira), assim como pelos grupos de Forcados Amadores de Lisboa e Pelos Académicos de Elvas. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense foi a escolhida para abrilhantar musicalmente este espectáculo.

1º Toiro - Joaquim Bastinhas
Lide: Por decisão do Director da Corrida, a Banda de Música não tocou na lide deste cavaleiro;
Volta de agradecimentos: Cavaleiro e Forcado não se dirigiram à arena.
Joaquim Bastinhas preparava-se para uma lide de triunfo na corrida das Festas da cidade de Guimarães. Começando com um bom ferro comprido arrancou aplausos da assistência. Despois do 1º ferro, o toiro fechou-se nas tábuas, desinteressando-se completamente do cavalo. Depois de várias por parte do cavaleiro para levar o toiro para o centro da arena, só com a ajuda do bandarilheiro conseguiu cravar 3 ferros curtos. Joaquim Bastinhas não teve sorte no 1º toiro que lhe calhou.
Forcados Amadores de Lisboa com pega consumada à segunda tentativa, com grande esforço por parte do grupo.
Não houve volta à arena.

2º - António Brito Paes
Lide: "Paquito Chocolatero"
Volta de Agradecimentos: "Los Miuras"
Com um exemplar gravito da ganadaria Vila Galé, António Brito Paes não fazendo uma lide deslumbrante conseguiu satisfazer o público que encheu por completo a praça. Cravando 2 ferros compridos muito bem executados, foi ao som do imponente pasodoble "Paquito Chocolatero" que o cavaleiro conseguiu tirar o toiro das tábuas, cravando os ferros de melhor qualidade. Este jovem cavaleiro mostrou grande classe e arte.
Forcados Académicos de Elvas peagram o toiro ao segundo intento, numa pega vistosa com destaque para o forcado da cara que demonstrou enorme garra.

3 - Gastón Santos
Lide: "Torero Cale" - Solos de Pedro Carvalho na 1ª voz e José Fontes na 2ª voz
Volta de Agradecimentos: "Chiclanera"
Gastón Santos, um dos melhores da noite na arena, levou ao rubro a assistência. Com ferros compridos muito bem colocados, entrou nos terrenos do seu oponente sem medo, entregando-se completamente à faena. Nos curtos, os ferros foram cravados com grande segurança. A pedido do público, o cavaleiro cravou mais dois ferros, um deles de palmo, ambos bem executados. Gastón mostrou-se assim no seu único toiro da noite no seu melhor.
Amadores de Lisboa com pega executada à primeira tentativa. Apesar da força do toiro e da má reunião do forcado, o mesmo segurou-se bem não saindo da cara. Pega muito aplaudida.

4 - Joaquim Bastinhas
Lide: "España Cañi" - Solo de Pedro Carvalho
Volta de Agradecimentos: Idem, a pedido do cavaleiro
Ao seu melhor nível, Bastinhas conseguiu empolgar a assistência, com ferros executados de forma exemplar. Rematou a sua lide com um par de bandarilhas ao estilo que já nos habituou. Despediu-se com chave de ouro na praça de Guimarães.
Académicos de Elvas muito bem a primeira tentativa, com forcado da cara segurando muito bem o seu oponente no momento da reunião.

5 - António Brito Paes
Lide: "Nerva" - Solo de Valter Vila Cova
Volta de Agradecimentos: "Mi Huelva"
O jovem cavaleiro começou confiante nos compridos, seguindo a sua lide em grande estilo, concretizando ferros que suscitaram aplausos bem audíveis da numerosa assistência. Nota alta para o jovem cavaleiro.
Pega conjunta feita pelos dois grupos de forcados, com um elementos dos Amadores de Lisboa na cara. Ao terceiro intento concretizaram-na de forma razoável, com o toiro a conseguir levar todos os forcados às tábuas, repleto de bravura.
No final da corrida, todos os membros da organização da mesma, cavaleiros, forcados, ganaderos e um representante da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense dirigiram-se ao centro da arena, concluindo uma noite agradável de toiros na cidade de Guimarães, repleta de aficionados.

Ainda sobre esta Corrida de Toiros, o Http://bandadosamouco.blogspot.com partilha com os seus leitores o pasodoble "Chiclanera", executado na volta de agradecimentos do Cavaleiro Gaston Santos:

Ocorre neste momento um magnífico espectáculo de fogo de artifício no largo República do Brasil, contornado por uma das principais artérias do centro da cidade e a escassas centenas de metros do local onde se situa a mais antiga das 7 maravilhas de Portugal. Aconselhamos vivamente a todos os nossos leitores uma visita às Festas Gualterianas, pois estas acolhem múltiplos motivos de interesse, não só por ocasião das festas da cidade mas também pelo facto da cidade de Guimarães ser bastante rica em pólos de atracção cultural, reforçado ainda mais pela nomeação para Capital Europeia da Cultura no próximo ano de 2012.
Acerca desta noite, destacamos toda a animação que se vive nas principais artérias da cidade,assim como a excelente iluminação durante aquela que está a ser uma excelente noite de verão, onde milhares de visitantes se deslocaram à cidade berço.

O http://bandadosamouco.blogspot.com tomou conhecimento nesta mesma noite de um projecto de WebTV desenvolvido na cidade de Guimarães que merece aqui destaque: www.gmrtv.pt é um projecto on-line que iniciou as suas emissões há pouco mais de um mês e cujo principal objectivo passa por promover a imagem de Guimarães, a sua região, cultura e costumes, numa parceria estabelecida com o Município vimaranense. Aceda aqui ao excerto em vídeo onde a gmrtv.pt entrevista Joaquim Bastinhas e... Manuel Cajuda, treinador do Vitória de Guimarães.

sábado, 4 de agosto de 2007

Banda do Samouco em Guimarães

A Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense já se encontra na cidade berço, a partir da qual nas próximas horas será editado este espaço noticioso. Dentro de algumas horas, teremos notícias referentes às Festas da Cidade e Gualterianas, edição 2007.

Voltaremos assim que se justifique. Fique em sintonia.

Sociedade F. P. L. Samouquense lança Aulas de Piano e Formação Musical

A Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense está em condições de avançar com a realização de mais uma actividade: Aulas de Piano e Formação Musical nas instalações da Colectividade.

Ministradas pela professora Gisela Sequeira, estas aulas visam proporcionar o estudo e aprendizagem do Piano e da Formação Musical. Dado ser já ministrada a Formação Musical para músicos da Banda, é importante referir que esta formação musical pretende apenas abranger os alunos de Piano e os Coralistas, assim como outros interessados que não pretendam integrar quer a Banda, quer o Grupo Coral, ou mesmo frequentar aulas de Piano.

As aulas de formação musical serão frequentadas em turmas até oito alunos, os quais serão agrupados tendo em conta a idade.

Os horários serão definidos no início da época escolar entre professora e alunos. O arranque das Aulas será no mês de Setembro.

As inscrições podem ser feitas desde já, bastando para tal pedir o seu boletim de inscrição no Bar da S. F. P. L. Samouquense na Praça José Coelho, no Samouco. Pode também pedir mais informações ou o seu boletim de inscrição através do email bandadosamouco@gmail.com.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

[Crónica] A Juventude em Competição no Campo Pequeno

Crónica por Pedro Rodelo:

A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, em serviço na primeira nocturna de Agosto na Praça de Toiros do Campo Pequeno em Lisboa, testemunhou um bom espectáculo de Toiros onde se mostraram quatro nomes da nova geração de valores no toureio equestre lusitano: Sónia Matias, Ana Batista, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Manuel Lupi, lidando impoenentes exemplares da ganadaria Sommer d’Andrade. O Real Grupo de Forcados Amadores de Moura e o Grupo de Forcados Amadores de Évora marcaram igualmente presença neste espectáculo.

No início das cortesias foi guardado um minuto de silêncio pelo antigo empresário tauromáquico da Praça de Toiros do Campo Pequeno Mário Caniço, recentemente falecido.

1º Toiro - Ana Batista e Sónia Matias
Lide: Por decisão do Director da Corrida, não foi interpretado nenhum pasodoble nesta lide.
Volta de Agradecimentos: "Ecos de Aragón"
Sónia e Ana, as duas mulheres responsáveis por inovarem no panorama do toureio equestre português desde que tomaram alternativa no ano 2000 mostraram um bonita sintonia na arena. Começaram com dois belos bales de compridos, cravados com grande estilo e eficácia. Após ambas trocarem de cavalo, Sónia falha o primeiro ferro mas é prontamente aplaudida pelo público em sinal de apoio, tendo-se redimido nos seguintes, todos eles bem executados; Ana Batista conseguiu cravar curtos de razoável efeito, numa lide onde o Director da Corrida entendeu não dar permissão para a Banda de Música tocar.
Grupo de Forcados Amadores de Évora, capitaneados pelo cabo José Pedro Rosado em bom registo, com forcado na cara a encaixar bem no seu oponente, concretizando uma pega de belo efeito ao primeiro intento.

2º Toiro - Manuel Lupi
Lide: "Torero Cale" (Solo de Fábio Cruz na 1ª voz e Ricardo Alves na 2ª Voz)
Volta de Agradecimentos: "Chiclanera"
Manuel Ribeiro Telles Bastos foi o cavaleiro a entrar em praça para lidar o segundo da noite, exemplar que deu entrada na arena com problemas na perna esquerda, tendo-se sido ordenada a sua recolha de imediato.
Manuel Lupi avançou para uma entrada confiante perante o seu oponente, cravando um belo primeiro par de compridos. Já nos curtos, o jovem praticante - bem dentro do terreno do seu oponente - executou ferros repletos de brilho. Boa nota para o jovem cavaleiro.
Real Grupo de Forcados de Moura, capitaneados pelo cabo Pedro Garcia Acabado bem ao segundo intento, concretizando uma pega de excelente efeito.

3º Toiro - Manuel Ribeiro Telles Bastos
Lide: "España Cañi" (Solo de Fábio Cruz)
Volta de Agradecimentos: "El Gato Montéz"
O Jovem cavaleiro começou da melhor forma nos compridos, cravando ferros bem concretizados. Já nos curtos continuou em alta, concretizando ferros de excelente efeito, onde se destaca o último ferro a palmo executado de forma sublime, no qual o público retribuiu sonoramente, manifestando enorme agrado.
Amadores de Évora bem ao primeiro intento, numa pega onde o forcado da cara se encaixou da melhor forma na cara do toiro.

4º Toiro - Sónia Matias
Lide: "Nerva" (Solo de Valter Vila Cova).
Volta de Agradecimentos: "Jesulin de Ubrique"
Começou bem a cavaleira nos compridos, bom ferros a variar entre o razoável e o excelente. Nos curtos e já com o público a pedir para a banda tocar, Sónia embala para um final de lide pleno de brilho, onde o seu estilo e espectacularidade estiveram bem patentes. Finalizou com um ferro de palmo de excelente nível. Nota positiva para a jovem Cavaleira.
Real Grupo de Forcados Amadores de Moura selaram a sua sorte ao primeiro intento, com o forcado na cara do toiro a resistir perante vários ajudas derrubados. Sem dúvida, uma das melhores pegas da noite.

5º Toiro - Ana Batista
Lide: "Gracia Española" (Solo de Paulo Pancadas)
Volta de Agradecimentos: "Mi Huelva"
Ana Batista começou confiante com compridos encaixados com segurança. Após câmbio de cavelo, a jovem cavaleira regressou decidida a carimbar uma grande lide, conseguindo-o arriscando sempre no terreno do seu oponente com curtos que suscitaram aplausos fortes das bancadas. Nota alta para a jovem Cavaleira.
Forcados de Évora no seu melhor com pega à primeira, segura com o forcado na cara do toiro e derrube de vários ajudas.

6º Toiro - Manuel Ribeiro Telles Bastos e Manuel Lupi
Lide: "Olé Manuel dos Santos" (Solo de Pedro Carvalho)
Volta de Agradecimentos: "La Puerta Grande"
Antes do toiro na arena, os cavaleiros já a cavalo cumprimentaram as cavaleiras na trincheira.
A lide conjunta começou com compridos de Telles Bastos seguidos de compridos de Lupi, todos executados de forma excelente. Nos curtos, os dois cavaleiros estiveram sempre em sintonia, sobrevalorizando a qualidade da lide no derradeiro toiro, cravando curtos muito bem executados. Ficou apenas a saber a pouco um ultimo e merecido par de ferros que, mesmo com o pedido do público acabou por não ser autorizado. Nota elevada para ambos os cavaleiros, adivinhando-se um futuro promissor na arte do toureio a cavalo para cada um deles.
Forcados de Moura ao segundo intento, mesmo com cruzamento deficiente entre forcado e oponente concretizaram uma pega de excelente nota, despedindo-se este Real Grupo de Forcados da melhor forma na sua estreia na renovada Monumental Praça de Toiros do Campo Pequeno.

Apresentamos de seguida vídeos relativos a 3 momentos ocorridos neste espectáculo:

1 - Banda do Samouco - Pasodoble "El Gato Montez":

2 - Grupo de Forcados Amadores de Évora:
(pega executada no 5º Toiro da Noite, lidado por Ana Batista)

3 - Real Grupo de Forcados Amadores de Moura:
(pega executada no 4º Toiro da Noite, lidado por Sónia Matias)

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.