domingo, 30 de setembro de 2007

[FotoReport] Banda do Samouco nas Festas do Sagrado Coração de Jesus em Colmeias - Leiria

Decorreram até este Domingo as Festas em honra do Sagrado Coração de Jesus na aldeia de Colmeias, concelho de Leiria. De 26 a 30 de Setembro (a que se somou uma prova de perícia automóvel no âmbito do programa de festas realizada no passado dia 16), quem se deslocou à pacata freguesia pôde testemunhar várias iniciativas ligadas à gastronomia, ao entretenimento, à música assim como eventos de cariz religioso. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense participou em várias iniciativas durante o derradeiro dia de festividades nesta localidade situada a 12km de Leiria, sede de concelho.

Antes de almoço na recolha de andores e depois durante a procissão, a Banda de Música do Samouco animou o desfile por algumas das principais artérias da freguesia. O http://bandadosamouco.blogspot.com registou alguns dos momentos, os quais passamos a apresentar em seguida:





Poucos minutos após a procissão e bênção do Santíssimo Sacramento deu-se início ao concerto. Com cerca de uma hora de duração, a formação dirigida pelo Maestro Sérgio Oliveira interpretou temas de vários estilos musicais. Estiveram em evidência durante o concerto Fábio Cruz e Pedro Carvalho (solistas em trompete), Ricardo Samouqueiro (solista em clarinete) e António Dolores (solista em saxofone alto), para além de todos os elementos da numerosa formação que se deslocou até à zona centro do país.


A presença da Banda do Samouco em Colmeias não terminou sem antes animar musicalmente a entrega do tradicional Guião aos festeiros do próximo ano. Concluiu-se desta forma a sua presença na freguesia em que todos os seus elementos foram tratados de forma bem hospitaleira.

sábado, 29 de setembro de 2007

[Antevisão] Campo Pequeno - Duas Dinastias, duas Gerações em competição

Para encerramento do abono da temporada de 2007, o Campo Pequeno promove dia 4 de Outubro, quinta-feira pelas 22H15, uma corrida em que estarão em competição duas dinastias e duas gerações.

Perante toiros de Francisco Romão Tenório, estarão em praça os cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles Jr.. Pegam os forcados amadores de Vila Franca e de Coruche. A Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense terá a seu cargo a componente musical deste espectáculo.

Moura e Ribeiro Telles, os dois apelidos mais importantes do toureio a cavalo na actualidade, confrontam-se directamente e pela primeira vez na sua história, no majestoso e incomparável cenário do Campo Pequeno, na corrida de encerramento do abono da temporada de 2007.

João Moura representa a maior revolução no toureio equestre post-Núncio, iniciada em 1976, na sequência dos seus triunfos em Las Ventas (Madrid), os quais constituíram a rampa de lançamento de uma carreira ímpar que influenciou radicalmente a lide a cavalo à escala global. Os êxitos em todas as praças onde actuou foram a semente que possibilitou a expansão do toureio equestre até níveis de aceitação entre os aficionados e grande púbico, número e qualidade de praticantes, dificilmente imagináveis há 30 anos. A alternativa de João Moura estabelece o elo de ligação com a dinastia Ribeiro Telles. A 10 de Junho de 1978, em Santarém, Mestre David Ribeiro Telles deu o seu aval à entrada de João Moura nas fileiras dos cavaleiros profissionais, ao ceder-lhe a lide de “Gaivoto” da ganadaria Palha, num acto que foi testemunhado por José Mestre Batista e José João Zoio.
A noite de 3 de Maio de 2007 é para os Moura do maior significado pois representa o concretizar do sonho de João Moura em ver continuado nas arenas o seu apelido. Foi numa corrida que todos os aficionados recordarão por muito tempo, que concedeu a alternativa a seu filho, João Moura Jr., ante o testemunho do rojoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza, em cujo toureio são por demais evidentes as influências do estilo de João Moura. O resultado dessa noite foi um clamoroso triunfo, não só para os três artistas, que – facto inédito no Campo Pequeno – saíram em ombros pela porta grande, como para a própria arte de tourear a cavalo. Prestes a terminar a temporada de 2007, João Moura jr. surge em quarto lugar na lista dos rojoneadores, com 47 corridas toureadas na temporada europeia, com 78 orelhas e quatro rabos cortados e, dentro de dias, partirá para a Colômbia, para cumprir temporada naquele país.

Mouras e Ribeiro Telles encontram-se nesta corrida numa competição “sui generis”, que tem como aliciante suplementar o facto de se confrontarem também em lides a duo. Por um lado João Moura e o seu filho João Moura Jr. e, por outro, António Ribeiro Telles e o seu sobrinho, João Ribeiro Telles Jr.

Já com a terceira geração nas arenas, a dinastia Ribeiro Telles constitui uma referência para o toureio a cavalo a nível mundial. António Ribeiro Telles, porventura, o mais clássico dos cavaleiros tauromáquicos em actividade, traz às suas lides o rigor e a galhardia do toureio frontal servido por uma equitação do mais elevado nível, aprendida com seu pai e aperfeiçoada com Mestre Nuno de Oliveira. Desde a alternativa, que lhe foi concedida por Mestre David Ribeiro Telles, a 21 de Julho de 1983, no Campo Pequeno, que vem exibido o seu toureio de arte e poder, além de Portugal, em Espanha, França, Estados Unidos, México, Colômbia e Macau. O Campo Pequeno é para si, como para a dinastia a que pertence, uma praça emblemática, onde ao longo dos anos têm obtido triunfos memoráveis.

João Ribeiro Telles Jr., o mais jovem da dinastia, é já um caso ímpar de afirmação no meio taurino ibérico. Uma colhida, no início da temporada fê-lo perder um número significativo de corridas. Recuperado, regressou em força e conta por triunfos as suas actuações quer em Portugal, quer em Espanha, onde já ultrapassou as duas dezenas de corridas, tendo cortado 25 orelhas e um rabo. Em Portugal, um dos seus maiores triunfos registou-se no dia 9 de Agosto, na corrida de gala à antiga portuguesa realizada no Campo Pequeno e transmitida em directo pela RTP. Foi uma actuação plena de garra que galvanizou o público e ao longo da qual ficou bem patente a capacidade de reacção e a elevada moral deste jovem cavaleiro.

Completam este cartel dois valorosos grupos de forcados: os Amadores de Vila Franca de Xira, que este ano comemoram as “Bodas de Diamante” e os Amadores de Coruche, grupo que se consolida de corrida para corrida, sendo lidados e pegados seis poderosos toiros de Francisco Romão Tenório.

Estas são razões de sobra para que marque presença na praça lisboeta, naquela que é a derradeira corrida no abono 2007 na renovada Catedral do Toureio em Portugal.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

[FOTOREPORT] Campo Pequeno - Quando Salgueiro roçou a tragédia...

O http://bandadosamouco.blogspot.com mostra em seguida o que se passou na noite desta 5ª Feira no Campo Pequeno, quando a Banda do Samouco ainda interpretava o imponente pasodoble "Paquito Chocolatero", a pedido expresso de João Salgueiro no seu segundo toiro da noite.
Ao abrigo da parceria com o serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica, mostramos em seguida as fotos do momento em que tudo aconteceu na perspectiva de João Silva, chefe de fotografia Naturales:







Aceda aqui à galeria fotográfica completa de João Silva, onde pode observar 24 fotos relativas ao momento que marcou este espectáculo.
Todo o relato de toda a corrida na habitual crónica deste espaço: aceda aqui ao texto, fotos e vídeos registados na passada noite na Catedral do Toureio em Portugal.

[Crónica] Campo Pequeno - Grandiosa Corrida de Toiros "Nova Gente"

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo:

Aconteceu numa noite de Outono ainda com algum sabor a Verão um espectáculo tauromáquico constituído por um cartel de excelência. Perante quase meia casa, a Praça de Toiros do Campo Pequeno recebeu a edição 2007 da Corrida "Nova Gente", numa corrida repleta de emoção... e algo atribulada.

Após as tradicionais cortesias ao som do já famoso "Campo Pequeno", arrancou Rui Salvador para uma boa lide: apesar de ter concretizado bons ferros, não conseguiu rasgar para a emoção no primeiro exemplar da ganadaria Fernandes de Castro; perante um segundo toiro inicialmente complicado, este viria a revelar problemas na pata direita a meio da lide não permitindo concluir a mesma, para descontentamento evidente do cavaleiro alfacinha que não conseguiu mostrar o seu melhor toureio esta noite;

João Salgueiro no primeiro toiro começou com ferros cravados de praça a praça, com garra e de forma correcta. Já ao som de "Torero Cale" conseguiu entusiasmar o público, embalando para um lide de bom nível onde o entendimento em praça com o seu oponente foi bastante razoável; No seu segundo toiro saiu-lhe em sorte um exemplar complicado: com alguns dos ferros a não lhe sairem da melhor forma, o cavaleiro concretizou a última cravagem - um ferro de palmo - tendo aliviado de forma deficiente, deixando que o cavalo fosse apanhado pelo toiro. Visivelmente enfurecido, Salgueiro saltou abandonando o cavalo na arena e enfrentou o toiro metendo-se diante dele. Com alguns dribles conseguiu fintar as investidas do seu oponente, até que quando recua de olhos no toiro é apanhado e projectado no ar, caindo de forma violenta e sendo atingido por uma das patas, ficando inanimado. Perante o inesperado, a confusão e algum pânico instalou-se em plena arena com o cavaleiro imobilizado no chão, sendo segundos depois recolhido pela equipa médica presente na praça. Viria a aparecer dentro de tábuas no final do último toiro, mostrando não ter passado de um susto a sua atitude arrojada. Esta sua aparição durante a volta de agradecimentos do último toiro de João Moura Caetano e a tradicional passagem final de porta-a-porta pela arena gerou reacções variadas do público, todas elas bem audíveis. João Salgueiro já foi capaz de melhor esta época. A título de exemplo, refira-se a corrida no Campo Pequeno onde foi feita a apresentação em público do seu filho João Salgueiro da Costa no passado dia 17 de Maio, onde actuou ao seu melhor nível.
Aceda à foto-reportagem que o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com preparou conjuntamente com o serviço informativo Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica, pela objectiva de João Silva aqui.

Por último João Moura Caetano: teve uma lide muito razoável no seu primeiro toiro: começou em esforço perante um exemplar algo manso em praça, mas ao trocar de cavalo e já ao som de "Gracia Española" o jovem natural de Monforte soltou-se, conseguindo tirar partido da bravura do seu oponente com ferros de boa nota; no derradeiro da noite, Moura Caetano mostrou todo o seu brilho perante um oponente que correspondeu, com concretização consecutiva e ritmada de ferros muito bem conseguidos, levando o público a manifestar-se de forma bastante efusiva e a pedir um último ferro. Fechou aquela que foi a melhor lide da noite com um ferro de palmo executado de forma excelente, levando ao rubro a assistência. Em noite inspirada, nota alta para este jovem de 23 anos.
Nas pegas o Grupo de Forcados do Aposento da Moita correspondeu: com sortes consumadas à 1ª por Nuno Inácio, à 1ª por Hugo Mineiro e à 2ª por Nuno Carvalho "Mata". O grupo capitaneado pelo cabo Tiago Ribeiro conseguiu fazer frente aos fortes derrotes com que consecutivamente foi sacudido.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com disponibiliza em seguida a 1ª pega da noite, executada com Nuno Inácio na cara do toiro no primeiro de Rui Salvador:

Já o Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca pegou apenas por duas ocasiões esta noite, derivado à retirada prematura do segundo toiro de Rui Salvador. Por norma a corresponder, este grupo capitaneado por Tiago Prestes concretizou um par de pegas de grande garra respectivamente à 3ª por António Dias e 1ª por João Vinagre, perante exemplares em praça algo complicados.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com disponibiliza em seguida a 4ª pega da noite, executada por António Dias no segundo toiro de João Salgueiro:

Quanto a excertos em vídeo da Banda de Música, o http://bandadosamouco.blogspot.com reserva surpresas para o dia mundial da Música, que se celebra na próxima segunda-feira, dia 1 de Outubro. Excepcionalmente, reportamos a atenção dos nossos estimados leitores para esse dia, onde vão haver surpresas musicais em vídeo e não só.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

[Campo Pequeno] Ecos da Grandiosa Corrida de Toiros Mista

A Grandiosa Corrida de Toiros Mista do passado dia 20 no Campo Pequeno teve, entre muitos outros protagonistas, o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete e como habitualmente a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

Destacando a presença de ambas as formações (ainda para mais com o grupo de jovens forcados a terem a responsabilidade das pegas da noite em exclusivo), foi editado na edição desta semana no "Jornal de Alcochete", jornal de cariz regional com distribuição gratuita e tiragem de 20000 exemplares o seguinte artigo:

Vários foram os órgãos de informação a escrever sobre este espectáculo. Porém um deles escreveu sobre ambas as formações. Solange Pinto, cronista tauromáquica do serviço toureio.no.sapo.pt escreveu no final da sua peça sobre a Banda do Samouco o seguinte:
"Para finalizar e porque na surdina a corrida não teria o mesmo encanto, destacamos a excelente prestação da Banda do Samouco interpretando fantásticos pasodobles."

João Silva, chefe de fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica captou alguns momentos importantes na passagem do jovem grupo de forcados alcochetano pela catedral do toureio nacional. O http://bandadosamouco.blogspot.com partilha em seguida alguns desses momentos com os seus leitores :




Praticamente em simultâneo e desde Pontevedra, o serviço Naturales lançou um artigo com a mesma base noticiosa mas com uma abordagem algo diferente... pode ver aqui a notícia.

Como habitualmente, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com disponibiliza a crónica multimédia de todas as corridas em que a Banda do Samouco marca presença. A corrida a que se refere esta notícia não foi excepção. Clique aqui e leia a crónica, veja dois excertos em vídeo de pasodobles interpretados pela Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, assim como duas das pegas dos Amadores de Alcochete.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

[Sociedade F. P. L. Samouquense] Início das Aulas de Piano e Formação Musical

A Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense vem por este meio informar todos os interessados que as Aulas de Piano e Formação Musical nas instalações da sua nova sede vão-se iniciar no próximo dia 1 de Outubro.

Ministradas pela professora Gisela Sequeira, estas aulas visam proporcionar o estudo e aprendizagem do Piano e da Formação Musical. Dado ser já ministrada a Formação Musical para músicos da Banda de Música, é importante referir que esta formação musical pretende apenas abranger os alunos de Piano e os Coralistas, assim como outros interessados que não pretendam integrar quer a Banda, quer o Grupo Coral, ou mesmo frequentar aulas de Piano.

Com um número considerável de inscrições realizadas até ao momento, as aulas serão constituídas por duas turmas na área da Formação Musical: uma turma para os mais pequenos, com ensino vocacionado para esta faixa etária e uma outra turma para adultos, igualmente com um tipo de ensino ajustado a este tipo de alunos. As aulas de Piano serão ministradas individualmente.

Relembra-se que qualquer aluno se pode inscrever em ambas as modalidades ou apenas em Formação Musical, se assim o preferir.

As inscrições continuam abertas, bastando para tal pedir o seu boletim de inscrição no Bar da Sociedade F. P. L. Samouquense na Praça José Coelho, ou na nova sede situada na rua Francisco Domingos Taneco, sempre na vila do Samouco. Pode também inscrever-se junto de qualquer Director da Colectividade ou mesmo online através do email bandadosamouco@gmail.com.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

[Ecos de Ayamonte 2007] Compositor José Molina Comino pronuncia-se sobre a Banda do Samouco

A deslocação da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense até à cidade espanhola de Ayamonte no início deste mês de Setembro exigiu atenção especial no seu repertório.

De entre um vasto número de peças que esta formação colocou na estante para executar especialmente na cidade andaluza, destaque-se uma das estreias: "El Compae". Este pasodoble de concerto - um original do compositor José Molina Comino - merece ser evidenciado pela excelência na sua composição, pela maneira como o maestro e clarinetista Sérgio Oliveira interpretou o tema, pela sensação de arrepio que foi criando nos músicos e espectadores ao longo da interpretação, pela reacção final na sala onde a Banda do Samouco deu o concerto naquela magnífico final de tarde de verão...

O http://bandadosamouco.blogspot.com mostra em seguida a reacção do compositor do tema, após o mesmo ter visionado o respectivo vídeo no canal BandadoSamouco:

Queridos amigos:
Ante todo quiero felicitaros por vuestra magnifica Banda de Música. Así mismo quiero felicitar a vuestro Director por la ejecución magnifica del Pasodoble "El Compae". Es un honor para mi, el que mis humildes composiciones figuren en vuestro repertorio. Gracias por todo y os envío un fuerte abrazo desde España.
Para cualquier cosa que pudierais necesitar no dudéis en contactar conmigo.
Atentamente,
José Molina Comino

O http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida o vídeo do tema "El Compae". Pedimos desculpa por algum ruído extra ao qual somos alheios, mas estas foram as condições possíveis:
A Banda do Samouco, seu maestro, corpo directivo da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com querem agradecer publicamente as palavras dedicadas pelo compositor à nossa formação. É uma honra interpretar temas compostos pela mestria de uma mente como a de José Molina Comino.

Sobre a prestação do maestro Sérgio Oliveira, o http://bandadosamouco.blogspot.com "limita-se" a fazer eco de um comentário que há dias foi escrito no canal Youtube acerca da sua prestação neste tema de José Molina Comino:

Me parece extraordinario; la intervención del maestro Sérgio, dirigiendo la banda y al tiempo siendo solista en el clarinete tan bien tocado... y tan especialmente sentido. Enhorabuena a la Banda do Samouco, cada vez más apreciada en España, con todo merecimiento.
EMILIO FRANCO (VIGO)

Parafraseando algo ouvido insistentemente na sala durante o concerto, este serviço noticioso cita numa única palavra o trabalho de José Molina Comino e de Sérgio Oliveira: "BRAVO!!!"

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

[Antevisão] Campo Pequeno - Grande Corrida de Toiros à Portuguesa "Nova Gente"

Os cavaleiros Rui Salvador, João Salgueiro e João Moura Caetano actuam quinta-feira, dia 27, na praça de toiros do Campo Pequeno, para lidarem um curro de Ernesto de Castro.
Pegam os grupos de forcados amadores do Aposento da Moita e do Aposento da Chamusca capitaneados, respectivamente, por Tiago Ribeiro e Tiago Prestes.
A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegurará a componente musical neste serão tauromáquico.

Rui Salvador, cavaleiro com 23 anos de alternativa, (Campo Pequeno, 9 de Agosto de 1984) construiu uma carreira notável, com uma forte imagem de marca baseada na raça e no querer.
Se nos primeiros anos de profissional fez levantar o público das bancadas com os seus incríveis ferros a quiebro, hoje em dia o seu toureio é mais repousado, ganhando em temple e profundidade, permanecendo, contudo, inalterada a determinação com que enfrenta cada toiro, no profundo respeito por um público que lhe tem sido fiel ao longo de um quarto de século.

João Salgueiro descende da que é, porventura, a mais antiga dinastia de cavaleiros tauromáquicos portugueses.
Um antepassado seu, D. João da Costa, alanceou toiros no Terreiro do Paço (Lisboa), nas festas do casamento de D. Catarina de Bragança com Carlos II de Inglaterra.
Como equitador e como toureiro, João Salgueiro reflecte no seu estilo as profundas influências recebidas de seu avô, o Dr. Fernando Salgueiro, uma das maiores figuras do toureio de meados do século XX e de seu pai, Fernando Andrade Salgueiro que alternou, nos anos sessenta e setenta, com as maiores figuras de Portugal e Espanha.

João Moura Caetano Foi o primeiro cavaleiro a tomar alternativa no renovado Campo Pequeno (8 de Junho de 2006).
É um artista que consolida, de dia para dia, a sua posição entre a nova geração de cavaleiros tauromáquicos.
Trabalho e rigor têm sido as linhas de força segundo as quais tem vindo a desenvolver a sua trajectória ascendente, em arenas de Portugal e Espanha. Largos milhares de espectadores testemunharam o seu bom momento, através da transmissão televisiva da corrida de Gala à Antiga Portuguesa realizada a 9 de Agosto no Campo Pequeno, na qual registou um grande triunfo.

“Nascido da necessidade de manter vivo um sentimento que adivinhava perder-se” (A. M. Morais, in “A Praça de Toiros de Lisboa ? Campo Pequeno”, 1992) o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita do Ribatejo formou-se no ano conturbado de 1975.
Com uma ascensão meteórica no contexto tauromáquico português, cedo se impôs também a nível internacional.
Classe, valentia, coesão são três palavras que definem o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, pelo qual, em 32 anos de actividade têm passado nomes que em muito prestigiam a arte tão portuguesa de pegar toiros.

O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca estreou-se oficialmente a 29 de Julho de 1984, em Nave de Haver.
O êxito então obtido foi determinante para a continuidade e desenvolvimento do grupo, por cujas fileiras já passaram, em 27 anos de actividade, várias dezenas de jovens de todas as camadas sociais.
Baluarte na angariação de novos aficionados e, naturalmente, também de novos forcados, o grupo tem permitindo aos jovens que o integram viajar através do mundo do toiro, exaltando as suas capacidades de auto domínio, bravura e sofrimento.

Ernesto Louro Fernandes de Castro fundou a sua própria ganadaria em 1955, através de vacas Soler e sementais de Oliveiras Irmãos, verificando-se a estreia cinco anos depois (Elvas, 21 de Setembro de 1960).
Entretanto, em 1964, adquire o direito ao ferro de Faustino da Gama, entrando para a Unión de Criadores de Toros de Lídia e, no ano seguinte, substitui todo o efectivo anterior por vacas e sementais comprados a Atanásio Fernandez Iglésias (Tamarón-Conde de la Corte), encaste que se mantém na actualidade.

Mais um grande espectáculo a não perder na Catedral do Toureio em Portugal na próxima 5ªFeira pelas 22 Horas. Venha até à Praça de Toiros do Campo Pequeno ver ao vivo esta grande corrida de toiros!

domingo, 23 de setembro de 2007

[YOUTUBE] Canal Bandadosamouco atinge 50000 visionamentos

Criado pouco depois do lançamento deste blog, o canal BandadoSamouco no Youtube veio complementar a necessidade de partilha de informação em vídeo que desde o início foi idealizada para o http://bandadosamouco.blogspot.com pelo seu mentor. Tal como o blog, este canal foi criado para servir as actividades e eventos onde a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense se envolve. Atingiu este fim de semana os 50000 visionamentos.

Este serviço tem tido um crescimento acentuado: em apenas um mês subiu de 30000 para 50000 visionamentos, duplicou o número de subscritores e as exibições do canal subiram 87%. A inserção de 30 novos vídeos neste último mês aumentou o portfolio do canal BandadoSamouco para 77 vídeos gerando em média cerca de 700 visionamentos diários, o que dá uma média aproximada de 30 visionamentos por hora... um a cada 2 minutos.

O http://bandadosamouco.blogspot.com vai continuar a apostar forte no seu canal vídeo, tendo em conta a divulgação online de todas as actividades às quais a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense se encontra ligada.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

[Crónica] Campo Pequeno - Grandiosa Corrida de Toiros Mista

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo:

Foi perante uma noite chuvosa e trovejante que aconteceu uma grande corrida mista na Praça de Toiros do Campo Pequeno, fazendo-se notar as excelentes condições com as quais a renovada Monumental está equipada.

No antepenúltimo espectáculo da época de 2007 na catedral do toureio em Portugal, actuaram Luís Rouxinol e Ana Batista a cavalo, o francês Juan Bautista (estreante nesta praça) e Luís Vital Procuna a pé, juntamente com Grupo de Forcados Amadores de Alcochete capitaneados pelo cabo Vasco Pinto. Dirigida pelo Maestro Sérgio Oliveira, a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense abrilhantou este espectáculo, onde uma vez mais marcou o seu cunho.

Toureio a cavalo:
Perante 3 exemplares da ganadaria Herdeiros Paulino da Cunha e Silva, o primeiro toiro da noite foi lidado a par por Luís Rouxinol e Ana Batista. A lide decorreu de forma agradável perante um toiro com comportamento regular. Boa nota para os curtos cravados por ambos. Sem ter lido uma lide emocionante, destacou-se o perfeito entendimento entre ambos.

Luís Rouxinol no 4º toiro da noite esteve ao seu melhor nível. Com a maneira frontal de abordar o seu oponente em praça, o cavaleiro este bem na ferragem comprida. Já ao som do pasodoble "España Cañi" soltou toda a sua versatilidade arrancando para um final de lide onde concretizou entre cambiadas junto às tábuas um ferro violino, um ferro de palmo e um par de bandarilhas, todos eles executados do mestria, levando o público ao rubro. Luís Rouxinol atravessa um excelente momento na sua carreira, estando a concretizar uma das suas melhores épocas de sempre.

Ana Batista lidou o 5º da noite. Apresentou-se a solo esta noite com relativa segurança nos compridos. Na ferragem curta e ao som de "Alcochete Olé", a cavaleira de Salvaterra esteve regular, pecando por vezes por se antecipar em algumas das suas viagens. Não comprometendo, a jovem já mostrou que é capaz de melhor.

Toureio a pé:
O matador de toiros francês Juan Bautista apresentou-se na praça lisboeta com vontade de triunfar. No seu primeiro toiro, o jovem entregou-se à lide recebendo o seu oponente entre verónicas e chicuelinas de muito boa nota. Perante o seu oponente demonstrou perfeito entendimento evidenciado pela segurança com que a sua primeira lide decorreu; No segundo assistiu-se a um Juan empenhado perante um toiro com comportamento irregular pela maneira brusca como arrancou por várias vezes, afectando a estética que se espera observar num toureio apeado bem executado. Fruto do seu profissionalismo, Bautista conseguiu uma lide razoável mas esforçada perante um exemplar de Vinhas.

Moralizado e numa condição física excepcional, Luis Vital Procuna deparou-se com um primeiro exemplar repleto de classe e soube tirar partido das excelente características do seu adservário.
O diestro moitense começou com passes de capote, conseguindo conquistar o entusiasmo da assistência com um tércio de bandarilhas cravado de forma excepcional. De muleta surpreendeu em séries executadas com suavidade, tirando partido das excelentes qualidades do seu oponente.
No seu segundo toiro, Procuna voltou a tocar o êxito: executou numerosas verónicas, cravou três valentes e arriscados pares de bandarilhas chegando a parar em frente ao seu oponente, brindando em seguida à assistência que correspondeu com muito agrado. De muleta voltou a mostrar entrega e inspiração, apesar de não ter conseguindo alcançar o mesmo brilho comparativamente ao anterior adversário. Ainda assim conseguiu lidar por ambos os pitons, proporcionando séries de boa nota.

Pegas:
O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete asseguraram em exclusivo as pegas desta noite.
Perante o primeiro exemplar da ganadaria de Herdeiros de Paulino da Cunha e Silva, Hugo Branquinho consumou a sua sorte ao terceiro intento, numa pega em que o forcado se fechou bem na cara do seu oponente. O primeiro ajuda Diogo Van Der Toorn saiu de maca tendo sido socorrido de imediato na enfermaria da Praça. Sofreu um traumatismo e encontra-se fora de perigo. O http://bandadosamouco.blogspot.com registou esta pega. Para ver clique aqui.
A segunda pega foi concretizada à terceira tentativa, com Pedro Gil na cara do toiro bem e restante grupo a desempenhar da melhor forma o seu papel.
A derradeira pega teve na cara do toiro José Manuel "Vinagre", com este a segurar-se de forma decidida perante as investidas do toiro. Esta foi a pega aplaudida de forma mais efusiva nesta noite. O http://bandadosamouco.blogspot.com mostra-lhe este momento: para ver esta pega, por favor clique aqui.

Mostram-se de seguida dois excertos da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, assim como duas das pegas executadas pelos Forcados Amadores de Alcochete.

Pasodoble "Ese Es el Mio", com solo em trompete por Paulo Pancadas:

Pasodoble "España Cañi", com solo em trompete por Miguel Silva:

Forcados Amadores de Alcochete - 1º Toiro:

Forcados Amadores de Alcochete - 3º Toiro:

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Homenaje a la SOCIEDADE FILARMÓNICA PROGRESSO E LABOR SAMOUQUENSE tras su éxito en España

... quando uma imagem vale mais que 1000 palavras...

A Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com agradecem publicamente ao autor desta imagem, prometendo apenas continuar a dar o seu melhor em todas as suas actuações dentro e fora do nosso país.

domingo, 16 de setembro de 2007

[Ayamonte 2007] A Banda do Samouco fora de serviço

Em serviço ou fora dele, a Banda do Samouco é um conjunto de pessoas fortemente unidas com um gosto comum: fazer música.

Desde cedo que no seio da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense se foi construindo um ambiente acolhedor entre todos os que se deslocam ou passam pela cidade de Ayamonte durante as Festas das Angústias, sejam eles músicos, amigos ou acompanhantes.

Fruto da experiência que é saber que as atenções têm que estar constantemente focadas nos músicos, factores como o apoio permanente nos serviços, a alimentação, os horários, etc. não são descorados. Estas exigências obrigam a uma coordenação bastante rigorosa por parte da vasta equipa de apoio.

Levar a Banda do Samouco até terras andaluzas é uma operação extraordinariamente complexa. A preparação de toda a logística incluindo bagagem, instrumentos, fardamentos, material de cozinha, alimentação, etc. para largas dezenas de músicos tem início várias semanas antes. Se adicionarmos o sobrecarregado mapa de serviços que a Banda do Samouco tem cumprido nesta época de 2007, resta-nos deixar aqui uma palavra de especial apreço a todos os elementos da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e ajudantes, que sem o esforço dos quais nada teria sido possível.

Um dos pilares mais importantes para todos os músicos em Ayamonte é a alimentação. Conscientes disso desde a primeira hora, a direcção desta casa portou-se ao mais alto nível. O http://bandadosamouco.blogspot.com deixa aqui uma palavra de apreço à srª Maria do Carmo Gonçalves e à srª Paula Belides, cozinheiras responsáveis pelas belas refeições servidas ao longo dos 6 dias: nem mesmo as fabulosas sobremesas faltaram!

Em momentos de maior descontracção, músicos, maestro, directores, acompanhantes e amigos da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense convivem em igual plano e de forma uniforme, resultando daí uma grande interacção entre todos. O resultado é um ambiente de convívio único, só possível em Ayamonte numa banda como a do Samouco.

Várias dezenas de samouqueiros em férias na região decidiram aparecer nos serviços e/ou fora dos mesmos para saudar a Banda da sua terra. O momento que a seguir apresentamos foi registado no sábado à noite (já com 5 dias de serviços acumulados), precisamente na véspera do regresso a Portugal e no sítio onde a Banda de Música ficou alojada. Nesta altura, cerca de centena e meia de pessoas ligadas à Banda do Samouco marcaram presença no recinto. O Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Dr. Luís Franco e o Vereador do pelouro da Cultura Dr. Paulo Machado também estiveram presentes.

É com orgulho e autoridade que se pode afirmar que a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense defendeu em todas as frentes, com esforço e máxima responsabilidade o bom nome da instituição, da vila do Samouco e do concelho onde se insere. E assim há-de continuar durante a presente temporada, a próxima e muitas mais. Ninguém pára a Banda do Samouco!

sábado, 15 de setembro de 2007

[Ayamonte 2007] Banda do Samouco em serviço

O http://bandadosamouco.blogspot.com mostra em fotoreportagem alguns momentos recolhidos durante os serviços da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense que ainda não tinham sido noticiados neste espaço:

- 6ªFeira dia 7 pela manhã:
Desfile pelas principais ruas da cidade de Ayamonte:

- Sábado dia 8 pela manhã:
Desfile festivo pelas ruas de Pozo del Camino:





- Domingo dia 9 pela manhã:
Desfile de Gigantes e Cabeçudos:

- Ao início da tarde:
Recepção da Banda pelas autoridades:


Com actualizações fotográficas em algumas das reportagens já lançadas, entra desta forma na recta final da cobertura que o http://bandadosamouco.blogspot.com preparou para os seus leitores.
Fruto do árduo trabalho de uma vasta equipa com inteiro sentido de responsabilidade, esforço e dedicação, esta cobertura das Fiestas de las Angustias inovou por emitir via Internet reportagem em cima do acontecimento, por estar acessível a todos a partir de qualquer parte do mundo e por esclarecer todos quantos têm natural curiosidade acerca do trabalho desenvolvido em actuações de tão elevado nível e responsabilidade executadas pela Banda do Samouco, como foi o caso de toda a participação nas principais celebrações festivas da cidade de Ayamonte durante 6 dias consecutivos.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

[Crónica] Moita do Ribatejo - Grandiosa Corrida de Toiros à Portuguesa

Crónica por Ana Sofia Oliveira, cronista tauromáquica http://bandadosamouco.blogspot.com;
Fotos por João Silva, Director de Fotografia do serviço Naturales - Correio de Tauromaquia Ibérica:
Esta 5ª Feira todos os caminhos foram dar à Moita do Ribatejo: palco de um cartel fortíssimo, este foi um dos pontos altos da Feira Taurina a decorrer na vila ribatejana. Com lotação esgotada, a Praça de Toiros Daniel do Nascimento encheu-se de emoção e suspense durante cerca de 3 horas e meia. O cartel foi composto pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Vítor Ribeiro, Sónia Matias, Gilberto Filipe e João Moura Caetano. Forcados do Aposento da Moita a solo comandados pelo cabo Tiago Ribeiro para um curro de 6 Toiros da Herdade de Pégoras. A Banda do Samouco abrilhantou este magnífico espectáculo.

No início da corrida foi respeitado um minuto de silêncio pelo desaparecimento do ganadero António José da Veiga Teixeira. Foi realizada uma breve homenagem ao antigo empresário da praça Daniel do Nascimento José Lino assim como a Guilherme Pereira.

Sobre a corrida propriamente dita:

1º Toiro - Luís Rouxinol
Lide: "España Cañi" - Solo de Pedro Carvalho
Volta de Agradecimentos: "Ecos de Aragón"
Perante um exemplar de 502kg, de início a sorte não sorriu a Rouxinol: foi um toiro desinteressado no cavalo e mais atento às tábuas aquele que entrou em praça, despertando apenas alguma da sua bravura após a cravagem do primeiro comprido. Após câmbio de cavalo, foi já nos curtos que o cavaleiro conseguiu mostrar a sua classe, sempre colado ao seu oponente e entregando-se à lide. Entre os melhores ferros fica a excelente nota para um violino, um ferro de palmo e um par de bandarilhas. Nota elevada para este cavaleiro.
Após 4 tentativas frustradas, fruto de sucessivos derroques, os Forcados do Aposento da Moita concretizaram a sua sorte ao 5º intento, já com o ajuda muito próximo do forcado Pedro Marques na cara. Ainda assim existiram alguns problemas em parar o seu oponente.
2º Toiro - Rui Fernandes
Lide: "Ayamonte"
Volta de Agradecimentos: "Paco Ojeda"
Na sorte saiu ao jovem cavaleiro um exemplar de 548kg com grande bravura, fixando-se desde início no cavalo. Começou bem com compridos bem colocados, mas já nos curtos o toiro desinteressou-se, não facilitando o trabalho a Rui Fernandes. Com algumas investidas bruscas por parte do cavaleiro, o toiro foi mostrando pouco interesse na colocação dos ferros, concentrando-se mais nos capas que estavam no interior da teia, mostrando sinais de mansidão. Após 6 curtos - um deles dedicado à Banda do Samouco já ao som do pasodoble Ayamonte - o jovem cavaleiro terminou a lide. Sem ter conseguido uma lide brilhante, há a lamentar a pouca sorte no toiro que lhe calhou esta noite.

Aposento da Moita: perante fortes arrancadas do seu oponente, as 4 primeiras tentativas foram desfeitas. Foi ao 5º intento e com 4 dos ajudas muito perto do forcado Gustavo Martins na cara que foi consumada a sorte, numa pega algo apagada.

3º Toiro - Vítor Ribeiro
Lide: pasodoble "Vítor Ribeiro" - Solos de Paulo Pancadas na voz principal e José Fontes na segunda voz
Volta de Agradecimentos: "La Puerta Grande"
Perante um toiro com 570kg, Vítor Ribeiro começou bem a lide cravando o primeiro curto logo à entrada do seu oponente em praça. Após cravar 3 compridos, o cavaleiro cambiou de cavalo e arrancou para um excelente ferro curto, executado com grande qualidade. Não tendo concretizado uma lide brilhante, Vítor Ribeiro ficou um pouco aquém das expectativas, pois mesmo com alguns ferros de belo efeito esperava-se um pouco mais deste jovem.

Deslumbrante pega do forcado João Camejo, conseguindo aguentar a velocidade e a força do seu oponente até às tábuas, onde os ajudas desempenharam muito bem o seu papel. Com a sorte a ser madrasta até então para com o grupo de forcados da vila, o público que encheu por completo a praça mostrou o seu agrado com uma demorada salva de palmas de pé ainda com o grupo na arena. O http://bandadosamouco.blogspot.com registou em vídeo esta magnífica pega e partilha-a em seguida com os seus leitores. Para ver clique aqui.

4º Toiro - Sónia Matias
Lide: "Forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete", com solo de Miguel Silva
Volta de Agradecimentos: "Chiclanera"
O exemplar reservado para Sónia Matias - com 512kg de peso - entrou em praça com grande velocidade, tendo assustado os presentes após a cravagem do 1º comprido. Nos curtos, Sónia esteve bem, colocando alguns ferros de bom efeito, sempre entregada à lide e com vontade e garra habituais no seu toureio. Não esteve no seu melhor na cravagem dos ferros mas há a destacar um bonito ferro de palmo, o qual mereceu muitos aplausos.

Na sua 4ª pega da noite, os forcados do Aposento da Moita não conseguiram consumar a pega à primeira. Sorte fechada ao segundo intento com Luís Fera dobrado por José Broega sem problemas de maior devido à baixa velocidade na investida.

5º Toiro - Gilberto Filipe (vencedor da Corrida das Figuras do Futuro da passada 2ª Feira)
Lide: "Alcochete Olé" com solo de Miguel Silva
Volta de Agradecimentos: "Campanera"
Gilberto Filipe entrou bem, conseguindo concentrar o exemplar de 590kg que lhe calhou em sorte no cavalo e sem demoras a colocar com qualidade o seu primeiro comprido. Perante um contratempo com o cavalo - que começou a coxear da pata direita) a lide não correu pelo melhor ao jovem da Atalaia: falhando alguns ferros e sem capacidade para dar a volta à lide, Gilberto Filipe acabou por estar aquém das expectativas.
Netinu Wen não conseguiu fechar a sua sorte à primeira, ficando mal tratado em arena, de tão forte que foi o derroque do toiro. Na segunda tentativa, os ajudas foram incapazes de fechar a pega. Pega consumada ao terceiro intento com os forcados muito próximos uns dos outros na recepção ao toiro. Netinu Wen saiu de maca após concretização da pega, tendo sido assistido na enfermaria da praça.
6º e último toiro - João Moura Caetano
Lide: "Torero Cale" com Solo de Pedro Carvalho na voz principal e José Fontes na segunda voz
Volta de Agradecimentos: "Recuerdos de Mondariz"
Com 554kg de peso, o derradeiro da noite teve Moura Caetano a fazê-lo rodar no centro da arena sem nunca se tocarem. Recebeu os 2 primeiros compridos com cravagem correcta, esperando pelo toiro e depois cravando o ferro. Após câmbio de cavalo, o toiro desinteressou-se da lide, aproximando-se consecutivamente das tábuas após a cravagem de cada um dos curtos. João Moura Caetano sentiu dificuldades em gerir esta situação, pois não conseguiu evitar o tempo de espera exagerado entre a cravagem de cada ferro. Foi ao som de "Torero Cale" que cravou os seus melhores curtos, mas mesmo assim muito perto das tábuas. Fechou a sua lide com dois belos ferros de palmo. Esperava-se um pouco mais do jovem cavaleiro esta noite.
O Cabo Tiago Ribeiro fechou a noite para o Aposento da Moita à terceira tentativa: mesmo com o toiro a sacudir os ajudas com movimentos bruscos, este forcado segurou-se bem na cara do seu oponente até às tábuas, concretizando uma excelente pega. O http://bandadosamouco.blogspot.com partilha esta excelente pega em seguida: para ver, por favor clique aqui.

O http://bandadosamouco.blogspot.com dá-lhe a hipótese de ver neste espaço 4 momentos em vídeo registados nesta grandiosa noite de toiros: 2 excertos da Banda do Samouco e 2 pegas pelo Aposento da Moita:

Pasodoble "Vítor Ribeiro" (Dedicatória da Banda do Samouco ao jovem cavaleiro), com solos de Paulo Pancadas na voz principal e José Fontes na segunda voz:

Pasodoble "Paco Ojeda":

3ª Pega dos Forcados do Aposento da Moita:

6ª Pega dos Forcados do Aposento da Moita:
Quer ver mais fotos deste espectáculo? Conecte-se aqui ao serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica e veja a reportagem fotográfica completa pela objectiva de João Silva.

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.