domingo, 30 de dezembro de 2007

Samouco: O blog da Banda, seu mentor e colaboradores

Dia 1 de Dezembro de 2007: No decorrer da Sessão Solene a propósito do 88º Aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, Ferreira Teixeira - na qualidade de Presidente da Direcção desta casa - afirmou a determinada altura do seu discurso o seguinte:
"Com a ajuda do nosso colaborador e músico Pedro Rodelo apostámos nas novas tecnologias criando um sítio na Internet de fácil utilização, tornando possível dar a conhecer o que se passa no seio desta colectividade em qualquer parte do mundo. O bandadosamouco.blogspot.com é um espaço multimédia onde se dá a conhecer todas as nossas actividades, fomentando-se ainda a troca de ideias entre utilizadores. Merecem também a nossa gratidão as dezenas de colaboradores que, directa ou indirectamente contribuem para a riqueza e aperfeiçoamento deste espaço e consequente aumento de qualidade."


O Presidente falou em dezenas de colaboradores: Cada pessoa tem uma história, uma ligação a este projecto. Sem ordem especial, eis o nome de algumas dessas pessoas que contribuiram durante 2007 para que este tudo isto fosse possível:
Ricardo Silva, Ana Patrícia Neves, Teresa Barbosa, Fábio Cruz, Dário Moura, Carlos Eduardo Silva, José Fontes, Eugenio Eiroa, João Silva, Patrícia Sardinha, João Ventura, Bela Chaves, Maria Judite Caetano, Pedro Mesquita, Lara Farrelo, António Bravo, Magda Reis, Carlos Catita, Fátima Cardoso, André Craveiro, Andreia Correia, João Lança, Inês Pinto, Sérgio Oliveira, Gisela Sequeira, António Ribeiro, Ana Sofia Oliveira, Nuno Belo, Carlos Jorge, Sofia Salvação, Fernanda Vila Cova, Pedro Carvalho, Bruno Gaivoto, Gonçalo Rodelo, Luís Vargas, José Sousa, Emanuel Fernandes, Fátima Vieira, Bruno Paixão, Rúben Supelos, Célia Godinho, José Margarido, António Dolores, Ana Santos, Valter Elias, Francisco Sequeira, Armando Rodelo, Cacilda Tavares, Paulo Gonçalves, Rodrigo Garcia, Paulo Pancadas, Clara Oliveira, Nuno Pereira, Tiago Labreca, Pedro Ribeiro, Hugo Reboredo, Maria do Carmo Gonçalves, Paula Belides, Carlos Casanova, Orlanda Vila Cova, Filipe Madrugo, João Cruz, Marisa Costa, Vítor Jesus, Aurélio Alegria, Ricardo Salvação, Manuel Cardoso, Dora Machado, João Bexiga, etc, e muitos anónimos que fazem chegar o seu contributo a esta casa, a este blog.

Este projecto, que tem nome de Banda, não é da Banda: é de todo um conjunto de pessoas que fomentam e tornam possível a existência de 9 actividades em desenvolvimento em simultâneo: Banda de Música, Escola de Música, Grupo Coral, Aulas de Piano, Aulas de Formação Musical, Ginástica na modalidade de Step-Localizada, Salsa nas modalidades de Salsa a Par e Ritmos Latinos e Hip Hop. Há 3 anos, aquando da inauguração das novas instalações da colectividade, muitos sentiram que esta casa merecia mais actividade, animação, cultura, recreio, desporto. Actualmente com mais de 850 associados efectivos, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense possui mais de 250 praticantes nas suas actividades e organiza eventos tais como o Mês da Música, Bailes de Carnaval, Baile da Pinha, entre outras iniciativas de cariz diversificado.

Todo o elenco directivo com destaque para Manuel Ferreira Teixeira, Rafael Godinho, José Luciano Vila Cova, César Rodelo, José Pereira, Manuel Angélico, Nuno Marques e João Mocho possuem preocupações várias com todo o tipo de aspectos ligados directa ou indirectamente com este serviço, tornando-o simplesmente possível, até porque por detrás de um projecto desta envergadura existe uma instituição dirigida por pessoas extremamente lutadoras, trabalhadoras, empenhadas e capazes de desempenhar uma missão nada fácil: trazer dinamismo a uma pequena vila, contrariando energicamente a tendência de decadência de valores sócio-culturais que actualmente teima em vigorar.

Em meu nome e em nome de uma muito mais extensa comunidade atenta de leitores que nos lêem, o meu muito obrigado.
E que 2008 seja um grande ano para a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense!

Pedro Rodelo
Músico da Banda e Webmaster http://bandadosamouco.blogspot.com

sábado, 29 de dezembro de 2007

Janeiro de 2008 na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

O próximo mês de Janeiro começa... em Dezembro. Baralhado?

A Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense celebrará a passagem de ano no seu novo Salão com muita animação e diversão ao som de Ivo Alan, esta segunda-feira dia 31 a partir das 22 Horas. A colectividade disponibilizar-lhe-á champanhe, bolo-rei e noite dentro caldo verde bem quentinho.
Em termos de lotação a sala está já muito bem composta, mas ainda existem lugares: se ainda não sabe onde vai fazer na sua passagem de ano e quer vir entrar em 2008 connosco tem todo este fim de semana para decidir: para se inscrever dirija-se à nova Sede (Rua Francisco Domingos Taneco) e fale com qualquer um dos Directores ou à sede velha (Praça José Coelho) e entre em contacto com os responsáveis do serviço de bar.

Mas em Janeiro vai acontecer muita coisa: o regresso de todas as actividades depois de férias: Salsa a Par, Ritmos Latinos, Ginástica Step-Localizada, Escola de Música, Aulas de Piano e Formação Musical e por fim o Grupo Coral. As aulas de Hip Hop terão a sua grande estreia na terça-feira dia 8 de Janeiro pelas 20 Horas: com aulas ministradas pela experiente e simpática professora Andreia Correia, esta modalidade regressa com mais vitalidade que nunca ao novo salão da S.F.P.L.S.. Todas as informações podem ser consultadas aqui. Todas as actividades acima mencionadas estão a admitir novas inscrições.

A Banda de Música não pára: já dia 5 de Janeiro de 2008 terá a grande responsabilidade de assegurar a componente musical de uma das mais importantes Festas de Reis andaluzas em Alosno, província de Huelva, no país de nuestros hermanos (saiba tudo aqui); Domingo, dia 13 marcará presença na cidade do Barreiro, onde realizará um concerto de Ano Novo.

Janeiro será também o mês de preparar tudo o que diz respeito aos Bailes de Carnaval na Sociedade F. P. L. Samouquense. Nos dias 1, 2, 3 e 4 de Fevereiro, os Aguarela subirão ao palco para 4 grandiosos bailes. O http://bandadosamouco.blogspot.com pode adiantar em primeira mão que se vai inovar este ano: afinal de contas 2008 é um ano especial, pois os Aguarela completam 20 anos de existência.
Neste blog vamos realizar ao longo do mês algumas edições especiais recuando no tempo e mostrando muito do que em tempos se fez nesta vila e que a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense teimosamente trabalha para não deixa apagar.

São 10 actividades e um blog a trabalhar para si: motivos mais que suficientes para que fique ligado a nós desse lado durante Janeiro e todo o ano de 2008.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

[Análise Estatística] 15000 visitantes - alguns dos números por detrás deste blog

28 de Dezembro de 2007: o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com atinge 15000 visitantes, aproximando-se das 50000 páginas vistas.

Apresentamos em seguida alguns dos números que estão por detrás deste serviço:
  • Ainda que se esteja a comparar grandezas e realidades bem diferentes, os 15000 visitantes que agora se atingem representam 5 vezes e meia mais a população da pequena vila à beira Tejo plantada que dá pelo nome de Samouco, da mesma forma que supera largamente o número de habitantes de todo o Concelho de Alcochete (Fonte: Censos 2001);
  • Uma em cada seis pessoas que acedem a este serviço não o fazem de território português;
  • O top12 dos países que mais acedem a este serviço é constituído por ordem decrescente da seguinte forma: Portugal, Espanha, Brasil, Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha, Finlândia, França, Holanda, Suíça, Canadá e México:
  • Neste serviço existem 203 notícias online, das quais resultaram 183 comentários;
  • Os últimos 30 dias representaram uma consolidação dos números nos acessos ao blog, tendo existido mais de 3000 acessos dos quais cerca de 1000 foram novos acessos, de onde resultaram resultaram mais de 7000 páginas vistas;
  • O canal de vídeo bandadosamouco existente no Youtube e criado para interagir com este blog possui neste momento cerca de 138000 visionamentos em 122 vídeos, os quais geraram exclusivamente neste serviço de vídeo 93 comentários vindos de 17 países em 7 idiomas diferentes. Este canal possui 22 pessoas que já subscreveram o serviço de vídeo (o que lhe permite que semanalmente lhes chegue um email com as novidades do canal), tendo sido consultado mais de 2500 vezes;
  • Ainda no Youtube, o vídeo mais visto aproxima-se dos 8000 visionamentos; o vídeo mais comentado possui 8 comentários, com a particularidade de serem em 6 idiomas diferentes;
Estes são os números com que este serviço entra no novo ano. 2008 vai ser um ano repleto de desafios, de iniciativas e de coisas novas.
O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com estará cá para lhe mostrar tudo o que mais importa acerca de toda a actividade sócio-cultural que a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense vai continuar a desenvolver.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

[Youtube] Grupo Coral SFPLS - Concerto de Estreia ainda melhor

Num mês absolutamente memorável para a mais jovem das formações da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com vem desta forma apresentar uma nova ferramenta disponibilizada no serviço Youtube: numa única janela e exibido de forma consecutiva, todo o concerto de estreia do Grupo Coral em 8 temas, mais o tema conjunto com os Padrinhos - Grupo Coral Luísa Todi - e ainda o tema "Um Grande Natal" interpretado em conjunto com a Banda da casa, na semana seguinte à estreia.

Para ver o concerto na íntegra nada mais simples: carregue no botão "Play" no centro da janela que apresentamos abaixo e deixe-se embalar pelas melodias do nosso Grupo Coral: um a um são 10 temas para tornar esta época ainda mais especial.

E o Canal Bandadosamouco no Youtube também está diferente: veja porquê aqui.

Boas Festas!

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

"Momentos 2007" - 365 Dias em 3 Minutos

Num dia especial como o dia de Natal, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com orgulha-se de apresentar um dos mais completos e demorados trabalhos de sempre na ainda curta vida deste blog:

Hoje também nós temos um presente para si: enquanto 2008 não chega para que o serviço Youtube se transforme num verdadeiro serviço de vídeo em alta definição, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com volta a surpreender facultando aos leitores interessados esta apresentação em alta definição. Para tal, basta que nos envie um email para bandadosamouco@gmail.com solicitando que quer ter o vídeo "Momentos 2007". Ser-lhe-á dado um link e uma password para fazer a descarga da apresentação em qualidade máxima, esteja você no Samouco, em Madrid, São Paulo, Macau ou Sidney.
Sempre que se justifique e que nos seja possível, este serviço disponibilizará serviços inovadores tirando partido das mais valias que a banda larga potencia.

Da parte que nos toca, resta-nos desejar-lhe um óptimo dia de Natal!

domingo, 23 de dezembro de 2007

Mensagem de Natal e Ano Novo do Presidente da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Tem a palavra Ferreira Teixeira, Presidente da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:


O ano de 2007 foi um ano de múltiplas realizações e alegrias para a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. Importa reflectir sobre as mesmas e concluir com satisfação que esta instituição teve o mérito de alcançar patamares superiores de excelência, relevância e crescimento, os quais continuam a merecer aplausos e felicitações de inúmeras pessoas, dentro e fora de Portugal. Todo este êxito se deve à dedicação e cooperação de muita gente: Músicos, Maestro, Formadores, Maestrina, Coralistas, Professoras de Ginástica e Salsa, alunos de todas as Modalidades, construtor do Blog, pessoal da cozinha e a uma imensa massa associativa. Destaco por último o apoio das instituições oficiais e muito especialmente toda uma Direcção dinâmica e muito trabalhadora, a qual se empenhou para que tudo isto fosse possível.


Como Presidente desta colectividade quero desejar a todos quantos estão ligados a esta casa, seus familiares, amigos e restantes instituições votos sinceros de um Feliz Natal e que 2008 seja um ano repleto de muitas e boas realizações.


O Presidente da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense,
Ferreira Teixeira

sábado, 22 de dezembro de 2007

Hip Hop de regresso em grande estilo à Sociedade F. P. L. Samouquense

Indo ao encontro de numerosas solicitações, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense proporciona o regresso da Classe Hip Hop já na próxima terça-feira dia 8 de Janeiro às 20H. As aulas serão leccionadas pela professora Andreia Correia no novo salão da Colectividade.

O Hip Hop é uma vasta cultura na qual a dança ocupa uma larga vertente. A dança Hip Hop prima por uma combinação da técnica do movimento com a expressão corporal através de uma musicalidade que pode atingir uma larga escala de variedade, na base de um estilo livre e descontraído.

As aulas serão leccionadas pela experiente professora Andreia Correia, estudante no 2º ano do curso de Fisioterapia. A jovem possui Certificado de Dança Contemporânea e de Dança Brasileira pela Academia de Artes e descobriu no Hip Hop uma cultura da qual fazem parte ritmos bastante diversificados (como a ragga, o locking ou o Free Style). É praticante de Hip Hop há 5 anos e de dança há 13.
Fez alguns work-shops de Hip Hop e pertence ao grupo G-Motion do Ginásio Clube do Montijo, classe sénior, no qual atingiu o 6º lugar no Campeonato Nacional da Federação de Fitness, e o 2º Lugar na Taça de Portugal da Federação de Fitness na época 2006-2007.
É Professora de "Ritmos" no Ginásio Clube do Montijo – época 06/07 – a senhoras com mais de 25 anos, e actualmente Professora de Hip Hop das classes 6-10 anos e 11-15 anos, no mesmo ginásio (em parceria com a Prof.ª Ana Pereira).


As aulas vão começar na próxima terça-feira na nova Sede da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense (por detrás da escola primária no Samouco) e acontecerão todas as 3ªs Feiras das 20 às 21 Horas. O preço é bem acessível: 8€ mensais.

As inscrições estão abertas não só para o Hip Hop mas para todas as actividades na S.F.P.L.S.. Para se inscrever ou obter mais informações sobre estas ou outras modalidades (aulas de Salsa a par / Ritmos Latinos, Escola de Música, Ginástica Step-Localizada, Aulas de Piano / Formação Musical) pode dirigir-se à nova sede da Colectividade de 3ª a 6ª Feira entre as 20 e as 23 Horas, telefonar para o 21 231 63 32 ou se preferir envie um email para o seguinte endereço de correio electrónico: bandadosamouco@gmail.com.

Entre na onda: inscreva-se e venha praticar Hip Hop na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense!

[Reveillon 2007-2008] Grandioso Espectáculo na Sociedade F. P. L. Samouquense

Dia 31 de Dezembro pelas 22 Horas, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense irá apresentar um grandioso espectáculo de passagem de ano. Familiar de grandes músicos da nossa praça, Ivo Alan animará este serão especial no grande salão da colectividade, onde não irá faltar espumante para celebrar o novo ano, caldo verde bem quentinho servido na hora certa e o tradicional bolo-rei.

Ivo Alan começou na música juntamente com a sua irmã Ruth Marlene. É portador de um vasto currículo musical, tendo participado em vários projectos: fez parte do grupo "Meia Lua", dupla "Tânia e Tiago", "Ivo Davi" e as "Doce Veneno" e do duo "Sem Limites", participando com estas formações em vários programas de televisão. Possui 4 trabalhos discográficos editados: "Sem ti", "Teu coração piarata", "Luz, Sol e Mar" e finalmente "Não aguento esta paixão".

Agora a solo, Ivo Alan é organista e vocalista e anima festas e arraiais pelo país fora, interpretando música de vários estilos tais como Kizomba, Pop, Forrô, Popular, entre outros.

O preenchimento das vagas no salão da Sociedade F. P. L. Samouquense decorre a bom ritmo. Pode já fazer a sua reserva ou pedir mais informações contactando qualquer elemento da Direcção, através do telefone 212316332 ou enviando um email para bandadosamouco@gmail.com: o serviço de email tem-se revelado como uma opção bastante prática para muitas pessoas que querem reservar o seu lugar neste espectáculo.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

[Imprensa Regional] Celebrações Natalícias na S.F.P.L.S. em destaque no Jornal "Zona Rural"

Banda de Música e Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense presentearam uma numerosa assistência com um Concerto de Natal no passado dia 16 de Dezembro na sua nova sede. O Jornal "Zona Rural" esteve presente neste acontecimento e à sua equipa foi feita uma visita guiada às instalações pelo Presidente da Direcção da S.F.P.L.S.. Esta publicação entrevistou os responsáveis pela direcção da Banda Filarmónica e Grupo Coral. O http://bandadosamouco.blogspot.com reproduz em seguida ambas as entrevistas feitas por este periódico:

Entrevista a Sérgio Oliveira, Maestro da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:
Zona Rural: Maestro, há quantos nos dirige os trabalhos da Banda Filarmónica da S.F.P.L.S.?
Maestro Sérgio Oliveira: Há onze anos que dirijo esta Banda.
Z.R.: Quantos elementos compõem actualmente a Banda?
M.S.O.: À volta de quarenta elementos integram a Banda da S.F.P.L.S., todos amadores.
Z.R.: Os músicos foram formados “na casa”?
M.S.O. : Sim, os nossos músicos foram formados “na casa”, escola amadora, no fundo.
Z.R.: A grande maioria das vossas actuações decorre a nível tauromáquico?
M.S.O.: Sim, a grande maioria das actuações. São muitos anos a tocar música taurina.
Z.R.: Como foi a experiência de conjugar a vossa actuação com a do Grupo Coral da S.F.P.L.S.?
M.S.O.: A experiência é óptima. O grande “senão” são os ensaios. Tivemos cinquenta actuações, os músicos ainda não tiveram férias. A junção dos vários grupos que integram a sociedade é sempre algo positivo. Estamos a pensar juntar também a Banda com o grupo de dança da S.F.P.L.S. Tentamos inovar.

Entrevista a Gisela Sequeira, Maestrina do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:
Zona Rural: Com que periodicidade decorrem os ensaios do Grupo Coral Misto da S.F.P.L.S.?
Maestrina Gisela Sequeira: Os ensaios têm lugar dois dias por semana, às quartas e sextas-feiras, entre as 21.00 e as 23.00horas.
Z.R.: Quantos elementos femininos e masculinos integram este Grupo Coral?
M.G.S.: Diria que cerca de 2/3 são mulheres e 1/3 são homens, num total de cerca de 35 elementos.
Z.R.: Há quanto tempo decorrem os trabalhos de preparação e ensaio do Grupo Coral?
M.G.S.: Já começámos a trabalhar há um ano e o nosso repertório abarca composições em Espanhol, Alemão, Francês, Inglês e Português. Os temas interpretados vão desde a época Renascentista até ao Século XX.
Z.R.: Qual a formação do Grupo?
M.G.S.: Os membros do Grupo Coral da S.F.P.L.S. são amadores e estreantes.

Note-se que o "Zona Rural" é um jornal quinzenário sediado em Pinhal Novo (Concelho de Palmela) que cobre a actualidade noticiosa dos distritos de Setúbal e Évora. Dirigido e editado por Isabel de Almeida, esta publicação possui presença online sempre actualizada em http://jornalzonarural.blogspot.com. Pode também aceder directamente à notícia sobre a S.F.P.L.S. aqui.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

[Época 2008 - 1º Serviço] Banda do Samouco de regresso a Espanha

Para a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, a época 2008 arranca a 5 de Janeiro próximo: no primeiro Sábado de 2008, a Banda do Samouco estará em Espanha, mais precisamente na localidade de Alosno - Huelva, para o seu primeiro serviço na nova época.

Fonte: ViaMichelin.com
Alosno situa-se a 42 km da capital de província, Huelva. Esta localidade andaluza foi fundada no ano de 1444 quando, por razões ainda não muito claras, os habitantes se transladaram de um lugar chamado “El Portichuelo”, situado a poucos quilómetros de distância. Com a extinção dos senhorios em 1812, Alosno converteu-se em vila, conhecendo desde então anos sucessivos de esplendor e prosperidade, fruto da sua influência na Industria e no Comércio. Desde finais do século XIX até um passado recente, a economia de Alosno baseou-se fundamentalmente na extracção de minério, sector que desde há alguns anos caiu numa crise irrecuperável.

Tal como a maioria do povo espanhol, os alosneros celebram o nascimento de Jesus, a passagem de ano e a chegada dos Reis Magos vindos de oriente. Nesta quadra, destaque-se as diversas reuniões entre populares nas suas casas, onde se colocam os tradicionais presépios feitos com ramas recolhidas dias antes. São típicos os cânticos tradicionais da quadra evocados pelo povo e a “Cabalgata de Reyes”, onde entre miúdos e graúdos se reparte ilusão e fantasia. É precisamente na Cavalgada de Reis que a formação samouquense irá marcar presença.

Quatro meses após ter marcado presença nas Fiestas de Las Angustias 2007 na cidade espanhola de Ayamonte, a Banda do Samouco está de volta à Andaluzia. O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com estará em reportagem para lhe contar tudo acerca da presença da sua Banda de Música desde Alosno, trazendo-lhe também pormenores acerca das festividades locais.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Espírito de Natal descontraído no blog da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Bem para além dos concertos que ocorreram durante a iniciativa "Mês da Música" onde múltiplos temas de Natal foram interpretados, o espírito da quadra natalícia invade de múltiplas formas o serviço noticioso http://bandadosamouco.blogspot.com.

Desta feita um músico da Banda Filarmónica decidiu enviar-nos um presente, ligando a câmara durante uma brincadeira há dias. O resultado foi o que se pode observar no seguinte vídeo:

Apesar de irreconhecível, o músico é o jovem Fábio Cruz e pode ser visto sem disfarce em múltiplos vídeos e fotos que constam neste blog. O http://bandadosamouco.blogspot.com agradece o gesto de partilha ao músico e a todos quantos permitiram que este vídeo fosse possível.

Usando a música aliada à tecnologia como meios de comunicação que privilegiamos, esta é uma maneira diferente da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense lhe desejar a si um Santo e Feliz Natal.

domingo, 16 de dezembro de 2007

[FotoVídeoReport] Concerto de Natal pela Banda Filarmónica e Grupo Coral da S.F.P.L.S.

A Banda de Música e o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense proporcionaram esta tarde o tradicional concerto de Natal.

Na sua breve intervenção antes do espectáculo, Ferreira Teixeira - na qualidade de Presidente da Direcção da S.F.P.L.S. - enviou aos sócios e amigos da colectividade votos de boas festas, agradecendo a sua presença nas instalações da colectividade neste concerto que lhes foi dedicado.

Perante numerosa assistência e sob a Direcção da Maestrina Gisela Sequeira, o Grupo Coral - na sua primeira actuação após a estreia - interpretou 4 dos temas do seu repertório: "Dorme Menino", "Linda Noite", "Bist Du Bei Mir" e "Jingle Bells"; Por seu turno, sob a Direcção do Maestro Sérgio Oliveira, a Banda de Música (no seu 50º e último serviço em 2007) interpretou 3 temas do compositor Holandês Jacob de Haan e "Suite de Natal", um medley de temas da quadra natalícia com arranjo de Afonso Alves.

No final, o momento mais esperado: Banda Filarmónica e Grupo Coral interpretaram "Um Grande Natal", encerrando com chave de ouro o concerto que a colectividade dedicou a os sócios e amigos da casa.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com mostra em seguida vídeos de dois dos temas interpretados neste agravável serão:
"Suite de Natal" pela Banda de Música da S.F.P.L.S.:

"Um Grande Natal" em conjunto pela Banda e Grupo Coral da S.F.P.L.S.:

Mostramos também alguns momentos neste concerto captados pela objectiva de Carlos Silva, a quem agradecemos publicamente o excelente trabalho desenvolvido:




O Grupo Coral entra desta forma numas curtas férias, regressando ao trabalho no início de Janeiro. Quanto à Banda de Música não vai parar, pois terá serviço já no dia 5 de Janeiro de 2008. Durante esta semana, todos os pormenores sobre o arranque da época 2008 da Banda do Samouco aqui, no blog oficial de todas as actividades da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

[Report] Banda Filarmónica 1º Dezembro - Montijo em concerto na S.F.P.L.S.

O calor da música aqueceu todos quantos decidiram combater a vaga de frio que se faz sentir nesta região portuguesa com a sua presença nas instalações da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. No serão deste Sábado subiu ao palco da sala Francisco Domingos Taneco a Banda Filarmónica da Sociedade 1º de Dezembro, do Montijo.

Representando ao mais alto nível a sua instituição - a qual conta com mais de 150 anos de história - esta formação deslocou-se à vila do Samouco para proporcionar um serão agradável, com um magnífico concerto. Em cerca de 60 minutos, a formação dirigida pelo Maestro Jorge Lopes interpretou temas variados, onde nem mesmo um medley alusivo à quadra natalícia foi esquecido, fazendo as delícias do público presente.

Esta actuação da formação montijense insere-se na Iniciativa "Mês da Música" que a colectividade samouquense promove durante o corrente mês. Hoje mesmo prossegue o programa com um Concerto de Natal, onde actuarão a Banda de Música e Grupo Coral samouquenses. O espectáculo terá início às 16:30 Horas. Como sempre, a entrada é livre.

sábado, 15 de dezembro de 2007

[Programação] Concerto de Natal pela Banda de Música e Grupo Coral da S.F.P.L.S.

É já este Domingo dia 16 a partir das 16:30 Horas que as cortinas da sala Francisco Domingos Taneco se vão abrir para o concerto de Natal conjunto pela Banda de Música e Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, uma iniciativa dirigida a todos os sócios, familiares e amigos da colectividade.

As duas formações vão interpretar temas alusivos à quadra natalícia e não só. Assim, vamos ter o seguinte programa:

Grupo Coral da S. F. P. L. S.:
- "Dorme Menino"(arr. Gisela Sequeira, Natal Russo);
- "Linda Noite"(popular Algarve);
- "Bist du Bei Mir" (J. S. Bach / G. H. Stozel);
- "Jingle Bells"(tradicional).
Direcção: Maestrina Gisela Sequeira

Banda de Música da S. F. P. L. S.:
- "Ammerland" (Jacob de Haan);
- "Free World Fantasy" (Jacob de Haan);
- "Variazionni in Blue" (Jacob de Haan);
- "Suite de Natal" (Medley).
Direcção: Maestro Sérgio Oliveira

No final, ambas as formações irão interpretar "Um Grande Natal", um Medley de temas alusivos à quadra natalícia.

Relembramos que hoje (Sábado) pelas 21:30 Horas, a Sala Francisco Domingos Taneco recebe em estreia a Banda Filarmónica da Sociedade 1º Dezembro do Montijo para um muito aguardado concerto.

Todas estas iniciativas constam do Programa "Dezembro - Mês da Música" que a colectividade samouquense se encontra a organizar. O mês da música terá o seu encerramento com um grandioso espectáculo de passagem de ano no próximo dia 31, a partir das 22 Horas.

Qualquer um destes acontecimentos é uma excelente oportunidade para vir conhecer a decoração de Natal presente na nossa colectividade, criada por uma vasta equipa de coralistas comandada pela decoradora e também coralista Maria de Fátima Cardoso. Toda a iluminação criada na sala propositadamente para esta ocasião é da responsabilidade da equipa dirigida pelo Director Rafael Godinho. O http://bandadosamouco.blogspot.com adianta-lhe alguns dos muitos pormenores que pode desfrutar com a sua visita às instalações da nova sede da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:


Boas Festas!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

[Mês da Música] Fim de Semana repleto de acontecimentos na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Pelo 3º Fim de Semana consecutivo, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense leva a efeito vários eventos culturais, todos eles com o mesmo "fio condutor": a música.

Assim, já este Sábado pelas 21:30, a Sala Francisco Domingos Taneco recebe em estreia a Banda Filarmónica da Sociedade 1º Dezembro do Montijo, num serão onde esta formação irá dar um muito aguardado concerto. Este espectáculo consta da iniciativa Dezembro - Mês da Música, que a instituição samouquense se encontra a organizar.

Domingo pelas 16:30 horas é vez do Grupo Coral e Banda da casa presentearam os sócios da colectividade, familiares e amigos com um Concerto de Natal, onde ambas as formações vão interpretar vários temas alusivos à quadra natalícia. Para o Grupo Coral trata-se do 1º serviço após a sua apresentação oficial; já para a Banda será o 50º e último serviço na época 2007;

Por último, a passagem de ano: os dias passam "a correr"e este acontecimento aproxima-se a passos largos da sua concretização.
De salientar que, apesar das reservas de mesas prosseguirem a bom ritmo, continuam a existir vagas para o espectáculo que a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense se encontra a preparar no seu novo salão. O músico popular Ivo Alan estará em palco para animar uma noite que será certamente especial para todos quantos optarem por passar o Reveillon 2007-2008 nesta colectividade samouquense.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Pasodoble "Banda do Samouco" - Ecos após a estreia

Muito para além do que se falou após a estreia do pasodoble "Banda do Samouco", de Espanha - mais precisamente de Pontevedra (Galiza) - chegam as primeiras reacções ao pasodoble que António Labreca compôs propositadamente para a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. Eugenio Eiroa, profissional da comunicação há mais de 30 anos e Director do espaço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica, pronuncia-se da seguinte forma:

LA BANDA DO SAMOUCO ESTRENA EL PASODOBLE "BANDA DO SAMOUCO"

PONTEVEDRA - El pasodoble "Banda do Samouco" ya es una realidad. Obra de António Labreca, "Banda do Samouco" es un pasodoble con un espectacular solo de trompeta - nada fácil de interpretar - que nos recuerda por momentos la interpretación siempre dificultosa - pero gloriosa de ser lograda - del pasodoble "Nerva".
En día de aniversario, la Banda do Samouco estrenó, en plenas celebraciones sociales, su "Banda do Samouco", el pasodoble que es todo un homenaje y que estamos deseando escuchar en cualquier plaza de toros a donde acuda la celebérrima agrupación musical de la orilla Sur del estuario del Tejo.
Un pasodoble muy bien construído, que abrillantará plenamente cualquier faena en la que se interprete. Un pasodoble de marcado acento taurino, castizo y solemne, profundo y rotundo, desafiante y triunfante. Una pieza que vale la pena escuchar con atención. Tal vez un pelín largo, pero no seré yo -ignorante al fin y a la postre- quien ponga peros, sinó plácemes a António Labreca, a quien hay que felicitar por lo que ha logrado. Un brillante pasodoble. Oiganlo...
EUGENIO EIROA
(Pode ler o artigo completo neste espaço de informação taurina aqui)

De salientar que o próprio vídeo no Youtube possui dois comentários, o último dos quais chegado já nesta quarta-feira, vindo da Venezuela. Contrabarrera, um aficionado venezuelano e Webmaster do blog http://vivaelpasodobleylapoesia.blogspot.com, escreve o seguinte:
"Maravilloso pasodoble. Me gustaría saber quién es el autor y si existe la posibilidad de conseguir la partitura para banda. Me ha encantado. ¡¡¡Enhorabuena!!!"

Note-se que o pasodoble "Banda do Samouco" foi interpretado em público uma única vez no passado dia 1 de Dezembro, constituindo um dos pontos altos no concerto comemorativo do 88º aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

[VídeoReport] Grupo Coral S.F.P.L.S. - Concerto de estreia totalmente online

Num trabalho a todos os títulos inédito, o http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida a totalidade do repertório interpretado no passado Domingo pelo Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense no seu concerto de estreia: são 8 temas a solo e um tema interpretado em conjunto com o Grupo Coral Luísa Todi, convidados especiais que apadrinharam a estreia da nova formação samouquense no passado Domingo.

Por ordem de programa, apresentamos em seguida os vídeos:
1- "Venid a Sospirar al Verde Prado" (anónimo):

2 - "La Haut, Dessus Ces Côtes" (Stéphane Caillat):

3 - "Alecrim" (popular):

4 - "Simple Gifts" (adap. Aaron Copland):

5 - "Bist du Bei Mir" (J. S. Bach / G. H. Stozel) :

6 - "Linda Noite" (popular Algarve):

7 - "Dorme Menino" (arr. Gisela Sequeira, Natal Russo):

8 - "Jingle Bells" (tradicional):

"Noite Feliz" (Franz Gruber), tema interpretado em conjunto pelos Grupos Corais da S.F.P.L.S. e Luísa Todi:

Pode ver aqui 3 excertos da actuação do Grupo Coral Luísa Todi, interpretados nesta tarde muito especial.

[Estreia Grupo Coral S.F.P.L.S.] Actuação do Grupo Coral Luísa Todi

O Grupo Coral Luísa Todi apadrinhou a estreia do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense no passado Domingo, interpretando um repertório que variou entre o popular e o natalício.
O http://bandadosamouco.blogspot.com mostra em seguida aos seus leitores 3 dos temas que esta formação trouxe até à Sala Francisco Domingos Taneco, no Samouco:
1 - "Tia Anica de Loulé", tema com harmonia de Mário de Sampayo Ribeiro:

2 - "Paixão", tema de Rui Veloso:

3 - "Loucos de Lisboa", tema da Ala dos Namorados:

No final, os cerca de 70 elementos que compõem ambas as formações subiram ao palco da nova sede da colectividade para interpretar o tema "Noite Feliz":

A Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense agradece publicamente a presença do Grupo Coral Luísa Todi, presença que tanto honrou a instituição na hora do nascimento de uma das formações musicais mais desejadas dos últimos anos na vila do Samouco.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

[FotoReport] A Estreia do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Perante casa cheia e apadrinhados pelo Grupo Coral Luísa Todi, o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense fez a sua estreia oficial este Domingo, na nova sede da colectividade.

Ao início, o Presidente Ferreira Teixeira começou por manifestar a honra e satisfação de toda a Direcção na apresentação oficial do Grupo Coral da casa, referindo que esta formação surge fruto de um desejo antigo: ”já o saudoso músico e maestro Francisco Domingos Taneco tinha manifestado em tempos o forte desejo de ver um Grupo Coral dinâmico nesta casa”, afirmou. Destacou a união, o espírito de sacrifício, a atitude e a perseverança existentes em cada um dos mais de 30 elementos, fazendo votos para que o excelente trabalho desenvolvido pela exigente professora Gisela Sequeira corra pelo melhor. Agradeceu ainda à jovem maestrina o seu empenho com muito profissionalismo, o qual contribui de forma relevante para o desenvolvimento cultural desta instituição e da vila do Samouco.

Após a interpretação do primeiro tema da tarde, a coralista Maria Judite Caetano proferiu algumas palavras, salientando a concretização deste projecto musical o qual teve início a 2 de Outubro de 2006. Destacou o facto de nenhum dos coralistas possuir formação musical prévia, pelo que a persistência, dinamismo e profundo conhecimento da maestrina Gisela Sequeira foram fundamentais para a concretização deste projecto, mesmo atravessando situações complicadas.
A coralista Ana Coelho acendeu uma vela na árvore de natal presente na sala Francisco Domingos Taneco, simbolizando o nascimento do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.
O papel de Ferreira Teixeira foi enaltecido no discurso da coralista, visto que o Presidente da colectividade abraçou desde o primeiro momento este projecto de forma a transformar este sonho em realidade. “Tudo isto não teria sido possível sem o empenho da restante equipa directiva e sem a colaboração dos elementos da Banda de música da casa”, frisou.
O companheirismo e dedicação de Fátima Cardoso - sempre presente e disponível para colaborar com o Grupo Coral e com a colectividade - foi alvo de destaque: comandou muitas horas de trabalhos de decoração natalícia em toda a nova sede, pintou as gravatas dos coralistas e a própria doou o Quadro “Rosas”, do qual resultaram receitas que reverterão na compra de um piano que em breve estará na colectividade. Já na recta final do seu discurso, Maria judite Caetano referiu-se à honra e responsabilidade de estar em palco com o Grupo Coral Luísa Todi, o qual é também dirigido pela maestrina Gisela Sequeira e conta já com 46 anos de actividade.

Gisela Sequeira, numa breve intervenção, referiu-se ao repertório interpretado a 2, 3 e 4 vozes nesta estreia, o qual resulta de uma aprendizagem e evolução sólidas, visto que “nenhum dos elementos do grupo coral samouquense recebeu formação musical ou cantou em coro previamente”. Dia 9 de Dezembro de 2007 representou também a entrada de 4 novos coralistas: José Sousa (Tenor), Albertina Maceira (Contra Alto), Rosa Lobo (Soprano) e Marisa Palma (Soprano).

Apresentamos de seguida vídeos de ambas as actuações:
Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:
Clique aqui e veja os 9 vídeos que esta formação interpretou na sua estreia;

Grupo Coral Luísa Todi:
Clique aqui e veja 4 dos temas que esta formação interpretou na sua actuação;

Após a actuação do Grupo Coral Luísa Todi, Ferreira Teixeira – na qualidade de Presidente da Direcção da S. F. P. L. S. entregou ao Presidente do grupo coral convidado uma pequena lembrança, a qual regista a passagem desta formação pela colectividade samouquense. Sob regência da Maestrina Gisela Sequeira, seguiu-se a actuação em conjunto de todos os elementos de ambos os grupos corais com o tema “Noite Feliz”. Veja o vídeo aqui.


O nascimento do Coro misto da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense veio preencher uma lacuna cultural na vila do Samouco, representando um desafio para a Maestrina e coralistas e o realizar de um sonho para muitos membros associados. É objectivo deste Grupo Coral interpretar todo o tipo de repertório, desde o clássico ao popular, de forma a estar apto a responder a solicitações sócio-culturais para além dos calendarizados concertos anuais. Neste momento, o coro é formado por 35 elementos de ambos os sexos, existindo uma óptima dinâmica de trabalho e ambiente social. A Direcção do grupo está desde a sua formação a cargo da Maestrina Gisela dos Santos Sequeira.

[Grupo Coral S.F.P.L.S.] Antes da Estreia Oficial

Três e meia da tarde: a uma hora da estreia sente-se tensão no ar. Entre o palco e os camarins, os coralistas exprimem o que lhes passa na alma. "Achas que estou bem assim?" ou "O nó da minha gravata está como deve ser?" são frases ouvidas de forma repetida pelos bastidores do espectáculo. A voz entretanto aquecida contrasta com o "nó na garganta" de alguns.

No lado oposto do edifício, dezenas de pessoas chegam à rua Francisco Domingos Taneco. Entre uma bica, um taquinho, uma garrafa de água e dois dedos de conversa, aguarda-se a abertura de portas para se conseguir o melhor enquadramento para ver a mãe, o filho, a nora, a vizinha, a sogra, o pai, o amigo em tão aguardada estreia.
O presidente da Sociedade teima em não arredar pé dos bastidores, mostrando sem palavras o quanto especial é este dia também para ele. Os coralistas veteranos vindos da sede de distrito vão tranquilizando os estreantes, passando a confiança necessária para que nada falhe.

As portas da sala abrem-se: um murmúrio característico invade a sala Francisco Domingos Taneco, numa ocupação ordeira das mais de três centenas de lugares sentados. Em palco surge a ordem para cada um tomar o seu lugar. "Como estará a sala? Será que está muita gente?", perguntam várias das coralistas.

O momento está próximo: Ferreira Teixeira discursa um breve par de minutos, fazendo ainda mais suspense entre todos os coralistas. Um último olhar da maestrina é determinante: após 14 meses de trabalho, confiança e segurança é a mensagem ao abandonar o palco, ainda que por breves instantes. Fazem sinal para abrir o pano: um leve ruído mecânico começa-se a ouvir.

Segundo a segundo, abre-se o pano para o início de uma promissora carreira do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

[FotoVídeoReport] Comemorações do 3º aniversário da elevação do Samouco a Vila

A Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense acolheu as comemorações do 3º aniversário da elevação da Freguesia do Samouco a vila, as quais tiveram lugar este Domingo na sala Francisco Domingos Taneco.

O "Quintento Lusitano" foi a formação musical escolhida para abrilhantar a cerimónia, a qual contou na sessão solene com breves intervenções do Presidente da Junta de Freguesia do Samouco, Sr. António Almeirim e do Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Dr. Luís Franco.

O autarca da Vila do Samouco orgulhou-se da evolução da Freguesia ao longo das últimas décadas, destacando o desenvolvimento de importantes infraestruturas e consequente aumento da qualidade de vida que progressivamente se foi conquistando. Já na recta final da sua breve intervenção, salientou o papel da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense na divulgação do bom nome da vila através das suas actividades, com destaque para a sua banda filarmónica, referindo-se ainda ao http://bandadosamouco.blogspot.com como serviço na Internet que tem projectado o bom nome da terra aos 4 cantos do mundo.

Luís Franco começou a sua intervenção com um pedido de desculpas pela sua ausência na estreia do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, ocorrida minutos antes. No seu curto discurso, o autarca destacou alguns dos factores que permitiram a elevação da Freguesia do Samouco à categoria de Vila a 9 de Dezembro de 2004: "nem todas as localidades apresentam qualidades necessárias para serem elevadas à categoria de Vila, qualidades essas que se prendem com inúmeros factores de desenvolvimento e de qualidade de vida da população", afirmou.

Seguiu-se a actuação do grupo de metais "Quinteto Lusitano". Com um repertório vasto onde não foram esquecidos temas alusivos à quadra natalícia, esta formação esteve em palco durante cerca de 45 minutos.

No final, António Almeirim soprou as velas de um grande bolo de aniversário, simbolizando o 3º aniversário da elevação da Freguesia do Samouco a Vila.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida três excertos de temas interpretados pelo "Quinteto Lusitano" neste serão:
- "That's a Plenty" de Lew Pollack:

- "West Side Story" de Leonard Bernstein nos temas "Maria", "Tonight" e "I Feel Pretty":

- "We Wish You a Merry Christmas", com arranjo de John Rutter:

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

"Quinteto Lusitano" nas comemorações do 3º Aniversário da elevação do Samouco a vila

Em colaboração com a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, terão lugar este Domingo pelas 18:00 as comemorações do 3º aniversário da elevação da Freguesia do Samouco a vila nas instalações desta colectividade.

O "Quintento Lusitano" foi a formação escolhida para abrilhantar a cerimónia, a qual contará com breves intervenções do presidente da Junta de Freguesia do Samouco, Sr. António Almeirim e do Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Dr. Luís Franco.

Acerca do "Quinteto Lusitano", esta jovem formação é constituída pelos músicos Abílio Coelho (trompete), Pedro Carvalho (trompete), Ângelo Caleira (trompa de harmonia), Fernando Palacino (trombone) e Pedro Florindo (tuba).

O quinteto apresentará o seguinte repertório:
- "Ain't Misbehavin" de Fats Waller com arranjo de Lee Noris;
- "Blues" de Richard Robee;
- "West Side Story" de Leonard Bernstein nos temas "Maria", "Tonight" e "I Feel Pretty";
- "Oh No!" de Jeffrey Agrell;
- "That's a Plenty" de Lew Pollack;
- "Joy to the World" de R. Roblee;
- "The Christmas Song" de R. Roblee;
- "We wish you a Merry Christmas", com arranjo de John Rutter.

Relembramos que antes desta cerimónia ocorrerão pelas 16:30 a apresentação oficial do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, apadrinhados pelo Grupo Coral Luísa Todi.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

[Este Domingo] Apresentação Oficial do Grupo Coral da Socidade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense


No Próximo Domingo dia 9 de Dezembro pelas 16:30, o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense fará a sua apresentação oficial nas instalações da colectividade, no Samouco. O Grupo Coral Luísa Todi apadrinhará esta estreia, actuando em conjunto com a formação da casa.
Pelas 18:00 Horas, numa iniciativa da Junta de Freguesia do Samouco em colaboração com a Sociedade F. P. L. Samouquense actuará o Grupo de Metais "Quinteto Lusitano", a propósito da celebração do 3º aniversário da elevação da Freguesia do Samouco a vila.

Gisela Sequeira dirige desde a sua fundação em Outubro de 2006 o grupo coral samouquense, formação que conta actualmente com 35 elementos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 17 e os 70 anos. Após mais de um ano de intenso trabalho, a professora realça que "trabalhar no Samouco com os elementos do Grupo Coral tem sido um grande desafio ao longo do último ano, o qual vai culminar no espectáculo de apresentação do próximo Domingo".

Recorde-se que a Maestrina do Grupo Coral Samouquense é também Directora Artística e Maestrina Titular do Grupo Coral Luísa Todi, funções que acumula desde Outubro de 2007. Lecciona as disciplinas de Formação Musical, análise e Técnicas de Composição e Coro na Academia de Música de Alcobaça e na Fundação Musical dos amigos das Crianças (Lisboa). É também directora Pedagógica da Academia de Música de Alcobaça. Na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense acumula 3 actividades: Maestrina do Grupo Coral e professora de piano e formação musical.

domingo, 2 de dezembro de 2007

[Mês da Música] Dia da Dança na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Por ocasião do seu 88º aniversário e integrado no mês da música que a Sociedade Filarmónica Progresso Labor Samouquense se encontra a organizar durante todo o mês de Dezembro, decorreu este Domingo o dia da Dança com a participação de largas dezenas de jovens nas instalações desta colectividade no Samouco.

Estiveram presentes alunos de Hip Hop do movimento "G-Motion" pelo Ginásio Clube do Montijo, alunos do Estúdio Coreográfico da Escola de Danças Sociais e Artes do Espectáculo em Kizomba e Salsa a Par e alunos da classe de Ritmos Latinos da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, num acontecimento repleto de alegria, ritmo, animação e diversidade.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida excertos em vídeo das 4 actuações:

Ginásio Clube do Montijo - Hip Hop - Movimento "G-Motion":

EDSAE - Estúdio Coreográfico - Kizomba:

Sociedade F. P. L. Samouquense - Ritmos Latinos:

EDSAE - Estúdio Coreográfico - Salsa:

Recorde-se que esta iniciativa contextualiza-se nas actividades de Salsa a par, Ritmos Latinos e Hip Hop que a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense desenvolve actualmente. Sob orientação da professora Inês Pinto, fique a conhecer em seguida as aulas de Salsa e Ritmos Latinos na Sociedade F. P. L. Samouquense. A partir de Janeiro de 2008 regressam à S.F.P.L.S. as aulas de Hip Hop, ministradas pela jovem professora Andreia Correia: todas as terças-feiras das 20 às 21 Horas, terão lugar no Samouco aulas repletas de animação, alegria e criatividade. Estas aulas terão um custo mensal de apenas 8€/mês.

As inscrições estão abertas: para se inscrever no Hip Hop, Aulas de Salsa a Par ou Aulas de Ritmos Latinos ou obter mais informações sobre estas ou outras modalidades (Ginástica Step-Localizada, Escola de Música, Aulas de Piano / Formação Musical) pode dirigir-se à nova sede da Colectividade no decorrer de qualquer outra actividade, ao bar de Sede Velha (Praça José Coelho - Samouco), dirigir-se directamente a qualquer elemento da Direcção da S.F.P.L.S., telefonar para o 21 231 63 32 ou enviar um email para o seguinte endereço de correio electrónico: bandadosamouco@gmail.com.

[ESPECIAL] Cobertura total do Mês da Música na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Dezembro de 2007 foi um mês de intensa actividade na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense: a Direcção desta colectividade organizou pelo 4º ano consecutivo o "Mês da Música": Bandas Filarmónicas, Grupos Corais, Salsa a Par, Kizomba, Ritmos Latinos, Hip Hop, Música Popular... tudo numa iniciativa como esta, tudo na vila do Samouco.
Apresentamos em seguida as notícias:

Sábado, 1 de Dezembro de 2007:
[Aniversário S.F.P.L.S.] Jovens Músicos pelas ruas do Samouco
[Aniversário S.F.P.L.S.] A Banda de Música nas ruas do Samouco em dia de Aniversário
[Aniversário S.F.P.L.S.] Sessão Solene
[Aniversário S.F.P.L.S.] Concerto de Aniversário

Domingo, 2 de Dezembro de 2007:
[Dia da Dança] Actuações do movimento "G-Motion" do Ginásio Clube do Montijo, Alunos do Estúdio Coreográfico da EDSAE - Escola de Danças Sociais e Artes do Espectáculo nas modalidades de Kizomba e Salsa a Par e a Estreia dos alunos de Ritmos Latinos da Sociedade F. P. L. Samouquense

Domingo, 9 de Dezembro de 2007:
[Estreia Grupo Coral S.F.P.L.S.] Antes da Estreia Oficial
[FotoReport] A Estreia do Grupo Coral da S. F. P. L. S.
[Vídeo Report] Grupo Coral S.F.P.L.S. - Concerto de Estreia totalmente online
[Estreia Grupo Coral S.F.P.L.S.] Actuação do Grupo Coral Luísa Todi

[FotoVídeoReport] Comemorações do 3º aniversário da Elevação do Samouco a vila

Sábado, 15 de Dezembro de 2007:
[Report] Banda Filarmónica 1º Dezembro - Montijo em concerto na S.F.P.L.S.

Domingo, 16 de Dezembro de 2007:
[FotoVídeoReport] Concerto de Natal pela Banda Filarmónica e Grupo Coral da S.F.P.L.S.

Passagem de ano 2007-2008: FotoReportagem do Reveillon na S.F.P.L.S.

Vídeos:
Consulte todos os vídeos disponíveis aqui

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.