sábado, 31 de maio de 2008

[Salsa a Par / Ritmos Latinos] A Estreia fora de portas das classes de Salsa da S.F.P.L.S.

Após a concorrida II Festa Dinâmica que ocorreu no passado dia 4 de Maio nas instalações da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, alguns alunos das classes de Salsa a Par e Ritmos Latinos desta instituição apresentaram-se esta noite em estreia fora de portas, mais precisamente nas Festas Populares de São Francisco.

Numa apresentação a par e a solo onde os estilos de Merengue, Salsa e Mambo estiveram presentes, a actuação destes alunos foi bastante aplaudida, agradando a uma vasta plateia de espectadores que assistiram a esta actuação.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida alguns dos momentos captados neste espectáculo:




De salientar que continuam abertas as inscrições para as turmas de Salsa a Par - Iniciados (5ªs Feiras às 21 Horas), Salsa a Par - Nível II (2ªs e 5ªs às 22 Horas) e Ritmos Latinos (Sábados às 11 Horas). Todas as aulas são ministradas nas novas instalações da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. Para mais informações, clique aqui.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

[Antevisão] Os 30 anos de Alternativa de João Moura no Campo Pequeno

Os 30 anos da história do toureio equestre que medeiam entre 10 de Junho de 1978 e 5 de Junho de 2008, têm como grande protagonista João Moura, tal tem sido a sua influência, que muitos até classificam de “Revolução Mourista”. Quando chegou à alternativa, concedida por Mestre David Ribeiro Telles, em Santarém, no distante 10 de Junho de 1978, a “Revolução Mourista” já estava em marcha. Na verdade, logo em 1976, na feira de Santo Isidro, em Madrid, Moura ganhara o troféu para o melhor cavaleiro e referendara toda a qualidade e inovação do seu toureio na corrida da Beneficência. Na primeira corrida, a 27 de Maio, lidou um toiro de Núncio, utilizando dois cavalos do ferro do “Califa de Alcácer”, que os aficionados ainda hoje recordam “Ferrolho” e “Importante”. Da segunda, a 10 de Junho, com um toiro de Bohorquez, ao qual cortou as orelhas, Moura sai lançado definitivamente para uma carreira ímpar que prossegue, na actualidade, com o empenho, profissionalismo e a vontade férrea do primeiro dia.

João António Romão Moura nasceu a 24 de Março de 1960, em Monforte. Oriundo de uma família com tradições tauromáquicas, pois é sobrinho e filho de ganaderos, dedicando-se ele também a esta actividade. Começou a tourear aos 10 anos, tendo-se estreado em Portalegre a 20 de Setembro de 1970 mostrando, desde logo, uma invulgar intuição para o toureio a cavalo, iniciando assim uma carreira triunfal. No Campo Pequeno estreou-se a 21 de Abril de 1974, alternando com Manuel Conde, Mestre Batista e Luís Miguel da Veiga. Depois da alternativa, João Moura tem percorrido triunfalmente todos os países onde a tauromaquia tem expressão, actuando em cerca de duas mil corridas e levantando bem alto a tradição equestre-tauromáquica portuguesa. A sua carreira valeu-lhe já o reconhecimento público, ao ser-lhe atribuído, em 1991, o grau de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial (Classe de Mérito Agrícola) com que foi distinguido pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

Se importante tem sido toda a carreira de João Moura, de grande relevância é, igualmente, o seu legado. Em primeiro lugar o legado que constitui a sua forma tão pessoal de interpretar o toureio equestre que influenciou jovens em todo o mundo taurino, alguns dos quais a ele já se juntaram na lista das figuras mundiais, como é o caso do rojoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza, que sempre refere publicamente as influências que recebeu do mestre português. Em segundo lugar o ter sido capaz de transmitir aos seus filhos, João e Miguel (cavaleiro-amador, de apenas 11 anos), toda a sua tauromaquia, dando-lhes ao mesmo tempo, espaço para evoluir e personalizar o seu conceito de toureio a cavalo. Por outro lado, soube ainda incutir nos seus sobrinhos João Augusto e Benito, respectivamente novilheiro em quem os aficionados portugueses depositam fundadas esperanças, e bandarilheiro, o gosto pelo toureio.

João Moura vai na noite da próxima quinta-feira ao Campo Pequeno comemorar, em família, e com toiros da sua própria ganadaria, uma efeméride da máxima relevância para o toureio a cavalo, acompanhado pelos seus dois filhos e pelos dois sobrinhos, numa simbiose que representa a apoteose do toureio na sua multidisciplinaridade.

terça-feira, 27 de maio de 2008

[Este Sábado às 21:30] Baile da Primavera na Sociedade Samouquense

Após os concorridos Baile da Pinha, Baile da Flor e Baile da Rosa realizados recentemente no Salão de Baile da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, esta colectividade retoma mais uma tradição apresentando já este Sábado dia 31 pelas 21:30 Horas o Baile da Primavera.

Em palco estará o trio "Nostalgia", Grupo de Baile composto por António Gaspar, Joaquim Miranda e Filipe Frade. Solicitados para abrilhantar numerosas festas e eventos um pouco por todo o país, este trio contém animação constante ao ritmo de estilos musicais tão diversos como o tango, o pasodoble, a valsa ou o cha-cha-cha, não esquecendo os melhores clássicos. Do passado musical dos três elementos fazem parte grupos de baile como "Os Cubanos", "Intróito", "Escala", "Andaluz", "Milénio", "Fruta Madura" e "Nova Geração", entre outros.

A Sociedade Samouquense e o serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com mostra-lhe agora o ambiente vivido do Baile da Pinha: para ver o vídeo desde já clique aqui.

Este Sábado pelas 21:30 Horas venha celebrar a Primavera a dançar no Samouco: a Sociedade Samouquense convida-o para um serão com boa disposição e muitas surpresas - não falte e venha dar um pezinho de dança no melhor salão de Baile da zona!

domingo, 25 de maio de 2008

[FotoVídeoReport] Moita do Ribatejo - Corrida da Feira de Maio 2008

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo:
Fotos por João Silva, Chefe de Fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:

Com um fim de semana molhado - o que originou inclusive o cancelamento da novilhada popular prevista para a véspera deste espectáculo - São Pedro decidiu ajudar, fazendo com que fosse possível acontecer uma agradável tarde de toiros. Perante meia casa actuaram na praça "Daniel do Nascimento" os cavaleiros João Salgueiro, Vítor Ribeiro e Manuel Lupi, que se apresentou nesta praça após a sua alternativa ocorrida no passado dia 8 de Maio. Os Forcados Amadores da Moita e de Cuba capitaneados respectivamente pelos cabos Fernando Rodrigues e José Horta asseguraram as pegas dos 6 toiros da tarde, num curro da ganadaria de António Silva.

João Salgueiro entrou em praça para lidar o primeiro da tarde. Com cravagem executada de forma correcta, o toiro foi-se fechando em tábuas criando crescentes dificuldades ao cavaleiro e ao natural desenvolvimento do seu toureio; já no derradeiro toiro, Salgueiro voltou a arriscar com invasões ao espaço do seu oponente, sentindo na pele consecutivas negações, não permitindo desta forma que o cavaleiro natural de Valada do Ribatejo rompesse para a emoção.

João Salgueiro

Vítor Ribeiro apresentou-se na Moita decidido a triunfar: o seu primeiro toiro deu jogo desigual, onde as fracas investidas do seu oponente foram determinantes para que o brilho na sua lide se fosse ofuscando; No derradeiro da tarde, o cavaleiro natural da margem sul do Tejo enfrentou alguma mansidão invadindo o espaço do seu oponente com ferragem executada de forma correcta. Nota de agrado para os últimos curtos, onde o melhor de Vítor Ribeiro ficou evidenciado.


Vítor Ribeiro

Manuel Lupi apresentou-se novamente em arenas lusas após a sua fabulosa alternativa no passado dia 8 no Campo Pequeno (veja a crónica multimédia deste espectáculo aqui). Perante um imponente exemplar, o jovem incutiu o seu cunho pessoal onde a qualidade e segurança em praça foram predominantes. Em terrenos do seu oponente foi conquistando sucessivos ferros de excelente nota, com o toiro a encostar-se cada vez mais às tábuas conseguindo criar algumas dificuldades na recta final da lide. No derradeiro da tarde, Lupi aplicou-se uma vez mais, com o toiro a dar jogo desigual impondo sucessivos entraves ao jovem cavaleiro natural da Barroca D'Alva. Ainda assim, o jovem cavaleiro consumou uma lide bastante razoável dadas as condições de toureio proporcionadas pelo curro de António Silva.


Manuel Lupi

Tiago Bernardo, Sérgio Santos e Ricardo Mota pelos Amadores da Moita selaram as suas sortes à primeira tentativa em pegas de bom registo.

O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida as pegas deste Grupo de Forcados:


Valter Guerreiro à 1ª, José Maria Rocha à 2ª e José Horta à 1ª consumaram as respectivas sortes em bonitas pegas.

O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida as pegas deste Grupo de Forcados:


A respeito da Banda do Samouco, apresentamos nesta que é a 31ª crónica tauromáquica multimédia - a 5ª na época 2008 - 3 excertos da actuação nesta tarde. "España Cañi", "Vitor Ribeiro" e "Nerva" foram os pasodobles escolhidos, os quais contém apontamentos a solo dos músicos Pedro Carvalho, Valter Vila Cova e Fábio Cruz:

quinta-feira, 22 de maio de 2008

[EXPO'98] 10 anos após a inauguração de um dos maiores acontecimentos de sempre em Portugal

22 de Maio de 1998 - um dia histórico para Portugal: era inaugurada a Expo'98:


"Os Oceanos - Um Património para o Futuro" foi o tema da última exposição mundial do século e milénio, a qual serviu igualmente para comemorar os 500 anos da chegada dos portugueses à Índia, numa viagem marítima que mudou a economia mundial, a geografia dos encontros de culturas e a comunicação entre os povos. Grande acontecimento cultural, científico, turístico e humano, a Expo'98 foi também uma festa na qual perto de 2 centenas de nações de todo o mundo marcaram presença naquele que foi também o ano internacional dos Oceanos por decisão da ONU - Organização das Nações Unidas.

A Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense participou neste evento na terceira semana de Setembro, onde centenas de espectadores presenciaram o concerto que o então e actual Maestro Sérgio Oliveira preparou especialmente para este acontecimento, participação que enobrece ainda mais todo o historial desta instituição.

Em 2008, a memória permanece bem viva: visitar o Parque das Nações é redescobrir o passado sempre de olhos postos no futuro, uma vez que a exposição criou uma nova centralidade na capital portuguesa: numerosos pólos empresariais e habitacionais foram ali entretanto desenvolvidos, em paralelo a todo um conjunto de estruturas criadas para a exposição mas projectadas no futuro.

Precisamente dez anos depois permanece a memória de um grande evento que mudou também a vida na margem sul. A pequena vila do Samouco - situada na margem oposta do Tejo de frente para toda a Expo'98 - viveu dias de grande evolução que mudaram para sempre o dia-a-dia de muitos os que habitam nesta região ou que entretanto decidiram passar a morar do lado de cá: a inauguração da Ponte Vasco da Gama em Março de 1998 foi e continua a ser um marco importante que aproxima as duas margens e que potencia numerosas evoluções à vista de qualquer pessoa que se desloque até à margem esquerda do rio Tejo.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

[Moita do Ribatejo] Feira de Maio com 2 grandiosos festejos taurinos

Este Fim de Semana a Praça de Toiros Daniel do Nascimento na vila ribatejana da Moita receberá 2 grandiosos espectáculos taurinos inseridos na tradicional Feira de Maio:

Sábado dia 24 de Maio pelas 17 Horas terá lugar uma novilhada popular, a qual contará com os cavaleiros praticantes Marcelo Mendes, Paulo D'Azambuja e João Soller Garcia e também com os novilheiros Jesus Dias "Fini", Gonaçlo Montoya e Manuel Dias Gomes. Capitaneados por Vasco Dotti, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca assegurarão as pegas deste espectáculo, onde 6 novilhos da Ganadaria Vila Galé entrarão em praça;

Domingo dia 25 de Maio pelas 17 Horas terá lugar uma sensacional corrida de Toiros, com a actuação em praça dos cavaleiros João Salgueiro, Vítor Ribeiro e Manuel Lupi, que se apresentará nesta praça após a sua alternativa ocorrida na memorável noite do passado dia 8 de Maio (veja a crónica multimédia deste espectáculo aqui). Os Forcados Amadores da Moita e de Cuba capitaneados respectivamente pelos cabos Fernando Rodrigues e José Horta assegurarão as pegas dos 6 toiros da noite, num curro da ganadaria de António Silva.

Musicalmente, ambos os espectáculos serão assegurados pelos elementos da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, sob condução do Maestro Sérgio Oliveira.

No próximo fim de semana já sabe: venha até à simpática vila ribatejana da Moita tomar o pulso ao melhor da festa brava em Portugal!

terça-feira, 20 de maio de 2008

[Actividades SFPLS] Salsa a Par e Ritmos Latinos estreiam-se fora de portas

Após a concorrida II Festa Dinâmica que ocorreu no passado dia 4 de Maio nas instalações da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, as Classes de Salsa a Par e Ritmos Latinos desta instituição estreiam-se fora de portas, mais precisamente nas Festas Populares de São Francisco.

A actuação de ambas as classes da Sociedade F. P. L. Samouquense ocorrerá no palco principal (Largo 1º de Maio) pelas 21 Horas do próximo Sábado dia 31 de Maio. Neste espectáculo de danças subirão ao palco logo em seguida o Grupo de Sevilhanas local.

De assinalar que a classe de Salsa a Par actua pela segunda vez na sua ainda curta mas meritória história. Já os ritmos latinos farão a sua terceira actuação. Ambas as classes (somadas à nova classe de iniciados na Salsa a Par) têm inscrições abertas, bastando dirigir-se à nova sede (Rua Francisco Domingos Taneco), à sede Velha (Praça José Coelho) ou enviando-nos um email para bandadosamouco@gmail.com. Os vídeos destas e de todas as classes que estiveram presentes na II Festa Dinâmica irão para o ar dentro de dias aqui neste blog: vai valer a pena ficar em sintonia com este espaço.

domingo, 18 de maio de 2008

[Depoimento] "De Espanha para Portugal, de Sevilha para o Samouco"

São múltiplas as reacções ao trabalho que a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense tem vindo a desenvolver nas suas actuais 12 actividades na área da música, desporto e recreio: Desde as Aulas de Salsa até ao Hip Hop, passando pela Escola de Música e nunca esquecendo a fortíssima aposta no Grupo Coral desta casa, as reacções não se fazem esperar, havendo mais de 400 comentários provenientes de 21 países online, divididos entre blog e canal de vídeo, número este que exclui as múltiplas reacções presenciais que os elementos da Direcção recebem de forma constante dentro e fora da Vila do Samouco.

Porém, há mensagens que merecem natural destaque: pelo seu teor, pela forma clara com que as ideias são expressas, pelo que transmitem. A mensagem que apresentamos de seguida refere-se ao trabalho que a Banda do Samouco tem desenvolvido de forma contínua, em especial ao longo do último ano.

Rafael Fernández Aguilar escreve-nos a partir de Sevilha e dirige-se até nós através do serviço Naturales - Correio de Tauromaquia Ibérica: ao desconhecer o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com e a forma de nos fazer chegar o que pensa (comentários ou pelo email bandadosamouco@gmail.com) acerca da nossa Banda de Música, dirigiu-se ao Director do serviço tauromáquico luso-espanhol. Prontamente o Sr. Eugenio Eiroa (Director do Naturales) fez-nos chegar a mensagem que passamos a reproduzir na íntegra:

Queridos amigos :
Somos muchos ya los españoles que sentimos especial satisfacción al comprobar que, cada vez más, artistas y agrupaciones portuguesas son llamados - y en algunos casos, como el vuestro, repitiendo año tras año - a protagonizar momentos importantes de nuestras Fiestas. Me llena de orgullo saber que volveis también en 2008 a Ayamonte, donde tan queridos sois. Por encima de la enorme calidad musical que vuestra Banda tiene, destacaría que vuestra calidad humana es tal que os hacéis querer allá donde vais. Haceis grande a Portugal fuera de sus fronteras, pero demostrais que los portugueses son nuestros verdaderos hermanos. El resto, de Francia para arriba, primos como mucho y a veces ni eso. Enhorabuena por lo mucho y bueno que haceis, sois y representais.
Os vi actuar en Ayamonte en el 2007 y pienso acercarme este año también. Un buen pasodoble español interpretado por una gran Banda portuguesa es algo sublime, realmente sublime y que emociona...
Que Dios os bendiga, amigos.
Rafael Fernández Aguilar, desde Sevilla (España)

Para a Banda do Samouco mensagens como estas são especialmente importantes: encaramos este depoimento como um incentivo ao desenvolvimento de mais e melhor trabalho, responsabilizando-nos cada vez mais por tudo aquilo que já desenvolvemos e queremos continuar a desenvolver.

A Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense agradece publicamente ao Sr. Rafael Aguilar e a todos os que nos fazem chegar o que pensam acerca da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. Iremos continuar a fazer tudo o que está ao nosso alcance para não defraudar as expectativas que são criadas não só em relação à sua Banda de Música mas também em todas as actividades que esta instituição de utilidade pública desenvolve em prol da riqueza sócio-cultural na freguesia do Samouco, no concelho de Alcochete, e acima de tudo por toda a região onde nos inserimos e por Portugal.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

[FotoVídeoReport] 2º Aniversário da Reinauguração do Campo Pequeno

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo:
Fotos por João Silva, Chefe de Fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:

A Praça de Toiros do Campo Pequeno recebeu esta quinta-feira a 1ª Corrida Vidas / Correio da Manhã, onde se assinalou o 2º aniversário da reinauguração da monumental lisboeta com mais de meia casa.

Em praça estiveram os cavaleiros João Salgueiro e João Salgueiro da Costa, os matadores espanhóis António Ferrera e Eduardo Gallo. O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa assegurou as 3 pegas numa noite em que foram lidados sete toiros da ganadaria de Falé Filipe, que se estreia no Campo Pequeno. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense abrilhantou musicalmente este espectáculo.
Banda do Samouco

No que diz respeito ao toureio a cavalo, João Salgueiro abriu o espectáculo deparando-se com um oponente trabalhoso entre tábuas. Com ferragem cravada de forma correcta, o cavaleiro mostrou bom toureio na arena, especialmente no último par de curtos.

João Salgueiro

João Salgueiro da Costa entrou em praça com dois bons compridos. Perante um oponente que se foi encostando às tábuas, o jovem praticante sentiu algumas dificuldades ao cravar a ferragem curta, tendo ainda assim concluído de forma bastante razoável a sua lide a solo.

João Salgueiro da Costa

Pai e filho voltaram à arena para lidar em conjunto o quinto exemplar da noite. Numa tónica de elevado dinamismo, conseguíram passar o entusiasmo da arena para o anfiteatro, fazendo com que o público manifestasse ruidosamente o seu agrado, em especial na ferragem curta onde o jovem João Salgueiro da Costa esteve excepcionalmente bem.

A respeito do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, Francisco Mira, Gonçalo Maria Gomes e João Lucas consumaram as suas sortes ao 4º, 1º e 1º intentos respectivamente, em pegas onde fortes derrotes foram frequentes.

Amadores de Lisboa

A respeito das lides a pé, o matador António Ferrera apresentou-se no Campo Pequeno no dia seguinte ao triunfo na Feira de Santo Isidro em Madrid, onde cortou uma orelha no seu último toiro. O matador começou a lide do terceiro da noite com vários lances à verónica, encaixando em seguida 2 pares de bandarilhas. Em seguida, a Direcção da corrida interrompe a lide para alguns momentos depois dar ordem para iniciar a faena de muleta. O toiro ao segundo passe cai e aí a Direcção da corrida volta a intervir dando ordem de recolha do toiro, perante o espanto de toureiro e muitos dos aficionados presentes;
Já perante o seu derradeiro exemplar, Ferrera começou por dar uns passes de capote, encaixando em seguida 3 pares de bandarilhas de forma correcta. Ao executar sucessivos derechazos, o toiro não correspondeu, tendo inclusive caído algumas vezes. O matador dá o tudo por tudo para agradar o público, mas foi bem notória a falta de matéria prima para que saísse da praça Lisboeta bem sucedido.

António Ferrera

Eduardo Gallo regressou à catedral lisboeta após assinaláveis sucessos na época 2007 nesta praça. No seu primeiro começou com um passe de tonteio seguido de algumas verónicas. Após o toiro ser bandarilhado pelos seus subalternes, Gallo brinda ao público iniciando a faena com ajudados por baixo seguidos de derechazos. Ao mudar de mão, o matador arranca com uma série de bons naturais, seguidos com alguns passes de peito de boa qualidade. Já na recta final da faena recorre novamente a naturais de bom recorte, terminando com vários passes de bonito efeito;
O derradeiro exemplar da noite entrou com muita garra em arena, tendo sido bandarilhado por Alvaro Oliver de forma brilhante. Com uma crescente decaída na investida, Gallo - por entre alguns passos naturais e de peito - acabou por concretizar uma faena bastante meritória, atendendo ao jogo oferecido pelo seu oponente.
Eduardo Gallo

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida um excerto da Banda do Samouco com os pasodobles "Paquito Chocolatero" e "Jesulin de Ubrique":

A título excepcional, apresentamos as 3 pegas da noite executadas pelos Forcados Amadores de Lisboa, capitaneados pelo Cabo José Luís Gomes:

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Admissão de novos elementos no Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

O Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense prossegue o desenvolvimento do seu trabalho. Com a admissão de mais 2 novos elementos no naipe dos tenores no ensaio desta semana, é chegada a altura de comunicar a abertura de inscrições, as quais terão vagas limitadas como se mostra em seguida:

- Sopranos: 4 Vagas;
- Contraltos: 6 Vagas;
- Tenores: 6 Vagas;
- Baixos: 8 Vagas.

Comandadas pela Maestrina Gisela Sequeira, as audições para as vagas apresentadas decorrem até ao final do próximo mês de Junho todas as quartas-feiras a partir das 21 Horas na nova sede da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

O seu problema é não saber qual o seu naipe? Apareça na Sociedade Samouquense: teremos todo o prazer em descobrir consigo qual o lugar a ocupar nesta formação.

Para consultar qualquer uma das 32 notícias que possuímos online sobre o nosso Grupo Coral, poderá consultar na coluna à esquerda o item etiquetas e clicar onde diz Grupo Coral: na coluna central aparecerão todas as notícias referentes a esta formação. A respeito de actuações, em breve divulgaremos todos os pormenores acerca da agenda do Grupo Coral para o próximo mês de Julho: Vai ver que vai valer a pena ficar em sintonia com este espaço.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

[Actualização] Época 2008 - Serviços confirmados para a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

A Banda do Samouco começou a época 2008 deslocando-se no primeiro Sábado do ano até Alosno, localidade situada no coração da província espanhola de Huelva - onde participou na “Cabalgata de Reyes” . Seguiu-se a 13 de Janeiro o Concerto de Ano Novo na Sociedade Democrática União Barreirense "Os Franceses".

Já em Abril, a Banda do Samouco inaugurou a época 2008 na Monumental Praça de Toiros do Campo Pequeno, tendo comemorado o 34º aniversário sobre a revolução do 25 de Abril com um concerto dado no coreto da sua vila natal. Em Maio os serviços prosseguem, sendo que a altura em que esta formação é mais solicitada é compreendida entre Junho e Setembro.

A Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense apresenta perante todos os músicos, sócios, simpatizantes e leitores do serviço http://bandadosamouco.blogspot.com os serviços na época 2008 para a sua Banda de Música:

Mês de Janeiro:
Dia 5 - "Cabalgata de Reyes" - Alosno, Huelva - Espanha;
Dia 13 - Concerto de Ano Novo - Barreiro;

Mês de Abril:
Dia 17 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 24 - 22 Horas - Concerto 25 Abril - Samouco.

Mês de Maio:
Dia 8 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 15 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 25 - 16 Horas - Corrida de Toiros - Moita.

Mês de Junho:
Dia 5 - 22:15 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 19 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 29 - 17:30 Horas - Procissão - Vale da Amoreira, Moita;
Dia 29 - 22 Horas - Procissão de São Pedro - Montijo;

Mês de Julho:
Dia 3 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 10 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 11 - 19:30 Horas - Abertura das Festas Populares em Honra de Nª. Sª. do Carmo - Samouco;
Dia 11 - 21:30 Horas - Concerto de Abertura das Festas Populares do Samouco;
Dia 13 - 18 Horas - Procissão em Honra de Nª. Sª. do Carmo - Samouco;
Dia 17 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 24 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 26 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Setúbal;

Mês de Agosto:
Guimarães - Festas da Cidade e Gualterianas:
Dia 2 - 22 Horas - Concerto no centro da Cidade;
Dia 3 - 17 Horas - Tradicional Corrida de Toiros ;

Dia 7 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 21 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 28 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;

Mês de Setembro:
Dias 4, 5, 6, 7, 8 e 9 - Fiestas de las Angustias 2008 - Ayamonte, Espanha;
Dia 18 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;

Mês de Outubro:
Dia 2 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;

Mês de Dezembro:
Dia 1 - 89º Aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:
- 8:30 Horas - Saída de novos músicos pelas artérias da vila do Samouco;
- 15 Horas - Romagem ao Cemitério;
- 16:30 Horas - Sessão solene seguida de Concerto de Aniversário.

É natural que venham a surgir mais serviços no decorrer da presente época 2008 para a Banda de Música, logo justifica-se a consulta periodical deste mapa junto da Direcção ou nas instalações da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. Em breve, estarão online também novidades referentes à presente época 2008 para o Grupo Coral desta instituição.

terça-feira, 13 de maio de 2008

[Antevisão] 1ª Grande Corrida Vidas/Correio da Manhã no 2º Aniversário da Reinauguração do Campo Pequeno

A 1ª Grande Corrida VIDAS-CORREIO DA MANHÃ realiza-se quinta-feira dia 15 de Maio às 22 Horas no Campo Pequeno, figurando no cartel os cavaleiros João Salgueiro e João Salgueiro da Costa, os matadores espanhóis António Ferrera e Eduardo Gallo. Pega o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa e serão lidados sete toiros, três a cavalo e quatro a pé, da ganadaria de Falé Filipe, que se estreia no Campo Pequeno. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegurará a componente musical deste espectáculo.

João Salgueiro é um cavaleiro de personalidade bem vincada e por vezes não isenta de polémica. Reflecte no seu estilo, onde alia a modernidade e o classicismo, as profundas influencias recebidas de seu avô, o Dr. Fernando Salgueiro, uma das maiores figuras do toureio de meados do século XX e de seu pai, Fernando Andrade Salgueiro que alternou nos anos sessenta e setenta com as maiores figuras de Portugal e Espanha. Em 2007, foi um dos cavaleiros nomeados para os Galardões Campo Pequeno.

João Salgueiro da Costa apresentou-se pela primeira vez em público na corrida do primeiro aniversário da reinauguração do Campo Pequeno, faz agora um ano. Tratou-se de uma aposta de risco, quer do artista, quer da empresa, da qual ambos saíram vencedores, pois a apresentação de Salgueiro da Costa constituiu um êxito rotundo. Os aficionados ganharam um novo valor para o toureio a cavalo e a empresa ganhou a sua aposta num jovem que justificou, de sobremaneira, a oportunidade que lhe foi dada.

António Ferrera, matador de toiros com alternativa tirada em 1997, tem vindo a consolidar a sua carreira artística mercê de raça, valor e entrega nos três tércios da lide, sendo um bandarilheiro exímio. Em 2007 cortou oitenta orelhas e dez rabos. Iniciou a temporada de 2008 triunfando com a máxima força em Olivença e Castellón, lidando corridas de Garcigrande e de Victorino Martin. Está contratado para todas as mais importantes feiras de Espanha e França. Em recente entrevista à revista espanhola “Aplausos”, classificou o seu momento actual como “de grande solidez e maturidade artística”.

Eduardo Gallo é, dos diestros espanhóis da moderna geração, porventura o mais querido da afición de Lisboa, tendo triunfado em todas as corridas que lidou no Campo Pequeno. É um toureiro que alia à elevada expressão artística com que lida de capote e muleta, uma valentia serena e uma maturidade pouco comuns num jovem que entra, em 2008, apenas na sua quarta temporada de matador de toiros. Em recente entrevista à revista “6Toros6”, afirmava: ”Actualmente procuro tourear com maior profundidade, embora me encante sentir o bafo do toiro no meu corpo. Sinto maior segurança diante do toiro e isso permite-me desfrutar mais do toureio”.

O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa surgiu em 1943 e apresentou-se formalmente nas arenas em 1944. Em mais de seis décadas de actividade construiu um riquíssimo historial, através de actuações nas principais praças de toiros do mundo como Madrid, Pamplona, Sevilha ou Nîmes, sem esquecer naturalmente o Campo Pequeno. A universalidade deste grupo ficou consagrada na “Sétima Arte” quando em 1951 participou em Roma nas filmagens de “Quo Vadis?”. Nessa ocasião Nuno Salvação Barreto - o seu cabo fundador representando a personagem de Brutus - pegou um toiro de Infante da Câmara em hastes limpas.

A ganadaria de Carlos Falé Filipe estreia-se hoje no Campo Pequeno. Em 2001, Carlos Falé Filipe comprou a ganadaria de Frederico Palha Botelho Neves fundada em 1995 com vacas e sementais de Palha, provenientes da divisão desta ganadaria entre os herdeiros. Ao comprá-la, Carlos Falé Filipe modificou-lhe o ferro e a divisa e eliminou progressivamente o efectivo, substituindo-o por vacas de Simão Malta, Oliveira Irmãos, Ortega Sanchez e Santiago Domecq, bem como sementais de Simão Malta, Marquês de Domecq e Santiago Domecq. A sua antiguidade é referenciada a 14 de Agosto de 2005 (Aldeia da Ponte).

domingo, 11 de maio de 2008

[FotoVídeoReport] Baile da Rosa na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Após os concorridos Baile da Pinha e Baile da Flor realizados recentemente no Salão de Baile da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, esta colectividade recuperou uma vez mais a tradição e realizou este Sábado o Baile da Rosa.

Com sala tratada e decorada a rigor, logo à entrada todas as senhoras foram presenteadas com uma rosa. A boa disposição cedo se impôs perante os numerosos samouqueiros e forasteiros que, com vontade de dar o seu pezinho de dança ao som do trio Nostalgia, se dirigiram à Sociedade Samouquense. António, Joaquim e Filipe estiveram em palco durante mais de 4 horas a seduzir com a sua boa música todos quantos estiveram presentes neste baile.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com - numa altura em que acaba de ultrapassar as 75.000 páginas vistas - apresenta em seguida a prova fotográfica de alguns momentos relativos a tudo o que se viveu esta noite nesta colectividade samouquense:








Dentro de dias, este serviço informativo apresentará um vídeo, onde serão mostrados os melhores momentos dos Bailes da Flor e da Rosa, com momentos que vai certamente valer a pena observar e escutar.

Convidamos desde já o nosso caríssimo leitor a marcar presença no próximo evento: o Baile da Primavera, que terá lugar no Sábado dia 31 de Maio pelas 21:30 no melhor salão de Baile da Zona. Marque na sua agenda e venha divertir-se no serão do último Sábado deste mês na vila do Samouco!

Tem curiosidade em saber como têm sido os bailes na Sociedade F. P. L. Samouquense? Com o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com tudo se torna real e simples: procure na coluna à esquerda o item "Etiquetas" e clique no novo item onde diz Bailes: irão aparecer nesta coluna central todas as notícias (20 até este momento) referentes aos Bailes da Sociedade Samouquense. Tenha o pulsar desta e de todas as outras actividades que esta colectividade desenvolve dentro e fora de portas na ponta dos seus dedos à distância de um click!

sexta-feira, 9 de maio de 2008

[FotoVídeoReport] A Alternativa de Manuel Lupi no Campo Pequeno

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo:
Fotos por João Silva, Chefe de Fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:

Famosos e anónimos reuniram-se na Catedral do Toureio a Cavalo para testemunhar a alternativa do mais jovem cavaleiro da família Lupi, num dos momentos mais importantes em toda a presente época tauromáquica. Manuel Lupi recebeu a alternativa das mãos de seu pai, José Samuel Lupi, num acto repleto de emoção, história e simbolismo aplaudido fortemente por uma vasta moldura humana que praticamente esgotou a renovada monumental lisboeta.

Nesta grande corrida de toiros estiveram também em praça os cavaleiros João Moura e Rui Fernandes. Nos forcados, os Amadores de Montemor e Aposento da Moita asseguraram as respectivas pegas, tendo sido lidados 6 toiros da Ganadaria de José Lupi. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegurou a componente musical deste espectáculo.
Portador de uma assinalável tranquilidade em arena, Manuel Lupi exibiu excelente toureio em ambas as lides: com ferragem cravada de forma correcta e domínio total de ambos os oponentes, as suas actuações foram de elevada qualidade, onde o agrado do público se fez sentir com ruidosos aplausos. Sem dúvida, uma noite de toureio a recordar em data tão especial para este jovem que é desde já um importante e legítimo representante no presente e futuro do toureio a cavalo lusitano.
Manuel Lupi

João Moura - em vésperas de regressar ao Campo Pequeno para comemorar 30 anos de alternativa - lidou dois toiros algo complicados, que no entanto não conseguíram ofuscar toda a arte bem patente no seu toureio, com os tradicionais ferros bem vincados. Nota de especial destaque para os ferros de palmo cravados na recta final da lide do seu último toiro, onde o melhor de João Moura foi recompensado com fortíssimos aplausos.
João Moura

Rui Fernandes - de regresso à catedral lisboeta após os triunfos recentes em praças do México e Espanha - teve sortes distintas perante o pior lote da noite. No seu primeiro realizou uma lide razoável na qual o seu oponente lhe criou algumas dificuldades; No derradeiro exemplar, Rui Fernandes impôs o seu jogo perante um bom toiro, conseguindo desta forma entusiasmar a assistência e rasgar para o triunfo com toda a imponência do seu toureio dentro de tábuas.
Rui Fernandes

Nos forcados, os elementos de Montemor e Aposento da Moita capitaneados respectivamente por José Maria Cortes e Tiago Ribeiro estiveram muito bem, concretizando 6 vistosas pegas, praticamente todas concretizadas ao primeiro intento.
Amadores de Montemor

Aposento da Moita

No intervalo dirigiram-se à arena os "Ginetes da Apoteose": José Lupi, os Irmãos Peralta e Álvaro Domecq receberam uma breve e justa homenagem por tudo o que fizeram em prol do toureio a cavalo.

Acerca dos habituais vídeos, apresentamos em seguida o pasodoble "Paquito Chocolatero", interpretado pela Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense na lide do 1º da noite, o toiro de estreia de Manuel Lupi na corrida da sua alternativa:


O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta a título excepcional as 2 melhores pegas concretizadas respectivamente pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor e Aposento da Moita. Assim:
Amadores de Montemor:

Aposento da Moita:


quarta-feira, 7 de maio de 2008

[Este Sábado às 21H30] Baile da Rosa na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Após os concorridos Baile da Pinha e Baile da Flor realizados recentemente no Salão de Baile da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, esta colectividade apresenta já este Sábado pelas 21:30 Horas o Baile da Rosa.

Em palco estará o trio "Nostalgia", Grupo de Baile composto por António Gaspar, Joaquim Miranda e Filipe Frade. Solicitados para abrilhantar numerosas festas e eventos um pouco por todo o país, este trio contém animação constante ao ritmo de estilos musicais tão diversos como o tango, o pasodoble, a valsa ou o cha-cha-cha, não esquecendo os melhores clássicos. Do passado musical dos três elementos fazem parte grupos de baile como "Os Cubanos", "Intróito", "Escala", "Andaluz", "Milénio", "Fruta Madura" e "Nova Geração", entre outros.

Este Sábado pelas 21:30 Horas venha receber a Primavera a dançar no Samouco, traga boa disposição e deixe-se levar pelas surpresas que a Sociedade Samouquense está a preparar!

terça-feira, 6 de maio de 2008

Canal Bandadosamouco no Youtube atinge 300.000 visionamentos


Menos de 13 meses após a sua criação, o Canal Bandadosamouco acaba de ultrapassar a fasquia dos 300.000 visionamentos na madrugada desta terça-feira.

Diferente de todas as notícias anteriormente relacionadas com a evolução do canal de vídeo da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, é hora de se fazer referência a um estudo divulgado há dias pela Marktest, empresa nacional especializada em audiências de TV, Rádio, Imprensa e Internet. Neste estudo são revelados alguns dados relevantes acerca do crescimento do serviço de vídeo Youtube.

O site de partilha de vídeos actualmente mais popular comemora o seu terceiro aniversário, assinalado em Portugal por um forte incremento no seu número de utilizadores. Eis alguns dos números:

  • Face a Janeiro de 2006, o número de utilizadores únicos deste site aumentou 14 vezes, passando dos 107 mil então contabilizados para os actuais 1 501 mil;
  • Em Janeiro de 2006, o número de utilizadores deste site representavam 3.5% dos internautas nacionais, ao passo que actualmente o seu peso ascende a 49.7%, o que significa que metade dos portugueses que navegam na Internet a partir de suas casas acedem a este site. Mais significativo ainda, foi o aumento em número de páginas consultadas no Youtube, que passaram de 374 mil em Janeiro de 2006 para mais de cem milhões em Março de 2008, o que mostra um aumento de mais de 270 vezes entre estes dois momentos;
  • Em termos médios, o número de páginas visitadas por utilizador em Janeiro de 2006 era de 3, passando actualmente para 67; Em termpo de acesso, o aumento foi também muito expressivo, passando de 8 123 horas em Janeiro de 2006 para mais de 2 milhões de horas em Março de 2008, mais 250 vezes do que então;
  • Em média, cada utilizador dedicava 5 minutos por mês ao Youtube em Janeiro de 2006, um número de aumentou para 1 hora e 21 minutos em Março de 2008.
(fonte: Marktest)

A todo o momento mais vídeos online. Fique em sintonia também com o serviço de vídeo da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

[Antevisão] Alternativa de Manuel Lupi no Campo Pequeno

O ambiente criado à volta da corrida de alternativa de Manuel Lupi - que terá lugar no Campo Pequeno na próxima quinta-feira dia 8 de Maio - extravasa em muito o de uma simples legitimação de estatuto profissional.

Manuel Lupi vai receber a alternativa das mãos de seu pai, José Samuel Lupi, cavaleiro de incontornável projecção mundial e um dos grandes responsáveis pelo momento esplendoroso que o toureio a cavalo vive na actualidade.

Na transição da década de sessenta para a década de setenta do século XX, José Samuel Lupi, juntamente com os rojoneadores espanhóis Angel e Rafael Peralta e Álvaro Domecq constituíram o quarteto dos “Ginetes da Apoteose”. Sob esta denominação actuaram em Espanha e França com tal êxito que as “corridas de rejoneo” rapidamente conquistaram centenas de milhares de adeptos, ao mesmo tempo que surgiam jovens praticantes da “Arte del Rejoneo”, de elevado nível (ver aqui a notícia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica). Uns e outros foram a base para que, hoje em dia, o toureio a cavalo tenha conseguido o estatuto de imprescindibilidade em todas as grandes feiras taurinas. Logo em 1973, os quatro “Ginetes da Apoteose” superaram as cem corridas numa só temporada, número nunca antes atingido pelas “corridas de rejoneo”. O aparecimento dos “Ginetes da Apoteose” mudou radicalmente o posicionamento do toureio a cavalo em Espanha e em todo o mundo taurino, à excepção óbvia de Portugal, uma mudança tão radical quanto o passar do tolerado “número del caballito” para uma arte maior que esgota sistematicamente as grandes arenas mundiais.

Angel e Rafael Peralta quiseram afirmar o seu apreço e companheirismo para com José Samuel Lupi, estando presentes na cerimónia de doutoramento de Manuel Lupi, na qualidade de testemunhas de honra. Este gesto, para além do apreço que demonstra para com a família Lupi, é também o reconhecimento do estatuto de “Catedral do Toureio a Cavalo” de que o Campo Pequeno desfruta no mundo taurino e uma prova de deferência para com os aficionados de Lisboa.

Os toiros a lidar, da ganadaria de José Samuel Lupi terão pela frente, os cavaleiros João Moura, Rui Fernandes e Manuel Lupi. João Moura tem sido, ao longo de mais de 30 anos de actividade, o maior continuador da gesta iniciada por José Samuel Lupi. É uma referência mundial para a evolução do toureio a cavalo no último quartel do século XX e um triunfador absoluto em todas as latitudes. Por seu turno, Rui Fernandes um cavaleiro triunfador nas arenas mais importantes de Portugal, Espanha, França e América Latina, inicia a sua temporada de 2008 em Portugal nesta corrida, depois de uma triunfal campanha no México, que incluiu também o triunfo na arena da capital do país e de um não menos triunfal início de temporada em Espanha, com o corte de uma orelha em Castellón e a saída em ombros de Vistalegre (Madrid), no dia 6 de Abril. Quanto a Manuel Lupi, chega à alternativa depois de uma sólida campanha como cavaleiro-praticante recheada de êxitos, que fazem dele uma das mais legítimas esperanças da nova geração de cavaleiros tauromáquicos.

Pegam os valorosos grupos de forcados amadores Montemor e do Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por José Maria Cortes e Tiago Ribeiro. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense será a responsável pela componente musical deste grandioso espectáculo na monumental lisboeta.

domingo, 4 de maio de 2008

[FotoVídeoReport] II Festa Dinâmica na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Com muita juventude na plateia e perante casa cheia decorreu esta tarde a segunda edição da Festa Dinâmica nas novas instalações da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

Neste evento marcaram presença o Ginásio Clube do Montijo com as suas classes de Hip Hop pertencentes ao movimento "G-Motion"; a Escola de Danças Sociais e Artes do Espectáculo com os alunos do Estúdio Coreográfico nas modalidades de Salsa e Kizomba, a EDSAE Companhia B, e o par Ana e João - finalistas do 1º África a Dançar) e as classes de Danças da S.F.P.L.S. nas modalidades de Hip Hop (em estreia), Ritmos Latinos e Salsa a Par (em estreia). Em estreia no Hip Hop cantado actuaram os Complexo SubMundo: Dealer, Gring e o produtor Carlos Faria apresentaram em palco um breve set com os seus maiores êxitos.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com vai apresentar no decorrer desta semana alguns dos melhores momentos de todo este espectáculo. Vai ver que vai valer a pena ficar em sintonia com o serviço online da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense!

[FotoVídeoReport] Dia da Mãe na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Cerca de dois meses depois das comemorações do Dia Internacional da Mulher na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, esta instituição volta a receber um jantar-convívio, desta feita relativo às comemorações do dia da Mãe.

Numa iniciativa levada a efeito por Cacilda Tavares, Maria do Carmo Gonçalves, Maria de Lurdes Mata e Paula Belides (com o apoio da Direcção da S.F.P.L.S.) estiveram presentes cerca de 100 mulheres - muitas delas mães - naturais da vila do Samouco e não só. Foi apresentada uma ementa cuidada, à qual cedo se somou muito boa disposição seguindo-se uma animada sessão de Karaoke onde, entre outros, vários temas populares foram ouvidos e dançados por muitas das participantes num saudável ambiente de festa e convívio. Poucos minutos após a meia noite foi partido o bolo comemorativo do dia da Mãe, efeméride que se celebra neste Domingo dia 4 de Maio.

O Serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresentará dentro de dias alguns dos momentos vividos neste evento através de um vídeo que se encontra em produção. Fique em sintonia com este espaço.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

[Dias 10 e 31 de Maio às 21:30 Horas] Bailes da Rosa e Primavera na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Após os concorridos Baile da Pinha e Baile da Flor realizados recentemente no Salão de Baile da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, esta colectividade regressa com mais 2 bailes nos dias 10 e 31 de Maio pelas 21:30 Horas.

Em palco estará o trio "Nostalgia", Grupo de Baile composto por António Gaspar na voz, Joaquim Miranda nas teclas e Filipe Frade no saxofone. Do passado musical dos três elementos fazem parte grupos de baile como "Os Cubanos", "Intróito", "Escala", "Andaluz", "Milénio", "Fruta Madura" e "Nova Geração", entre outros. Muito solicitados para abrilhantar vários tipos de festas e eventos um pouco por todo o país, este trio promete animação constante ao ritmo de estilos musicais tão diversos como o tango, o pasodoble, a valsa ou o cha-cha-cha, não esquecendo os melhores clássicos.

Comece por vir à Sociedade Samouquense já no próximo Sábado dia 10 e anote já na sua agenda o baile de dia 31: venha dançar no nosso magnífico salão de Baile, traga boa disposição e deixe-se levar pelas surpresas que a Sociedade Samouquense está a preparar para si!

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.