quinta-feira, 31 de julho de 2008

[Dossier Especial] Festas do Samouco 2008

No mês em que tiveram lugar as Festas Populares do Samouco em Honra de Nossa Senhora do Carmo, o Serviço http://bandadosamouco.blogspot.com vem em seguida apresentar alguns dos momentos mais marcantes ocorridos nestas festividades, relacionados directamente com as suas actividades.

Assim, apresentamos em seguida 3 excertos que revelam alguns dos momentos altos vividos na noite de Sábado, a noite da tradicional sardinhada com a saída da Charanga da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense às principais artérias da vila do Samouco:

1ª Parte:

2ª Parte:

"Salve Rociera", de Manuel Pareja Obregón:

Um dos momentos mais altos viveu-se no Domingo: largas centenas de pessoas percorreram as ruas do Samouco para acompanhar a magistral procissão em honra de Nossa Senhora do Carmo:

Outros acontecimentos nas Festas Populares do Samouco mereceram destaque no serviço http://bandadosamouco.blogspot.com:

E porque sem a colaboração de numerosas pessoas este trabalho não seria possível de executar, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com agradece publicamente a todos quantos colaboraram com este serviço, cedendo fotos, vídeos e informações necessárias para que neste momento fosse possível os leitores deste espaço tomarem contacto com alguns dos pontos altos nas Festas Populares do Samouco.

terça-feira, 29 de julho de 2008

[FotoReportagem] Campo Pequeno - Carteis diferentes também resultam

O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida o relato em profundidade com alguns dos melhores momentos da Grande Corrida da revista VIP realizada na última quinta-feira na monumental lisboeta, com o olhar sempre atento da cronista Patrícia Sardinha, Directora Adjunta do Serviço Informativo Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica e com fotos pela objectiva de João Silva (www.joaopsilva.com), Chefe de Fotografia do Serviço Informativo Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:

Campo Pequeno, 24 de Julho 2008 - Corrida Aniversário Revista VIP:

Quando em tempo de crise muitos se queixam de praças vazias, cartéis repetitivos, e corridas sem emoção e competição, eis que me surpreendo na passada quinta-feira, na nocturna do Campo Pequeno. Um cartel jovem, diferente e que enche praça é de se tirar o chapéu. Afinal os aficionados, e público em geral, não se deixam só levar às praças por cartéis repetitivos e familiares. No dia 24 de Julho, o Campo Pequeno contava com cerca de ¾ de casa forte e a presença de Sónia Matias, Ana Batista, Manuel Telles Bastos, Marcos Tenório, Tiago Carreiras e Isabel Ramos. Grande parte deste público vinha também em apoio aos três grupos de forcados que disputavam o troféu para a melhor pega, sendo eles os Amadores da Chamusca, Aposento da Chamusca e Alter do Chão. Os toiros de Branco Núncio, de excelente apresentação, foram colaborantes, detendo pouco andamento nas investidas.

O primeiro toiro com 556 kg coube a Sónia Matias, que teve uma actuação irregular, com a rês a gozar de arrancadas bruscas sendo os toques na montada uma constante toda a lide. Logo ao deixar o primeiro ferro comprido, se iniciou a música desconcertante dos toques no cavalo. Volta a bisar no mau tom ao preparar a sorte para deixar o segundo comprido. Supera-se cravando bem três curtos mas sem grande destaque. E quando se preparava para deixar um ferro de palma volta a sofrer forte derrote. Sónia pode ser alegre, irreverente, uma mulher (para os que ainda sendo machistas julgam que isto pode ser motivo) não sendo nada disto desculpa para que não possa ser melhor cavaleira. Precipita-se, sempre apressada, não entendendo na maioria das vezes as características o toiro, o que é uma pena.

Sónia Matias

Ana Batista, uma cavaleira com um toureio mais clássico e sentido, lidou o sobrero com 566 kg, da mesma ganadaria, depois do toiro que lhe tinha tocado em sorte ter saído à arena com deficiências motoras, sendo pena dada a estampa de toiro que era. A cavaleira teve uma actuação que pautou por duas fases, uma em crescendo, outra em decrescendo. O primeiro ferro comprido foi atrasado no tempo da reunião, compensou com um certeiro segundo ferro. Nos curtos a actuação foi subindo de tom, com uma preparação frontal das sortes, com a classe característica da cavaleira de Salvaterra. O quarto ferro curto ficou ligeiramente traseiro. Com a rês a ir a menos, Ana deixa ainda um ferro de palmo. Dois o público exige-lhe o par de bandarilhas e foi aqui que decresceu ligeiramente o valor da sua lide. Com o toiro cada vez mais na defensiva, tentou a sorte com um primeiro par que caiu, sendo-lhe depois difícil colocar o toiro no sítio, e quando repetiu a colocação do par este ficou descaído.

Ana Batista

Manuel Telles Bastos teve pela frente o toiro com 586 kg que se metia por dentro na perseguição ao cavalo. Depois de três bons ferros compridos, sofreu um toque na montada, mas brilhou com a boa colocação do primeiro curto. Volta a sofrer toque na colocação do segundo ferro. Em cites frontais, sabendo escolher os terrenos e fazendo-se ver, crava mais três ferros, com destaque para o último de excelente execução. Com a rês já dominada crava mais um bom ferro de palmo.

Manuel Telles Bastos

O quarto toiro da noite com 586 kg saiu com muita pata e foi muito bem recebido em brega pelo cavaleiro Marcos Tenório. Esteve notável na ferragem comprida evidenciando logo as imensas ganas com que se encontrava. Mas cedo se esmoreceu a expectativa com a rês a fechar-se em tábuas dificultando a actuação do cavaleiro. O primeiro ferro curto ficou descaído. Foi buscar o toiro às tábuas e colocou-o no centro da arena, citou-lhe forte e cravou o segundo curto. Deixou mais dois ferros do mesmo modo sempre a ter de sacar a rês das querências primeiro. Tenta colocar um ferro de palmo que cai sendo depois recomposto e rematando a sorte junto às tábuas. Marcos tem valor, é comunicativo, mas precisa aligeirar mais na pressa que imprime para que as cravagens não lhe resultem irregulares.

Marcos Tenório Bastinhas

Tiago Carreiras era bastante aguardado em Lisboa, depois dos triunfos que alcançou noutras praças. Muito se fala deste jovem cavaleiro praticante, e do seu questionável sucesso numa possível ausência da sua montada estrela, o Quirino. Quase todos os cavaleiros tiveram no seu percurso, um cavalo que lhes tenha marcado a carreira, Tiago tem o Quirino, e não subestimando em nada o valor do cavalo, penso que a garra e a determinação do cavaleiro são de enaltecer também. Contudo desta vez e com um toiro de 554 kg, reservado, sem andamento para a montada, não houve oportunidade de aproveitar todas as qualidades do Quirino. Cumpriu com os compridos, sofreu toque ao cravar o primeiro curto, e depois foi-se impondo ao longo da lide, usando o cavalo como muleta para colocar o toiro em terrenos devidos. Deixou bem mais três curtos sempre rematados com ladeios e recortes na cara do toiro, apesar deste nem perseguir a montada. O público ainda exige mais um ferro, mas Tiago teve maturidade suficiente para saber que não tinha rês para lides prolongadas.

Tiago Carreiras

Por último, Isabel Ramos frente ao toiro mais pesado da noite com 626 kg. E em noite de ‘toques’, também a jovem cavaleira sofreu dois, um em cada colocação dos ferros compridos que deixou. Ainda assim andou por cima, exibindo as montadas, e cravando certeira a ferragem curta. Melhor o segundo curto numa batida ao piton contrário, depois com a rês a acusar mansidão, partiu recta, e passo a passo volta a deixar outro curto ligeiramente descaído. Sofre um forte aperto nas tábuas ao tentar sacar o toiro de tábuas, mas Isabel não se abate com pouco e crava mais um ferro no sitio, seguindo-se um de palme no remate da actuação.

Isabel Ramos

Já pela parte das pegas, a noite foi das boas. Pelo grupo dos Amadores da Chamusca pegou o cabo Nuno Marques à primeira, tendo-se fechado bem, aguentando os derrotes; e Nuno Torrado também à primeira sem dificuldades. Pelo grupo do Aposento da Chamusca, António Melara Dias à quarta tentativa, depois de uma primeira em que se fechou bem, com o toiro a parar-se e a levanta-lo alto, acabando por sair, e outras duas em que não se fechou bem; e João Vinagre com um toiro de difícil arrancada, e só consumou à segunda com as ajudas carregadas. Já pelo grupo de Alter do Chão, Sérgio Pires à primeira aguentando sozinhos os fortes derrotes; e Henrique Magalhães a dobrar um colega, consumando à primeira destacando-se o primeiro ajuda. Sérgio Pires viria a vencer com mérito o troféu em disputa.


Forcados Amadores da Chamusca



Aposento da Chamusca


Manuel Telles Bastos com Sérgio Pires dos Amadores de Alter do Chão

Amadores de Alter do Chão - Vencedores do Concurso de Pegas

Dirigiu acertadamente Francisco Farinha, assessorado pelo Dr. José Cruz, mais uma vez, e como é hábito ao som da indispensável Banda do Samouco.

Se pretende ver vídeos com alguns excertos da actuação da Banda ou ainda as pegas da corrida - incluindo a pega vencedora do troféu em disputa - clique aqui.

domingo, 27 de julho de 2008

[FotoVídeoReport] Corrida à Portuguesa na Praça Carlos Relvas, Setúbal

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo:
A Monumental Praça de Toiros Carlos Relvas em Setúbal recebeu uma grandiosa corrida à portuguesa, a qual aconteceu no primeiro dia da Feira de Santiago que a capital sadina recebe até ao próximo dia 10 de Agosto.

Perante mais de meia casa actuaram os cavaleiros Rui Salvador, Sónia Matias e Gilberto Filipe para 6 toiros da ganadaria de Jorge Mendes, com os Amadores de Montemor e de Setúbal a assegurar as pegas da noite. Sob orientação do Maestro Sérgio Oliveira, a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense teve a seu cargo a componente musical deste espectáculo.

Rui Salvador iniciou a noite com uma lide morna na qual mostrou alguns detalhes interessantes. Ao som de “Torero Cale”, destacou-se nos dois últimos ferros curtos onde tirou máximo partido do seu oponente. No seu segundo toiro, o cavaleiro de Tomar teve uma lide esforçada na qual se teve que se aplicar a fundo. Culminou a sua actuação com dois curtos impossíveis “à Salvador”.

Sónia Matias apresentou-se em Setúbal vinda do Campo Pequeno na última quinta-feira, numa noite em que esteve menos inspirada. Começou por ser alvo de uma forte colhida no segundo comprido do seu primeiro toiro, felizmente sem consequências de maior. Já recomposta do susto, arrancou para uma lide de menos a mais onde, acarinhada pelo público, demonstrou toda a sua garra. No quinto exemplar da noite teve uma lide regular em que sobressaíram alguns bons pormenores.

Gilberto Filipe foi protagonista de alguns dos melhores momentos da noite. No seu 1º toiro mostrou maturidade em praça, onde compreendeu da melhor forma o jogo do seu oponente, protagonizando a melhor lide da corrida com o “Cabanão” – um dos seus mais recentes cavalos – estando em muito bom nível. No derradeiro da noite, o ginete da Atalaia voltou a estar bem, tendo protagonizado ao som do pasodoble “Nerva” mais uma boa lide na presente temporada, mantendo o elevado nível no seu toureio.

Foram apresentados 6 touros da Divisa de Jorge Mendes que, ainda que bem apresentados, mostraram comportamento algo manso em praça.

A respeito da forcadagem, os Amadores de Montemor selaram as suas sortes à 1ª e 2ª tentativas, tentando sem êxito no 5º da noite pegar à cernelha logo no arranque, tendo no final resultado uma pega fosca já com numerosos elementos em praça. Veja em seguida as pegas no 1º e 3º toiros desta formação alentejana:

Por sua vez, os Amadores de Setúbal concretizaram as suas pegas ao 2º, 1º e 1º intentos respectivamente. Pode ver em seguida os melhores momentos protagonizados pelos forcados da terra:
O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta agora 2 vídeos com excertos da actuação da sua Banda de Música esta noite na capital sadina:
- "España Cañi" (Solo a cargo de Fábio Cruz no decorrer do 1º Toiro de Gilberto Filipe):
- "Banda do Samouco" (Solo a cargo de Pedro Carvalho no decorrer do 2º Toiro de Rui Salvador) + "Olé Chamaco":
Mais notícias sobre tauromaquia a todo o momento: fique em sintonia com o blog da Banda do Samouco.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

[FotoReport Corrida VIP] Amadores de Alter do Chão vencem Concurso de Pegas no Campo Pequeno

Noite de toiros no Campo Pequeno: acima dos 3/4 de casa, a catedral lisboeta recebeu a Edição 2008 da Corrida da revista VIP, num espectáculo recheado de motivos de interesse.

Em praça apresentou-se a cavaleira Sónia Matias - em registo bastante razoável, Manuel Telles Bastos - de menos a mais com um recta final de excelente nível, Ana Batista bastante bem perante um oponente aquém do esperado, Marcos Tenório Bastinhas em excelente forma numa lide fulgorante, Tiago Carreiras com um toiro nem sempre a cooperar, a exigir muito do jovem cavaleiro e por fim Isabel Ramos que, com arte e engenho, fechou da melhor forma a noite.

Foi apresentado nesta corrida um curro da ganadaria Branco Núncio que, apesar da boa aparência, deu jogo desigual.

As pegas foram asseguradas pelos Grupos de Forcados Amadores da Chamusca, Amadores do Aposento da Chamusca e Amadores de Alter-do-Chão, capitaneados respectivamente por Nuno Marques, Tiago Prestes e João Saramago. O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com avança em seguida com o vídeo da pega vencedora: a primeira dos amadores de Alter do Chão no segundo toiro da noite, com Sérgio Pires na cara do seu oponente:

Apresentamos em seguida as restantes pegas:
- Amadores da Chamusca:

- Aposento da Chamusca:

Sob orientação do Maestro Sérgio Oliveira, a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense teve a seu cargo a componente musical deste espectáculo. O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida vários excertos de pasodobles interpretados esta noite pela formação samouquense:

Pode ler aqui a crónica de Patrícia Sardinha, Sub-Directora do Serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica, assim como ver os melhores momentos registados pela objectiva de João Silva, Chefe de Fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

[Antevisão] Guimarães: Banda do Samouco nas Festas da Cidade e Gualterianas 2008

Guimarães, como todo o Minho, é palco de festas populares que têm lugar principalmente no Verão. As Gualterianas são as Festas maiores em toda a região e na edição de 2008 decorrem entre os dias 1 e 4 de Agosto.

Desde cedo que as gentes vimaranenses consagraram São Gualter como Santo, em reconhecimento da sua simplicidade e entrega e das inúmeras curas operadas aos enfermos que, em desespero, o procuravam. O Santo de devoção popular continua a ser honrado e perpetuado nas já centenárias Festas da Cidade e Gualterianas.

Desde 1906, com interregnos que dificuldades excepcionais bem justificam, as Festas da Cidade e Gualterianas mantêm a sua vitalidade e constituem uma importante atracção festiva de todo o Minho. No primeiro fim-de-semana de Agosto, vimaranenses e forasteiros marcam encontro em Guimarães para, em golfadas de alegria, cor e movimento, emprestarem à cidade uma ainda maior garridice. Em ambiente de festa, ora profana, ora cristã, multidões acorrem a Guimarães para participarem nas diferentes iniciativas que as festas lhes oferecem e que a organização quer vivas e atractivas.

Associando a tradição da batalha das flores, do cortejo do linho, da Marcha Gualteriana, do concurso de gado bovino e cavalar, do fogo de artifício, dos cantares ao desafio, da majestosa procissão, aos espectáculos musicais de artistas dos nossos tempos, as Festas da Cidade e Gualterianas honram o Santo que lhes dá o nome e os homens, que as foram concebendo e lhes deram forma.

Com 2 intervenções no Programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2008, a Banda do Samouco começará por actuar num concerto inédito que terá lugar Sábado dia 2 pelas 22 Horas no coreto do Jardim da Alameda, em pleno centro da cidade-berço. Domingo dia 3 às 18 Horas terá lugar a tradicional Corrida de Toiros onde estarão em praça os cavaleiros Rui Salvador, António Brito Paes e Tomás Pinto. O prestigiado Grupo de Forcados de Montemor assegurará as 6 pegas da noite, num espectáculo abrilhantado musicalmente pela formação samouquense.

Vai valer a pena ficar em sintonia com este blog, já que vários elementos da equipa do serviço http://bandadosamouco.blogspot.com irão estar em reportagem na cidade-berço no primeiro fim de semana do mês de Agosto.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

[Em Balanço] O fecho da época 2007/2008 na óptica de Manuel Ferreira Teixeira, Presidente da Direcção da S.F.P.L.S.

Últimos dias de Julho: com o mês de descanso a aproximar-se para a maioria das actividades na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e a época sensivelmente a meio para a Banda de Música (com Agosto e especialmente Setembro sobrecarregados de serviços), esta é a altura certa para se reflectir acerca dos acontecimentos mais relevantes que recentemente tiveram lugar nas 12 actividades que esta instituição comporta.

Para o efeito, o texto que se segue é da autoria de Manuel Ferreira Teixeira, Presidente da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:

É inquestionável que a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense tem um papel preponderante e decidido na promoção e divulgação da cultura musical (e não só), e quanto ela contribui para a própria integração social assumindo-se como um parceiro decisivo e determinante nas áreas sociais.

Como responsável pela colectividade não podia deixar de manifestar a satisfação de toda uma Direcção que se tem concentrado na procura de melhores respostas, promovendo actividades para motivar a participação das pessoas e particularmente dos jovens, num tempo de grandes mutações. De sublinhar que nas últimas eleições alguns jovens já assumiram cargos directivos, mostrando mais facilidade de diálogo e relacionamento com outros jovens. Numa altura em que o individualismo numa competição desenfreada se quer sobrepor ao associativismo, torna-se necessário e urgente evidenciar as virtualidades e perspectivas do movimento associativo no aparecimento de actividades colectivas com reconhecida qualidade e de uma convivência saudável e desejável.

A S. F. P. L. Samouquense tem proporcionado eventos de excelente qualidade através das suas representações: A Festa Dinâmica (com actuações das classes de Hip Hop, Salsa a Par e Ritmos Latinos desta casa) somada à tradição dos Bailes Populares recentemente retomada são exemplos disso mesmo. Por outro lado, se a Escola de Música é o suporte da Banda, esta é a embaixadora máxima da vila do Samouco, realizando actuações de excelência onde quer que vá (Portugal de norte a sul, ilhas e Espanha). Ao mesmo tempo, não podemos nem devemos ignorar mais recentemente a excelente actuação do Grupo Coral da S. F. P. L. Samouquense no seu primeiro concerto na Igreja Paroquial do Samouco.

Centrando atenções nas duas principais formações de índole musical nesta casa, tanto para os coralistas como para os músicos da Banda quero manifestar os meus parabéns em nome de toda a Direcção. O Grupo Coral tem tudo para ser um grupo como os melhores, ou seja, um grupo que se deseja escutar: estais no bom caminho e só depende de vocês manter a mesma atitude, sacrifício, perseverança e empenho para alcançarem o projecto que todos vocês planearam. Desejo-vos que, juntamente com a professora Gisela, alcancem muitos êxitos. Quanto à Banda, com a importante colaboração do Maestro Sérgio Oliveira basta acreditar que sois os melhores entre os melhores.

Tudo de bom para todos são os meus sinceros desejos e muitos parabéns!

Ferreira Teixeira

Presidente da Direcção da
Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

segunda-feira, 21 de julho de 2008

[Antevisão] Fabulosa Corrida VIP esta quinta-feira no Campo Pequeno

Na próxima quinta-feira 24 de Julho pelas 22 Horas, seis cavaleiros da nova geração - três homens e três mulheres - e três grupos de forcados disputarão entre si o prémio para a melhor pega, em acesa competição na Grande Corrida VIP.

Na arena do Campo Pequeno vão estar as cavaleiras Sónia Matias, Ana Batista e a praticante Isabel Ramos e os cavaleiros Manuel Ribeiro Telles Bastos, Marcos Tenório Bastinhas e o praticante Tiago Carreiras.

As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados Amadores da Chamusca, Amadores do Aposento da Chamusca e Amadores de Alter do Chão, capitaneados respectivamente por Nuno Marques, Tiago Prestes e João Saramago. Serão lidados e pegados seis poderosos toiros de Branco Núncio. A Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense animará musicalmente este espectáculo.

As corridas de toiros a realizar no Campo Pequeno nos dias 24 de Julho, 7 e 21 de Agosto vão ter preços promocionais, que representam uma descida de cerca de 15 por cento sobre a tabela habitual. Esta medida que agora se concretiza fora inicialmente revelada, quando do anúncio do abono da temporada de 2008 em Março.

Entretanto, a empresa decidiu antecipar a décima-quarta corrida de abono, para dia 11 de Setembro. Inicialmente marcada para dia 18 de Setembro, a antecipação da corrida deve-se ao facto de nesta data se realizar uma das corridas da feira da Moita do Ribatejo, marcada após a anúncio público do abono do Campo Pequeno.

domingo, 20 de julho de 2008

[FotoReport] Moura Jr. no Campo Pequeno – Prova Superada

O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida o relato em profundidade com alguns dos melhores momentos de uma grande corrida de toiros com João Moura Jr. a solo realizada na última quinta-feira na monumental lisboeta, com o olhar sempre atento da cronista Patrícia Sardinha, Directora Adjunta do Serviço Informativo Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica e com fotos pela objectiva de João Silva (www.joaopsilva.com), Chefe de Fotografia do Serviço Informativo Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:

Campo Pequeno, 17 de Julho 2008 - Corrida da União das Misericórdias:
Não sendo pessoalmente apologista de encerronas, pela certa monotonia que transmitem, tenho de admitir que a de quinta-feira passada no Campo Pequeno, resultou sempre com transmissão em cada lide do cavaleiro João Moura Jr. que justificou, caso ainda alguém não tivesse ciente, de possuir capacidades mais que suficientes para lidar seis toiros sozinho numa praça com o peso que tem a do Campo Pequeno.
A praça não esteve cheia, com cerca de ¾ de casa, talvez, porque os aficionados tal como eu, também não se motivam com “monólogos”. Os toiros, esses sim de casas diferentes, pertenceram às ganadarias de Conde Cabral, Mª Guiomar Cortes Moura, Rio Frio (em substituição de José Lupi), Miura, Francisco Romão Tenório e Passanha. Os grupos de forcados foram três, Montemor, Aposento da Moita e Monforte.

E começando por desfiar a corrida, foi primeiro da ordem o toiro de Conde Cabral com 490 kg, um animal curto, que saiu bem e que foi recebido com boa brega, apanágio da casa Mourista. Deixou dois compridos correctos, com a rês a consentir. Montando o Belmonte, citou de largo, e apesar do toiro não estar enquadrado, deixou o primeiro ferro curto, rematando novamente com boa brega. Deixou mais três ferros curtos no sítio, fechando sempre as sortes com ladeios na cara da rês. Com o toiro já enquerenciado, sofreu um aperto nas tábuas ao preparar a cravagem de um ferro de palmo, sacou-o bem dos terrenos João Moura Jr. que citando de frente deixou o palmito.

O toiro de Mª Guiomar Cortes Moura acusou na balança 600 kg. Voltou a cumprir Moura Jr com dois ferros compridos. A curta distância cravou o primeiro ferro curto, depois a largo citou e aguentou a investida do toiro cravando bem o segundo ferro. Deixou ainda mais dois ferros, o último dos quais numa batida ao piton contrário e que rematou com voltaretas. Voltou a fechar lide com um de palmo.

Tornou a exibir-se na brega para receber o toiro de Rio Frio com 530 kg estando regular nos dois compridos. Efectuou duas passagens em falso, e só à terceira tentativa deixou o primeiro curto sofrendo ligeiro toque na montada. Aguentando a investida e a curta distância, cravou o segundo. A sesgo um terceiro ferro com a rês já dominada sem perseguir a montada. Bisou na sorte para o quarto e voltou a sofrer ligeiro toque. Apesar das dificuldades sentidas com este toiro, de carácter mais reservado, Moura Jr soube estar por cima e culminou actuação com mais um ferro curto em que citando de longe, passo a passo, incentivando a rês ao arranque, cravou o melhor ferro desta lide.

O toiro de Miura, com 626 kg, não primou pela beleza, era alto e bastante afeitado. Contudo foi colaborante, defendendo-se e metendo a cara alta no momento do cavaleiro deixar a ferragem. Cravou no sítio quatro ferros com a rês sempre a perseguir a montada. Um quinto ferro caiu ao bater nos outros, compensou com um sexto já com o toiro dominado.

O quinto toiro, pertencente à ganadaria de Francisco Romão Tenório, e que pesou 586 kg, concedeu complicações ao cavaleiro. Saiu bem ao ruedo, e permitiu justos os compridos, mas foi nos curtos que se revelou. Adiantando-se ligeiramente às reuniões, andarilho no modo como se deslocava, fez o cavaleiro ter dificuldades em entrar nos terrenos e chegar-se à rês para cravar. O cavaleiro efectuou algumas passagens em falso, e depois em menor distância a conseguir o primeiro curto. Voltou a esboçar sortes não conseguidas, e só concretizou a cravagem dos ferros ao entrar nos terrenos de dentro e encurtado distâncias. Destaque para o labor do cavaleiro a ter que se arrimar e para o quarto curto de alto a baixo. Rematou a lide com um bom de palmo.

O sexto toiro da noite, um Passanha com 530 kg foi esperado por João Moura Jr. à porta gaiola que depois de afinada brega, o parou no centro da arena. Cedo se revelou a rês brava, acorrendo ao cite do cavaleiro para os dois compridos. Depois de um bom primeiro curto, desafina ao falhar o segundo, seguindo-se uma passagem em falso e só depois então a conseguir. O terceiro ferro surgiu de uma batida ao piton contrário e que resultou brilhante. Citou de longe, aguentou e novamente numa batida ao piton contrário cravou o quarto curto pondo o público de pé.

E quando se pensava que Moura Jr tinha a noite resolvida, eis que ‘nos presenteia’ com o sobrero. Mais um toiro de Francisco Romão Tenório com 552 kg e que se mostrou do principio ao fim desinteressado do cavalo e com fortes querências junto às tábuas. Foi grande o labor do cavaleiro, para mais uma vez conseguir estar por cima da rês, cumprindo com a ferragem da ordem e terminando com dois de palmo.

Corrida à parte, novamente cortesias para variedades taurinas com a lide de um novilho, também de Romão Tenório com 335 kg para Miguel Moura, que não estando tão correcto como na vez anterior em que toureou pela 1ª vez no Campo Pequeno, voltou a demonstrar desembaraço e gracejo toureiro. É um ‘moura’ dos pés à cabeça. Irregular nos compridos, foi nos curtos e fazendo uso do cavalo do irmão, que deslumbrou com ladeios, cravagem no sitio, arrimando-se e levando as bancadas ao rubro.

Em relação às pegas, pegaram pelo grupo de Montemor, João Cabral sem dificuldades à primeira, João Mantas à quarta com as ajudas carregadas e Pedro Santos (sobrero) à primeira numa pega tecnicamente perfeita; pelo grupo do Aposento da Moita, Ntinu Wen sem problemas à primeira e Nuno Inácio também à primeira a recuar bem. Pelo grupo de Monforte, Ricardo Carrilho à segunda a aguentar bem fortes derrotes e Nelson Catambas à primeira com o toiro a levantar a cara alta. Pegou ainda o novilho, José Maria Bettencourt pelo grupo juvenil do Aposento da Moita, sem dificuldades e à primeira.

Dirigiu correctamente a corrida Agostinho Borges, assessorado pelo Dr. António José Rita numa corrida que culminou, e como já vendo sendo hábito, com a saída em ombros de João Moura Júnior e Miguel Moura, apesar de ter havido um impasse em relação à abertura da porta grande, com os cavaleiros já à espera de passarem, enquanto na trincheira se ‘regateava’ a abertura da praça…

Mas ainda a respeito da lide extra deste sobrero ‘oferecido’, pela minha parte agradeço a oferta, mas dispensava dado o adiantado da hora, e a minha fidelidade e gosto por que se cumpra o que vem anunciado em cartaz e por não concordar com caprichos e muito menos que haja vozes que “mais alto se levantam” neste meio que é a festa brava (e que não venham para aí atentarem as vozes da razão contra Rui Bento, porque este, coitado, chega a ser quem menos manda), pois se é para um deveria ser para todos e o contrário também, se uns não podem, porque pode este?! Se não, estávamos madrugada dentro nas praças de toiros a ver toureiros lidarem até se cansarem. Mas pronto…para os que defendem o divertimento e as noites festivas…foi um regalo.

Apresentamos em seguida alguns dos momentos neste espectáculo, fotografados pela objectiva sempre atenta e oportuna de João Silva (www.joaopsilva.com), chefe de fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:





João Moura Jr. defrontando os seus vários oponentes



Miguel Moura



Amadores de Montemor


Aposento da Moita


Amadores de Monforte

Os grandes espectáculos no Campo Pequeno seguem já esta quinta-feira dia 24 de Julho às 22 Horas com a Grande Corrida VIP, na qual estarão presentes seis cavaleiros da nova geração - três homens e três mulheres - mais três grupos de forcados que disputarão entre si o prémio para a melhor pega. O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com fará a antevisão completa dentro de horas de mais um grande espectáculo tauromáquico na catedral do toureio em Portugal.

[FotoVídeoReport] Baile de Verão na Sociedade Samouquense

Sob o mote "E o Verão continua", a Sociedade F. P. L. Samouquense organizou para o serão deste Sábado mais um Baile Popular.

Com a animação em palco a cargo dos "Onda Viva", muitos foram os samouqueiros e forasteiros que aceitaram o convite de vir dar um pezinho de Dança até ao Salão de Baile desta colectividade. Ritmos tão variados como o tango, a kizomba, o axé, ou sonoridades mais populares fizeram-se ouvir em harmonias que por vezes surpreenderam positivamente muitos dos presentes.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com partilha em seguida com os seus leitores alguns dos momentos registados esta noite:


Como tem vindo a ser hábito, o serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida alguns dos momentos vividos em vídeo em 5 excertos registados esta noite:

Os Bailes populares estarão de volta à Sociedade Samouquense muito em breve. A todo o momento, o serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com será um dos canais que divulgará o próximo Baile Popular a ocorrer naquele que é considerado um dos melhores espaços para dançar em toda a região: o Salão de Baile da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

[FotoReport] Jantar convívio do Grupo Coral na Sociedade F. P. L. Samouquense

48 Horas depois do grandioso concerto na Igreja Matriz do Samouco por ocasião das comemorações do dia de Nossa Senhora do Carmo, o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense reuniu-se para um jantar convívio nas instalações da colectividade.

Em ambiente familiar e descontraído, os coralistas trouxeram consigo boa disposição. Após o jantar propriamente dito, Ferreira Teixeira, Presidente da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e lutador convicto pelo desenvolvimento do Grupo Coral, fez um breve discurso no qual enalteceu o trabalho de todos os coralistas e também a Direcção Musical da Maestrina Gisela Sequeira, enfatizando no seu depoimento o crescimento recente desta formação em várias frentes: número de elementos, convites para actuações e algumas situações de foro interno.

Em seguida outro momento alto nesta noite com a surpresa para a Maestrina Gisela Sequeira: os coralistas entoaram os acordes da popular canção "cantiga da rua" com letra alterada para a realidade que une todos os elementos desde Outubro de 2006. A seguir aconteceu uma sessão de fados, anedotas e cânticos populares, onde o talento mais oculto de alguns dos coralistas ficou bem à vista de todos os presentes. O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com mostra agora alguns desses momentos:




A mais jovem das formações desta colectividade regressará ao trabalho já no próximo mês de Setembro, onde iniciará uma época que vai contar com muitos desafios pela frente. Como é evidente, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com acompanhará a par e passo todos os desenvolvimentos: tudo o que interessa a respeito do Grupo Coral ou de qualquer outra actividade irá para o ar a qualquer momento aqui, no sítio oficial da Sociedade Fialrmónica Progresso e Labor Samouquense.

sábado, 19 de julho de 2008

[Actualização] Época 2008 - Serviços confirmados para a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

A Banda do Samouco começou a época 2008 deslocando-se no primeiro Sábado do ano até Alosno, localidade situada no coração da província espanhola de Huelva - onde participou na “Cabalgata de Reyes” . Seguiu-se a 13 de Janeiro o Concerto de Ano Novo na Sociedade Democrática União Barreirense "Os Franceses".

Até à data, a Banda do Samouco cumpriu 17 serviços na época 2008, sendo que um número maior de serviços ainda está para vir, contabilizando os serviços recentemente confirmados. Nos serviços que acontecerão ainda em 2008, destaque-se as presenças na Praça de Toiros do Campo Pequeno - Lisboa, dupla presença em Setúbal e Feira de Setembro na Moita, assim como a presença nas Fiestas de las Angustias 2008 na cidade andaluza de Ayamonte somada à ida aos Açores, ambas no próximo mês de Setembro. Já em Dezembro, o mês começará ao mais alto nível com o 89º aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

A Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense apresenta perante todos os músicos, sócios, simpatizantes e leitores do serviço http://bandadosamouco.blogspot.com o mapa completo dos serviços na época 2008 para a sua Banda de Música:

Mês de Janeiro:
Dia 5 - "Cabalgata de Reyes" - Alosno, Huelva - Espanha;
Dia 13 - Concerto de Ano Novo - Barreiro;

Mês de Abril:
Dia 17 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 24 - 22 Horas - Concerto 25 Abril - Samouco.

Mês de Maio:
Dia 8 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 15 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 25 - 16 Horas - Corrida de Toiros - Moita.

Mês de Junho:
Dia 5 - 22:15 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno (Directo TVI);
Dia 19 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 29 - 17:30 Horas - Procissão - Vale da Amoreira, Moita;
Dia 29 - 22 Horas - Procissão de São Pedro - Montijo;

Mês de Julho:
Dia 3 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 10 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno (Directo TVI);
Dia 11 - 19:30 Horas - Abertura das Festas Populares em Honra de Nª. Sª. do Carmo - Samouco;
Dia 11 - 21:30 Horas - Concerto de Abertura das Festas Populares do Samouco;
Dia 13 - 18 Horas - Procissão em Honra de Nª. Sª. do Carmo - Samouco;
Dia 17 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 24 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 26 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Setúbal.

Mês de Agosto:
Guimarães - Festas da Cidade e Gualterianas:
Dia 2 - 22 Horas - Concerto no centro da Cidade;
Dia 3 - 17 Horas - Tradicional Corrida de Toiros ;

Dia 7 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno (Directo TVI);
Dia 21 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 24 - Corrida de Toiros - Praça Carlos Relvas, Setúbal;
Dia 28 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno;
Dia 29 - 22 Horas - Concerto "Noites de Verão" - Samouco;

Mês de Setembro:
Dias 4, 5, 6, 7, 8 e 9 - Fiestas de las Angustias 2008 - Ayamonte, Espanha;
Dia 11 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno (Directo SIC);
Dia 15 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Praça Daniel do Nascimento, Moita;
Dia 17 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Praça Daniel do Nascimento, Moita;
Dia 18 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Praça Daniel do Nascimento, Moita;
Dias 26, 27, 28 e 29 - Festividades Locais - Freguesia de São Carlos, Ilha Terceira - Açores;

Mês de Outubro:
Dia 2 - 22 Horas - Corrida de Toiros - Campo Pequeno (Directo RTP1);
Dia 4 - Concerto - 11H30 - Setúbal (IV Festival de Bandas da Cidade de Setúbal);
Dia 26 - Concerto - Cruz Quebrada (Algés) - Aniversário da S.I.M.E.C.Q.

Mês de Dezembro:
Dia 1 - 89º Aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:
- 8:30 Horas - Saída de novos músicos pelas artérias da vila do Samouco;
- 15 Horas - Romagem ao Cemitério;
- 16:30 Horas - Sessão solene seguida de Concerto de Aniversário.

Dia 21 - Concerto de Natal conjunto com o Grupo Coral da S.F.P.L.S.

A consulta periódica deste mapa por parte dos músicos junto da Direcção ou nas instalações da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense é obrigatória.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

[FotoReport] João Moura Jr. a solo no Campo Pequeno

Foi perante uma casa bem composta que João Moura Jr. se apresentou esta noite no Campo Pequeno, onde toureou a solo 6 toiros de diferentes ganadarias mais o sobrero. O jovem cavaleiro esteve de modo geral muito bem, tendo-se destacado no 6º da noite (ganadaria Passanha) com uma sorte gaiola executada de forma irrepreensível na recepção do seu oponente, arrancando em seguida para uma lide fulgorante.

Miguel Moura acabou por tourear o 8º e último exemplar da noite - um novilho de Francisco Romão Tenório - conseguindo ir de menos a mais e acabar triunfante empolgando a assistência.

Amadores de Montemor, Aposento da Moita e Monforte estiveram de forma geral bem, numa noite tranquila para a forcadagem.
Sob orientação do Maestro Sérgio Oliveira, a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense teve a seu cargo a componente musical deste espectáculo.

Muito em breve, poderá ler aqui a crónica de Patrícia Sardinha, Sub-Directora do Serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica, assim como ver os melhores momentos registados pela objectiva de João Silva, Chefe de Fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

[FotoVídeoReport] A Estreia do Grupo Coral da SFPLS na Igreja Matriz do Samouco

Integrando as celebrações do dia de Nossa Senhora do Carmo, foi numa noite de lotação esgotada que o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense se apresentou pela primeira vez na Igreja Matriz da vila do Samouco. Sob a Direcção Musical da Maestrina Gisela Sequeira, esta formação apresentou um repertório onde a música sacra foi predominante.

A actuação dos coralistas foi antecedida pela celebração Eucarística e Recitação do Terço em Honra de Nossa Senhora do Carmo. Momentos antes de se ter dado início ao concerto, o pároco Carlos Russo dirigiu-se em breves palavras a todos os presentes na Igreja Paroquial de São Brás, endereçando especiais boas vindas a todos os coralistas e à Maestrina Gisela Sequeira nesta estreia que ocorre no dia litúrgico de Nossa Senhora do Carmo.

E porque qualquer imagem valem mais que mil palavras, apresentamos em seguida alguns momentos registados neste concerto:

O Serviço http://bandadosamouco.blogspot.com/ apresenta agora o concerto integral de estreia do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense na Igreja da sua terra natal, o qual está dividido em dois vídeos:

Primeira Parte:


Segunda Parte:


Dentro em breve mais novidades serão anunciadas acerca da mais recente das formações desta instituição samouquense. Dentro de dias, este serviço lançará online, entre outros vídeos relativos às Festas Populares do Samouco, uma compilação onde os melhores momentos da Procissão em Honra de Nossa Senhora do Carmo ocorrida no passado Domingo estarão em evidência.

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.