sexta-feira, 31 de outubro de 2008

[Antevisão] "Sábado à Noite com Onda 5" - Baile este Sábado às 21H30 na Sociedade Samouquense

Este Sábado dia 1 de Novembro pelas 21:30 Horas, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense apresentará o grandioso Baile "Sábado à Noite com Onda 5".

Subirão ao palco do grandioso Salão de Baile desta colectividade 5 músicos com vasta experiência na animação de Bailes, Arraiais, Casamentos, entre outros eventos. Serão interpretados entre vários estilos musicais um vasto reportório de Música Popular Portuguesa e Brasileira, proporcionando um serão dançante com ambiente de animação e festa constantes. De notar que este conjunto musical conta com mais de 12 Anos de experiência no campo da animação cultural.

Conheça ou recorde em seguida este conjunto musical na sua estreia no Salão de Festas da Sociedade Samouquense:

O convite está feito: este Sábado à noite vista-se a rigor, traga boa disposição e venha divertir-se até ao Samouco, naquele que é considerado um dos melhores espaços para dançar em toda a região: o Salão de Baile da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

[FotoVídeoReport] Banda do Samouco em concerto no 128º Aniversário da Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

A Sociedade Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense comemora no presente mês de Outubro 128 anos de vida, tendo organizado este Domingo um serão musical muito especial, no qual para além da actuação da sua jovem banda recebeu como convidada de honra a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

Após breves agradecimentos pelo Presidente da Direcção da S.I.M.E.C.Q., coube à Banda do Samouco a abertura do serão musical. Sob a habitual orientação do maestro Sérgio Oliveira, esta formação completou o seu 50º serviço na presente temporada interpretando durante cerca de 90 minutos repertório de estilos variados. O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com/ traz até ao estimado leitor alguns dos momentos registados no decorrer deste espectáculo:



Apresentamos agora um vídeo com excertos de 4 das peças interpretadas neste concerto:


Na segunda parte do espectáculo decorreu a actuação da Banda da Sociedade Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense. Sob orientação do músico e maestro Ricardo Ferreira, esta formação apresentou repertório de estilos variados, onde algumas agradáveis surpresas foram acontecendo no desenrolar do concerto. No final, uma certeza: à semelhança do que se passa na escola de música da Sociedade F. P. L. Samouquense, numerosas jovens promessas são também o futuro na Banda da S.I.M.E.C.Q., com muitos desses talentos a destacarem-se desde já, oferecendo um brilho especial à actuação desta banda sediada no concelho de Oeiras.

Apesentamos em seguida alguns registos fotográficos desta Banda:



O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com/ irá apresentar muito em breve um vídeo com alguns dos principais momentos interpretados neste serão musical.

Os próximos serviços da Banda do Samouco ocorrerão no dia do seu aniversário: para o próximo dia 1 de Dezembro, a formação dirigida pelo maestro Sérgio Oliveira irá apresentar algumas surpresas. Este será o primeiro de muitos dias de animação cultural, já que durante todo o mês de Dezembro a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense levará a cabo a iniciativa "Dezembro - Mês da Música", onde para além das actividades que esta instituição desenvolve serão apresentados numerosos espectáculos protagonizados por formações convidadas: muito em breve o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com/ divulgará o programa.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

[Antevisão] Banda do Samouco em concerto no 128º Aniversário da Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Este Domingo dia 26 de Outubro, a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense será a convidada de Honra nas comemorações do 128º aniversário da Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense. As filarmónicas de ambas as colectividades darão um concerto, numa matiné cheia de música e surpresas com início às 15:30 Horas na sede da SIMECQ, situada na Freguesia da Cruz Quebrada – Dafundo, concelho de Oeiras.

Em 9 de Outubro de 1880, um grupo de moradores da Cruz Quebrada organizou um pequeno grupo musical ”Sol e Dó“ com o objectivo de proporcionar aos habitantes actividades de carácter lúdico e recreativo. Posteriormente, construiu-se a sede que veio permitir o alargamento das actividades da colectividade nascendo por essa altura a Banda Filarmónica bem como o ensino da música. As vicissitudes do movimento associativo, o aumento dos instrumentos musicais e da falta de músicos para se proceder à renovação da Banda levaram à extinção da Banda original.

Graças ao impulso dado em Julho de 2005 pela Junta de Freguesia da Cruz Quebrada Dafundo com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, são reactivadas Escola de Música e Banda da SIMECQ. Após a sua reactivação, a Banda Filarmónica da SIMECQ tem obtido grandes êxitos e os mais rasgados elogios por onde tem actuado, dando desta forma a conhecer por onde passa o desenvolvido na SIMECQ.

Actualmente a Banda é composta por cerca de 54 elementos, com idades compreendidas entre os 7 e os 84 anos. A complementar a actividade da Banda existe o trabalho desenvolvido na Escola de Musica, onde todos os elementos da Banda aprofundam os seus conhecimentos sob a orientação do Maestro e Professor Ricardo Ferreira.

domingo, 19 de outubro de 2008

[Antevisão] Nélio Pinto no "Baile de Outono", este Sábado às 21H30 na Sociedade Samouquense

No próximo Sábado pelas 21:30 Horas, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense apresentará o grandioso "Baile de Outono".

Para animar este serão dançante vai estar em palco o artista Nélio Pinto: solicitado para participar em numerosos Bailes Populares um pouco por todo o país, este jovem natural do concelho da Moita anima também vários tipos de eventos, com destaque para casamentos, baptizados, festas populares e romarias. Nélio Pinto prima pela elevada qualidade musical aliada à variedade no repertório e apresenta-se em estreia no Salão de Baile da colectividade samouquense, situado na rua Francisco Domingos Taneco.

Este Sábado aceite esta sugestão: vista-se a rigor, traga boa disposição e venha até ao Samouco divertir-se naquele que é considerado um dos melhores espaços para dançar em toda a região: o Salão de Baile da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

sábado, 18 de outubro de 2008

[FotoVídeoReport] Trio Clave em estreia nos Bailes da Sociedade F. P. L. Samouquense

Os serões dançantes na Sociedade Samouquense ganharam mais cor com a presença em estreia do Trio Clave esta sexta-feira no seu Salão de Festas:

Henrique, Jorge e Alberto subiram ao palco do Salão desta colectividade fazendo com que largas centenas de pessoas dançassem ao som das melodias do trio almadense, numa noite em que a boa música e a animação foram constantes:

O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida 4 excertos em vídeo onde são apresentados temas interpretados neste espectáculo:


No próximo Sábado dia 25 às 21:30 Horas a Sociedade do Samouco apresenta mais uma estreia no seu salão: Nélio Pinto estará em palco para animar mais um grande serão de dança na colectividade samouquense. Mais um baile popular a não perder no melhor Salão de Baile da zona.

[FotoVídeoReport] Garraiada Académica do Caloiro no Campo Pequeno

Crónica e Fotos por Pedro Rodelo:

A Praça de Toiros do Campo Pequeno abriu portas para o 20º e último espectáculo na temporada 2008, numa noite onde o espírito académico se uniu à festa brava perante uma fortíssima moldura humana presente na primeira praça do país.

Em noite de festa, foram 5 os jovens cavaleiros em praça: Francisco "Seabra", António "Mim" Garcia, João "Caldeira", João "El Ganhaito" e Gonçalo "Veloso". Na forcadagem, 5 grupos académicos: Universidade Lusíada, Universidade Católica (curso de Direito), Instituto Superior de Agronomia, Instituto Superior Egas Moniz e Universidade Autónoma. Com a presença de vários músicos, a Banda do Samouco animou musicalmente este acontecimento, repartindo alguns momentos musicais com elementos de uma das tunas presentes em praça.

Início do Espectáculo - Cortesias

Francisco “Seabra” recebeu a primeira rés brava da noite: sobressaíram bons pormenores na arena, fruto da técnica que o jovem cavaleiro demonstrou de forma constante na sua lide; António “Mim” Garcia começou por executar uma sorte gaiola, ao que se seguiu uma lide razoável, ainda que com alguns percalços; João “Caldeira” recebeu uma rés que entrou em praça com muita pata, obrigando o jovem a aplicar-se logo de início. Por entre compridos, curtos e violinos, a ferragem foi concretizada de forma correcta, onde a técnica e a inteligência do jovem prevaleceram; João “El Ganhaito” deparou-se com algumas dificuldades nos primeiros ferros: após ter tirado a cabeçada do seu cavalo conseguiu alguns ferros de boa nota, conseguindo fazer face às dificuldades evidentes para controlar a montada, ainda que não tenha evitado algum desnorte na arena; Gonçalo “Veloso” protagonizou a cavalo uma lide com bons apontamentos. A meio libertou-se do cavalo e já de capote toureou a rés brava por entre verónicas e chicuelinas demonstrando alguma técnica no toureio apeado. Já no final da sua lide mais uma surpresa: dois pares de bandarilhas com cravagem aceitável.



Momentos registados com alguns dos intervenientes na arena

Quanto à forcadagem - e porque as imagens valem bem mais que mil palavras - o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida as 5 sortes consumadas nesta noite:

No final do espectáculo foram atribuídas distinções:
- Melhor cavaleiro: João “Caldeira”;
- Melhor pega: Universidade Católica (curso de Direito);
- Melhor claque: Instituto Superior de Agronomia.


Entrega das distinções ao melhor cavaleiro e ao melhor Grupo de Forcados

A animação prosseguiu com o arraial académico em ambiente de festa perante caloiros, veteranos e demais público presente em praça com o cantor Leonel Nunes e o DJ Cenoura, muito populares no meio académico.

Pormenor da noite em que a juventude marcou forte presença no Campo Pequeno

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

[Antevisão] Próximas actuações do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Após ter regressado ao trabalho na segunda quinzena do mês de Setembro, o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense continua a desenvolver o seu trabalho tendo em vista as suas próximas actuações, todas elas no próximo mês de Dezembro.

Assim, inserido nas comemorações do 89º aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, a formação dirigida pela Maestrina Gisela Sequeira participará no próximo dia 1 de Dezembro no concerto de aniversário, conjuntamente com a Banda de Música. No dia 8 do mesmo mês, a jovem formação completará um ano após a sua estreia oficial, assinalando a ocasião com um concerto especialmente preparado para este acontecimento. No dia 21 de Dezembro (Domingo), Banda e Grupo Coral estarão reunidos para o concerto de Natal dedicado a sócios, amigos e simpatizantes da colectividade samouquense. Estas 3 actuações decorrerão na nova sede da Sociedade F. P. L. Samouquense, situada na rua Francisco Domingos Taneco e estão inseridas na iniciativa "Dezembro - Mês da Música" que a colectividade samouquense levará a cabo ao longo do último mês do ano. O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com anunciará muito em breve a programação completa para este importante acontecimento cultural.

Após a actuação no passado dia 16 de Julho por ocasião das comemorações do dia de Nossa Senhora do Carmo, dia 14 de Dezembro (Domingo) o Grupo Coral regressará à Igreja Matriz do Samouco para um concerto comemorativo da quadra natalícia.

Os horários relativos a todas as actuações serão oportunamente anunciados entre outros meios aqui, no serviço online da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samoquense.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

[Antevisão] Novo Baile - Trio Clave esta 6ª Feira na Sociedade Samouquense

Já esta sexta-feira pelas 21:30 Horas - tal como anunciado em primeira mão no Baile de Rentrée e em simultâneo pelo serviço http://bandadosamouco.blogspot.com - a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense apresentará um grandioso "Baile Extra Fim de Semana". Este espectáculo terá lugar no Salão de Festas na nova sede da colectividade samouquense, situado na rua Francisco Domingos Taneco.

Para animar este serão vai estar em palco o Trio Clave. Muito solicitados para animar numerosos Bailes Populares nas margens norte e sul do Tejo e um pouco por todo o país, esta formação natural da cidade de Almada é também procurada para participar em vários tipos de eventos, com destaque para festas populares e romarias. O Trio Clave prima pela elevada qualidade musical e variedade no repertório, apresentando-se em estreia na colectividade samouquense.

O convite está feito: esta sexta-feira vista-se a rigor, traga boa disposição e venha divertir-se até ao Samouco, naquele que é considerado um dos melhores espaços para dançar em toda a região: o Salão de Baile da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense!

sábado, 11 de outubro de 2008

[Antevisão] Garraiada Académica do Caloiro no Campo Pequeno

A Praça de Toiros do Campo Pequeno irá encerrar a temporada 2008 com a presença de estudantes: na próxima sexta-feira dia 17 de Outubro pelas 21:30 Horas irá realizar-se a 1ª Garraiada Académica do Caloiro, espectáculo onde se aguarda a adesão massiva do público estudantil no arranque do novo ano lectivo.

Após mais de 4000 Finalistas terem festejado os 133 anos de historia das Garraiadas Académicas de Lisboa no passado dia 30 de Abril - mostrando assim que a tradição está mais viva que nunca - chegou a vez de caloiros e respectivos doutores encherem a catedral lisboeta com muita cor e alegria.

Em praça estarão 5 jovens cavaleiros: Francisco "Seabra", António "Mim" Garcia, João "Caldeira", João "El Ganhaito" e Gonçalo "Veloso". Na forcadagem, 5 grupos académicos: Universidade Lusíada, Universidade Católica (Direito), Instituto Superior de Agronomia, Instituto Superior Egas Moniz e Universidade Autónoma. Com a presença de vários músicos, a Banda do Samouco animará musicalmente este acontecimento.

Cada Associação Estudantil contará com animação no seu próprio sector de bancada para "puxar" pelo seu cavaleiro ou grupo de forcados. A título de novidade serão atribuídos prémios para as melhores bancadas, pegas e cavaleiros. A presença do famoso cantor popular Leonel Nunes e do DJ Cenoura irão rematar a festa com um magnifico arraial na arena.

Os bilhetes podem ser adquiridos nas associações de estudantes com preços a partir de 9 Euros. Mais informações por favor visite o site oficial em http://garraiadadelisboa.jimdo.com, onde toda a informação detalhada acerca deste espectáculo pode ser consultada.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

[Festas do Império de São Carlos 2008] Cerimónia da Coroação


Em resultado da deslocação da Banda do Samouco até à ilha Terceira no decorrer da última semana de Setembro, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com avança agora com uma reportagem multimédia acerca da Coroação, a qual inclui fotos e vídeos de alguns momentos musicais protagonizados pela Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e pela Banda Filarmónica da Sociedade Musical e Recreio da Terra-Chã, num acontecimento repleto de beleza e singularidade que teve lugar no último Domingo de Setembro na localidade de São Carlos.

A Coroação é um acto religioso que se realiza em devoção ao Divino Espírito Santo, um dos traços mais marcantes nas devoções populares dos Açores. A irmandade do Divino Espírito Santo do lugar de São Carlos constituiu-se na sequência do milagre da protecção divina perante a grande actividade vulcânica que se desenvolveu na segunda metade do século XVIII no interior da Terceira, fazendo expelir lava em diversas direcções, alterando a fisionomia de vastas áreas da ilha.

Para já apresentamos a fotoreportagem com dezenas de momentos captados durante a manhã do passado dia 28 de Setembro: Coroação, Missa e nomeação do Procurador para o ano de 2009 são os momentos retratados no vídeo que o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida:

O serviço informativo online da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense vai apresentar mais notícias sobre as festividades na localidade de São Carlos: para além do Concerto de Sábado à noite, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com está a preparar mais um vídeo sobre a cerimónia da Coroação e um especial "Banda do Samouco - Fora de Serviço", onde alguns momentos de animação musical protagonizados por músicos da Banda do Samouco e não só estarão em destaque. Mais novidades entrarão no blog dentro em breve: fique em sintonia com o blog da banda, pois vai certamente valer a pena.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

[Festas do Império de São Carlos 2008] Banda do Samouco em concerto - Cobertura noticiosa online


Fruto da vontade que 4 jovens naturais da Ilha Terceira fizeram chegar ao serviço online da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense semanas antes da deslocação da Banda do Samouco até ao arquipélago dos Açores, o portal www.terceiraemfesta.com - uma das principais referências na divulgação das festividades em toda a ilha durante todo o ano - associou-se à cobertura feita pelo serviço online da colectividade samouquense nas Festas do Império de São Carlos, tendo resultado uma reportagem com fotos e vídeos inéditos que o portal terceirense agora apresenta.

Para além da reportagem fotográfica - a qual poderá ser vista aqui - o portal www.terceiraemfesta.com apresenta em vídeo temas executados pela Banda do Samouco: em praticamente meia hora são apresentados 8 temas, 3 dos quais em exclusivo: "España Cañi para 3 trompetes", "Tango para un Torero" e "Manolete", aos quais se somam "Banda do Samouco", "El Tio Caniyitas", "Torero Cale", "La Virgen de Macarena" e "La Puerta Grande". Poderá aceder a este vídeo no portal terceirense clicando aqui.

Com actualizações frequentes em várias categorias (nas quais se incluem dezenas de vídeos de touradas à corda), nunca esquecendo a agenda sempre actualizada acerca das festividades que decorrem todo o ano na ilha mais taurina do mundo, o portal www.terceiraemfesta.com está no ar há cerca de um ano, período ao longo do qual tem tido um crescimento notável, quer em termos de conteúdos, quer em termos de visitas. De destacar neste momento que, para além da reportagem feita sobre a passagem da Banda do Samouco pelas Festas do Império de São Carlos é apresentada uma reportagem em vídeo sobre as recentes festividades de Porto dos Biscoitos, recentemente realizadas na localidade situada na encosta norte da ilha.

domingo, 5 de outubro de 2008

[FotoVídeoReport] Banda do Samouco no IV Festival de Bandas da cidade de Setúbal

Decorreu ao final da manhã deste Sábado a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense no IV Festival de Bandas da cidade de Setúbal, naquele que foi o 49º serviço no presente ano de 2008 para a formação samouquense.

Menos de 36 horas depois de ter animado musicalmente o encerramento do abono 2008 na praça de Toiros do Campo Pequeno, a Banda do Samouco - dirigida como habitualmente pelo Maestro Sérgio Oliveira - apresentou-se ao público sadino em concerto, o qual decorreu em pleno centro histórico setubalense, mais precisamente no Largo da Misericórdia, em frente à sede da Sociedade Musical Capricho Setubalense. Esta instituição, conjuntamente com a Câmara Municipal de Setúbal, teve a seu cargo a organização deste Festival, no qual participaram durante três dias mais oito Bandas Filarmónicas de vários pontos do país.

O http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida alguns momentos registados no decorrer deste espectáculo:




O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida um vídeo com excertos deste concerto:

Dentro em breve, a Banda do Samouco estará de regresso aos concertos. O Blog da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense anunciará em data oportuna as futuras actuações da Banda do Samouco.

[FotoReport] "Baile de Rentrée" com Trio Nostalgia na Sociedade Samouquense


Os Bailes Populares estão de regresso para animar os serões na Sociedade do Samouco. O Trio Nostalgia foi o conjunto musical encarregue de abrir a temporada 2008-2009 na colectividade samouquense, numa noite que contou com muita animação:



O próximo baile será com a presença do Trio Clave para um animado serão dançante: será sexta-feira dia 17 de Outubro pelas 21:30 Horas no melhor Salão de Baile na zona: marque já na sua agenda e venha-se divertir até ao Samouco!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

[FotoVídeoReport] Campo Pequeno - Gala à antiga Portuguesa na Corrida dos Triunfadores

Crónica Tauromáquica por Patrícia Sardinha, Subdirectora do Serviço serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica;
Fotografia por João Silva (http://www.joaopsilva.com/), Chefe de fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:

Fechou-se mais um ciclo na bonita e sempre cuidada praça de toiros do Campo Pequeno com a última corrida de abono desta temporada a decorrer em ambiente de festa, encetada com o desfile de Gala à Antiga Portuguesa que antecedeu as cortesias habituais das corridas de toiros. Para além disso, houve direito a transmissão televisiva, e tudo junto valeu um começo tardio, pois seriam perto das 23h quando a primeira lide teve início.
No cartel, juntaram-se seis figuras toureiras numa selecção do que se poderia considerar os triunfadores da série de corridas realizadas no decorrer da temporada, um curro de toiros de diversas ganadarias, e dois dos melhores grupos de forcados amadores lusos. A Banda do Samouco assegurou a componente musical deste espectáculo.

Foi António Ribeiro Telles quem abriu as hostes taurinas, frente a um toiro de Conde Cabral bastante cumpridor, que pesou 502 kg e que foi recebido com o primeiro ferro comprido à porta gaiola. Voltou a acatar sucesso com mais dois ferros compridos no sítio e sempre de praça a praça. Na ferragem curta desbobinou uma lide ao seu estilo frontal, clássico e quase sempre perfeito em que não há enganos e artífices, cravando com irrepreensível acerto seis ferros curtos, em que o cavalo Santarém deu nas vistas.

António Ribeiro Telles

Rui Salvador tem muitas vezes o azar de lhe tocarem toiros menos colaborantes, mas a sorte de ser dos poucos cavaleiros que não lhes dá nega e consegue dar a volta por cima. Para ele não há toiros impossíveis, mas sim difíceis e isso ficou patente uma vez mais, frente a um toiro de Rio Frio com 558 kg, bastante reservado, muito distraído que inicialmente ignorou por completo o cavaleiro. Conseguiu a custo deixar dois ferros compridos, nos curtos salvou a lide estando muito por cima do oponente e cravando quatro curtos de boa nota apesar das condições da rês.

Rui Salvador

Luís Rouxinol teve uma lide que foi subindo de tom, com um toiro de Ortigão Costa, com 510 kg, que permitiu ao cavaleiro de Pegões brilhar, principalmente nos curtos e utilizando o cavalo estrela Mustang em que cravou três ferros curtos, rematados com arrimo na cara da rês, cravando ainda bem um ferro de palmo e fechando-se com o tradicional par de bandarilhas de boa execução e que empolgou as bancadas.

Luís Rouxinol

A António Brito Paes tocou em sorte um toiro de Passanha, com 520 kg que lhe prostrou algumas dificuldades. Depois de dois compridos regulares, sendo o primeiro deixado à porta gaiola, efectuou algumas passagens em falso e inclusive um forte toque para cravar os curtos. O jovem cavaleiro não entendeu a rês e sentiu algumas dificuldades frente a um manso de curta investida.

António Maria Brito Paes

O toiro do Eng. Luís Rocha, com 515 kg, coube em sorte a Marcos Tenório ‘Bastinhas’ e foi sem dúvida o mais colaborante e o que proporcionou a lide mais completa. Marcos, que aos poucos e não querendo tecer comparações, vai ganhando no seu estilo a alegria do pai na conexão com as bancadas, apesar de se cingir a um toureio próprio, tem bastante sentido de lide. Cravou correctamente três ferros compridos, e nos curtos pôs sempre voz e mando no cite, bregando correctamente, dando-se a ver à rês que partiu sempre para a reunião com alegria e trapio, e perseguindo a montada após cada ferro. O público vibrou bastante com esta actuação do jovem cavaleiro que soube aproveitar as boas qualidades do toiro.

Marcos Bastinhas

Francisco Palha lidou o último toiro da noite, um Pégoras com 598 kg que também não foi pêra doce, manso, e que dificilmente rompia ao cite do cavaleiro, tendo alguma dificuldade em cravar os ferros, mas que aos poucos foi consentindo ao cavaleiro deixar ferros de boa nota. Esperou a rês à porta dos sustos e nos curtos foi-se arrimando aos poucos e cravou cinco ferros, destacando-se o último.

Francisco Palha

Pelo grupo de Forcados de Lisboa, foram à cara, António José Casaca muito bem à primeira, Francisco Mira à segunda tentativa a aguentar bem com ajuda, e João Vasco Lucas a dobrar Manuel Guerreiro, na sua segunda tentativa com as ajudas carregadas.

Amadores de Lisboa

Pelo Grupo de Vila Franca de Xira pegaram Ricardo Patusco com ajudas frente a um toiro violento, Bruno Casquinha que aguentou forte e consumou à segunda tentativa, e Márcio Francisco à terceira numa pega enorme, depois de sofrer fortes derrotes e que acabou por ser a pega da noite.

Amadores de Vila Franca

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com avança agora com os vídeos das pegas dos dois grupos de forcados presentes esta noite na catedral lisboeta, os quais tiveram uma noite de intenso labor pela frente:
- Amadores de Lisboa:
- Amadores de Vila Franca:

Dos toiros, destaque positivo para o de Eng. Luís Rocha, Conde Cabral e Ortigão Costa, menos ou nada positivos foram os de Passanha, Rio Frio e Pégoras.
Dirigiu correctamente a corrida Agostinho Borges, assessorado pelo Dr. José Manuel Lourenço. Numa noite em que não tendo sido vibrante em resultados artísticos, funcionou bem como espectáculo de encerramento.

Apresentamos agora 2 excertos da actuação da Banda do Samouco neste espectáculo:
- "Paquito Chocolatero" de Gustavo Pascual Falcó, interpretado na volta de agradecimentos de António Ribeiro Telles:

- "Maria Leopoldina Guia" de António Maria Catalão Labreca, interpretado durante a lide de Rui Salvador:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.