sábado, 28 de fevereiro de 2009

[Report] 1º Festival Taurino Misto de Solidariedade a favor da "Ajuda de Berço" e "Comunidade Vida e Paz" na Praça de Toiros da Moita

Perante condições meteorológicas algo adversas, a vila ribatejana da Moita recebeu na sua Praça de Toiros o 1º Festival Taurino Misto de Solidariedade a favor da "Ajuda de Berço" e "Comunidade Vida e Paz". Este evento decorreu na tarde deste Sábado e contou com lotação acima de meia casa.

Do cartel inicialmente programado uma alteração viria a surgir: fruto da ausência de Sónia Matias - em resultado de um acidente - Nuno Velasquez lidou dois exemplares em vez do derradeiro novilho inicialmente previsto.

Joaquim Bastinhas deu início às lides a cavalo perante um novilho que se apresentou em praça com bastante pata. Numa lide que se viria a revelar em crescendo, o cavaleiro de Elvas começou com 2 compridos de cravagem correcta, vindo em seguida a cravar curtos de bom efeito. A habitual interacção com o público foi uma evidência que, somada às boas condições de lide do novilho resultaram numa lide de bom nível;

Com duas montadas em estreia para este festival, Luís Rouxinol apresentou-se na Daniel do Nascimento determinado a triunfar. Perante um novilho pouco concentrado na arena, o cavaleiro de Pegões teve que se aplicar a fundo, vindo a consumar uma lide de menos a mais. Destaque na recta final para dois ferros de palmo, suscitando ruidosas ovações da assistência;

Rui Fernandes recebeu o terceiro exemplar em praça na porta dos sustos, com este a apresentar-se com muita codícia na arena. Ainda que com falhas pontuais, o cavaleiro viria a conseguir uma lide de bom nível, onde os detalhes fizeram toda a diferença: cites correctas em todos os ferros com destaque para os curtos por entre uma brega cuidada foram os pontos fortes no habitual toureio espectáculo uma vez mais apresentado pelo jovem cavaleiro;

Nuno Velasquez abriu em bom plano a lide do seu primeiro novilho. A jogar em casa, o matador moitense recebeu o seu oponente com vistosas verónicas. Após uma eficiente cravagem de bandarilhas, o matador apresentou-se de muleta com derechazos em redondo seguindo-se bons naturais ligados entre si culminados a passe de peito. Antes de rematar a sua prestação aplicou ainda vários muletazos;

Filipe Gonçalves apresentou-se no 5º da tarde decidido a triunfar. Perante um oponente com bravura, boa apresentação e muita pata, o cavaleiro natural de Albufeira não conseguiu evitar um forte toque junto às tábuas a anteceder o 1º comprido da sua lide. Após ter cravado a ferragem comprida de forma eficaz, voltou à arena com nova montada levando a sua lide ao expoente máximo: com consecutivas mudanças de direcção, passagens rasantes às tábuas e finalizações de curtos em altíssimo nível, o jovem levou as bancadas ao rubro com as suas excelentes cravagens, com destaque para o violino e palmito finais, retirando-se em seguida e contrariando de forma inteligente o desejo do público;

Marcos Tenório Bastinhas apresentou-se na arena moitense com vontade e energia para triunfar. Deparou-se com um novilho que se apresentou em praça com fortes investidas nos compridos, conseguindo cravagens de bom nível. Já nos curtos esteve bastante bem, onde os detalhes na execução fizeram a diferença. Nota de destaque para o último ferro da noite com o jovem cavaleiro a saber arrancar o seu oponente das tábuas e a cravar um curto de forma irrepreensível.

No derradeiro da tarde calharia a Nuno Velasquez um novilho com fracas condições de lide: iniciou-a com verónicas alternadas por chichuelinas. Após as bandarilhas, a falta de colaboração do seu oponente foi a tónica dominante: perante tentativas sem êxito pelos dois lados - e com o matador moitense a entregar-se com alma ao espectáculo - o melhor que conseguiu foram timidos muletazos. Nuno Velasquez merecia melhor sorte no seu último toiro.

Ao nível da forcadagem, uma tarde sem sobressaltos de maior:
- Pelos Amadores da Moita, Miguel Souto ao primeiro intento e Rui Candeias ao segundo selaram as suas sortes;
- Pelos Amadores do Pinhal Novo consumaram as suas pegas Rui Pragana e Jorge Miguel, ambos à segunda tentativa.
- Pelos Amadores de Cuba, o Cabo José Horta consumou a única pega para este grupo ao 6º intento, após dois outros elementos terem sido dobrados na cara por duas vezes.

Na componente musical do Festival Taurino, duas bandas: à Banda do Samouco coube animar parte do espectáculo taurino, tendo outra parte sido animada pela Banda do Rosário.

Esta foi a primeira crónica em 2009 no serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com. Mais novidades de cariz tauromáquico serão inseridas aqui neste espaço muito em breve: fique em sintonia com o Blog da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

[VÍDEOREPORT] AGUARELA 2009 - A recordação em vídeo de alguns dos momentos musicais do Carnaval na Sociedade F. P. L. Samouquense

PARA MELHOR QUALIDADE DE IMAGEM E SOM ACONSELHAMOS O VISIONAMENTO DE TODOS OS VÍDEOS EM ALTA QUALIDADE

Continuando a cobertura do Carnaval AGUARELA 2009 na Sociedade Samouquense e após os vídeos "Trem das Onze" e "Amor no coração" terem entrado no ar, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com/ está em condições de avançar com mais 10 excertos em vídeo de 15 temas do diversificado repertório AGUARELA apresentado neste evento dividido em 4 fantásticas noites de folia:

- "Eu quero esse Amor":

- "Gipsy Mix":

- "Lamento" e "Você não me ensinou a te esquecer":

- "Leva Eu":

- "Carro Velho" e "Arerê":

- "Fanfarra" e "Pipoca":

- "Dormi na Praça" e "Convite de Casamento":

- "Dê um grito Aí" e "Diga que Valeu":

- "Lambadas (Ovelha Desgarrada)":


- "Peixinho":

Os Aguarela estão de volta aos espectáculos já este Sábado dia 28 a partir
das 21:30 Horas na Associação Desportiva Samouquense, num evento a não
perder.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

[CARNAVAL 2009] AGUARELA: o rescaldo "em cima do acontecimento"


O relógio marca 3H58 na madrugada de terça-fera dia 24: fecha-se o pano no Palco da nova sede da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, 5 Horas e meia depois de se ter iniciado o espectáculo de segunda-feira. Com mais de 20 horas de actuação acumuladas no decorrer das 4 noites, a emoção sobrepõe-se ao cansaço do lado de dentro do palco: por entre abraços, lágrimas e sorrisos, os músicos provam instintivamente entre si o porquê de, a cada ano que passa, se insistir em investir centenas de horas em pesquisas, ensaios, assim como na criação de novas ideias para arranjos musicais, cenários, som, iluminação e um sem números de pormenores essenciais à criação do verdadeiro espectáculo AGUARELA.

21 Anos após a sua fundação, o que continua a mover verdadeiramente este conjunto musical é algo que resiste de forma veemente ao passar dos tempos: para quem entende que em 2009 o Carnaval "Aguarela" já poderia não fazer sentido, a resposta vem do público e é inequívoca: os Aguarela tocaram para uma imensidão de foliões - muitos deles mascarados de forma criativa e surpreendente - comparecendo nos Bailes de espírito aberto para se divertirem. Em concreto sobre a derradeira noite de segunda-feira, o resultado foi uma das mais fortes afluências de público de sempre à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. Um ano mais passou - um ano mais todos os elementos dos Aguarela selam as suas actuações com espírito de missão cumprida. Em toda a restante organização o mesmo sentimento predomina.

O serviço informativo http://bandadosamouco.blogpost.com estará em condições de mostrar aos seus leitores muito do que pelo Samouco se viveu nas últimas 4 noites - as noites de Carnaval. "Amor no Coração (Quem viver verá)" é o primeiro avanço em vídeo que retrata o ambiente vivido na noite de segunda-feira:
Os Bailes estarão de volta à Sociedade Samouquense na sua formatação mais popular em Março, mais precisamente na noite de sexta-feira 13 onde, para além da presença do Trio Clave haverá uma atracção especial: o par Paula e Luís actuará durante este Baile. Recorde-se que este par foi finalista no "Dança na Praça", concurso de Danças de Salão promovido recentemente pelo canal 1 da RTP.

Porém, e já este Sábado dia 28, os Aguarela darão um novo espectáculo no Samouco, desta feita na Associação Desportiva Samouquense, com início às 21:30 Horas. Compareça, pois vai valer a pena.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

[CARNAVAL 2009] AGUARELA na derradeira actuação no Carnaval da Sociedade F. P. L. Samouquense


Mais logo após as 22 Horas, os Aguarela vão estar em palco para o derradeiro espectáculo de Carnaval no presente ano. Na noite das noites, entre muitos outros serão interpretados temas lendários como este "Trem das Onze", registado na recta final do espectáculo deste Domingo:
Sabemos que não vai querer perder o melhor de todos os espectáculos.
O convite está feito - venha até ao Samouco divertir-se!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

[CARNAVAL 2009] AGUARELA ao seu melhor nível na Sociedade F. P. L. Samouquense

Baile de Sábado: Recortes de um serão memorável:



Mais daqui pouco o Zé, o Nuno, o Carlos, o Derinho, o Jaime, o Fernando, o Luís, a Vanessa, o Pedro, o Paulo, a Susana, o António, o Ricardo, o César e restante equipa AGUARELA estarão em palco à sua espera para um novo espectáculo logo após as 22:00 Horas.
Um evento rigorosamente a não perder na Sociedade Samouquense, por detrás da Escola Primária, na vila do Samouco.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

[CARNAVAL 2009] Luz, Cor e Ritmo com Aguarela no Samouco


Numa palavra: Imperdível.
Novo espectáculo hoje, a partir das 22 Horas.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

[Antevisão] Carnaval na Sociedade F. P. L. Samouquense com AGUARELA a partir desta 6ª Feira

Músicos, espaço e organização: tudo a postos para mais um grande Carnaval na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense - Edição 2009 - repartido em 4 noites consecutivas de folia já a partir desta 6ª Feira.
Uma vez mais, este evento conta com o apoio da JOCAFER - Ligações Duradouras.

Após o conjunto musical AGUARELA ter comemorado 20 anos de existência em 2008 com 4 Baile históricos - quer em afluência de público (mais de 3000 espectadores/foliões), quer a nível musical - a Direcção da Sociedade Samouquense volta a apostar forte no Carnaval e neste conjunto musical, fazendo um avultado investimento financeiro e organizacional.

No que diz respeito à parte musical, em 2009 os AGUARELA apresentam-se renovados em palco: com 5 metais, 6 vocalistas, percussão e cordas, subirão ao palco 14 músicos, dos quais 10 são parte integrante da Banda do Samouco, estando em serviço com esta formação durante todo o ano de norte a sul do país, Açores e Espanha.

A aposta no repertório dos AGUARELA é clara: desde novos temas - acompanhando a tendência do Carnaval do outro lado do Atlântico - aos clássicos de sempre que fazem parte da memória colectiva de muitas e muitas pessoas que acompanham este Conjunto Musical anda há muitos anos, tudo irá ter lugar no Carnaval 2009 da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. Estão ainda previstas numerosas surpresas, nomeadamente na decoração de toda a colectividade, em palco, nos trajes de músicos e não só, entre muitos outros motivos de interesse. Em todas as noites serão distinguidas as melhores máscaras individuais e de grupo.

Os 4 espectáculos decorrerão no Samouco, mais precisamente nas novas instalações da colectividade (por detrás da Escola Primária), as quais dispõem de um Salão de Baile com capacidade superior a 1000 pessoas (tendo esta lotação sido ultrapassada em 2008). Serão serões muito especiais a não perder, repletos de folia por terras do Samouco durante 4 noites consecutivas, já a partir desta 6ª Feira dia 20, sempre a partir das 22 Horas.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

[FotoVídeoReport] Baile de São Valentim com Trio Nostalgia na Sociedade Samouquense

VÍDEOREPORTAGEM JÁ DISPONÍVEL MAIS ABAIXO NESTA NOTÍCIA

"Gostei bastante de cá vir e vamos concerteza passar a ser assíduos desta sala muito bem composta e decorada que aquí possuem": eis a opinião de um casal que visitou o Samouco e a Sociedade Samouquense pela primeira vez na noite dos namorados, numa das muitas opiniões escutadas pelos membros da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense durante o Baile de São Valentim que decorreu este Sábado à noite na nova sede da colectividade samouquense.

O romantismo em palco do Trio Nostalgia foi a inspiração para muitas centenas de pessoas que decidiram vir celebrar o amor até à vila do Samouco: com forte afluência popular - numa das maiores registadas em Bailes Populares - os músicos António, Filipe e Gaspar foram incansáveis ao interpretar melodias não só mas também dedicadas ao dia especial que se viveu nesta data. O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida alguns dos momentos vividos no decorrer deste serão:



Veja agora a vídeoreportagem que o serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com preparou com alguns dos momentos vividos nesta noite:
Os Bailes na Sociedade Samouquense vão continuar, desta feita com a folia do Carnaval: com 14 músicos em palco - por entre 5 metais, 6 vocalistas, percussão e cordas - muitas serão as surpresas musicais e não só que irão estar em palco durante 4 noites consecutivas já a partir desta sexta-feira dia 20 na Sociedade Samouquense, naquela que constitui uma das mais fortes apostas da Direcção desta colectividade nesta temática.

Aceite o nosso convite: venha espreitar como se vive a folia do Carnaval na Sociedade Samouquense com os Aguarela!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

[FotoReport] Procissão de São Brás no Samouco

Uma tarde de Domingo com tempo instável - variando entre chuviscos e abertas onde se vislumbraram tímidos raios de sol - recebeu a tradicional Procissão de São Brás na vila do Samouco, acontecimento no qual participou a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com traz até ao estimado leitor alguns dos momentos no decorrer deste acontecimento, registados em algumas das principais artérias da vila:
- Passagem pela rua Mouzinho de Albuquerque:





- Chegada à Igreja (Praça da República):





A procissão voltará a sair à rua no Samouco nas Festas Populares da vila no próximo dia 12 de Julho: Estas festividades são celebradas em honra de Nossa Senhora do Carmo.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

[Antevisão] Moita - 1º Festival Taurino Misto de Solidariedade a favor da "Ajuda de Berço" e "Comunidade Vida e Paz"

A Praça de Toiros Daniel do Nascimento acolhe no próximo Sábado dia 28 de Fevereiro pelas 4 da tarde o 1º Festival Taurino Misto de Solidariedade a favor da "Ajuda de Berço" e "Comunidade Vida e Paz", numa iniciativa que conta com o apoio da RTP e da TVI.

Em praça estarão os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Sónia Matias, Filipe Gonçalves, e Marcos Bastinhas. No toureio a pé apresentar-se-á o jovem matador Nuno Velasquez.

A respeito de forcados, os Amadores da Moita, Pinhal Novo e Cuba, capitaneados respectivamente por Fernando Rodrigues, Sandro Patraquim e José Horta assegurarão as pegas da tarde.
Serão lidados 7 novilhos - toiros de Charrua. Parte da componente musical deste espectáculo será assegurada pela Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

Os bilhetes terão um custo único de 15€ e as reservas poderão ser feitas através do número 917884674.
Junte-se a esta causa e venha apoiar quem mais precisa!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

[Tauromaquia Online] Banda do Samouco e os 25 anos da alternativa de António Ribeiro Telles

A primeira notícia de índole tauromáquica no novo ano relacionada com a Banda do Samouco e o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com diz respeito ao mundo cibernético que rodeia esta Banda de Música e respectiva instituição que a acolhe.

Nas últimas semanas, dezenas de novos sites foram criados e/ou remodelados em resultado de um forte investimento feito por muitos dos agentes intervenientes na festa brava, sejam eles toureiros, forcados, ganadarias, portais de informação dedicados a esta temática, etc.

Por ocasião das comemorações dos seus 25 anos de alternativa, António Ribeiro Telles lançou recentemente o seu novo website.

Num trabalho em constante actualização e com forte componente multimedia, em http://antonioribeirotelles.com o leitor é levado a viajar pelo mundo de um dos mais carismáticos cavaleiros lusitanos: biografia, momentos históricos centrados em toda a Dinastia de família, o passado e presente das suas quadras, quadrilha, galerias fotográficas centradas em diversas temáticas, notícias relacionadas com a actualidade (incluíndo crónicas, eventos, prémios, etc), são apenas alguns dos tópicos que fazem com que este projecto seja uma das mais fortes apostas disponíveis na internet nesta temática.

Relativamente à época 2008, o serviço http://antonioribeirotelles.com promoveu recentemente uma votação para eleger o melhor cavalo da passada temporada. Com 45.56% dos votos, os participantes elegeram o "Santarém". Com áudio a cargo da Banda do Samouco, apresentamos em seguida alguns momentos registados em 3 praças nacionais, onde as qualidades do cavalo eleito são bem patentes:
"La Entrada", "Torero Cale" e "Olé Manuel dos Santos" são os temas interpretados pela Banda do Samouco neste vídeo

Precisamente no dia em que esta notícia é lançada há mais uma novidade no panorama taurino lusitano: o novo portal taurino http://www.solesombra.com, um projecto actual e que será por certo uma mais valia para todos os amantes e interessados pela festa brava lusitana. Convidamos os leitores interessados a consultar na coluna ao lado esquerdo o nosso item "Tauromaquia online", onde estão presentes ligações para os principais portais taurinos nacionais e um pouco por todo o mundo. A respeito de notícias taurinas relacionadas com a Banda do Samouco, muito em breve serão lançadas aqui as primeiras novidades relativas à época 2009.

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.