sexta-feira, 31 de julho de 2009

[HipHop na Sociedade Samouquense] Festa com apresentação de coreografia no final das actividades antes das férias

HIP HOP VÍDEO ONLINE

Decorreu esta quarta-feira a última aula de Hip Hop na Sociedade Samouquense antes das férias de Verão em Agosto.

Num ambiente intimista, a professora Andreia Correia organizou uma apresentação para finalizar o presente ano de actividades, desafiando em seguida os pais e acompanhantes de todas as atletas a subir ao palco para desenhar uma pequena coreografia. Uma vez vencido o atrito inicial, todos subiram ao palco para que, em breves minutos, se divertissem juntamente com a turma, gerando uma situação nova e surpreendente, atendendo a que em palco as idades foram «dos 7 aos 70».

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta agora alguns momentos da festa de despedida:


Apresentamos em seguida o vídeo que resume esta festa, no qual também se mostra a actuação integral da turma de Hip Hop da Sociedade F. P. L. Samouquense nas Festas Populares do Montijo, numa iniciativa que ocorreu ao início da noite do passado dia 28 de Junho, organizada pelo Ginásio Clube do Montijo na Praça da República desta cidade:


De realçar que após as férias do mês de Agosto que agora entra, a turma de HipHop voltará à actividade 4ª Feira dia 2 de Setembro das 20 às 21 Horas para mais um ano lectivo com a professora Andreia Correia no comando de todas as operações. Mais se informa que as aulas de Step-Localizada continuarão a ter lugar no horário habitual (segundas das 19 às 20 e quintas das 20 às 21 Horas), sob orientação da professora Lara.
As inscrições estão abertas, bastando para o efeito qualquer interessado dirigir-se à nova sede da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, ou enviando um email manifestando o interesse em se inscrever para o endereço bandadosamouco@gmail.com.

domingo, 26 de julho de 2009

[Antevisão] Guimarães - Banda do Samouco nas Festas da Cidade e Gualterianas 2009


Entre 31 de Julho e 03 de Agosto, as Festas da Cidade e Gualterianas voltam a animar Guimarães. Com uma tradição centenária, estas celebrações têm sido, ao longo dos anos, espaço e tempo de vivência, de convergência, de movimento, de cor, de emoções e de demonstrações de vitalidade económica e cultural do concelho, com tal projecção que se tornaram numa das mais importantes atracções festivas de toda a Região Norte.

A Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense estará em foco nestas festividades por duas ocasiões:
- Sábado à noite, a Banda do Samouco animará musicalmente a tradicional corrida das Gualterianas a partir das 21:30 Horas no sítio das Hortas, na qual actuarão os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Sónia Matias e o matador de toiros José Luís Gonçalves. Pegam os Forcados Amadores de Vila Franca num espectáculo onde sairão à arena 5 toiros da Ganadaria Balancho;

- Domingo às 5 da tarde, a formação samouquense participará na Procissão em Honra de São Gualter, num dos pontos altos das celebrações na cidade-berço.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida a programação completa para a edição 2009 das Festas da Cidade e Gualterianas:

Sexta-feira, 31 de Julho

17h00
Ruas da Cidade
Animação de Rua com Grupos de Bombos
Amigos da Borga - Nossa Senhora da Hora
Os Completos - Bombos do Mestre Zé
Família Lopes - Teixeira e Lopes

18h00
Centro Cultural Vila Flor
Apresentação do livro “As Gualterianas: 1906-2008”, de Célia Fernandes

22h00
Largo João Franco
Concerto - Perfume

21h30
Jardim da Alameda
Cantares ao Desafio
Org. Rádio Fundação

22h00
Largo da República do Brasil
Os Meia Pipa

24h00
Largo da Mumadona
Sessão de Fogo-de-artifício


Sábado, 01 de Agosto

09h30
Ruas da Cidade
Animação de Rua com Grupos de Bombos
Família Lopes - Sra. da Hora
Bombos Mestre Zé

10h00
Campo de S. Mamede
Feira de Gado e Concurso Pecuário
Org. Cooperativa Agrícola de Guimarães

10h00
Largo da Oliveira
Manhã Infantil

10h30
Câmara Municipal de Guimarães
Inauguração da Exposição “Guimarães a preto e branco”
Org. Muralha Associação para Defesa do Património de Guimarães

15h30
Jardim da Alameda
Concerto - Fernando Ribeiro

16h00
Ruas e Praças da cidade
Arruada de Concertinas

17h00
Ruas da Cidade
Cortejo do Linho
Org. Casa do Povo de Fermentões

21h30
Jardim da Alameda
Los Cubanitos

21h30
Largo Condessa do Juncal
Encontro de Concertinas

21h30
Praça de Touros - Hortas
Corrida de Touros
Joaquim Bastinhas
Sónia Matias
José Luis Gonçalves
Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira
Preço: 15 € / Bilhete Juventude (entre os 6 e 12 anos acompanhado por adulto) 10 €
Bilhetes à venda nos Postos de Turismo, no Centro Cultural Vila Flor e na Loja Oficina
Praça de Touros (no dia do espectáculo)

22h00
Largo João Franco
Concerto - Táxi

00h30
Largo República do Brasil
Sessão de Fogo-de-artifício


Domingo, 02 de Agosto

09h30
Ruas da Cidade
Animação de Rua com Grupos de Bombos
Os Completos - Teixeira e Lopes
Amigos da Borga

10h00
Largo da Oliveira
Manhã Infantil

11h00
Ruas da Cidade (final no Largo do Toural)
Desfile de Charretes Antigas

11h00
Igreja S. Gualter
Festividades Litúrgicas em honra de S. Gualter
Org. Irmandade de S. Gualter

16h00
Jardim da Alameda
Grupo Musical “Tema”

16h00
Largo Condessa do Juncal
Grupo Folclórico da Corredoura
Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões

17h00
Ruas da Cidade
Majestosa Procissão de S. Gualter
Participação da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense; Organização: Irmandade de S. Gualter

21h30
Largo do Toural
Banda Musical de Pevidém

21h30
Jardim da Alameda
Grupo Musical “Aplauso 60”

22h00
Largo República do Brasil
Os Meia Pipa

22h00
Largo João Franco
Concerto - Zé Perdigão

24h00
Alameda Alfredo Pimenta
Sessão de Fogo-de-artifício


Segunda-feira, 03 de Agosto

15h00
Centro Equestre Loureiro Velho - Fermentões
Corrida de Cavalos

23h00
Ruas da Cidade
Marcha Gualteriana
Org. Associação Recreativa da Marcha Gualterianas.


Por último, um agradecimento especial ao senhor Armindo Cachada, autor da foto apresentada no topo desta notícia, através da qual se vislumbra em toda a sua plenitude a iluminação da Igreja de Santos Passos, ponto central das Festas da Cidade e Gualterianas.

Visite Guimarães: visite as Festas da Cidade e Gualterianas 2009!

[FotoVídeoReport] Campo Pequeno - Emoção com praça cheia na alternativa de Duarte Pinto

Crónica Tauromáquica por Patrícia Sardinha e Fotos por Pedro Batalha, respectivamente Sub-Directora e Chefe de Fotografia do Serviço luso-espanhol Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:


Assim Haja Sorte
Campo Pequeno, 23 de Julho, 2009

O dia da alternativa para um cavaleiro é sempre um acontecimento muito desejado, fruto de um caminho difícil, mais ou menos facilitado para uns do que para outros, pois há quem já tendo familiares no seio tauromáquico encontre mais portas abertas e há até quem tendo posses consiga “comprar” a alternativa. Mas também há aqueles que sozinhos, logrando-se do próprio esforço e valor conseguem atingir o sonhado “doutoramento”.
No entanto, a partir do momento que se materializa a alternativa dá-se início a outro longo percurso, talvez ainda mais difícil, e em que independentemente do nome que se carrega ou da ostentação que se possui, nem sempre as portas estarão tão disponíveis, porque depois da alternativa o que conta é a arte e o valor do toureiro. Se bem que sempre há excepções…

Venho eu com esta história introduzir a recente alternativa ocorrida na Praça de Toiros do Campo Pequeno, a do jovem Duarte Pinto, e não o querendo enquadrar de todo nalguns dos exemplos que dei, apenas quero reflectir no intenso percurso que se desencadeou a partir daquela noite para Duarte. Agora sim é desejar que aproveite e desfrute da sorte de se ter doutorado como cavaleiro tauromáquico, toureando com valor, com qualidade e acima de tudo humildade e respeito para com o público, a fim de que a sua carreira seja duradoura.
Das mãos de seu pai, Emídio Pinto, recebeu o jovem cavaleiro a alternativa sob a atenção das testemunhas de honra Luís Miguel da Veiga, Frederico Cunha e José João Zoio, assim como dos outros cavaleiros alternantes, Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas e respectivos filhos.

Para além da emoção óbvia destes acontecimentos entre um pai e um filho, não foi indiferente a ninguém, os olhares brilhantes e o sorriso emocionado de Luís Miguel, Cunha e de Zoio, por voltarem a reencontrar-se com o passado, trajados a rigor, em cima dos cavalos, no centro da arena do Campo Pequeno, tendo as bancadas repletas de gente como pano de fundo a aplaudi-los com respeito e saudade.

Os novilhos/toiros de Mª Guiomar Cortes Moura, pecando por nenhum deles não ter ainda quatro anos, um pouco abaixo do que se pretendia para uma corrida destas na principal praça do país, serviram no entanto bastante bem para o ofício. Foram colaboradores, nobres e de boa apresentação. A praça de toiros estava completamente cheia de gente, e quase que bisou na esgotação lotada da semana anterior.

Duarte Pinto que teve em sorte um toiro com 618 kg, o da sua alternativa, e que recebeu com boa brega, desenvolveu uma lide agradável mas com a ferragem por vezes aliviada, no entanto andou sempre muito metido com o toiro e o público correspondeu.


Paulo Caetano que de vez em quando e a título excepcional ainda se apresenta em praça
teve em sorte um toiro com 622 kg, que lhe impôs algumas oposições. Apesar de notória a inactividade do toureio, foi bastante evidente a qualidade das montadas e do cavaleiro, que toureou com muita classe.


Joaquim Bastinhas recebeu o seu toiro com 596 kg à porta gaiola, levando-o depois em boa brega e cedo o cavaleiro de Elvas andou por cima do toiro com uma actuação ao seu estilo de muita alegria contagiando as bancadas que reagiram com muito entusiasmo principalmente depois da colocação do habitual par de bandarilhas com que Bastinhas encerra ofício.


A João Moura Caetano tocou em sorte um toiro com 580 kg. Depois de irregular na ferragem comprida, com um ferro passadíssimo, baseou a cravagem dos curtos em batidas ao piton, citando a pouca distância, aguentando a investida e cravando correctamente. Ainda sofreu um aperto nas tábuas, mas recompôs com um palmito.

Marcos Tenório, não tendo obtido um triunfo redondo, desenvolveu na minha opinião a lide mais bem conseguida da noite. Já o disse antes e reafirmo, este jovem cavaleiro é dos poucos que actualmente toureia com correcção e com sentido. O toiro que lhe tocou com 612 kg, foi recebido com boa brega, esteve bem o ginete nos compridos, ainda pecou por um ferro curto tardío, mas desenvolveu um toureio equilibrado, sem enganos, estando bem na preparação das sortes, execução e remate. Para além disso o jovem cavaleiro está muito mais solto e estabelece boa conexão com as bancadas.

A lide a duo, entre Emídio Pinto e Duarte Pinto frente a um toiro com 562 kg, funcionou como actuação para encerrar a noite e apesar de se registar alguma falta de treino do Emídio Pinto, não deixou de ser agradável rever o veterano cavaleiro em praça.

Pelo grupo de forcados de Cascais pegaram Joel Zambujeira numa excelente pega e Luís Camões ambos à primeira;

pelo grupo de Monforte foram à cara dos toiros Paulo Freire à segunda com bom desempenho do primeiro ajuda e Luís Aranha também à segunda com o grupo coeso;

já pelo grupo de Elvas pegaram João Pedro Pimenta à terceira e Joaquim Guerra à segunda tentativa.

De lamentar mais um episódio com bandarilhas, neste caso a um elemento do grupo de Cascais que saiu com uma bandarilha presa na mão, felizmente sem consequências de maior.

Dirigiu correctamente o Sr. José Tinoca que não cedeu a pressões de algum ou outro espectador de bancada mais apressado em ouvir música do que propriamente em assistir à corrida. Públicos heterogéneos dão nisto…

sexta-feira, 24 de julho de 2009

[AudioReportagem] Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense em destaque na RDP Antena 1

Esta sexta-feira, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense esteve em destaque no Programa "Portugal em Directo", mais precisamente na rubrica "Casa do Povo", onde associações e colectividades de todo o país assumem papel de destaque.

A emissão está disponível para todo o mundo através do endereço mms://195.245.168.21/rtpfiles/audio/wavrss/at1/432560_49735-0907241451.wma: a partir do minuto 29 poderá ouvir a reportagem na íntegra (deverá autorizar o início do leitor de áudio),

Neste trabalho, todas as actividades desta instituição de utilidade pública estão em destaque, com discurso directo de Direcção, músicos e sócios da colectividade.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

[Flash Report] Casa Cheia para a alternativa de Duarte Pinto na Grande Corrida VIP

22 Horas 15 Minutos:


Praça cheia e enorme expectativa para a lide de Duarte Pinto e restante cartel, na altura em que o jovem dedica a sua sorte ao pai com toda a praça a aplaudir de forma entusiástica.

Todos os pormenores deste espectáculo estJustificar completamentea madrugada aqui no serviço http://bandadosamouco.blogspot.com e no serviço luso-espenhol Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica.


terça-feira, 21 de julho de 2009

[Antevisão] Esta 5ª Feira no Campo Pequeno - Arte e Sentimento na Corrida de Alternativa de Duarte Pinto


Duarte Pinto recebe na próxima quinta-feira a Alternativa de Cavaleiro Tauromáquico, das mãos de seu pai, Emidio Pinto, numa corrida em que a arte e o sentimento se juntam na arena do Campo Pequeno.

Três famílias toureiras: Pinto, Caetano e Bastinhas; três apelidos consagrados com continuidade assegurada no panorama tauromáquico: A João Moura Caetano e a Marcos Bastinhas, ambos com alternativa no renovado Campo Pequeno, junta-se agora Duarte Pinto, que recebe das mãos de seu pai o “Doutoramento” na Arte de Marialva. Três jovens cavaleiros, três nomes para o futuro, herdeiros de grandes triunfos que seus pais protagonizaram por todo o mundo taurino.

Para dar ainda maior solenidade a este acto, estarão em praça, como Testemunhas de Honra, três glórias do passado: Os cavaleiros Luís Miguel da Veiga, Frederico Cunha e José João Zoio, com quem as famílias Pinto, Caetano e Bastinhas mantêm profundos laços de amizade, os quais quiseram, assim, associar-se a este momento de tão grande significado.

Lidam-se seis bonitos toiros de Maria Guiomar Cortes Moura, que serão pegados pelos grupos de forcados amadores de Cascais, Monforte e Elvas. A Banda do Samouco assegurará a componente musical neste espectáculo.

domingo, 19 de julho de 2009

[FotoVídeoReport] Concerto em Honra de Nª Sª do Carmo pelo Grupo Coral do Samouco

Decorreu na tarde deste Domingo na Igreja Matriz do Samouco o concerto em Honra de Nossa Senhora do Carmo pelo Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

Com direcção artística a cargo da Maestrina Gisela Sequeira, foi apresentado repertório de origem sacra: "Canticorum Jubilo" de Haendel, "Ave Maria" de Cristoph Dalitz, "Alleluia Exultate Jubilate" de W. A. Mozart foram alguns dos temas interpretados esta tarde, sendo que logo ao início foi interpretado "Nossa Senhora do Carmo", um tema de J. Coelho.

Dentro em breve, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com trará até aos seus leitores excertos em vídeo deste concerto, assim como uma fotoreportagem na objectiva do fotógrafo Pedro Ferreira Carvalho: fique em sintonia connosco, pois vai valer a pena.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

[FotoVídeoReport] Campo Pequeno - Emoção com lotação esgotada na Grande Corrida "Flash!"


Crónica Tauromáquica por Luís Rodelo:
Fotos de Pedro Batalha, Chefe de Fotografia do serviço "Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica":

"ESGOTADO": Eis a mensagem que os milhares de aficionados puderam ler na Porta Principal do Campo Pequeno antes do espectáculo começar: com uma verdadeira noite de Verão a ajudar à festa brava, estavam reunidas as condições para uma fantástica noite de toiros na capital portuguesa.

No início do espectáculo foi prestada homenagem ao matador de toiros José Júlio, tendo o Dr. João Borges em nome da Sociedade Campo Pequeno entregue a distinção em praça, a qual assinala as bodas de ouro da alternativa do toureiro homenageado.


Pablo Hermoso de Mendoza lidou o primeiro da noite, um toiro Passanha com 608kg de peso: com uma saída caricata em que voltou aos curros, acabaria por se revelar o melhor do seu lote. Ainda que não transmitisse a emoção desejada à lide, o rejoneador esteve em bom plano ao ter a astúcia e inteligência de interpretar as características do seu oponente e assim ter uma lide de bom nível, não rasgando para o verdadeiro triunfo por falta de matéria prima;
Perante o 4º toiro da noite - um Passanha com 624kg com boa apresentação em praça - o rejoneador espanhol deparou-se com um oponente escasso em bravura e tardo em investida, com este a esperar o cavalo mas a não rematar as sortes. Este manso não proporcionou uma lide ao jeito e gosto de Pablo.



Para os 2 toiros Passanha sairam à Praça os Forcados Amadores de Vila Franca, capitaneados pelo Cabo Vasco Dotti. Com pegas consumadas ao 3º e 2º intentos respectivamente, esta formação sentiu dificuldades para selar as suas sortes:
Muito em breve, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com trará aqui os vídeos com ambas as pegas.

Do que diz respeito ao toureio apeado, Vitor Mendes regressou ao Campo Pequeno vestido de "luces" decidido a triunfar. Recebeu um exemplar da ganadaria Ortigão Costa com 530kg de peso por delantais e verónicas rematadas com meias-verónicas. No quite executou bonitas tafalheras. A bandarilhar citou bem, cravando dois bons pares e 2 meios pares. Na muleta esteve sempre ligado ao toiro concretizando boas séries, com este a meio da lide a procurar tábuas, obrigando o matador a ir a terrenos do seu oponente, realizando mais umas boas séries de muletazos;
No 5º da noite - um exemplar da ganadaria Falé Filipe com 465kg - o matador inaugurou a sua lide com lances vistosos de capote arrimando-se na cara do toiro. Nas bandarilhas cravou um primeiro par de levantar as bancadas, com o toiro a investir com alegria e codícia. Na muleta - ainda que o toiro viesse a menos com este a procurar refúgio nas tábuas - Vitor Mendes foi audaz, proporcionando momentos de risco, resultando um dos quais numa voltareta sem consequências graves. Mostrando toda a sua raça, foi novamente a jogo concretizando muletazos de grande nível.



Pedrito de Portugal regressou ao Campo Pequeno esta noite deparando-se no seu toiro inaugural com um exemplar de 544kg da ganadaria de Ortigão Costa, recebeu-o à verónica realizando boas séries de capote. Já na muleta esteve com o toiro mas este não ajudou o matador lusitano, tendo este realizado apenas algumas boas séries pela direita;
O derradeiro da noite - um Falé Filipe com 476kg - foi recebido por Pedrito com bonitas verónicas. Na muleta revelou-se um toiro bravo, com nobreza, sempre pronto a investir e que só perseguia a muleta. O matador de toiros recreou-se perante o seu oponente, executando alguns circulares de levantar as bancadas.

Dentro em breve, o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com trará aos seus leitores alguns dos momentos registados nesta corrida ao som da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense: fique atento a este serviço noticioso, assim como ao Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

[FlashReport] Corrida Flash! no Campo Pequeno

21:50 Horas:

Lotação esgotada para um cartel de luxo esta noite no Campo Pequeno, na corrida que reune os primeiros triunfadores do presente abono e Vitor Mendes, num regresso muito aguardado.

O serviço http://bandadosamouco.blogpspot.com e o serviço luso-espanhol Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica voltarão logo após o espectáculo com todos os detalhes: fique em sintonia connosco!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

[Este Domingo | 17:30 Horas] Grupo Coral da Sociedade F. P. L. Samouquense actua na Igreja do Samouco no Concerto em Honra de Nª. Sª. do Carmo

Inserido nas comemorações do dia de Nossa Senhora do Carmo, o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense actua no próximo Domingo 19 de Julho pelas 17:30 Horas na Igreja Matriz do Samouco. Com Direcção Artística a cargo da Maestrina Gisela Sequeira, a formação samouquense apresentárá neste concerto repertório essencialmente sacro.

Este concerto do Grupo Coral do Samouco realiza-se após a actuação em Sines por ocasião do Encontro Internacional de Coros Atlântico, acontecendo dias após as actuações da Banda e Charanga da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense no decorrer das Festas de Nossa Senhora do Carmo, as quais tiveram lugar na vila do Samouco entre sexta-feira dia 10 e terça dia 14 de Julho. Para ver programa completo por favor clique aqui.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

ACTUALIZADO [Antevisão] Extraordinária Corrida "Flash!" esta 5ª Feira no Campo Pequeno


Pablo Hermoso de Mendoza, triunfador da corrida de inauguração da temporada do Campo Pequeno, Vitor Mendes, “Pedrito de Portugal” e os forcados Amadores de Vila Franca serão os cabeças de cartaz para a corrida da próxima quinta-feira, 16 de Julho, no Campo Pequeno, a Grande Corrida Flash.

O rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza repetirá no Campo Pequeno depois de outro extraordinário êxito alcançado na corrida de rejoneadores da Feira de San Fermín (Pamplona) onde cortou três orelhas e um rabo, sendo actualmente e para além do seu estatuto inquestionável de maior figura da actualidade, o líder em número de actuações, no ano de 2009. Na presente época, Pablo actuou em 43 corridas em Espanha, México e Portugal, tendo cortado 97 orelhas, 14 rabos e lidado 97 reses. Já este Domingo triunfou em Méjanes (França), onde cortou as orelhas e o rabo ao seu segundo toiro, ganhando o troféu em disputa, o “Rojão de Ouro”.

Vítor Mendes, um dos maiores nomes da história do toureio em Portugal, figura de nível mundial e o único Matador de Toiros português a ser proclamado triunfador absoluto da feira de Santo Isidro (1988) acedeu a vestir-se de “luces” para esta ocasião especial. Mendes é um toureiro dominador nos três tércios da lide: Fácil com o capote, inigualável com as bandarilhas e poderoso com a muleta.

O Matador de Toiros “Pedrito de Portugal” repete no Campo Pequeno depois do grande êxito obtido a 14 de Maio, a que se seguiram o corte de uma orelha na corrida mais importante da feira de Badajoz e uma presença de grande nível nas Sanjoaninas, na Ilha Terceira. Encontra-se num momento muito especial, em que a sua carreira ganha uma nova dinâmica.

Pega o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, capitaneado por Vasco Dotti. Este grupo foi o duplo vencedor dos “Galardões Campo Pequeno 2008” pois ganhou o prémio para o melhor grupo e para o Melhor Forcado (Márcio Francisco). Com este feito, o grupo de Vila Franca ganhou o direito a figurar neste cartel de excepção.

Para a lide a cavalo, sairão dois toiros da ganadaria Passanha e quatro de Ortigão Costa para a lide a pé. A Banda do Samouco assegurará a componente musical deste espectáculo.

domingo, 12 de julho de 2009

[FotoReport] Procissão em Honra de Nossa Senhora do Carmo nas Festas Populares do Samouco



Saiu às ruas do Samouco na tarde deste Domingo a tradicional Procissão em Honra de Nossa Senhora do Carmo. Com a presença de entidades oficiais e de muitas centenas de populares nas ruas do Samouco, a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense abrilhantou musicalmente esta cerimónia religiosa, a qual constitui um dos pontos mais altos nas festas tradicionais da vila à beira Tejo plantada. Em breve, apresentaremos a fotoreportagem completa, captada na objectiva sempre atenta de Pedro Ferreira Carvalho.

A respeito da programação das Festas Populares nos dois dias que restam, de destacar a festa brava na vila com largadas esta segunda às 6 da tarde e 1 da manhã e a derradeira a ter lugar terça-feira às 6 da tarde. Outros pontos altos serão a actuação de Quim Barreiros esta segunda-às 10 da noite e de José Malhoa na terça à mesma hora, a que se seguirá um espectáculo piro-musical que decorrerá na praia fluvial do Samouco e que encerrará esta edição das Festas Populares.

A respeito da Banda do Samouco, esta formação voltará às procissões no próximo Domingo dia 2 de Agosto a cerca de 400km da sua vila natal, assegurando a componente musical na Procissão de São Gualter no decorrer das "Gualterianas", na cidade de Guimarães.

[FotoVideoReport] Charanga da Sociedade F. P. L. Samouquense em destaque na mais longa das noites nas Festas Populares do Samouco

Noite de Sábado nas Festas Populares do Samouco: após uma concorrida sessão de fados no palco principal, saiu à rua a charanga composta por dezenas de músicos da Banda do Samouco.

Na Igreja, a charanga teve uma recepção inédita: com o pároco local no adro a receber os músicos rodeados de grande quantidade de espectadores, esta formação interpretou o tema "Adagio" em estreia, num arranjo que comoveu fortemente a assistência. Já no interior da paroquia samouquense foi interpretado "Salve Rociera", tema dedicado a Nossa Senhora do Carmo com músicos e demais pessoas a preencherem por completo a Igreja do Samouco.

Seguiu-se o percurso de algumas artérias da vila: com grande animação e muita juventude a acompanhar o ritmo, a charanga seguiu o seu percurso - com momentos de elevada resistência para prosseguir caminho derivado ao elevado número de espectadores - visitando também o recinto das largadas na Rua Rui de Sousa Vinagre.

Madrugada dentro, com largadas a decorrer e já com a charanga fora de serviço, entraram ao serviço na Praça Mov. das Forças Armadas (Jardim do Casal) os "Pão com Manteiga", duo musical com fortíssimas ligações à vila do Samouco. Numa espécie de "Carnaval de Verão", Bibe e Zé Carlos desafiaram alguns dos músicos do conjunto musical Aguarela ali presentes e num ápice surgiu o espírito "Aguarela": com o vocalista/guitarrista Carlos Augusto em palco e a quase totalidade dos músicos do conjunto musical diante de si foram recriados temas como "Trem das Onze / Filho Único", ou "Madureira chorou", levando ao rubro muitos dos presentes num ambiente de fortes vibrações.

Em breve traremos aqui fotos e vídeos dos principais momentos quer na Igreja, quer nas artérias percorridas na mais longa das noites nas Festas Populares na vila do Samouco.
Hoje na programação grande destaque para a Procissão em Honra de Nossa Senhora do Carmo, a qual terá início às 18 Horas. Não deixe de consultar a totalidade do programa aqui.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

[FotoReport] Banda do Samouco em Concerto no Espectáculo inaugural das Festas Populares do Samouco 2009

As Festas Populares do Samouco estão aí: até à próxima terça-feira dia 14, animação com variados espectáculos musicais, teatro de revista, largadas de toiros, entre outras iniciativas darão o mote e marcarão o pulso a mais uma edição das Festas Populares em Honra de Nossa Senhora do Carmo.

Esta sexta-feira ao final da tarde, entidades oficiais da Freguesia e de todo o Concelho marcaram presença na abertura oficial das Festas, com participação da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo para o hastear das Bandeiras e Solta de Pombos na Rotunda «Ti Estrudes» à entrada da vila:

Ao início da noite o concerto da Banda do Samouco: perante uma atenta e numerosa plateia onde samouquenses se misturaram com forasteiros, a Banda do Samouco apresentou-se pujante, num concerto onde Fantasias, Medleys de temas populares portugueses e Pasodobles foram apresentados no coreto local. Neste espectáculo foi estreado diverso repertório, dando continuidade ao trabalho de fundo que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos tempos. O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida alguns momentos registados no decorrer desta noite:






Este Sábado é dia de múltiplos eventos: após a largada das 7 da tarde, destaque para a sessão de Fados no Palco Principal na Praça da República com início às 10 da noite, com a participação de vários fadistas de renome como Rodrigo e Teresa Tapadas. Às 0:30 horas - com a noite da sardinhada a decorrer - a Charanga da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense sairá à rua para realizar a homenagem a Nossa Senhora do Carmo no Adro da Igreja, a que se seguirá o percurso de alguns dos principais polos de animação na vila com a irreverência, juventude e responsabilidade que caracteriza os músicos da Banda do Samouco. Após as 2 da manhã, a festa brava volta a ter lugar no Samouco com mais uma largada de toiros.

Não deixe de consultar o programa completo das Festas aqui e venha fazer uma visita à carismática vila do Samouco em festa!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

ACTUALIZADO [Antevisão] Campo Pequeno - Os 25 Anos de Alternativa de Rui Salvador

A “XI Grande Corrida TVI” realiza-se quinta-feira, dia 9 de Julho, no Campo Pequeno e nela o cavaleiro Rui Salvador será homenageado pelas “Bodas de Prata" da sua alternativa. O cavaleiro foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro - da Câmara Municipal de Lisboa, a qual lhe será entregue neste espectáculo. A condecoração é-lhe atribuída em reconhecimento pela sua trajectória artística ao longo de 25 anos de alternativa e ser-lhe á entregue no início da corrida.

Também a empresa do Campo Pequeno se associará às Bodas de Prata de Rui Salvador que tomou alternativa nesta praça, a 9 de Agosto de 1984, concedida por José Mestre Batista.
Atingir um quarto de século de actividade ininterrupta como cavaleiro de alternativa, é um facto só por si de assinalar, mas assume maior relevo por se tratar de 25 temporadas como primeira figura.

Rui Salvador começou muito jovem, com apenas 11 anos, no já longínquo ano de 1976, na Barquinha. Estreou-se no Campo Pequeno no Carnaval de 1977, ano que fica também marcado pela sua estreia internacional, como cavaleiro amador, na cidade francesa de Nîmes, a 3 de Setembro, saldando-se essa actuação por uma triunfal saída em ombros.

Culminando uma triunfal carreira como amador, surgiu a 19 de Abril de 1981, em Tomar, a prova para cavaleiro praticante e três anos depois (9 de Agosto de 1984) abre-se o cenário do Campo Pequeno para a cerimónia de alternativa, enquadrada por duas figuras de época: José Mestre Batista (Padrinho) e João Moura (Testemunha). Completaram o cartel os forcados amadores de Montemor e de Lisboa, com toiros de João Moura. Apontado como uma das maiores esperanças do toureio a cavalo, hoje em dia alcançou, por mérito próprio, um lugar cimeiro no panorama equestre-tauromáquico português. Cavaleiro versátil, entrega-se de alma e coração em cada lide. Nos primeiros anos de carreira fazia levantar os espectadores das bancadas com os seus fulgurantes ferros curtos a quiebro. Actualmente, o seu toureio ganhou uma feição mais templada, mas a garra, a determinação e a ânsia de superação em cada ferro, permanecem inalteradas. Determinação e querer são duas das palavras que melhor definem a forma de estar na arena deste Arquitecto que, desde menino, assumiu a sua paixão pelo toureio a cavalo.

João Salgueiro é artista de fino recorte, tanto como equitador e como toureiro. Reflecte no seu estilo as profundas influências recebidas de seu avô, o Dr. Fernando Salgueiro, uma das maiores figuras do toureio de meados do século XX e de seu pai, Fernando Andrade Salgueiro. Nesta interessante fase da sua carreira, João está, igualmente, a ser chamado a cumprir importantes compromissos em Espanha.

Quanto a Leonardo Hernández, pertence à jovem geração de rojoneadores espanhóis que souberam incorporar no rojoneio as melhores facetas do toureio a cavalo que se pratica em Portugal. Actualmente é o rojoneador líder do “escalafón”, com 18 corridas toureadas e 36 orelhas cortadas. Na temporada de 2008, finalizou em terceiro lugar com 58 corridas e 167 orelhas cortadas.

As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Évora e de Alcochete, dois prestigiados grupos pelos quais já dezenas de forcados da maior valia, e prestigiaram, tanto em Portugal como além fronteiras, a tão difícil quanto portuguesa arte de pegar toiros.

Serão lidados seis imponentes toiros da ganadaria Pégoras que tem procedência na dos Herdeiros de Maria Madalena Botelho Neves, sendo o seu encaste actual Soler, Pinto Barreiros e outros.
Pasta na Herdade de Pégoras, no concelho de Montemor-o-Novo e sua antiguidade é referida a 1 de Novembro de 1992, data em que lidou em Alvito.

terça-feira, 7 de julho de 2009

[Antevisão] Programa das Festas Populares em Honra de Nossa Senhora do Carmo no Samouco

A partir da próxima sexta-feira dia 10 até dia 14 de Julho, a Vila do Samouco volta a ter as suas Festas Populares em Honra de Nossa Senhora do Carmo.

Nesta Edição 2009, a Banda e Charanga da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense voltam a estar em destaque, ao participar em várias iniciativas. O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida a programação completa:

Sexta, 10 de Julho:
19H00 - Recepção às Entidades Oficiais
Local: Recinto junto à Estátua do Cavador;
19H30 - Abertura Oficial das Festas (Hastear das Bandeiras e Solta de Pombos)
Local: Rotunda «Ti Estrudes», à entrada do Samouco;
Participação da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Apoio: Associação Columbófila do Samouco;
21H30 - Concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Local: Coreto (Praça José Coelho);
23H00 - Actuação do rupo Neim
Local: Palco Principal (Praça da República);
01H00 - 1ª Largada de Toiros
Local: Rua Ruy de Sousa Vinagre;

Sábado, 11 de Julho:
09H00 - Despertar com Salva de Morteiros;
10:H30 - Manhã Infantil com jogos, pinturas, insufláveis e surpresas
Local: Praça da República, junto ao palco principal;
16H30 - Tarde Sénior - Ginástica de Manutenção
Apoio: Núcleo Desporto da Câmara Municipal de Alcochete;
18H00 - Cortejo Marialva e Desfile - Actuação do Grupo de Bombos da Escola Preparatória do Montijo
Local: Ruas do Samouco;
19H00 - 2ª Largada de Toiros
Local: Rua Ruy de Sousa Vinagre;
22H00 - Noite de Fados
Local: Palco Principal (Praça da República);
00H30 - Noite da Sardinhada com saída da Charanga da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e homenagem à Nossa Senhora do Carmo no Adro da Igreja
Local: Praça da República e rua Ruy de Sousa Vinagre;
02H00 - 3ª Largada de Toiros
Local: Rua Ruy de Sousa Vinagre;

Domingo, 12 de Julho:
09H00 - Despertar com Salva de Morteiros;
09H30 - Passeio BTT
Local: Praça da República
Apoio: Núcleo Desporto da Câmara Municipal de Alcochete;
10H00 - Missa Solene em Honra de Nossa Senhora do Carmo
Local: Ireja Matriz do Samouco;
18H00 - Procissão em Honra de Nossa Senhora do Carmo
Participação da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo;
21H00 - Actuação do Conjunto Musical "Pão com Manteiga"
Local: Palco Principal (Praça da República);
22H00 - Teatro de Revista "...E Porque não te ris?", com Carlos Areia, Cristina Areia e Paulo Patrício
Local: Palco Principal (Praça da República);
01H00 - 4ª Largada de Toiros
Local: Rua Ruy de Sousa Vinagre;

Segunda, 13 de Julho:
09H00 - Despertar com Salva de Morteiros;
18H00 - 5ª Largada de Toiros
Local: Rua Ruy de Sousa Vinagre;
22H00: Actuação ao vivo de Quim Barreiros
Local: Palco Principal (Praça da República);
01H00 - 6ª Largada de Toiros
Local: Rua Ruy de Sousa Vinagre;

Terça, 14 de Julho:
09H00 - Despertar com Salva de Morteiros;
18H00 - 7ª Largada de Toiros
Local: Rua Ruy de Sousa Vinagre;
22H00 - Actuação ao vivo de José Malhoa
Local: Palco Principal (Praça da Repúbica);
01H00 - Encerramento das Festas com Espesctáculo de Fogo de Artifício PiroMusical
Local: Praia Fluvial do Samouco.

A organização das Festas Populares em Honra de Nossa Senhora do Carmo é da responsabilidade da Associação de Festas Populares do Samouco.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

[FotoVídeoReport] Campo Pequeno - Morante de la Puebla em grande plano na 4ª Grande Corrida Jornal 24 Horas

Crónica Tauromáquica por Luís Rodelo:
Fotos de Pedro Batalha, Chefe de Fotografia do serviço "Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica":

Aguardada com enorme expectativa, a 4ª Grande Corrida Jornal 24 Horas recebeu um dos “mano a mano” mais aguardados desta época: de um lado António Ribeiro Telles - representante máximo na actualidade do toureio a cavalo lusitano; do outro o matador espanhol Morante de la Puebla – figura máxima na actualidade do toureio apeado andaluz.


Logo após as habituais cortesias, foi anunciada a entrega do “Galardão Prestígio Campo Pequeno 2008” ao Mestre David Ribeiro Telles. Por motivos de saúde, o homenageado não pode estar presente, sendo a distinção recebida pelo seu filho Manuel Ribeiro Telles.


António Ribeiro Telles abriu praça deparando-se com o 1º exemplar do curro Ortigão Costa destinado a este espectáculo: um toiro que não foi fácil com o cavaleiro da Torrinha a ter um comportamento regular, sabendo interpretar as características do seu oponente na cravagem das sortes; Já no seu 2º toiro – e apesar de ter sofrido alguns toques na montada – Telles foi de menos a mais, transmitindo mais emoção ao público, destacando-se na cravagem dos últimos curtos com o toiro a responder com codícia; No seu derradeiro toiro, o cavaleiro da Torrinha enfrentou um exemplar que não transmitiu emoção suficiente, obrigando o cavaleiro a entrar recto no toiro e a conseguir a cravagem de alguns bons ferros, não se livrando de alguns toques na montada.


Morante de la Puebla apresentou-se em Lisboa após ter sido considerado o matador triunfador deste ano na Feira de Santo Isidro em Madrid, criando grande expectativa entre os aficionados. Recebendo o seu 1º oponente à verónica, iniciou-se com um toiro manso a apresentar falta de condições de lide. Na muleta, o matador viu-se obrigado a antecipar a conclusão deste toiro após alguns muletazos soltos e sem história; Perante o 2º do seu lote - um exemplar com 508kg – Morante conseguiu aquecer o público com uma faena bem ligada perante um toiro que investiu e colaborou com nobreza, proporcionando boas séries tanto pela esquerda como pela direita; Perante o derradeiro exemplar da noite - um toiro com 528kg de peso - o matador andaluz recebeu-o à verónica e com lances templados. Na muleta concretizou uma faena vistosa ao centro da arena com muletazos templados de grande estética perante um toiro nobre, pronto de investida e a transmitir emoção.


Os Forcados Amadores de Santarém asseguraram as 3 pegas, numa noite onde o lote de Ortigão Costa criou algumas dificuldades ao grupo scalabitano: o Cabo Diogo Sepúlveda fechou a sua sorte ao primeiro intento; António Jesus concretizou a pega do terceiro da noite à primeira; Gonçalo Veloso selou a sua sorte à terceira tentativa para o quinto da noite.

O curro de Ortigão Costa para esta corrida saiu à praça com boa apresentação, tendo apresentado comportamento algo irregular ao longo da noite. Destacaram-se pela positiva os dois últimos exemplares de Morante de la Puebla, com ambos os toiros a não complicarem, mostrando nobreza em praça.

A respeito de vídeos, apresentamos em seguida todas as pegas concretizadas nesta corrida:


Interpretado em estreia pela Banda do Samouco por ocasião da actuação do matador de toiros espanhol em Lisboa, apresentamos em seguida “Morante de la Puebla”, pasosodoble interpretado esta noite durante a lide do 4º toiro da noite:

Mais notícias sobre tauromaquia a todo o momento online aqui, no blog da Banda do Samouco: fique em sintonia connosco!

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.