quarta-feira, 30 de setembro de 2009

[Antevisão II] Dia Mundial da Música – Banda do Samouco estreia pasodoble esta 5ª Feira no Campo Pequeno

Dia 1 de Outubro - Dia Mundial da Música - a Banda do Samouco volta a dar um passo em frente, reinventando-se ao estrear um pasodoble no Campo Pequeno com arranjo da autoria de um dos seus músicos, o trompetista Pedro Carvalho.

"Corazon Hispano" é um pasodoble tipicamente mexicano composto por Rafael Oropesa datado de 1943, o qual tem tido grande projecção através da Grand Banda Taurina, a Banda residente da maior praça de toiros do mundo situada na cidade do México, a qual tem capacidade a rondar os 48000 lugares sentados.

Nos dias que correm - 66 anos após a sua composição - "Corazon Hispano" é um dos pasodobles que possui maior popularidade no seio dos aficionados mexicanos, sendo um dos temas de referência do outro lado do Atlântico. Já por terras lusas goza de popularidade diferente.

Dez meses depois de estrear o seu arranjo de "Ecos Españoles", Pedro Carvalho - trompetista nascido e criado no seio da Banda do Samouco - lança-se de novo nos meandros da composição ao editar este pasodoble, sendo nesta corrida também o solista nesta obra.

Tudo isto a não perder na espectacular Corrida de Gala à Antiga Portuguesa a ter lugar na catedral lisboeta a partir das 22 Horas e 15 Minutos, a qual contará igualmente com transmissão em directo pela RTP1. Para antevisão da corrida, por favor clique aqui.

sábado, 26 de setembro de 2009

[FotoReport] Trio Clave no Baile de Reentré na Sociedade Samouquense

VÍDEOS FEIRA TAURINA DA MOITA 2009
TRIPLA PARTICIPAÇÃO DA BANDA DO SAMOUCO COM IMAGENS DAS LIDES DISPONÍVEIS AQUI;
PEGAS DA CORRIDA DE QUINTA-FEIRA DISPONÍVEIS AQUI (INCLUI DESPEDIDA DE NTINU WEN, FORCADO DO APOSENTO DA MOITA)

Os grandiosos Bailes Populares estão de volta ao Samouco e à Sociedade Samouquense:

Na primeira semana do Outono, uma verdadeira noite de Verão acolheu esta sexta à noite regresso das soirées dançantes à colectividade samouquense.
Com elevado requinte, foi perante uma nova decoração do melhor Salão de Baile da região que numerosos samouquenses e forasteiros viveram verdadeiros momentos de animação e entretenimento, sempre com a qualidade e irreverência do músico Henrique ao leme do trio em palco:




Os Bailes no Samouco estão de volta dentro de duas semanas: sexta-feira dia 9 de Outubro, o Trio Clave está de volta para animar com a melhor música todos quantos se dirijam à Sociedade Samouquense para mais uma noite animada e cheia de ritmo.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

[Antevisão I] Esta 5ª Feira no Campo Pequeno - Prémio "José João Zoio" para a melhor lide na Corrida de Gala à Antiga Portuguesa


A empresa do Campo Pequeno instituiu o prémio “José João Zoio” para premiar a melhor lide, na corrida de Gala à Antiga Portuguesa, a realizar esta quinta-feira dia 1 de Outubro, dia em que o cavaleiro completaria 60 anos.

O prémio, instituído em sintonia com os filhos de José João Zoio, Verónica e Bernardo, será por estes entregue no final da corrida ao vencedor, que será designado por um júri constituído para o efeito.
O cavaleiro vencedor do prémio será incluído na corrida extraordinária a realizar dia 15 de Outubro, onde será lidado, pela primeira vez após a reinauguração do Campo Pequeno, um curro completo de uma ganadaria espanhola, no caso a dos Herdeiros do Conde de la Corte.

Natural de Almada, José João Zoio nasceu a 1 de Outubro de 1949 e faleceu no passado 31 de Agosto, ao chegar a sua casa, no Banzão. Foi o último afilhado de alternativa de Mestre João Núncio, que o doutorou a 27 de Maio de 1973, no Campo Pequeno. A 23 de Julho, José João Zoio participou, como Testemunha de Honra, ao lado de Luís Miguel da Veiga e de Frederico Cunha, na cerimónia de alternativa de Duarte Pinto, no Campo Pequeno.

As personalidades da crítica tauromáquica que integram o Júri do prémio "José João Zoio" são:
- Francisco Morgado
- João Aranha
- João Mascarenhas
- José Cáceres
- Manuel Andrade Guerra

A Banda do Samouco terá a seu cargo a componente musical deste espectáculo.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

[ESTA SEXTA-FEIRA À NOITE] OS MELHORES SERÕES DE DANÇA ESTÃO DE VOLTA AO SAMOUCO

sábado, 19 de setembro de 2009

[FotoReport] Feira Taurina da Moita - João Augusto Moura triunfa e sai pela porta grande da Daniel do Nascimento

Crónica Tauromáquica por Luís Rodelo e fotos pelo serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com:

A Daniel do Nascimento abriu portas para uma novilhada onde actuava em solitario o novilheiro João Augusto Moura que lidou reses das Ganadarias portuguesas Falé Filipe e João Moura, e da ganadaria espanhola Nuñez del Cuvillo, com o peso médio das reses a rondar os 450kg.

Foi uma tarde fraca de afluência de publico em que quem assistiu pode observar um bom curro de novilhos que saíram a praça.

O primeiro da ganadaria de Falé Filipe era uma novilho bem apresentado, tinha som na investida e transmitia alguma emoção nas sortes.

O segundo da tarde pertencia a divisa de João Moura, este novilho foi nobre, seguia a muleta mas pecou pela falta de força, caindo se varias vezes, mas que no entanto o novilheiro soube entende-lo executando uma lide adequada as condições do novilho.

O terceiro pertencente a ganadaria de Nuñez del Cuvillo, marcou pela sua codicia. Seguindo constantemente o engano, tendo ate algumas dificuldades em se fixar. Embora fosse um novilho pronto de investida tinha também alguma falta de classe na mesma sendo um bocado brusco.

O quarto da tarde, pertencente a ganadaria de Falé Filipe, foi um novilho com características parecidas ao seu irmão de camada, destaca-se aqui a sua saída á praça, uma imponente saída alegre com vários derrotes violentos num burladero fazendo levantar um burburinho nas bancadas. Foi um novilho nobre que transmitia punha bem a cara na muleta e que como os restantes o novilheiro soube entender e estar por cima do mesmo.

O quinto da noite da ganadaria João Moura foi um novilho que veio um pouco de menos a mais, com o senão de no tércio das bandarilhas se adiantar em relação aos bandarilheiros tapando lhes assim a saída, contudo estes lograram bons pares de bandarilhas, como constante em toda a corrida, pudemos assistir a grandes tércios de bandarilhas. Na faena foi um toiro menos claro que os restantes exigindo mais do jovem novilheiro.

O ultimo que encerrou praça pertenceu a ganadaria espanhola Nuñez del Cuvillo, o novilho nobre, apresentando tal como o outro exemplar desta ganadaria uma grande codícia pelo engano, com a melhoria de que este se fixava mais e tinha mais classe e mais som na investida. Neste exemplar o novilheiro João Augusto Moura saiu a bandarilhar mostrando que apresenta faculdades para o fazer. Na muleta obteve uma faena redonda de levantar o publico nas bancadas.



No final saiu em ombros pela porta grande da praça de toiros Daniel do Nascimento na Moita do Ribatejo, numa tarde agradável com todos os novilhos a cumprir e onde o novilheiro esteve sempre por cima dos seus oponentes. Uma nota também bastante positiva também para a quadrilha do novilheiro que bandarilhou os novilhos exemplarmente podendo quem esteve presente na Daniel do Nascimento assistir a grandes pares de bandarilhas.



A nível musical, e após a tripla participação na Feira Taurina de Setembro na Moita...

... a próxima actuação da Banda do Samouco terá lugar no Campo Pequeno quinta-feira dia 1 de Outubro, numa corrida à antiga portuguesa onde será atribuído o prémio José João Zoio para a melhor lide neste espetáculo. Brevemente, a antevisão completa deste acontecimento aqui, no serviço online da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

[Feira Taurina da Moita] Vítor Ribeiro triunfa na noite de despedida de Ntinu Wen

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo e fotos da responsabilidade do serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com:

Foi perante casa cheia e em noite de despedida do carismático forcado Ntinu Wen que a Daniel do Nascimento abriu as suas portas para mais uma grande corrida de toiros. O cartel era constituído por João Moura, Rui Fernandes, Vítor Ribeiro e o amador Miguel Moura.

Como o IGAC não autoriza os cavaleiros amadores a tourear depois da meia-noite, abriu praça o jovem amador Miguel Moura, onde andou a gosto e desembaraçado perante um novilho da ganadaria Passanha, deixando a marca da Dinastia Moura.

Seguiram-se as cortesias para abrir então a corrida de toiros.

Abriu praça o cavaleiro João Moura, que no seu primeiro valeu toda a sua mestria para dar a sua volta ao complicado exemplar de Passanha, onde obteve uma lide de boa nota; Já no seu segundo, ficou-se por uma lide regular, por falta de matéria-prima.

Rui Fernandes – que entrou em praça em substituição de Pablo Hermoso de Mendoza – no seu primeiro teve uma lide de menos a mais onde se destacam os dois últimos curtos; Já no segundo do seu lote, o ginete da Charneca da Caparica andou bastante bem, realizando uma lide de boa nota, pena foi ter levado um toque na montada no penúltimo ferro onde resfriou um pouco a sua actuação.

Fechou a terna o cavaleiro Vítor Ribeiro, vindo à Moita disposto a triunfar e conseguindo esse objectivo. Obtendo duas lides de nota bastante alta, o cavaleiro deixou vincado o seu toureio de verdade, indo de frente aos toiros, cravando no alto e rematando as sortes levando emoção às bancadas.

Quanto à rapaziada das jaquetas de ramagem, o Aposento da Moita apresentou-se em solitário para pegar os 7 toiros da noite (pegas brevemente disponíveis aqui em vídeo), tendo uma noite fácil e de grande emoção, na qual foi feita a despedida do valoroso forcado Ntinu Wen, com este a selar a sua sorte ao primeiro intento no 3º toiro da corrida, saindo no final em ombros pela porta grande da praça de toiros Daniel do Nascimento.

Nesta corrida, uma vez mais abrilhantada musicalmente pela Banda do Samouco na sua máxima forma, foi apresentado um curro da divisa alentejana D. Luís Passanha, na qual estavam bem apresentados mas dando jogo desigual.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

[FotoReport] Feira Taurina de Setembro na Moita - Corrida do Toureio de Arte

Crónica Tauromáquica por Luís Rodelo e fotos por http://bandadosamouco.blogspot.com:


A noite do toureio a pé na Feira Taurina de Setembro da Moita contou com uma Praça Daniel do Nascimento com meia casa forte.

A Pedrito de Portugal calhou em sorte o pior lote do curro Conde Cabral destacado para esta noite: Com uma saída fria, o primeiro revelou-se um manso desinteressado e com falta de força. Foi um toiro que se rachou cedo não dando hipóteses de triunfo ao matador português;
No seu segundo toiro, Pedrito deparou-se com um toiro que metia bem a cara no capote. Foi uma boa lide com o toiro a investir com nobreza e a proporcionar bons passes de muleta, ainda que o matador proporcionasse uma voltareta.


Antonio Ferrera recebeu o seu primeiro dando mostras logo aí das boas condições do exemplar que lhe coube em sorte. Após bandarilhar com 3 pares bem cravados, Ferrera proporcionou uma grande faena com séries de muleta de fazer levantar o público das bancadas. Este viria a revelar-se na nossa opinião o melhor toiro da corrida;
No quinto da noite, o matador defrontou-se com um toiro mais reservado mas igualmente nobre: embora cumprisse, não transmitiu tanta emoção como no seu primeiro.



Ao jovem Ruben Pinar coube em sorte 2 bons exemplares. No seu primeiro executou uma boa lide de capote executando passes de qualidade. Na muleta executou uma faena ligada e em redondo, chegando às bancadas e fazendo o ambiente aquecer ainda mais;
No derradeiro toiro da noite concretizou bons quites de capote e na muleta mais uma vez com o seu toureio em redondo proporcionou outra boa faena.



As emoções estão de volta à Daniel do Nascimento esta noite com a corrida dos triunfadores: João Moura, Rui Fernandes (em substituição de Pablo Hermoso de Mendoza) e Vitor Ribeiro aos quais se juntará o jovem Miguel Moura serão protagonistas, juntamente com os Forcados do Aposento da Moita que pegarão em solitário 6 toiros e um novilho Passanha. Um espectáculo a não perder hoje, a partir das 22 Horas na vila ribatejana da Moita.
Depois de nesta quarta-feira a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense se ter feito representar na sua máxima força, esta noite a Banda do Samouco voltará a assegurar a componente musical deste espectáculo.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

[Esta Semana] Feira Taurina na Moita do Ribatejo


Dias 16, 17 e 19 poderá escutar a Banda do Samouco na monumental Praça de Toiros Daniel do Nascimento (clique na imagem para maior detalhe).

De realçar que esta Feira Taurina acontece integrada nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, as quais decorrerão até ao próximo Domingo dia 20. Consulte aqui o programa oficial destas festividades.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

[FOTOREPORTAGEM COMPLETA] AYAMONTE 2009 - Banda do Samouco nas Fiestas de las Angustias

As primeiras 24 Horas da Banda do Samouco por terras andaluzas ficaram marcadas por recepções entusiastas divididas em 3 eventos diferentes: Chegada a Ayamonte, Diana e Concerto no Casino España. No Domingo, o dia fica marcado pela forte animação no desfile de gigantes e cabeçudos, o qual registou uma fortíssima afluência popular. Esta Segunda-Feira e perante lotação esgotada, a Banda do Samouco actuou na "Casa Grande", num concerto que se transformou numa grande festa luso-espanhola. Ao final da tarde aconteceu a oferenda de flores à Virgen Santísima de las Angústias, num ritual envolto em enorme beleza. Seguiram-se mais alguns eventos, nos quais a formação portuguesa marcou presença. Apresentamos em seguida a fotoreportagem completa, comprovando que a tradição das "Fiestas de las Angustias" continua bem viva:

- Bandas do Samouco e Ayamonte:
Passagem de barco de Vila Real de Santo António para Ayamonte, recepção no Ayuntamiento e inauguração da iluminação no recinto festivo:


- Diana:

- Concerto da Banda do Samouco no "Casino España":


- Desfile de Cabeçudos e Gigantes:







- Concerto da Banda do Samouco na Casa Grande:
Cerimónia:
Discurso de José Luciano, Membro da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:



Discurso de António Rodriguez Castillo, Alcalde de Ayamonte:


Oferta à Casa da Cultura de Ayamonte de um quadro representativo do pasodoble "Banda do Samouco":


Oferta de uma pintura pelo Ayuntamiento de Ayamonte à Banda do Samouco:


Entrega dos Pasodobles "Banda do Samouco", "Maria Leopoldina Guia" e "Manuel Lupi" à Banda de Ayamonte pelo compositor António Maria Catalão Labreca:

Concerto:


- Oferenda de Flores à Santísima Virgen de las Angustias:
Momentos antes da saída da Banda do Samouco da "Plaza de España":





Romagem à Parroquia de las Angústias:





Banda Ciudad de Ayamonte:


Oferenda de Flores à Virgem Santíssima na Paroquia de las Angustias:




Para a Banda do Samouco, o feriado de 8 de Setembro fica marcado pela visita de manhã a Pozo del Camino, com um desfile festivo por este bairro em que os moradores acompanharam com grande alegria o seu Alcalde com a banda portuguesa:








Ao início da tarde foi inaugurada a rua Arzobispo Juan del Río, a qual contou com a presença do próprio Arcebispo, do Presidente do Ayuntamiento de Ayamonte, assim como de várias outras individualidades:




Ao final da tarde do feriado, a mais importante corrida de toiros: com a Banda de Ayamonte destacada para animar musicalmente este espectáculo na Praça de Toiros local, alguns músicos da Banda do Samouco marcaram presença neste espectáculo, juntando-se à banda espanhola neste acontecimento:
El Cordobés hijo durante uma das suas lides

Banda Ciudad de Ayamonte com músicos da Banda do Samouco durante a corrida


"El Lepero" tomando a sua alternativa

Após a animação do desfile de Gigantes e Cabeçudos pela Banda de Ayamonte, o derradeiro dia das Fiestas de las Angustias ficou marcado com o encontro das bandas do Samouco e Ayamonte no recinto feiral, num desfile conjunto que animou o ambiente nas casetas:
Bandas do Samouco e Ayamonte em pleno convívio musical numa das casetas

Seguiu-se o desfile festivo no recinto feiral por ambas as Bandas:
Pasodoble "Ayamonte" interpretado pelas Bandas do Samouco e Ayamonte perante algumas personalidades ligadas ao Ayuntamiento ayamontino

A fotoreportagem está agora completa. Nos próximos dias ficarão online vídeos dos principais eventos onde a Banda do Samouco participou, através dos quais o leitor vai conseguir perceber toda a grandeza dos factos a que as fotos se reportam.
Mais informação sobre as "Fiestas de las Angústias 2009" a qualquer momento aqui, no serviço http://bandadosamouco.blogspot.com.

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.