terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Centenário da República Portuguesa em comemoração na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

"Já repararam que 2010 é o ano do Centenário da
República? E se aqui a Sociedade do Samouco metesse mãos à obra e organizasse uma coisa bem pensada e estruturada para o dia 5 de Outubro?" Foi assim que Luísa Pelengana, elemento do Grupo Coral e mentora número 1 deste projecto comunicou o seu desejo a pessoas fortemente ligadas à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

Tudo começou em Março de 2010: a comissão para as Comemorações do Centenário na Sociedade Samouquense, entretanto criada e constituída por 5 pessoas (Luísa Pelengana,
Maria João Rodelo, Manuel Ferreira Teixeira, Pedro Rodelo e Dário Moura) meteu mãos à obra e não mais deixou de pensar naquilo que está prestes a acontecer. Com total apoio manifestado desde a primeira hora por parte de toda a Direcção da colectividade, sócios e simpatizantes da instituição, a pouco e pouco foram nascendo ideias, ganhando corpo o programa para o dia 5 de Outubro que agora apresentamos:

Samouco, 5 de Outubro de 2010
UNÍSSONO VIRTUAL DO HINO NACIONAL

Local e Hora: Junta de Freguesia do Samouco pelas 10:30 Horas

Numa acção de âmbito nacional da responsabilidade da Comissão Nacional para a Comemorações do Centenário da República, a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense interpretará o Hino Nacional em uníssono virtual, com partitura composta especialmente para esta ocasião. Esta acção conjunta será levada a cabo por cerca de 200 Bandas Filarmónicas em todo o país. Aquando da interpretação do Hino Nacional proceder-se-á ao hastear das bandeiras no edifício da Junta de Freguesia do Samouco.

COLÓQUIO/CONCERTO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA
Local: Nova Sede da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense (Rua Francisco Domingos Taneco, Samouco)

Exposição: Abertura pelas 14:00 Horas

Na Sala estarão patentes exposições de artistas locais - Maria de Fátima Cardoso, pintora, Inês Vespeira de Almeida, artista Plástica, Vítor Daniel Loureiro, fotógrafo - desafiados cada um deles a expor, para além dos seus trabalhos, uma peça alusiva à República, ficando as três peças em destaque na Sala.

Colóquio: Início pelas 15:30 Horas
Os 100 anos da República com diferentes abordagens:

- “Contributos da Margem Sul para o movimento da implantação da República”, pelo Dr. Francisco Correia, Director do Arquivo Municipal do Montijo;
- “A Bandeira Nacional para além do mito“, pelo Tenente-coronel Pedroso da Silva, membro do Grupo Coral;
- “A Banda - mais do que uma Filarmónica“, pelo Maestro Professor António Saiote.

Concerto: Início pelas 16:30 Horas

Actuação do Grupo Coral e da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, com Direcção Musical a cargo respectivamente da Maestrina Ana Gato e do Maestro Sérgio Oliveira, interpretando ambas as formações repertório exclusivamente português.

Uma palavra especial de agradecimento para os apoios concedidos por várias entidades e pessoas à realização desta iniciativa, entre as quais se destacam:
El Corte Inglés, A.J. Moura Eventos, Manuel Póvoas e Junta de Freguesia do Samouco.

Nota: Todas as iniciativas a desenvolver pela Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense são parte integrante da programação da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.