sábado, 28 de agosto de 2010

[Fiestas de las Angustias 2010] Banda do Samouco em Ayamonte - Programa oficial de serviços

GRUPO CORAL DO SAMOUCO: ENSAIOS E AUDIÇÕES TODAS AS 4ªS e 6ªS
O DESPORTO ESTÁ DE REGRESSO À SFPLS!
(LINK COM +INFO)

Cartaz das Fiestas de las Angustias - Edição 2010, apresentado oficialmente esta semana

Pelo 15º ano consecutivo, a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense tem a enorme honra de participar nas Festas em Honra de Nossa Senhora das Angústias na cidade espanhola de Ayamonte, festas no presente ano de 2010 terão lugar entre os dias 6 e 11 de Setembro.

Apresentamos em seguida o programa oficial de serviços para a Banda do Samouco (hora espanhola):

Segunda-Feira, dia 6 de Setembro:
21:00 Horas - Com saída desde Vila Real de Santo António, chegada de barco ao cais de Ayamonte com recepção pelas autoridades locais e pela Banda de Música de Ayamonte;
21:30 Horas - Hastear de bandeiras na praça do Ayuntamiento, com interpretação dos hinos de Espanha, Portugal, Andalucia e o pasodoble Ayamonte;
21:45 Horas - Desfile até ao recinto feiral e inauguração da iluminação das Festas.

Terça-Feira, dia 7 de Setembro:
Ao amanhecer (6:45 Horas) - Toque dos Sinos e início da tradicional Diana a partir do Ayuntamiento, com percurso das principais artérias da cidade pelas Bandas de Ayamonte e Samouco;
12:00 Horas - Concerto no Casino España;
20:00 Horas - Acompanhamento desde la Plazoleta de várias comitivas que partirão com flores em direcção ao átrio da paróquia de las Angustias;
21:00 Horas - Oferenda de flores à Santísima Virgen de las Angustias no átrio da Paróquia.

Quarta-Feira, dia 8 de Setembro:
09:30 Horas - Desfile pelas ruas da ilha Canela;
10:00 Horas - Desfile pelas ruas de Punta del Moral;
18:30 Horas - Corrida de Toiros.

Quinta-Feira, dia 9 de Setembro:
11:00 Horas - Desfile de Gigantes e Cabeçudos, com partida da praça do Ayuntamiento.
13:00 Horas - Desfile pelo recinto da feira.

Sexta-Feira, dia 10 de Setembro:
12:00 Horas - Concerto na Casa Grande.

Sábado, dia 11 de Setembro:
10:00 Horas - Desfile pelas ruas da cidade;
13:30 Horas - Desfile no recinto da feira.

Para conhecer toda a actividade nas Fiestas de las Angustias 2010, consulte aqui a programação completa destas festividades.

E porque vale a pena visitar Ayamonte, conheça ou redescubra a cidade através deste vídeo:

Voltaremos a qualquer momento com mais notícias acerca das Fiestas de las Angustias: a partir de 6 de Setembro, o serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com deslocar-se-á para terras andaluzas, numa cobertura noticiosa em larga escala feita em permanência a partir da cidade espanhola de Ayamonte. O serviço Facebook da Banda do Samouco avançará com alguns exclusivos no decorrer destas festividades: se não quiser perder pitada do que se vai passar em terras andaluzas com a Banda do Samouco clique aqui, clique em gosto! e subscreva o nosso canal nesta rede social. Estes são motivos entre tantos outros para continuar em sintonia com a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense!

[FotoReport] Banda do Samouco - Concerto Noites de Verão 2010

Uma agradável noite de Verão serviu de cenário para o tradicional concerto das noites de Verão, uma iniciativa que decorreu no coreto local e que foi da responsabilidade da Comissão de Festas com o apoio da Junta de Freguesia do Samouco, à qual a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense continua a se associar todos os anos por volta desta altura.
Eis as imagens deste espectáculo, agora com as fotos da Banda do Samouco a serem apresentadas num formato mais vanguardista, diferente do habitual para esta formação:
Os próximos serviços da Banda do Samouco acontecem na próxima 5ªFeira no Campo Pequeno (ver antevisão NATURALES aqui) para na semana seguinte entre os dias 6 e 11 de Setembro a formação samouquense representar ao mais alo nível o nosso país nas "Fiestas de las Angustias" em Ayamonte, Espanha.
Toda a actualidade sobre esta e as outras formações da SFPLS vai continuar a passar por aqui: online ou mesmo em qualquer uma das actividades (ver destaque ao lado esquerdo deste blog) fique ligado a nós!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

[FotoVideoReport] Campo Pequeno - A despedida de José Luís Gonçalves


Perante mais de meia casa, viveram-se esta noite bons momentos de toureio no Campo Pequeno, no espectáculo que assinalou a despedida de José Luís Gonçalves das arenas. "Quando um toureio se despede" é o título da crónica de Patrícia Sardinha, Directora Geral e Chefe de Fotografia do serviço de informação taurina Naturales. Em seguida. eis as fotos com os melhores momentos deste espectáculo pela objectiva de Pedro Batalha:

Entrarão também aqui ambas as pegas pelo Aposento da Moita, assim como alguns excertos da Banda do Samouco, com estreias no seu repertório taurino.


Músicos da Banda do Samouco durante a actuação desta 5ªFeira

Em seguida, apresentamos um vídeo especial com interpretações da Banda do Samouco: em primeiro lugar João Moura ao som de "Torero Cale", depois a estreia do pasodoble "Espartaco" na despedida de José Luís Gonçalves e por fim a nova obra do músico da Banda do Samouco e compositor António Labreca "Arte & Emoção":

Apresentamos agora o vídeo com as pegas da noite, consumadas pelo Aposento da Moita:


Na próxima 5ªFeira dia 2 de Setembro há uma fantástica corrida no Campo Pequeno:

Venha ver ao vivo este grandioso espectáculo taurino!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

[Esta 6ºFeira a partir das 21:30 Horas] Banda do Samouco em concerto no coreto local

Menos de 24 Horas após animar musicalmente um dos cartéis mais fortes em todo o abono 2010 na Praça n.º1 do país...

...a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense apresenta-se na sua vila natal esta sexta-feira dia 27 de Agosto a partir das 21:30 Horas, para um concerto que se adivinha especial, o qual decorrerá na Coreto do Samouco (Praça José Coelho).
Comandada pelo Maestro Sérgio Oliveira, a Banda do Samouco apresentará neste espectáculo diverso repertório em estreia.

Inserido na programação das noites de Verão, esta iniciativa é organizada pela Associação de Festas Populares do Samouco, com o patrocínio da Junta de Freguesia do Samouco.

Se pretender, veja ou reveja como foram os concertos das noites de verão em 2007 aqui, 2008 aqui e 2009 aqui, num trabalho da responsabilidade da equipa do serviço http://bandadosamouco.blogspot.com.

sábado, 21 de agosto de 2010

[Desporto na Sociedade Samouquense] A partir de 2 de Setembro: Sinta-se em forma connosco!

GRUPO CORAL DO SAMOUCO - AUDIÇÕES ABERTAS
ENSAIOS A PARTIR DE 1 DE SETEMBRO
TODAS AS 4ªs E 6ªs FEIRAS ÀS 21HORAS


Sinta-se em forma connosco!
Inscrições em qualquer um dos pólos da Sociedade Samouquense: para mais informações contacte-nos através do endereço de correio electrónico bandadosamouco@gmail.com

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

[FotoVídeoReport] Campo Pequeno - Forcados mexicanos de Mazatlán vencem concurso de pegas


Crónica Tauromáquica por Rúben Rigor (cronista http://bandadosamouco.blogspot.com);
Link para a crónica em profundidade da Directora do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica Patrícia Sardinha disponível aqui
Reportagem fotográfica por Pedro Batalha (chefe de fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica):


Com lotação acima de meia casa, assistiu-se a um espectáculo com dois tipos de atractivos: por um lado a alternativa do cavaleiro venezuelano José Luís Rodriguez, e por outro o concurso de pegas com a estreia do grupo mexicano de Mazatlán na primeira praça portuguesa.

Abriu praça José Luís Rodriguez, tendo como madrinha Sónia Matias. Deparou-se com um exemplar de Manuel Coimbra com 566kg que teve uma saída alegre, bem rematado mas com pouca cara. Nos compridos esteve algo descaído e a abrir grande quarteio. Os curtos foram de igual nota, com cravagem quase à garupa. A lide acabou por resultar aquém das expectativas.

Sónia Matias lidou com um toiro de 522kg que teve uma saída desinteressada. Com compridos de bom nível e de colocação correcta, executou um excelente 1º curto, continuou com ferragem em bom nível, rematando com um violino à segunda tentativa e uma rosa, não deixando de consentir alguns toques na montada. Sónia esteve ainda assim em bom plano.

Brito Paes saiu à praça para lidar o 3º da noite com 520kg: após saída com alguma alegria, destaque para o 2º comprido com batida ao piton contrário. À excpção do 1º curto que ficou cravado num comprido, todos os outros foram ferros de bom nível, com António bem na brega a tirar o melhor partido do seu oponente. Rematou a sua faena com um ferro de palmo de muito bom nível.

Paulo Jorge Santos abriu a 2ª parte da corrida defrontando um toiro com 520kg: com uma saída a meio gás e bem arrematado, o tércio de compridos ficou aquém das expectativas. Bom curto a abrir esta série ainda que descaído mas de alto a baixo, seguindo-se dois bons ferros e já com o toiro a vir a menos um último em terrenos de compromisso.

Telles Bastos lidou o 5º da ordem com 598kg: após uma saída vistosa, cravou 3 compridos com nota alta para o 3º ferro. Nota de destaque para o 2º e 3º ferros curtos, com cravagem de alto a baixo como mandam as regras, numa lide onde se viu a escola da Torrinha a funcionar.

Duarte Pinto lidou o último da noite com 510kg: após uma saída fraca a fugir para tábuas, teve dois compridos de boa nota. Seguiu-se um bom ferro a abrir os curtos, mal a seguir ao crava-lo no murrilho do toiro e a redimir-s nos restantes, pois também não teve ajuda da parte do seu oponente.

Quanto à forcadagem, os forcados de Mazatlán abriram praça com a pega que viria a ser a vencedora do concurso: apesar do forcado não receber de forma mais ortodoxa o seu oponente, todo o grupo mexicano prestou uma boa ajuda: No seu segundo toiro, os forcados mexicanos falharam a primeira tentativa, com o toiro a vir de pronto mas com forcado a recebê-lo mal e a sacá-lo fora ao primeiro derrote. Após alguma precipitação à segunda tentativa, pega concretizada à 3ª, uma vez mais carregada.

Alter do Chão entrou em praça e lidou com a investida pronta do toiro, mas o forcado da cara esteve menos bem nas duas primeiras tentativas a não consentir de pernas, concretizando ao terceiro intento já com as ajudas carregadas; no 5º da noite, à primeira tentativa muito bem o forcado da cara tranquilo a citar com o toiro e a ensarilhá-lo bem, com o grupo mal nas ajudas. à 2ª, o toiro não deu qualquer hipótese do forcado fechar, metendo-se ainda um pau na canela do forcado. Fecharam a sorte à 3ª, uma vez mais com as ajudas bem em cima.

Forcados de Beja começaram com um site alegre com forcado na cara muito bem a falar mas a não concretizar ao primeiro intento. à segunda recua aos saltinhos e o toiro com um galão alto tira o forcado da cara. Concretiza ao terceiro intento com ajudas carregadas. No último da noite, esteve bem o forcado da cara com cite calmo e a mandar mas faltou ajuda no momento certo, com o toiro também a fugir ao grupo. À 2ª tentativa ficou mal tratado o forcado e a ser dobrado. Fecharam a sua sorte à 3ª tentativa mais de sesgo mas bem o forcado da cara e bom apoio nas ajudas.

O Júri atribuiu no final do espectáculo o troféu de melhor pega à consumada em primeiro lugar pelos forcados mexicanos de Mazatlán.
Veja aqui todas as 6 pegas da noite, num vídeo que apresenta logo ao início a pega vencedora:


Siga agora alguns dos momentos vividos esta noite ao som da Banda do Samouco:


E na próxima 5ªFeiradia 26 há uma valorosa corrida no Campo Pequeno:

Rigorosamente a não perder.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

[Antevisão] "Ayamonte - Fiestas de las Angustias 2010" - Banda do Samouco actua em Espanha em Setembro

As carismáticas "Fiestas de Las Angustias" 2010 na cidade andaluza de Ayamonte estão a chegar, com a Banda do Samouco a ter o orgulho e a responsabilidade de representar Portugal em território espanhol entre os próximos dias 6 e 11 de Setembro. Muito em breve traremos aqui mais informação sobre estas festividades. Para já, e porque vale a pena visitar Ayamonte, conheça ou redescubra a cidade através deste vídeo:

domingo, 15 de agosto de 2010

[FotoVideoReport] Abiul - Feira Taurina 2010 - Corrida de Toiros Mista


Crónica por Rúben Rigor (estreia no serviço http://bandadosamouco.blogspot.com);
Fotos e Vídeos: Banda do Samouco | Arquivo Multimédia da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

A Praça de Toiros de Abiul abriu portas para mais um espectáculo integrado na Feira Taurina 2010, numa noite em que a festa dos toiros viveu um excelente momento na praça mais antiga do país.

Abriu praça o jovem cavaleiro amador Miguel Moura: entrou confiante mas deparou-se com um novilho Romão Tenório a não querer debutar com o cavaleiro, revelando-se desinteressado na montada procurando terrenos de fora. A lide acabou por resultar morna, ficando aquém das expectativas.

João Moura pai entrou em praça para lidar o seu 1º exemplar de 555kg: um toiro com muita crença em tábuas a obrigar o cavaleiro a pisar terrenos de compromisso. Resultou uma lide à João Moura com ferros ao quarteio, todos eles em terrenos de tábuas com o toiro sempre colado à montada sem derrotar; o 4º da noite com 630kg teve uma boa saída e permitiu dois ferros compridos bem conseguidos. Com curtos de boa nota a abrirem o quarteio, o cavaleiro de Monforte cravou uma rosa com boa brega, mas com o exemplar de Romão Tenório a vir a menos e a obrigar Moura a ter que pisar terrenos de compromisso para a cravar.

João Moura Jr. deparou-se com um exemplar que começou por mostrar pouca força de mãos. Após a cravagem de dois ferros compridos um pouco descaídos mas como manda a sapatilha, executou curtos de boa nota, com boa brega e a demonstrar bom quiebro, com o toiro a revelar mansidão como fez o seu irmão de camada. Rematou com duas rosas a fazer-se chegar às bancadas, onde apesar do pouco jogo dado pelo toiro teve uma lide bem conseguida; o 5º da noite com 560kg teve uma saída com muita pata: com bons ferros nos compridos, o jovem abriu a lide de curtos com uma boa cravagem, com quiebro ao piton contrário nos dois ferros seguintes. Já com o toiro em busca de tábuas, rematou a sua prestação com uma rosa, consumando mais uma lide bem conseguida.

Na parte apeada, João Augusto Moura iniciou-se perante um exemplar Falé Filipe de 440kg. No capote esteve bem à verónica, a rematar com uma boa rebolera. A seguir a dois bons pares no tercio de bandarilhas, aplicou na faena de muleta bons naturales, que cedo levaram o director de corrida a conceder música à Banda do Samouco. Com o toiro a revelar nobreza, Augusto Moura soube tirar partido, lancenado bons derechazos, muito bem a tourear ao natural, com o seu oponente a responder ao toque da muleta. Bom jogo dado pela rés de Fale Filipe que humilhava investindo com nobreza na muleta; No derradeiro da noite – um exemplar de 440kg – o novilheiro aplicou bons lances iniciais à verónica e pouco mais na lide de capote. Com um bom par de bandarilhas a abrir, um segundo falhado e um terceiro de muito boa nota, à muleta Moura aproveitou a nobreza do seu oponente toureando por ambos os lados. No decorrer da lide o toiro veio a menos acabando com meias investidas, Augusto Moura fez o que lhe competia: sacou tudo do seu oponente, concretizando uma boa lide.

Na forcadagem, abriu praça Vila Franca com Rui Godinho a convidar elementos do Aposento da Moita para o novilho de Miguel Moura, numa pega onde a sorte se fechou ao primeiro intento sem emoções de maior; Bruno Casquinha concretizou no 1º da noite uma pega limpa e bem ajudada ao 1º intento, com o toiro fechado e tábuas com o forcado tranquilo na cara a falar bem, apesar da raspagem de manso aquando do cite; Nuno Comprido pegou o exemplar mais pesado da corrida: um toiro difícil a colocar-se para a pega de bom nível, com o exemplar a arrancar-se de pronto com o forcado correcto a mandar, a recuar bem e a fechar-se com muito querer, bem ajudado pelo grupo: uma pega de muito boa nota, com volta à arena bem merecida.
Eis o vídeo das pegas a cargo dos Forcados de Vila Franca:


Pelo Aposento da Moita saiu à cara Hugo Graça, com uma primeira tentativa falhada onde o forcado se adiantou um pouco, com investida brusca e bem a humilhar. À segunda tentativa esteve bem melhor, apesar de se ter calado no momento da reunião, numa pega bem ajudada com o grupo a bater nas tábuas. Tiago Ribeiro deu o ar da sua graça no que toca a rabejar rematando bem esta pega; Nuno Carvalho à primeira tentativa viu o toiro a sair-se por ele próprio, a ser brusco no momento da reunião com o forcado em bom plano e o grupo a emendar lá atrás, mas com o forcado já fora da cara. À segunda não consentiu de pernas e à terceira consumou a sua sorte com as ajudas em cima. Mérito para a primeira ajuda que esteve bem.
Eis o vídeo das pegas a cargo do Aposento da Moita:


Quanto à banda...

eis os vídeos da responsabilidade do canal de vídeo da Banda do Samouco, nos quais mostramos excertos das lides com alguns dos melhores ferros e passes de muleta ao som da Banda do Samouco:

Próxima actuação da Banda do Samouco - Esta 5ªFeira dia 19 de Agosto num fantástico concurso de pegas a não perder na monumental lisboeta!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

[FotoVídeoreport] Campo Pequeno - Corrida de promoção de novos valores

Leia aqui a crónica de Patrícia Sardinha (Directora do Serviço luso-espanhol de tauromaquia Naturales):

Fotoreportagem de Pedro Batalha (Chefe de Fotografia do mesmo serviço):


Apresentamos em seguida as pegas consumadas pelo jovem Grupo de Forcados Amadores de Alenquer:



Agora, o vídeo com alguns dos momentos vividos esta noite, ao som da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:

Detalhe da actuação da Banda do Samouco nesta corrida

As nocturnas no Campo Pequeno prosseguem já na próxima 5ª Feira, com um cartel que promete surpreender:

Aceite o desafio e venha sentir a festa dos toiros ao vivo na catedral lisboeta!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

[Antevisão] Banda do Samouco - actuações para os próximos dias

Rede de vendas do novo CD da Banda do Samouco alargada: agora, além de puder adquirir o nosso trabalho no Samouco e em todas as corridas onde a Banda está presente, poderá adquiri-lo em mais 2 pontos: na papelaria Pina (perto da sede do Barrete Verde) em plena zona histórica da vila de Alcochete, ou na papelaria do Supermercado Modelo na cidade do Montijo

Esta 5ªFeira no Campo Pequeno acontece pelas 22 Horas o espectáculo taurino de promoção de novos valores, onde jovens talentos na arte do toureio terão a responsabilidade de mostrar do que são capazes na praça n.1 do país:


Integrado nas festas do Bodo, este Sábado à noite em Abiúl (a 10km de Pombal) a Banda do Samouco anima um dos espectáculos integrados na Feira Taurina 2010 na praça mais antiga do país:


Estes são espectáculos taurinos rigorosamente a não perder.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

[FotoVídeoReport] Grande Corrida Farpas no Coliseu da Figueira da Foz

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo;
Fotos e Vídeos: Banda do Samouco - Arquivo Multimedia

Perante 3/4 de casa fortes, o carismático Coliseu da Figueira da Foz recebeu este Domingo ao final da tarde a XI Corrida do jornal Farpas.

A abrir praça esteve João Moura: perante um exemplar de 510kg que cedo mostrou problemas nos membros dianteiros, o cavaleiro de Monforte teve a sua lide condicionada, ainda assim concretizando alguns ferros de boa nota; no seu segundo - o mais pesado do curro de Romão Tenório com 595kg - andou mais ligado ao toiro, com matéria prima suficiente para brilhar, conseguindo chegar de verdade ao público:



Rui Fernandes deparou-se primeiro com um exemplar de 575kg que se mostrou colaborador permitindo bons momentos de brega ao cavaleiro, em especial na segunda parte da lide onde se pode escutar o pasodoble "Ecos Españoles" interpretado pela Banda do Samouco; no seu segundo toiro, o cavaleiro começou por dedicar a lide ao Jornal Farpas: com um exemplar de 565kg a revelar astúcia em praça, Rui Fernandes teve que se aplicar, tendo conseguido uma boa lide com ferragem cravada de forma correcta, e a fazer-se chegar às bancadas:



O jovem praticante Tomás Pinto entrou em praça decidido a triunfar: perante o seu primeiro com 555kg de peso, esteve em bom plano, revelando bons detalhes na ferragem e domínio sobre o seu oponente; No derradeiro da tarde - a pesar o mesmo que o seu antecessor - deparou-se com um exemplar áspero, a mostrar sentido e mais interessado no peão de brega que no cavaleiro. Ao som de "Olé Manuel dos Santos", o jovem fez o que lhe competia, porém a sentir dificuldades em reter a atenção do toiro que viria em seguida a criar enormes dificuldades à forcadagem:


Quanto aos homens de jaqueta, nesta corrida saíram à praça uma selecção de glórias na arte de pegar toiros, capitaneados por Francisco Costa. Selaram as pegas sem dificuldades de maior Hélder Carvalho, Joaquim José Penetra, João Gambiarra, Sal Zé, João Tavar, com Rui Godinho "peitaça" a não conseguir consumar a sua sorte perante o último exemplar, que não facilitou em nada. Porque se justifica, vamos apresentar muito em breve neste serviço e a título excepcional também as imagens das pegas não consumadas neste toiro. Eis algumas fotos:

Eis o vídeo das pegas, o qual inclui as tentativas de pega no último Romão Tenório da tarde:


O curro de Francisco Romão Tenório saiu à praça com boa apresentação, porém a manifestar alguma falta de força nos membros dianteiros, mais flagrante no 1º da tarde.

Dirigiu a corrida José Dias Tinoca, assessorado pelo Dr. Jorge M.B. Moreira da Silva.

A respeito da Banda do Samouco, eis alguns momentos em foto da actuação nesta corrida:


Apresentamos em seguida o vídeo respeitante à actuação da Banda do Samouco, no qual estão visíveis alguns detalhes que aconteceram na arena durante esta corrida:

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

[Este Domingo pelas 17:30 Horas] XI Corrida Jornal Farpas - Banda do Samouco na Figueira da Foz

A seguir à transmissão em directo da TVI esta 5ªFeira à noite a partir do Campo Pequeno, o próximo serviço da Banda do Samouco é no Coliseu Figueirense:
Compareça neste espectáculo e adquira o novo CD "Banda do Samouco - Campo Pequeno" junto da Banda!

[FotoReport] Grande Corrida de Homenagem ao Emigrante no Campo Pequeno

Apresentamos em seguida a fotoreportagem, desta feita da responsabilidade da Directora do Serviço Naturales, Patrícia Sardinha:
As grandes emoções voltam ao Campo Pequeno já na próxima 5ªFeira, num espectáculo onde serão promovidos jovens valores no panorama taurino lusitano. O cartel está disponível em breve aqui, no serviço noticioso da Banda do Samouco.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Grupo Coral do Samouco - Admissão de novos coralistas

Sempre gostou de cantar e não tem como o fazer??

domingo, 1 de agosto de 2010

[FotoVídeoReport] IV Corrida do Melão em Salvaterra de Magos


Crónica por Luís Rodelo, músico da Banda do Samouco e colaborador do serviço de informação taurina Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica;
Reportagem Fotográfica por Pedro Batalha, chefe de Fotografia do mesmo serviço luso-espanhol;
Vídeos, foto de exteriores e fotos da Banda de Música por Banda do Samouco | Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:

O serão deste Sábado foi de toiros no coração do Ribatejo: com meia casa forte, a Monumental de Salvaterra de Magos recebeu a IV grande corrida do melão:


A abrir praça, o primeiro de Ana Batista: este exemplar revelou-se manso e cedo se fechou em tábuas, criando dificuldades à cavaleira ao dificultar-lhe fortemente a cravagem dos ferros: valeu-lhe empenho e entrega; o seu segundo revelou-se mais colaborador: com a cavaleira de Salvaterra determinada a triunfar cravou alguns bons ferros, chegando às bancadas.

A Telles Jr. coube o melhor lote da noite. O primeiro saiu à praça com um corno partido, regressando aos currais, tendo toreado em primeiro lugar o segundo do seu lote. Este revelou-se colaborador, mas não proporcionando o êxito ao cavaleiro; no seu segundo voltou a sair à praça o toiro do corno partido: não percebendo o porquê de não sair o sobrero, revelou-se um exemplar que não sendo bravo cumpriu, permitindo alguns ferros de boa nota.

Tiago Carreiras no seu primeiro conseguiu chegar ao público, muito devido ao Quirino, com brega muito próxima ao toiro cravando bons ferros; o seu segundo resultou numa lide mais desligada mas com o toiro a cumprir, revelando por vezes o querer e a vontade de triunfar ao procurar sempre dar a volta por cima a ambos os toiros do seu lote.

Na forcadagem, os amadores de Vila Franca e de Salvaterra tiveram uma noite regular. Com a maioria das pegas seladas ao primeiro intento, fecharam as sortes por Vila Franca os forcados Paulo Conceição, Bruno Casquinha e Nuno Comprido e por Salvaterra os forcados Nelson Soares, Sérgio Perqueles e Joaquim Consoado.

Apresentamos em seguida as pegas respeitantes aos Amadores de Vila Franca:

Apresentamos agora as pegas respeitantes aos Amadores de Salvaterra:


O curro de Vinhas destinado a esta corrida não se revelou bravo: com alguns exemplares mansos, cumpriram no limite.

A respeito da prestação da Banda, passados muitos anos o regresso da formação samouquense a Salvaterra de Magos foi assim:




Veja em seguida excertos da actuação da Banda do Samouco nesta corrida:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.