domingo, 24 de abril de 2011

[Baú de Recordações] 1948: Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense no Programa das Festas há 63 anos

Mantendo a tradição de surpreender os nossos leitores no dia de Páscoa, este ano lançamos no serviço http://bandadosamouco.blogspot.com o cartaz relativo às Festas Populares em honra de Nossa Senhora do Carmo de há 63 anos atrás, datado do ano de 1948.
À passagem do seu 29º aniversário, a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense actuou em conjunto com mais 4 Bandas da região, sendo que o centro das festividades foi o espírito filarmónico resultante deste desfile sucessivo de Bandas:

Clique na imagem para ver em detalhe o cartaz das Festas do Samouco de 1948

Antes de voltar a actuar nas Festas Populares em honra de Nossa Senhora do Carmo, as quais decorrerão no próximo mês de Julho, a Banda do Samouco tem alguns compromissos assumidos, sendo que já em Maio voltará a actuar no Campo Pequeno e participará na VI Semana Taurina na localidade ribatejana de Samora Correia. Dentro de dias traremos mais informações aqui ao serviço noticioso da Banda do Samouco.

Um agradecimento especial ao membro do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense que fez chegar este documento ao nosso serviço de notícias. Este e qualquer outro tipo de documentação poderá ser enviado para bandadosamouco@gmail.com, para que possamos divulgar a uma cada vez mais extensa comunidade de leitores e seguidores as recordações que fazem a nossa história!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

[FotoVideoReport] Baile da Pinha 2011 na Sociedade Samouquense

Ocorreu no passado dia 15 de Abril no Salão de Baile da Sociedade Samouquense o Baile da Pinha, no qual se incluiu o já tradicional cortejo real com eleição e coroação dos novos reis da pinha.
Para já mostramos o vídeo com todo o cortejo:

E todas as sextas-feiras continuam os Bailes na Sociedade Samouquense, na próxima 6ª dia 29 com o regresso do Trio Clave ao melhor Salão de Baile na região: não perca! ;)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

[FotoVideoReport] Corrida de Abertura no Campo Pequeno


Uma amena noite de Primavera fez-se sentir na capital portuguesa com a monumental Praça de Toiros do Campo Pequeno a esgotar na corrida inaugural do abono 2011


Os principais intervenientes do espectáculo ao som do pasodoble "Campo Pequeno" da autoria de Carlos Alberto Moniz

Detalhes com os músicos da Banda do Samouco a interpretarem um dos pasodobles da noite


Na recta final do espectáculo, músicos interpretam "A Portuguesa", o hino nacional português

A monumental praça de Toiros do Campo Pequeno registou esta noite casa cheia para assistir à corrida inaugural no Abono 2011, o qual foi repleto de pontos de interesse.
Entraram em Praça os cavaleiros Rui Fernandes que correspondeu, o rejeoneador luso-espanhol Diego Ventura que esteve um pouco abaixo das melhores expectativas, e o jovem Marcos Tenório a cumprir.

Numa corrida onde a Banda do Samouco apresentou em estreia os pasodobles "Plaza de la Maestranza" e "Curro Romero", saíram à praça os Amadores de Lisboa e de Alcochete, capitaneados respectivamente por Pedro Maria Gomes e Vasco Pinto. Todas as pegas foram consumadas ao 1º intento:

Quanto ao curro de Murteira Grave, tiveram uma boa apresentação e cumpriram sem deslumbrar.

Mostramos em seguida alguns dos momentos protagonizados pelos intervenientes na arena e pela Banda do Samouco:


Através da parceria que o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com detém há alguns anos com serviço de informação taurina Naturales, apresentamos a crónica sempre atenta redigida pela Directora deste Serviço: “Há muitas maneiras de matar as pulgas" é o título da crónica realizada por Patrícia Sardinha que poderá consultar aqui.
Os melhores momentos deste espectáculo foram captadas pelo Director de Fotografia do mesmo serviço: para observar as fotos na óptica de Pedro Batalha na respectiva galeria fotográfica clique aqui.

Anote já na sua agenda: dia 5 de Maio, o Campo Pequeno receberá António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Jr., numa corrida onde pegam os Amadores de Montemor e Coruche diante de um imponente Curro Passanha: compareça!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

[Antevisão] Abono 2011 - 1ª Corrida da Época no Campo Pequeno


A Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegura a componente musical deste espectáculo, sendo que a venda de bilhetes estão a registar bom movimento, motivados pelos fortes pontos de interesse do cartel inaugural da temporada 2011 no Campo Pequeno.

Neste espectáculo actua o rejoneador luso-espanhol Diego Ventura, um dos maiores nomes da actualidade no que se refere ao toureio equestre, que alternará com os cavaleiros Rui Fernandes - que iniciou em bom plano a sua temporada em Espanha - e Marcos Bastinhas, um jovem que se afirma a cada corrida, na lide de um imponente curro de toiros da divisa Murteira Grave.
Em praça estará também o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa assim como o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, capitaneados respectivamente por Pedro Maria Gomes e Vasco Pinto.

sábado, 9 de abril de 2011

[Domingo, 10 de Abril às 15 Horas] Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense apresenta iniciativa "O Alentejo no Samouco"

A iniciativa:

clique na imagem para ver programação em detalhe

Porquê o Alentejo?

A Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense juntamente com colaboradores próximos formaram uma equipa de trabalho há largos meses, a qual esteve focada em investigar a proveniência da população do Samouco. Cedo se constatou que do Alentejo houve forte índice de migração, o que estatisticamente veio a confirmar-se após aprofundado estudo.

O que há para partilhar?

A história das gentes alentejanas, os costumes, a música que os acompanha, o cante alentejano e toda a mística que envolve a tradição que permanece em quem migrou do Alentejo serviram de fonte de inspiração para esta iniciativa.

Quando? Onde? Quem actua?

Após o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense ter actuado no recém remodelado Museu de Évora em Outubro passado a convite do Coral Évora, é a vez de nesta iniciativa a formação natural do Samouco receber a formação Eborense. Por tudo isto e muito mais, convidamos todos os interessados a estarem presentes na nova Sede da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense na tarde do próximo Domingo dia 10 de Abril, mais concretamente a partir das 15 Horas.

domingo, 3 de abril de 2011

[SOCIEDADE FILARMÓNICA PROGRESSO E LABOR SAMOUQUENSE] ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA - CONVOCATÓRIA


Usando da faculdade que me conferem os Artigos 10º, Capítulo V, dos Estatutos da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e Artigo 3º. Ponto 2.2 alínea b) do Regulamento Geral Interno da SFPLS, convoco todos os Sócios no pleno uso dos seus direitos, para participarem na ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, que terá lugar na Sede Velha da Colectividade no dia 11 de Abril de 2011 (Segunda – Feira) pelas 20.30h com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto 1 – Apresentação do Relatório e Contas referente ao período de Março 2010 a Março de 2011 e do parecer do Conselho Fiscal, seguida da respectiva votação.
Ponto 2 – Eleição dos novos Órgãos Sociais da Colectividade para o ano de 2011/2012.
Ponto 3 – Período de 30 minutos para apresentação de outros assuntos de interesse para a Colectividade.

Se à hora marcada não estiver presente o número legal de Sócios, previsto no ponto 1.4 do art.º 3º do Regulamento, a Assembleia funcionará uma hora depois, com qualquer número de Sócios, de acordo com o previsto no mesmo art.º.

NOTA: As listas concorrentes à eleição dos novos Órgãos Sociais deverão ser do conhecimento da Mesa da Assembleia Geral, até 1 (um) dia antes da realização da Assembleia.

A Presidente da Mesa da Assembleia-Geral
Maria João Lemos Rodelo

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.