quarta-feira, 27 de julho de 2011

[Antevisão] Esta 5ªFeira no Campo Pequeno - Homenagem ao forcado com concurso de pegas na grande Corrida VIP

A Banda do Samouco assegura a componente musical neste espectáculo:

Adquira o seu bilhete com total comodidade e segurança aqui:
http://www.facebook.com/pages/Pra%C3%A7a-do-Campo-Pequeno/156445399144

A corrida “Concurso de Pegas” tem vindo a constituir um dos mais atractivos cartéis da temporada do Campo Pequeno.

A edição deste ano tem o atractivo suplementar de juntar no mesmo cartel, para disputa do prémio para a”Melhor Pega”, os três mais antigos Grupos de Forcados Amadores em actividade: Santarém, Montemor e Lisboa, que irão competir frente a um imponente curro da divisa Veiga Teixeira. Para além de se premiar a melhor pega, o júri designará também o melhor grupo de forcados (conjunto), sendo que o vencedor irá pegar os seis toiros da corrida de dia 18 de Agosto, data do 119º aniversário da inauguração do Campo Pequeno.

O grupo de Forcados Amadores de Santarém foi fundado a 8 de Agosto de 1915 e teve em António Gomes de Abreu o seu primeiro cabo. Ao longo de quase um século, chefiaram o grupo D. Fernando Mascarenhas, Ricardo Rhodes Sérgio, Carlos Empis, Carlos Grave, Gonçalo da Cunha Ferreira e Pedro Figueiredo, sendo Diogo Sepúlveda o seu actual Cabo. O grupo foi condecorado duas vezes pelo Presidente da República (Américo Tomás e Mário Soares), na passagem dos 50 e dos 75 anos da sua fundação.

O Grupo de Forcados Amadores de Montemor foi fundado a 4 de Setembro de 1939 foi sucessivamente chefiado por Simão Malta (Cabo Fundador), Manuel Sousa Nunes, Américo Chinita de Mira, Joaquim José Capoulas, António José Zuzarte, João Cortes, Paulo Vacas de Carvalho, Rodrigo Corrêa de Sá e José Maria Cortes, seu actual cabo.

O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa foi fundado a 9 de Agosto de 1944 e teve como cabo Nuno Salvação Barreto que o comandou até 1992, sendo substituído por José Luís Gomes que, a 8 de Abril de 2010, entregou o comando do grupo a seu filho, Pedro Marisa Gomes. O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa, pelo Presidente da Câmara, João Soares.

As lides a cavalo estarão a cargo de Vitor Ribeiro e de Manuel Lupi, que se apresentam pela primeira vez nesta temporada no Campo Pequeno e pelo praticante Salgueiro da Costa que entra neste cartel por ter sido o triunfador da corrida de 2 de Junho, no Campo Pequeno.

Serão lidados seis poderosos toiros da ganadaria Veiga Teixeira que pasta na Herdade do Pedrógão, na freguesia do Lavre. O seu encaste é Oliveira Irmãos e Parladé.

Um cartel que reúne fortes atractivos para que a corrida “Concurso de Pegas” continue a ser uma referência na temporada Lisboeta: compareça!

domingo, 24 de julho de 2011

[FotoVídeoReport] XIV Encontro de Coros na Sociedade Filermónica 1º Dezembro do Montijo


O Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense participou esta tarde no XIV Encontro de Grupo Corais levado a cabo pela Sociedade Filarmónica 1º Dezembro do Montijo.

Nesta tarde de música participou além da formação samouquense (dirigida pela Maestrina Ana Vale-de-Gato) o Grupo Coral da Sociedade 1º Dezembro do Montijo (dirigido pelo Maestro Willy Popovic), assim como o Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, dirigido pelo Maestro Jorge Pires Ferreira. Por motivos de força maior relacionados com o Maestro, o Coral Vozes do Estoril não esteve presente.

Após a actuação da formação do distrito de Aveiro, actuou a formação samouquense, para em seguida actuar a formação anfitriã. Após os agradecimentos e troca de lembranças entre Maestros, responsáveis dos Grupos Corais e a Direcção da casa, a tarde de música foi rematada com uma actuação conjunta dos 3 coros com o tema "Tia Anica".

O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com lançará aqui dentro de muito em breve em vídeo alguns dos temas escutados esta tarde: fique em sintonia connosco! ;)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

[Antevisão] Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense este Domingo na Sociedade Filarmónica 1º Dezembro no Montijo


O Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense estará presente este Domingo às 15 Horas no encontro de Coros que a Sociedade Filarmónica 1º Dezembro do Montijo organiza nas suas instalações.

Dirigido pela Maestrina Ana Vale-de-Gato, a formação samouquense apresenta-se neste encontro de coros com repertório que abrangerá várias áreas musicais.

Para além da formação samouquense e do Grupo Polifónico da Sociedade 1º de Dezembro do Montijo, actuam também neste encontro o orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo e o Grupo Coral Vozes do Estoril.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

[Antevisão] Esta 5ªFeira no Campo Pequeno - Leandro substitui Cayetano Rivera Ordoñez na Grande Corrida Correio da Manhã

A Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegurará a componente musical deste espectáculo:

O matador de toiros espanhol Leandro será o substituto do lesionado Cayetano Rivera Ordoñez, na corrida desta quinta-feira, no Campo Pequeno.

A estreia de Leandro no Campo Pequeno, um diestro cuja forma de interpretar o toureio o posiciona no grupo dos toureiros artistas, surge no ano em que se encontra anunciado nas principais feiras de Espanha e França, ao lado dos grandes nomes do toureio actual.

Leandro, de seu nome Leandro Marcos, tomou alternativa em Valladolid, a 13 de Maio de 2002, das mãos de Paco Ojeda, com o testemunho de José Tomás, tendo saído em ombros nessa tarde, depois de cortar as orelhas a um toiro de Garcigrande.

Confirmou em Madrid, a 18 de Maio de 2004, apadrinhado por Uceda Leal, e com o testemunho de Antón Cortés, lidando toiros de El Torreón.

O cartel para esta 5ªFeira, 21 de Julho no Campo Pequeno, a Grande Corrida Correio da Manhã, fica composto pelos cavaleiros João Moura Júnior e João Ribeiro Telles Júnior, o matador Leandro e os grupos de forcados amadores da Chamusca e Amadores do Aposento da Chamusca.

Serão lidados 4 toiros de Francisco Romão Tenório, para cavalo e 2 de Benjumea (Nuñez del Cuvillo), para pé.

Venha assistir à festa dos toiros nesta fabulosa corrida mista: além dos meios habituais, agora já pode adquirir com total comodidade e segurança os seus bilhetes através do canal Campo Pequeno no facebook! link: http://www.facebook.com/pages/Pra%C3%A7a-do-Campo-Pequeno/156445399144

sexta-feira, 15 de julho de 2011

[Antevisão] Igreja do Samouco - Grupo Coral da SFPLS actua este Sábado na missa em Honra de Nossa Senhora do Carmo


Assinalado todos os anos a 16 de Julho, o dia de Nossa Senhora do Carmo está a chegar e será assinalado de forma muito especial: este Sábado pelas 21:30 Horas será celebrada a tradicional missa na Igreja Matriz do Samouco, a qual contará com a participação especial do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

Com direcção artística a cargo da maestrina Ana Vale-de-Gato, esta formação apresentará repertório pensado para este acontecimento, no qual se estreiam alguns temas com solo na voz de uma das suas sopranos, algo inédito em actuações públicas no coro samouquense.

Anote na sua agenda e compareça na Igreja do Samouco este Sábado às 9 e meia da noite para celebrar a Nossa Senhora do Carmo!

terça-feira, 12 de julho de 2011

[Antevisão] Esta 5ª Feira à noite no Campo Pequeno - Trio de luxo numa grande noite de toiros à portuguesa

A Banda do Samouco assegura a componente musical do espectáculo esta 5ªFeira:

João Moura conquistou o estatuto de primeira figura do toureio a nível mundial a 27 de Maio de 1976, com apenas 16 anos, ao triunfar rotundamente na Monumental de Madrid, durante uma corrida da feira de Santo Isidro. Repetiu a 10 de Junho, na corrida da Beneficência, também em Las Ventas e registou novo triunfo, ao cortar as orelhas a um toiro de Bohorquez, saindo em ombros. De então para cá, a sua carreira tem sido um acumular de triunfos por todas as praças que tem pisado, tanto em Portugal como em Espanha, França e América Latina. O corte revolucionário que introduziu e que tanto influenciou os seus contemporâneos e a actual geração de cavaleiros e rojoneadores, faz de João Moura a referência incontornável do toureio a cavalo mundial dos últimos 30 anos.

Rui Fernandes é possuidor de um estilo de toureio alegre, em que as cambiadas na cara do toiro são a sua imagem de marca, devidamente cimentada e que fazem dele uma presença constante nas principais feiras de Portugal, Espanha e França. Triunfou na corrida de inauguração da presente temporada no Campo Pequeno, no dia 14 de Abril. Para além de outros importantes compromissos, Rui Fernandes participará, mais uma vez, na emblemática corrida de toiros “Goyesca”, a realizar em Ronda, no início de Setembro.

Um dos mais jovens e promissores cavaleiros tauromáquicos portugueses, Tiago Carreiras triunfou rotundamente na corrida em que tomou alternativa. À base de valor, entrega e profissionalismo, Tiago Carreiras afirma-se em cada corrida como um cavaleiro em quem as empresas apostam tendo em vista a sempre desejada renovação, dentro de uma óptica de qualidade e respeito por uma das mais importantes tradições portuguesas: o toureio a cavalo.

Pegam esta corrida três valorosos grupos de forcados: Amadores de Portalegre que nesta corrida se apresentam em Lisboa com o novo cabo, Francisco Paralta, que recentemente rendeu o histórico Fernando Coelho na chefia do grupo, os amadores de Alter e os amadores de Monforte, capitaneados respectivamente por João Saramago e Paulo Freire.

Serão lidados seis toiros da ganadaria de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas, fundada em 1946, de encaste Santacoloma e que pasta na Herdade do Zambujal, no concelho de Palmela.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

[Antevisão] De 8 a 12 de Julho no Samouco - Festas Populares em Honra de Nossa Senhora do Carmo


As Festas do Samouco estão aí.

Em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, estas festividades arrancam esta 6ªFeira e prolongam-se durante 5 dias, com espectáculos de cariz variado a decorrer em vários pontos da vila.
Como habitualmente, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense terá forte presença nas festas da sua terra natal, fazendo-se representar na programação pela sua Banda de música, donde se destaca o concerto inaugural das Festas no Coreto 6ªFeira pelas 21 horas e na tradicional procissão, Domingo às 6 da tarde.

Fora da programação mas ainda relacionado com a Nossa Senhora do Carmo, o Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense dará um concerto no dia de Nossa Senhora, ou seja, Sábado dia 16 pelas 21:30 Horas na igreja do Samouco.

Eis a programação completa das festividades:

quarta-feira, 6 de julho de 2011

[Antevisão] XIII Grande Corrida TVI esta 5ªFeira à noite no Campo Pequeno

Na véspera do início das Festas Populares em Honra de Nossa Senhora do Carmo na sua terra, a Banda do Samouco assegura a componente musical deste espectáculo:

Actualização de cartel:
A empresa do Campo Pequeno informa que o rejoneador espanhol Andy Cartagena não actuará esta 5ªFeira em Lisboa, por motivo de uma lesão num joelho.
Em seu lugar actuará o cavaleiro Luís Rouxinol que alternará com João Salgueiro e Ana Batista. Completam o cartaz os forcados amadores de São Manços, Redondo e Monsaraz sendo lidados seis poderosos toiros de Luís Rocha.

Arte, misturada com uma certa rebeldia que os anos não esmorecem, constitui a imagem de marca de João Salgueiro, construída ao longo de três décadas de carreira, sempre em plano de figura e que fazem dele um nome imprescindível nos grandes momentos da temporada.

Ana Batista é um caso de exigência consigo própria, força de vontade e de superação, atributos nos quais tem baseado uma carreira de mais de uma década de profissionalismo, em trajectória ascendente e que é credora do maior respeito dos aficionados.

Pegam os grupos de forcados amadores e São Manços, Redondo e Monsaraz, capitaneados respectivamente por Joaquim Branco, João Filipe Santana e David Rodrigues. Três grupos jovens, já com provas dadas em corridas de grande responsabilidade.

Serão lidados seis magníficos toiros de Luís Rocha. A ganadaria Luís Rocha foi a vencedora do “Galardão Campo Pequeno” 2010 para o melhor curro de toiros. Fundada em 1975, estreou-se na Barquinha a 3 de Outubro de 1981. Procede de Varela Crujo e o seu encaste actual é formado por vários ramos de Parladé. Pasta na Herdade da Machoa (Monsaraz).

Estes sãos os “ingredientes” que aguçam a expectativa quanto a tornar a “XIII Grande Corrida TVI”, à semelhança de anos anteriores, num dos momentos altos da temporada 2011 do Campo Pequeno.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

[Antevisão] Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense este Domingo em Ponte de Sor


Este Domingo a partir das 16:30 Horas: um evento a não perder no coração de Portugal.

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.