terça-feira, 30 de agosto de 2011

[Ayamonte 2011 - Fiestas de las Angustias] Juan Santamaria prepara concerto especial com a Banda no Samouco


Maestro Jorge Taneco com o cantor Juan Santamaria

Com o objectivo de preparar do concerto de dia 9 de Setembro integrado nas Fiestas de las Angustias na cidade andaluza de Ayamonte, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense recebeu nas suas instalações esta 2ªFeira o cantor andaluz Juan Santamaria.

Juan Santamaria foi descoberto para a música por Amália Rodrigues. Cidadão do mundo com alma lusitana, é considerado o primeiro cantor de fado em Espanha, tendo sabido aglutinar a música tradicional da Andaluzia com a nostalgia única do fado português.

Neste concerto, Juan Santamaria irá recriar com a Banda do Samouco, entre outros temas, as canções de Amália Rodrigues "Lisboa Antiga" e "Vamos dar de beber à dor", assim como "Maria, la Portuguesa", a canção mais popular de Carlos Cano (o último trabalho discográfico de Juan Santamaria intitula-se "Las coplas del vaivén" e é um tributo precisamente a Carlos Cano).
Será interpretado também o pasodoble "Ayamonte Canta", da autoria Manuel Feu Perez, ayamontino recentemente falecido.

Vale a pena conhecer melhor este cantor no seu site, disponível no endereço http://www.juansantamaria.info onde poderá encontrar além da sua biografia, galerias de fotos e vídeos com excertos de algumas das suas actuações.

Com o Maestro Jorge Taneco na direcção artística da Banda do Samouco, deixamos em seguida alguns dos momentos registados no ensaio desta 2ªFeira:





De recordar que a Banda do Samouco participa esta 5ªFeira na Corrida Nova Gente na praça de Toiros do Campo Pequeno, antes de rumar na próxima 2ªFeira a Espanha para participar nas Fiestas de las Angustias, que decorrem na cidade espanhola de Ayamonte entre os dias 5 e 10 de Setembro.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

[Antevisão] Juventude em confronto esta 5ªFeira no Campo Pequeno

Em vésperas de rumar até Espanha, a Banda do Samouco assegura a componente musical deste espectáculo:
Adquira o seu bilhete de forma simples e segura através do serviço Campo Pequeno no facebook no seguinte link:
e venha viver as emoções da festa brava na praça número 1 do país!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

[Antevisão] Esta 6ªFeira à noite no Campo Pequeno - Corrida comemorativa do 105º aniversário do Sporting Clube Portugal

A Banda do Samouco assegurará a componente musical neste espectáculo:

Esta semana excepcionalmente à 6ªFeira, o Campo Pequeno será cenário para a tradicional corrida do Sporting, uma das mais aguardadas da temporada lisboeta, tem este ano o aliciante adicional de nela se comemorarem os trinta anos de alternativa do Matador de Toiros Vitor Mendes, o diestro português de maior projecção internacional de sempre.

Com a alternativa recebida a 13 de Setembro de 1981, em Barcelona, das mãos de Palomo Linares, Vítor Mendes deu inicio a uma carreira durante a qual alcançou a maior quantidade de prémios em Espanha, França, América Latina e Portugal, que algum diestro português jamais alcançara.

Triunfador das Feiras de Outono e Santo Isidro (Madrid, respectivamente em1984 e 1987), Quito (1987), Lima (1990), Mendes juntou a estes prémios inúmeros outros por toda a geografia taurina, retirando-se oficialmente das arenas em finais de 2001.

Para comemorar esta efeméride, Mendes voltará a vestir-se “de luces” para alternar com o matador espanhol Antonio Ferrera, o novo ídolo da afición portuguesa, que conta por triunfos as suas actuações na presente temporada em praças portuguesas e em muitas arenas espanholas.

A lide equestre estará a cargo de Rui Fernandes, em temporada de consagração definitiva em arenas espanholas e portuguesas e Marcos Bastinhas, um cavaleiro da nova vaga, figura entre os da sua geração.

Pega o Grupo de forcados Amadores do Aposento da Moita, capitaneado por Tiago Ribeiro e serão lidados sete precisos toiros (três para cavalo e quatro para pé), da ganadaria de Falé Filipe.

Adquira o seu bilhete de forma simples e segura através do serviço no facebook no seguinte link: http://www.facebook.com/pages/Pra%C3%A7a-do-Campo-Pequeno/156445399144

Venha viver as emoções da festa brava nesta data especial na praça número 1 do país!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

[Antevisão] Os melhores Bailes Populares da região estão de regresso 6ªFeira dia 16 de Setembro à Sociedade Samouquense!

É isso mesmo: falta menos de um mês para os serões de sexta-feira mais animados da região regressarem ao Salão de Baile da Sociedade Samouquense!

Que novidades irão haver nestes bailes?
Que surpresas estará a organização a preparar para a nova época de 6ªs Feiras dançantes que aí vem?

Tudo o que podemos adiantar para já é que o palco irá contar com cenário novo...

Detalhe de uma das bancadas de trabalho ao final de mais um dia de preparativos para o novo cenário no palco da nova sede da Sociedade Samouquense

Anote já na sua agenda: as 6ªs Feiras dançantes estarão de volta ao Samouco dia 16 de Setembro com os melhores conjuntos musicais no melhor espaço de dança da região... onde? Na Sociedade Samouquense pois claro! ;)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

[Antevisão] Corrida comemorativa do 119º aniversário da inauguração do Campo Pequeno

A Banda do Samouco assume a componente musical neste espectáculo:

18 de Agosto de 1892 - 18 de Agosto de 2011
Há 119 anos era inaugurada a praça de toiros do Campo Pequeno. De então para cá a sua história confunde-se com a própria história do toureio mundial: por esta praça passaram e continuam a passar as mais importantes figuras mundiais do toureio.

Para comemorar esta efeméride, a empresa promove uma corrida de toiros à portuguesa com um cartel de primeiras figuras.
Cavaleiros: João Moura, a maior figura de sempre do toureio equestre, Joaquim Bastinhas, um dos cavaleiros mais queridos de sempre pelo público português e António Ribeiro Telles, o maior clássico do toureio equestre em actividade. Em praça para pegar seis poderosos toiros da ganadaria Passanha, o Grupo de Forcados Amadores de Santarém.

Adquira o seu bilhete de forma simples e segura através do serviço no facebook no seguinte link: http://www.facebook.com/pages/Pra%C3%A7a-do-Campo-Pequeno/156445399144
Venha viver as emoções da festa brava nesta data especial na praça número 1 do país!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O GRUPO CORAL DA SFPLS INICIA A NOVA ÉPOCA JÁ A PARTIR DE 2 DE SETEMBRO!



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

[Antevisão] Homenagem póstuma ao matador de toiros José Falcão esta 5ªFeira no Campo Pequeno

A Banda do Samouco assegura a componente musical deste espectáculo:

O dia 11 de Agosto é uma data triste para a tauromaquia portuguesa à qual estão associados os nomes do Matador de Toiros José Falcão e do Cavaleiro José Varela Crujo.

A 11 de Agosto de 1974, falecia em Barcelona, vítima de colhida, o Matador de Toiros José Falcão. A 11 de Agosto de 1983, foi gravemente colhido no Campo Pequeno o cavaleiro José Varela Crujo, em consequência das qual faleceu a 25 de Dezembro de 1987. Nesta data homenageia-se a memória destes dois artistas com uma corrida mista em que actuarão os Cavaleiros Rui Salvador, Tito Semedo (confirma alternativa) e Duarte Pinto, os Matadores Luís Vital “Procuna”, António João Ferreira e Nuno Casquinha e o Novilheiro Tiago Santos. Pegam os Forcados de Vila Franca e estreia-se no Campo Pequeno a ganadaria de José Luís Cochicho.

sábado, 6 de agosto de 2011

INTERNET - A partilha de informação com cada vez mais seguidores na estrutura online na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense



Criado em Abril de 2010, o perfil no Facebook da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense é o espelho do próprio desenvolvimento das actividades nesta instituição reconhecida de utilidade pública, assim como da evolução da maior e mais representativa rede social em todo o mundo. Acaba de ultrapassar os 2500 seguidores, um número até há pouco tempo verdadeiramente impensável para os responsáveis de mais este projecto da colectividade samouquense.

Certamente que os nossos leitores mais atentos já repararam que, comparando este blog e respectivo facebook, existem notícias que são editadas em ambos os lados, mas uma cada vez maior quantidade de informações é cedida apenas nesta rede social: ou porque são informações relevantes apenas em determinado instante, ou porque é ali que faz sentido serem lançadas, ou inclusive pela facilidade e rapidez com que são feitas e difundidas por uma rede que não pára de crescer semana após semana. Esta situação irá continuar a desenvolver-se neste sentido, sendo que alguém que queira estar verdadeiramente informado sobre as actividades da SFPLS é totalmente conveniente que nos siga através do facebook.

Para se consultar a informação relativa à Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense não é necessário ter perfil no facebook: configurámos todas as funcionalidades de forma a que através do endereço www.facebook.com/bandadosamouco todos possam consultar directamente toda a informação, passando apenas a ser necessário ter um perfil caso queira deixar algum comentário ou inserir um "like" numa determinada notícia, por exemplo.

Estamos convictos que este é o caminho certo para chegarmos a um cada vez maior número de pessoas, somadas a todas quantas nos seguem neste momento nos 5 continentes, seja via blog, via youtube, via facebook e dentro em breve via site oficial. Qualquer sugestão vinda de sócios ou simpatizantes da SFPLS é evidentemente bem-vinda.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

[Banda do Samouco: Passado, Presente e FUTURO] Entrevista a Jorge Taneco, o novo Maestro da Banda do Samouco


Jorge Taneco é o novo Maestro da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense

Nascido no Samouco em 1950, começou a sua carreira na música aos 15 anos.
Ingressou nos quadros da Banda da Guarda Nacional Republicana aos 18 anos e passado apenas um ano interpretou o concerto de Vivaldi para 2 trompetes com o seu pai, Francisco Domingos Taneco, trompete solista na mesma formação.
Em 1971 integrou a Orquestra Filarmónica de Lisboa e em 1972 foi o primeiro músico a ingressar na Orquestra de Juventudes Musicais Internacionais como 1º trompete. Participou em vários concertos de música de Câmara da RDP.
Durante a década de 70 e parte da década de 80 foi solista na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, integrou a Orquestra Sinfónica da RDP e ingressou nos quadros da Orquestra Filarmónica de Lisboa, formação entretanto integrada como Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos onde o filho Jorge assumiu o papel de 2º Trompete, ao lado do pai Francisco, 1º Trompete solista.
Participou em diversas gravações em estúdio e ao vivo, assim como em programas de TV, entre os quais nas orquestras de vários festivais da Canção com José Calvário.
Entre 1988 e 1991 dirigiu a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, sucedendo na Direcção Musical desta formação ao seu próprio pai, falecido a 23 de Dezembro de 1987.

Na sua primeira entrevista após o regresso à Banda da sua terra na qualidade de Maestro, Jorge respondeu de forma determinada às questões que o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com lhe colocou:

BandadoSamouco: Foi Maestro da Banda do Samouco entre o final dos anos 80 e o início dos anos 90. Na qualidade de Maestro, como é que o Jorge vê a evolução da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense nos últimos 20 anos?
Jorge Taneco: A evolução é tremenda... diria mesmo abismal!
A banda neste momento tem uma organização e um conjunto de músicos completamente diferente do que existia há 20 anos: do amadorismo passou-se a uma categoria na qual prevalece bastante profissionalismo no trabalho demonstrado, onde a qualidade dos músicos é o que mais se destaca.

BdS: O que considera determinante para aceitar o desafio de voltar a comandar os destinos da Banda do Samouco?
JT: Amor à terra do Samouco, nunca aceitaria convite de mais nenhum lado.
Posso contribuir para o desenvolvimento da mesma, até porque tenho tempo disponível e ideias próprias que, dentro do possível, gostaria de implementar. Volto à Filarmónica da terra que me viu nascer para que, com muito trabalho, a Banda continue a evoluir. O caminho faz-se caminhando!

BdS: Qual o maior desafio que esta Banda enfrenta actualmente?
JT: A natural vocação para pasodobles é uma evidência à vista de todos os que conhecem a Banda do Samouco, mas continua a haver espaço para continuar a desenvolver este estilo musical como muitos outros: reforçar a diversificação de repertório para que possa tocar em qualquer tipo de solicitações ao mesmo tempo que mantém a sua natural apetência para a música típica da festa taurina é sem dúvida um grande desafio!

Após a apresentação do Maestro aos músicos na última quinta-feira no Campo Pequeno, o 1º ensaio da Banda do Samouco com o Maestro Jorge Taneco ao comando acontece hoje, 3ªFeira dia 2 de Agosto, pelas 21:30 Horas na nova sede da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

[Banda do Samouco: Passado, PRESENTE e Futuro] Vídeo de agradecimento ao músico José Emídio Fontes

[Banda do Samouco: PASSADO, Presente e Futuro] Agradecimento ao Maestro Sérgio Oliveira


Dirigiu os destinos da Banda do Samouco entre Abril de 1996 e Julho de 2011.

Chegou ao Samouco aos 28 anos de idade trazendo consigo muita juventude, alguma irreverência e muita vontade de trabalhar e de aprender.

Sem medo das limitações e obstáculos que se habituou a transpor, foi construindo com os seus músicos e o apoio inexcedível da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense o estatuto que a Banda do Samouco detém neste momento.

O seu contributo para a história desta instituição é de altíssimo valor e irá perpetuar-se no tempo: o lançamento dos 2 trabalhos discográficos, as presenças em Ayamonte e no Campo Pequeno, as múltiplas presenças no arquipélago dos Açores, as recentes Comemorações do Centenário da República e os consecutivos aniversários da colectividade são pontos altos que fazem sorrir não só músicos, como famílias inteiras que, de alguma forma se sentem ligadas a esta casa, a esta terra, e por consequência ao Maestro que dirigiu durante mais de 15 anos a Banda do Samouco.

Por tudo isto e muito mais, OBRIGADO MAESTRO SÉRGIO OLIVEIRA!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

[Antevisão] Corrida do Emigrante esta 5ªFeira no Campo Pequeno

Agora com Direcção Musical a cargo do Maestro Jorge Taneco, a Banda do Samouco abrilhanta este espectáculo:

Especialmente no mês Agosto, milhares de emigrantes portugueses espalhados pelo mundo regressam ao seu torrão natal por breves semanas para o reencontro com a família, os amigos, o sol, a praia e as tradições, enfim, para matar saudades e reencontrar-se com as origens.

Porque a corrida de toiros é uma das tradições mais firmes e arreigadas da diáspora portuguesa, a empresa do Campo Pequeno, indo ao encontro desse sentimento, instituiu a primeira corrida do mês de Agosto como a de Homenagem ao Emigrante.

Na corrida de hoje, ao lado do consagrado Luis Rouxinol, que apadrinha a confir mação de alternativa de João Pedro Cerejo, estarão Sónia Matias, Pedro Salvador. João Moura Caetano e Manuel Ribeiro Telles Bastos, um conjunto de valores da nova geração, que luta por alcançar, por mérito próprio, os lugares de topo no pa norama do toureio equestre português.

As pegas estão a cargo de três grupos de forcados: Os Amadores de Tomar capita neados por Carlos Alberto Fernandes, os Amadores de Turlock, (Califórnia, USA) formado por emigrantes portugueses da Região Autónoma dos Açores e seus des cendentes, capitaneados por George Martins e os Amadores de Cascais, capitane ado por Pedro Marques, em ano de comemoração dos trigésimo aniversário.

Um dos factores de sucesso da edição de 2010 da Corrida de Homenagem ao Emigrante residiu nos toiros lidados, pertencentes à ganadaria de David Ribeiro Telles. Os toiros para a corrida desta noite serão da mesma ganadaria, que tem antiguidade referenciada a 9 de Maio de 1929, na Chamusca. Pasta na Herdade da Torrinha, procede das ganadarias Pinto Barreiros e António Silva, sendo o seu encaste actual Pinto Barreiros e Parladé (Domecq).

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.