domingo, 1 de novembro de 2009

[Em análise] A Banda do Samouco e a importância das filarmónicas na sociedade actual

A precisamente um mês dos 90 anos da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, o serviço online desta instituição de utilidade pública mostra aos seus leitores uma visão muito particular onde se revela a enorme importância que as bandas filarmónicas continuam a ter na sociedade.

Na região onde se insere - e na vila do Samouco muito em particular - a sua Banda de Música e restantes actividades da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense possuem uma componente pedagógica e social muito fortes.

O que apresentamos em seguida é uma constatação disso mesmo, vindo de gentes que a Banda do Samouco bem conhece e admira: Felismundo, um açoreano que contacta com a colectividade samouquense via internet confessa-se apaixonado por bandas filarmónicas. Publicou recentemente uma notícia no seu blog onde se pode ser o seguinte:

Sei, que muita gente se vai surpreender.A música que hoje aqui vos deixo, constitui uma singela homenagem a todos os homens e mulheres que, anonimamente, se vão "entretendo" a fazer aquilo que melhor sabem, CULTURA!
Vivo, numa região em que a cultura das Bandas Filarmónicas, é uma realidade. Não sei se haverá, no todo português, uma tão grande percentagem de Bandas Filarmónicas, mas nos Açores, são uma realidade incontornável. Não é uma Banda Açoriana, mas a homenagem é total.

Deixo-vos, com a Banda do Samouco:
"Mar I Bel" de Ferrer Ferran pela Banda do Samouco no concerto de Ano Novo (Janeiro 2008) na Sociedade Filarmóncia "Os Franceses" na cidade do Barreiro

Notícia completa disponível aqui: http://estounasesta.blogs.sapo.pt/226960.html

Recorde-se que presentemente toda a Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense trabalha na preparação da iniciativa "Dezembro - Mês da Música", na qual se comemoraram 90 anos repletos de história, cultura e tradição. Durante todo o mês de Novembro o serviço http://bandadosamouco.blogspot.com irá revelar todos os pormenores à volta de múltiplas iniciativas, as quais terão lugar dentro e fora do Samouco.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.