domingo, 15 de agosto de 2010

[FotoVideoReport] Abiul - Feira Taurina 2010 - Corrida de Toiros Mista


Crónica por Rúben Rigor (estreia no serviço http://bandadosamouco.blogspot.com);
Fotos e Vídeos: Banda do Samouco | Arquivo Multimédia da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

A Praça de Toiros de Abiul abriu portas para mais um espectáculo integrado na Feira Taurina 2010, numa noite em que a festa dos toiros viveu um excelente momento na praça mais antiga do país.

Abriu praça o jovem cavaleiro amador Miguel Moura: entrou confiante mas deparou-se com um novilho Romão Tenório a não querer debutar com o cavaleiro, revelando-se desinteressado na montada procurando terrenos de fora. A lide acabou por resultar morna, ficando aquém das expectativas.

João Moura pai entrou em praça para lidar o seu 1º exemplar de 555kg: um toiro com muita crença em tábuas a obrigar o cavaleiro a pisar terrenos de compromisso. Resultou uma lide à João Moura com ferros ao quarteio, todos eles em terrenos de tábuas com o toiro sempre colado à montada sem derrotar; o 4º da noite com 630kg teve uma boa saída e permitiu dois ferros compridos bem conseguidos. Com curtos de boa nota a abrirem o quarteio, o cavaleiro de Monforte cravou uma rosa com boa brega, mas com o exemplar de Romão Tenório a vir a menos e a obrigar Moura a ter que pisar terrenos de compromisso para a cravar.

João Moura Jr. deparou-se com um exemplar que começou por mostrar pouca força de mãos. Após a cravagem de dois ferros compridos um pouco descaídos mas como manda a sapatilha, executou curtos de boa nota, com boa brega e a demonstrar bom quiebro, com o toiro a revelar mansidão como fez o seu irmão de camada. Rematou com duas rosas a fazer-se chegar às bancadas, onde apesar do pouco jogo dado pelo toiro teve uma lide bem conseguida; o 5º da noite com 560kg teve uma saída com muita pata: com bons ferros nos compridos, o jovem abriu a lide de curtos com uma boa cravagem, com quiebro ao piton contrário nos dois ferros seguintes. Já com o toiro em busca de tábuas, rematou a sua prestação com uma rosa, consumando mais uma lide bem conseguida.

Na parte apeada, João Augusto Moura iniciou-se perante um exemplar Falé Filipe de 440kg. No capote esteve bem à verónica, a rematar com uma boa rebolera. A seguir a dois bons pares no tercio de bandarilhas, aplicou na faena de muleta bons naturales, que cedo levaram o director de corrida a conceder música à Banda do Samouco. Com o toiro a revelar nobreza, Augusto Moura soube tirar partido, lancenado bons derechazos, muito bem a tourear ao natural, com o seu oponente a responder ao toque da muleta. Bom jogo dado pela rés de Fale Filipe que humilhava investindo com nobreza na muleta; No derradeiro da noite – um exemplar de 440kg – o novilheiro aplicou bons lances iniciais à verónica e pouco mais na lide de capote. Com um bom par de bandarilhas a abrir, um segundo falhado e um terceiro de muito boa nota, à muleta Moura aproveitou a nobreza do seu oponente toureando por ambos os lados. No decorrer da lide o toiro veio a menos acabando com meias investidas, Augusto Moura fez o que lhe competia: sacou tudo do seu oponente, concretizando uma boa lide.

Na forcadagem, abriu praça Vila Franca com Rui Godinho a convidar elementos do Aposento da Moita para o novilho de Miguel Moura, numa pega onde a sorte se fechou ao primeiro intento sem emoções de maior; Bruno Casquinha concretizou no 1º da noite uma pega limpa e bem ajudada ao 1º intento, com o toiro fechado e tábuas com o forcado tranquilo na cara a falar bem, apesar da raspagem de manso aquando do cite; Nuno Comprido pegou o exemplar mais pesado da corrida: um toiro difícil a colocar-se para a pega de bom nível, com o exemplar a arrancar-se de pronto com o forcado correcto a mandar, a recuar bem e a fechar-se com muito querer, bem ajudado pelo grupo: uma pega de muito boa nota, com volta à arena bem merecida.
Eis o vídeo das pegas a cargo dos Forcados de Vila Franca:


Pelo Aposento da Moita saiu à cara Hugo Graça, com uma primeira tentativa falhada onde o forcado se adiantou um pouco, com investida brusca e bem a humilhar. À segunda tentativa esteve bem melhor, apesar de se ter calado no momento da reunião, numa pega bem ajudada com o grupo a bater nas tábuas. Tiago Ribeiro deu o ar da sua graça no que toca a rabejar rematando bem esta pega; Nuno Carvalho à primeira tentativa viu o toiro a sair-se por ele próprio, a ser brusco no momento da reunião com o forcado em bom plano e o grupo a emendar lá atrás, mas com o forcado já fora da cara. À segunda não consentiu de pernas e à terceira consumou a sua sorte com as ajudas em cima. Mérito para a primeira ajuda que esteve bem.
Eis o vídeo das pegas a cargo do Aposento da Moita:


Quanto à banda...

eis os vídeos da responsabilidade do canal de vídeo da Banda do Samouco, nos quais mostramos excertos das lides com alguns dos melhores ferros e passes de muleta ao som da Banda do Samouco:

Próxima actuação da Banda do Samouco - Esta 5ªFeira dia 19 de Agosto num fantástico concurso de pegas a não perder na monumental lisboeta!

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.