segunda-feira, 1 de março de 2010

[Antevisão] Banda do Samouco em destaque em TV Espanhola por ocasião do centenário do nascimento do compositor de "Paquito, el Chocolatero"


O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta a notícia de uma efeméride que liga fortemente toiros e música, assim como Espanha e Portugal.

"Paquito, el Chocolatero" é certamente um dos pasodobles mais conhecidos de sempre, sendo ao mesmo tempo um dos temas mais tocados ao longo dos últimos anos pela Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

Por ocasião do centenário do nascimento de Gustavo Pascual - compositor deste pasodoble - a Radio Televisão Valenciana está a co-produzir em conjunto com a produtora espanhola Index Producciones um documentário exclusivamente debruçado sobre este fenómeno, o qual há muito ultrapassou a dimensão das arenas.
Entre muitos outros pontos de interesse, neste documentário será abordada a estreita relação entre este pasodoble e o mundo tauromáquico. A Banda do Samouco vai ser parte integrante deste trabalho de investigação, através de excertos em vídeo captados em algumas das principais praças lusitanas. De realçar que a formação samouquense será a única banda portuguesa presente neste documentário, o qual estreará no próximo mês de Maio, altura em que se completam 100 anos sobre o nascimento de Gustavo Pascual.

A provar a popularidade deste pasodoble, o 652º e último comentário recebido no canal de vídeo BandadoSamouco foi feito há poucas horas directamente de um internauta residente no Equador. No vídeo da apresentação de João Salgueiro da Costa a 17 de Maio de 2007 no Campo Pequeno, este equatoriano defende com afinco o forte relacionamento entre a festa dos toiros e a música (link para vídeo e comentários: http://www.youtube.com/watch?v=D0DKvp82eT4&feature=email&fmt=18).

Numa altura em que a época taurina está prestes a arrancar, o serviço online da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense apresentará muito em breve mais novidades também acerca deste assunto.

1 comentários:

Andreia Ventura disse...

Não há palavras para relatar o q senti quando mostrei aos m pais estas imagens . Por imposição estamos longe da terra q nos viu nascer mas junto a todos vós no coração.M pais n reconheceram os músicos e tb gostavam de saber q é o homem que toca a trompete na nerva. parece um irmão meu.
Até sempre

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.