terça-feira, 10 de abril de 2007

Banda do Samouco no Campo Pequeno - Início da Temporada 2007

Crónica por Pedro Rodelo:

Domingo, 8 de Abril de 2007. Na Catedral do Toureio em Portugal deparámo-nos com uma tarde de chuva, o que forçou a que a cobertura amovível da Praça de Toiros do Campo Pequeno fosse utilizada. Sem sobressaltos de maior, assistiu-se a um espectáculo de elevado nível, nesta que foi a Corrida que marcou o arranque da temporada.

A abrir a primeira corrida (mista) da temporada o cavaleiro João Moura Caetano: com dois ferros compridos vistosos, de praça a praça e dando vantagem ao oponente, nos curtos deixou três ferros iniciais de boa nota, frente a um toiro com boas condições de lide.

Após a sua alternativa concedida por seu avô Mestre David Ribeiro Telles, Manuel Telles Bastos regressou ao Campo Pequeno, e nesta tarde teve que se travar diante de um manso, ao qual o ginete da Torrinha andou desembaraçado nos compridos. A ferragem curta foi deixada em sortes a sesgo, devido à querença do oponente nos terrenos de dentro. Contudo, fica de registo os dois últimos ferros, assim como o ferro de palmo que rematou a lide.

Pedro Gutierrez "El Capea" estreou-se na Monumental Lisboeta e logo com um importante triunfo. O seu primeiro toiro foi recebido com vistosas verónicas e chicuelinas para depois na muleta bordar uma grande faena, com muletazos de grande valor, temple e classe, rematados com passes de peito. Na sua segunda actuação, voltou a realizar uma faena cheia de classe, onde andou a gosto durante toda a lide, com séries de grande intensidade.

A António João Ferreira calhou o pior lote da tarde, mas mesmo assim o jovem toureiro não desperdiçou a oportunidade que lhe foi concedida. Andou elegante com o capote e entusiasta nas bandarilhas, levantando por algumas vezes a assistência. Com a flanela esteve empenhado, tentando sacar o máximo partido dos seus oponentes. Pena que os toiros não o tenham ajudado, mas certamente que melhores tardes virão, pois vontade e ganas de triunfo não faltam a este novilheiro.

Os seis toiros pertenceram à ganadaria de Brito Paes, saíram bem apresentados no geral, com o peso a oscilar entre os 444 e os 508 kg, e deram jogo variado.

O Grupo de Forcados de Vila Franca de Xira, capitaneados por Vasco Dotti, que nesta temporada cumpre as suas "Bodas de Diamante", concretizaram as duas intervenções ao primeiro intento, por intermédio de Paulo Conceição e Ricardo Castelo.

Dirigiu com acerto Ricardo Pereira assessorado pelo médico veterinário Dr. João Infante, numa corrida de Homenagem ao Campino: homem que trabalha nas Lezírias, onde trata o gado bravo nas ganadarias portuguesas e que também dá o seu importante contributo para a nossa festa dos toiros.

Abrilhantou este espectáculo a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. Sob a regência do Maestro Sérgio Oliveira, a formação apresentou-se com cerca de 35 elementos, tocando Pasodobles com solo em cada um dos toiros:

"España Cañi" (1º Toiro) e "Opera Flamenca" (2º Toiro) – Solista: Pedro Carvalho;

"Ese es el Mio" (3º Toiro) e "Gracia Española" (5º Toiro) – Solista: Paulo Pancadas;

"Torero Cale" (4º Toiro) – Solistas: Rúben Supelos (1ª voz) e José Fontes (2ª voz);

"Nerva" (6º Toiro) – Solista: Valter Vila Cova.

Deixamos de seguida um excerto do Pasodoble tocado na lide do 2º Toiro da tarde, intitulado "Opera Flamenca", com solo Executado por Pedro Carvalho, músico formado nesta casa.


5 comentários:

Anónimo disse...

No meu comentário de 1 de Março salientei que existem pessoas que destacam o aproveitamento das novas tecnologias criando meios para que os sócios e não sócios da S.F.P.L.S. possam ter voz através da Internet. Porque a imagem e o som das nossas actividades também são uma realidade possível de observar - como é o caso da actuação da banda (no seu melhor) na corrida do dia 8 de Abril no Campo Pequeno - penso que nos devemos sentir muito orgulhosos e felicitar os seus autores e naturalmente a nossa banda por mais um sucesso.
Como director da S.F.P.L.S. quero felicitar toda a Banda e desejos de muitos mais êxitos: valor não lhes falta.
Muitos parabéns para o Maestro Sérgio Oliveira.

Ferreira Teixeira

Anónimo disse...

Muito bem muito bem, queremos mais...
Parabéns aos músicos e claro ao maestro

Bruno disse...

Muitos parabéns ao professor e maestro Sérgio Oliveira.Vôce é um bom maestro e um bom professor de música.

E que vôce continue assim.

Abraços do seu aluno Bruno da escola luisa todi 5 ano turma 11.

Anónimo disse...

Muitos Parabéns por tudo o que têm vindo a fazer.
Sou um conterrâneo que vive nos Açores e que sente muitas saudades da minha terra que é o Samouco.
Adoro as minhas origens e quando vejo a Banda da minha terra em directo na TV em Corridas de Touros principalmente no Campo Pequeno sinto uma enorme alegria do fundo do coração.
Tenho pena de não ter acompanhado ao vivo todos os eventos: Bailes de Carnaval, Touradas, etc... mas o que é da terra está sempre no coração.
Um bem haja com muitos elogios e cumprimentos deste conterrâneo que nunca vos esquece.

Hélder
São Miguel - Açores

Anónimo disse...

Nem sempre nos cartéis de Toiros, se dá o devido destaque à Banda de Musica que abrilhanta o espectáculo, no entanto aquele conjunto de verdadeiros artistas que no seu modo peculiar de tourear, com os instrumentos que aprenderam a manusear, como um Marialva conduz o seu cavalo pela arena, ou um toureiro apeado dá asas á arte de montes, pela qual se apaixonou e o levou a pegar num capote e numa muleta e a enfrentar um toiro corpo a corpo, assim também lá no alto do camarote a Banda de Musica toureia.......e como toureia lindo, recortando-se de forma indelével e serena, nos seus compêndios da mais elementar e bonitas melodias, com que abrilhantam uma lide, emprestando-lhe assim o sabor integro de uma actuação também ela divinal........Parabens Maestro e Banda do Samouco pelas brilhantes actuações com que nos tem brindado......

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.