As várias centenas de pessoas que se deslocaram à Sociedade Samouquense encheram o salão para ouvir uma actuação ao vivo memorável, tal foi o nível de qualidade demonstrado durante as quase duas horas de actuação.
Durante toda a actuação, a OLE executou um repertório bastante vasto e ajustado a uma plateia bastante heterogénea e exigente. A forma única com que os temas foram interpretados fez com que as salvas de palmas fossem cada vez mais fortes e audíveis ao longo do serão.
Já na recta final, entre palavras de agradecimento puro e sincero por parte do Sr. Capitão Oliveira, nas quais retratou a hospitalidade ímpar com que a OLE foi tratada desde o primeiro minuto, o Presidente da Direcção da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, Sr. Ferreira Teixeira ofertou ao Sr. Capitão uma lembrança, a qual assinala a passagem de tão imponente formação por esta Instituição Samouquense.
O Sr. Capitão dedicou alguns minutos à importância da vila do Samouco no panorama musical português: começou por falar do meritório e reconhecido trabalho que a Banda de Música está a desenvolver; na honra que é tocar na nova Sala da S.F.P.L.S., a qual tem o nome de um senhor que o Sr. Capitão teve a honra de ter conhecido ainda em vida e que é uma das maiores referências musicais de todos os tempos: Francisco Domingo Taneco; por fim referiu-se a alguém nascido e criado no Samouco e que despertou para a música nesta casa, tendo ingressado na banda de música na primeira metade da década de 80. Já na década de 90 investiu fortemente na escola de música, tendo formado e/ou complementado a formação de vários dos actuais músicos da banda. Conseguiu preparar alguns deles para o ingresso no Conservatório Nacional e/ou Bandas Militares. É neste momento Trombonista na Orquestra Ligeira do Exército, mereceu uma fortíssima salva de palmas e o seu nome é António Bravo.
Na recta final, a OLE prendou os presentes com um encore de dois temas, sendo o último dos quais um dos hinos do 25 de Abril popularizado por Paulo de Carvalho “E depois do Adeus”, soberbamente interpretado por João Paulo Campos, voz masculina da OLE.
No final, a sensação generalizada de satisfação por parte dos espectadores fez sentir que a deslocação à S.F.P.L.S. de tão imponente formação foi um serão muito bem passado, ao nível do melhor que em Portugal se vai produzindo nesta área.
Em especial para todos quantos não estiveram presentes no espectáculo e também para as centenas de pessoas que marcaram presença puderem recordar, seguem-se cinco pequenos excertos de vídeo de temas que a OLE executou:
1- Medley de temas portugueses, nos quais se incluiu o tema "menina estás à janela":
2- Tema estilo dixie com solos de Clarinete, Saxofone Tenor, Trombone de Vara e Trompete:
3- Tema de abertura com Solo de Saxofone Alto:
4- Medley de música popular portuguesa:
5- Lusitana Paixão:
Se esteve presente (ou não) neste espectáculo e quer deixar o seu testemunho em relação ao que viu e ouviu, faça favor de escrever um comentário.