quarta-feira, 22 de outubro de 2008

[Antevisão] Banda do Samouco em concerto no 128º Aniversário da Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Este Domingo dia 26 de Outubro, a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense será a convidada de Honra nas comemorações do 128º aniversário da Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense. As filarmónicas de ambas as colectividades darão um concerto, numa matiné cheia de música e surpresas com início às 15:30 Horas na sede da SIMECQ, situada na Freguesia da Cruz Quebrada – Dafundo, concelho de Oeiras.

Em 9 de Outubro de 1880, um grupo de moradores da Cruz Quebrada organizou um pequeno grupo musical ”Sol e Dó“ com o objectivo de proporcionar aos habitantes actividades de carácter lúdico e recreativo. Posteriormente, construiu-se a sede que veio permitir o alargamento das actividades da colectividade nascendo por essa altura a Banda Filarmónica bem como o ensino da música. As vicissitudes do movimento associativo, o aumento dos instrumentos musicais e da falta de músicos para se proceder à renovação da Banda levaram à extinção da Banda original.

Graças ao impulso dado em Julho de 2005 pela Junta de Freguesia da Cruz Quebrada Dafundo com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, são reactivadas Escola de Música e Banda da SIMECQ. Após a sua reactivação, a Banda Filarmónica da SIMECQ tem obtido grandes êxitos e os mais rasgados elogios por onde tem actuado, dando desta forma a conhecer por onde passa o desenvolvido na SIMECQ.

Actualmente a Banda é composta por cerca de 54 elementos, com idades compreendidas entre os 7 e os 84 anos. A complementar a actividade da Banda existe o trabalho desenvolvido na Escola de Musica, onde todos os elementos da Banda aprofundam os seus conhecimentos sob a orientação do Maestro e Professor Ricardo Ferreira.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.