Em 9 de Outubro de 1880, um grupo de moradores da Cruz Quebrada organizou um pequeno grupo musical ”Sol e Dó“ com o objectivo de proporcionar aos habitantes actividades de carácter lúdico e recreativo. Posteriormente, construiu-se a sede que veio permitir o alargamento das actividades da colectividade nascendo por essa altura a Banda Filarmónica bem como o ensino da música. As vicissitudes do movimento associativo, o aumento dos instrumentos musicais e da falta de músicos para se proceder à renovação da Banda levaram à extinção da Banda original.
Graças ao impulso dado em Julho de 2005 pela Junta de Freguesia da Cruz Quebrada Dafundo com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, são reactivadas Escola de Música e Banda da SIMECQ. Após a sua reactivação, a Banda Filarmónica da SIMECQ tem obtido grandes êxitos e os mais rasgados elogios por onde tem actuado, dando desta forma a conhecer por onde passa o desenvolvido na SIMECQ.
Actualmente a Banda é composta por cerca de 54 elementos, com idades compreendidas entre os 7 e os 84 anos. A complementar a actividade da Banda existe o trabalho desenvolvido na Escola de Musica, onde todos os elementos da Banda aprofundam os seus conhecimentos sob a orientação do Maestro e Professor Ricardo Ferreira.
0 comentários:
Enviar um comentário