quinta-feira, 13 de novembro de 2008

[Retrospectiva 2008] O mês de Janeiro em notícia no serviço online da Sociedade F. P. L. Samouquense

O serviço online da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense inaugura aqui a rubrica Retrospectiva 2008, a qual se prolongará até ao final do ano. Com o aproximar dos derradeiros dias de 2008, começamos agora por analisar o passado mês de Janeiro relatando pontos de vista complementares, cruzando sinteticamente informações antes, durante e após os referidos acontecimentos, análise só possível com a frieza e maturidade que o distanciamento no tempo permite.

O regresso das aulas de Hip Hop - ministradas pela professora Andreia Correia - com reforçado e contínuo empenho e dinamismo, somado a todas as outras actividades que desenvolvem o seu trabalho no seio desta instituição deram o mote logo na primeira semana do ano. Fora de portas, coube à Banda do Samouco participar em dois eventos de grande nível, nos quais teve natural papel de destaque. Mais tarde, mais precisamente a 20 de Janeiro, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense viria a ser distinguida ao mais alto nível pela Câmara Municipal de Alcochete com a Medalha D. Manuel I.

O ano de 2008 começou de uma forma radicalmente diferente do habitual para a Banda do Samouco: a 450km da sua terra natal, no primeiro Sábado do ano esta formação romou à localidade andaluza de Alosno para animar em estreia a “Cabalgata de Reyes”. Após o cortejo propriamente dito um dos momentos mais emblemáticos: já no interior da Igreja de Nuestra Sra. De Gracia, a Banda do Samouco recebeu os elementos mais jovens do cortejo ao som da marcha de procissão “Transfiguração”, onde se deu início à tradicional entrega de presentes aos mais pequenos. No final, os músicos fizeram ecoar o Hino Nacional de Espanha aos 4 cantos deste magistral templo de estilo barroco com transição para estilo neoclássico, reconstruído no Séc. XVIII após sérios danos resultantes do terramoto de Lisboa, ocorrido no ano de 1755.
Tome o pulso a parte do que se passou neste evento observando e escutando o vídeo que apresentamos em seguida:

No fim de semana seguinte, o concerto de Ano Novo: com organização da Sociedade Democrática União Barreirense "Os Franceses", a Banda do Samouco deu o seu primeiro concerto de 2008 com o público presente na sala a manifestar sonoramente o seu agrado ao longo de todo o espectáculo.

Com reportagem multimédia online na qual se incluem 4 vídeos deste concerto, resultam até ao momento 10 comentários provenientes de Portugal, Espanha e Venezuela para cerca de 15.000 visionamentos. Mostramos em seguida o mais visto e comentado, o pasodoble de concerto "Tercio de Quites", da autoria de Rafael Talens:
(reportagem multimédia completa com 4 vídeos disponível aqui)

Sobre ambos os serviços, um mar de reacções, naquele que foi apenas o início do que se viria a revelar uma grande época musical para a Banda do Samouco nos mais variados contextos (ver reacções chegadas de múltiplos lugares de Espanha, Portugal e Venezuela aqui).

Inserida nas comemorações do 110.º aniversário da Restauração do Concelho de Alcochete, no passado dia 20 de Janeiro a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense viria a ser distinguida com a Medalha D. Manuel I.
Luís Franco, Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, enalteceu o dinamismo existente na Sociedade Samouquense, referindo-se à Banda de Música como “expoente máximo da sua actividade, conhecida nacional e internacionalmente com uma presença quase contínua e permanente no Campo Pequeno, que é como se sabe o expoente máximo dos espaços tauromáquicos em Portugal”. Para além da Banda, o presidente do executivo camarário referiu-se à importância da Escola de Música no fomento ao desenvolvimento da Banda Filarmónica e à criação recente do Grupo Coral da casa, para além de uma breve referência às restantes actividades que são desenvolvidas “por esta colectividade tão identitária e carismática do concelho de Alcochete”. Após a entrega da distinção, Ferreira Teixeira discursou na qualidade de Presidente da colectividade, agradecendo à Câmara Municipal de Alcochete a atribuição de tão honrosa distinção, a qual resulta do “reconhecimento de todo o exaustivo trabalho executado pela colectividade - muito especialmente pela sua Banda Filarmónica - na divulgação e dignificação do nosso concelho, promentendo tudo continuar a fazer para honrar a Freguesia do Samouco e o Concelho de Alcochete.
A Câmara Municipal de Alcochete criou um vídeo multimédia sobre esta colectividade, o qual apresentamos em seguida:

Este foi o resumo dos principais acontecimentos de Janeiro de 2008: dentro de dias, apresentaremos os principais acontecimentos do mês de Fevereiro, com destaque para a verdadeira loucura que foram as celebrações dos 20 anos do conjunto musical AGUARELA: o percurso do grupo desde 1988 até aos dias de hoje, detalhes das 4 memoráveis noites com mais de 16 horas em palco na maior enchente de sempre na nova sede da Sociedade Samouquense merecerão todo o destaque: fique em sintonia com este espaço, pois vai continuar a valer a pena.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.