quinta-feira, 9 de setembro de 2010

[FotoReport] Tradicional Corrida das Fiestas de las Angustias - Ayamonte

Crónica por Pedro Rodelo, coadjuvado por António Labreca, ambos músicos da Banda do Samouco:

Esta 4ªFeira ao final da tarde, a Praça de Toiros de Ayamonte contou com meia casa forte na tradicional corrida das Fiestas de las Angústias.


Perante um exemplar da Ganadaria Arucci que saiu à praça com pouca força de mãos, o jovem Venezuelano Pepe Colmenares esteve criativo a lancear de capote. Ao som de “Ese es el Mio” interpretado pela Banda do Samouco, na muleta teve aquém das expectativas: baseou a sua faena em ambos os pitons mas não se acoplando ao toiro. Estocada casis entera en su sitio, à qual o toiro rodou. No final foram atribuídas duas orelhas de forma algo forçada. No derradeiro toiro da tarde, o jovem acusou a responsabilidade e não conseguiu cumprir de forma brilhante tudo aquilo que idealizou. Recebeu ovação na vuelta al ruedo, não tendo o director concedido nenhum apêndice.


Coube em sorte ao Padrinho de alternativa Víctor Puerto toureou o 2º Toiro Arucci da tarde, bem apresentado e com trapio: entrou com alegria no tércio de varas carregando na sorte, proporcionando uma lide em crescendo ao matador ao som do pasodoble “Gracia Española”, interpretado pela formação samouquense. Embora o público pedisse indulto ao toiro, o director de corrida correctamente não o concedeu, pese embora a nobreza do exemplar em praça. Bem concedida volta à arena e ovação no arrasto à rés, a qual cortou duas apêndices.

No seu 2º toiro – inutilizado na sorte de varas – saiu o sobrero. Apresentou-se com codícia e proporcionou faena baseada em lances de pura técnica, fazendo-se chegar às bancadas, para no final merecer 2 orelhas após esplêndida estocada que rodou sem pontilha.

Victor Janeiro, irmão de Jesulin de Ubrique, esteve bem ao tourear com arte, executando bons passes ao som de “Un Buen Par” e a merecer justamente a orelha concedida pelo director de corrida; no 5º exemplar da tarde esteve correcto, porém a acusar as limitações físicas resultantes de uma recente colhida, não tendo sido concedido qualquer apêndice – apenas ovação nos médios.


Os Toiros de Arucci e Concha Y Sierra saíram bem apresentados e cumpriram no geral, com ressalva para o 2º da tarde, a merecerem ovação no arrasto.

Corrida bem dirigida e ressalva para a Banda do Samouco, amplamente ovacionada no final da corrida.


0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.