terça-feira, 26 de janeiro de 2010

[FotoReport] III Encontro Internacional de Escolas Taurinas

Neste acontecimento - o qual contou com a animação musical pelos elementos da Banda do Samouco, apresentamos agora a crónica na perspectiva de Patrícia Sardinha e fotos de Pedro Batalha, respectivamente sub-directora e chefe de fotografia do serviço luso-espanhol Naturales - Correio de Tauromaquia Ibérica:

ENCONTRO DE ESCOLAS TAURINAS UNE AFICIONADOS E CRIA SONHOS
Terminou no Domingo com enorme sucesso o “III Encontro Internacional de Escolas Taurinas” numa iniciativa conjunta entre a Fundação João Alberto Faria, a Tertúlia “O Piriquita” de Arruda dos Vinhos e a empresa do Campo Pequeno e que decorreu ao longo do fim-de-semana, envolvendo desde aulas práticas de toureio com alunos de diversas escolas, a conferências subordinadas aos temas “La rivalidad y la torería”, “Ser torero en el siglo XXI” e “Informação e Formação do Público Taurino”.

Foi com esta última conferência que se encetou a tarde taurina em que o Campo Pequeno foi o anfitrião, e que teve por oradores principais José Carlos Arévalo, director da conceituada revista taurina “6 Toros 6” e Francisco Morgado, crítico taurino e director do Jornal “Olé”. Na mesa esteve ainda presente o Dr. Pedro Faria, representante da Fundação e da Tertúlia “O Piriquita” e o Dr. Paulo Pereira, relações públicas da empresa e a quem coube a responsabilidade de moderar o encontro.

Sendo uma conferência essencialmente dirigida à imprensa taurina e apesar do Salão Nobre praticamente ter enchido, nem todos os ditos críticos taurinos compareceram, o que foi pena, pois independentemente de se concordar ou não com a totalidade do que foi dito, houve muita verdade proferida naquela sala e que a alguns calhava bem ouvir.

Embora se sentisse uma ligeira discrepância entre as opiniões dos oradores, Francisco Morgado mais desconfiado com a evolução dos tempos, nomeadamente com os sites/blogues e respectivos informadores e José Carlos Arévalo numa posição mais positiva e descontraída, inclusive perante a deficiência de conhecimentos taurinos do público, os dois conceituados jornalistas tocaram em pontos essenciais respectivamente ao que deve ser a Informação Taurina, pelo que se deveriam reger os Críticos Taurinos, e às diferenças entre Aficionado e Público. Mas em relação ao que foi dito, aprofundarei numa outra oportunidade. Acrescentar ainda o testemunho do Dr. Pedro Faria, verdadeiramente satisfeito com a iniciativa e com a união entre Campo Pequeno e a Fundação/Tertúlia.

Finalizada a conferência, e já num acto aberto ao público, decorreu na arena do Campo Pequeno a última Aula Prática das Escolas Taurinas, com um bom ambiente nas bancadas, sinal de que afinal e ao contrário do que se apregoa o toureio a pé atrai público. Artisticamente, poderia estar aqui a falar individualmente dos jovens novilheiros, mas creio que isso seria injusto, porque independentemente do valor de cada um, o que sobressaiu em todos eles foram as ganas, a vontade e a ilusão que cada um transportou dentro de si e que muitas vezes nem os já profissionais matadores conseguem carregar e transpor para as bancadas. É claro que alguns deles ficarão pelo caminho, outros só lhes falta crescer e aperfeiçoar a técnica, porque o dom está lá. Mas o que importou nesta iniciativa em concreto, foi a oportunidade criada pela Fundação João Alberto Faria, pela Tertúlia “O Piriquita” e pela empresa do Campo Pequeno na realização do sonho destes jovens, de poderem conviver, participar em tentaderos e pisar a arena da principal praça de toiros de Portugal.

Depois do sucesso deste III Encontro Internacional de Escolas Taurinas, é mais do que viável sugerir que no próximo ano aconteça o IV Encontro, e que outras empresas/associações/tertúlias sigam o exemplo para que se apoie e promova o toureio a pé em Portugal, para que surjam que aproximem os aficionados/público da Festa Brava. Que aconteçam mais conferências que permitam aprender mais e melhor deste ambiente tão único que é a Tauromaquia, pois ser-se aficionado não é só ir a corridas de toiros. Participaram na Aula Prática no Campo Pequeno frente a novilhos de São Torcato ·
Escola de Madrid: - Alberto Lopez - Juan Duque - Alberto Escobar ·
Fundacion El Juli: - Diego Fernandez - Diego de Llanos - Brandon Campos ·
Arles: - El Toulouse - Mojales Balti - Lilian ·
Selecção de Portugueses: - Joaquim Ribeiro "Cuqui" (Escola de Badajoz) - Miguel Murtinho (J. Falcão) - João Vilaverde (J. Falcão) ·
Sevilha: - Paco Velasquez Antonio Nieto ·
Aguascalientes: - Jorge Salvatierra;
E ainda o pequeno, mas enorme em vontade, João Silva "El Juanito":

[fotos disponíveis em breve]

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.