quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

[FotoReport] O dia em que a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense fez 91 anos

O dia de aniversário começou animado logo às 8 da manhã com cerca de 25 músicos a percorrer algumas das ruas da Vila do Samouco interpretando o Hino da Restauração, com a tradicional visita à casa dos novos músicos na Banda:



Seguiu-se da missa comemorativa do 91º aniversário da colectividade: conduzida pelo padre Jorge, participaram o Grupo Coral e o quarteto de clarinetes, conduzidos respectivamente pela Maestrina Ana Vale de Gato e pelo maestro Sérgio Oliveira:




Tatiana, Adriana, Rúben e Catarina - os novos músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense esta manhã na missa de aniversário na Igreja do Samouco

Seguiu-se às 3 da tarde a tradicional romagem ao cemitério:

Às 16:30 começou a Sessão Solene seguida do concerto de aniversário pela Banda do Samouco.
A Sessão foi aberta pela Presidente da Mesa da Assembleia que dirigiu breves palavras à assistência e pediu às diferentes entidades presentes – Presidente da Direcção, Presidente da Junta de Freguesia do Samouco, Representante do Governador Civil de Setúbal e Presidente da Câmara de Alcochete - que dirigissem também algumas palavras alusivas à data festiva.
Na sequência destas intervenções, houve lugar à oferta pela Câmara Municipal de Alcochete, de um trompete ao músico José Fontes, de uma ajuda monetária pela Junta de Freguesia do Samouco e de um quadro com motivo alusivo ao Samouco, pelo Governo Civil de Setúbal.
Um dos momentos altos da tarde aconteceu com a homenagem ao músico Luciano Rodelo, admitido na Banda do Samouco há cerca de 70 anos e que durante largas décadas assegurou a sua contribuição, no instrumento de saxofone alto na filarmónica da sua terra.
Foram de seguida colocadas as divisas aos 4 novos músicos que passaram a integrar a Banda: Tatiana Penedo (Sax Alto), Adriana Monteiro (Sax Alto), Catarina Reis (Clarinete) e Rúben Maia (Clarinete).
Seguiu-se o Concerto pela Banda da SFPLS, com peças magistralmente interpretadas e que foram do agrado geral da assistência.
Antes de terminar o concerto, houve oportunidade para agradecer publicamente aos Músicos Luís Vargas, Carlos Reis, José Fontes e Vítor Reis pelos mais de 25 anos ao serviço da sua Banda, assim como aos músicos Filipe Madrugo, Paulo Madrugo, Ricardo Ferreira e Paulo Heitor pela disponibilidade constante nos últimos anos em colaborar com a Banda da SFPLS. Foi também distinguido o Maestro Sérgio Oliveira, na qualidade de Director Artístico da Banda da SFPLS e na qualidade de Coordenador e Monitor da Escola de Música. Mereceram também distinção Pedro Carvalho, António Labreca e Vitor Sousa, músicos da Banda do Samouco e igualmente Monitores da Escola de Música, estrutura responsável pela formação dos futuros músicos da Banda.
[Fotos brevemente disponíveis]

Seguiu-se ainda o Jantar de aniversário com elementos do corpo directivo da SFPLS, músicos e convidados.
[Fotos brevemente disponíveis]

O mês da música prossegue esta 3ªFeira dia 7 às 21H30 com a actuação do Grupo Coral da SFPLS na Igreja da Misericórdia em Alcochete. Na 4ªFeira dia 8, a mesma formação recebe na Sociedade Samouquense o Coro Santander, a pretexto do 3º aniversário da formação samouquense.

2 comentários:

Anónimo disse...

Felicito-os a todos vós pelo 91º Aniversário.
Um grande abraço e votos de muitos e bons êxitos para essa Enorme Instituição de Cultura. Um Abraço amigo
Rafael Marcelino

Vera Montes de jesus disse...

É sempre com muita emoção que visitamos este site.
Parabéns e votos de muitos sucessos para 2011.
Família Montes de Jesus -USA

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.