A Paróquia de São Brás do Samouco leva a efeito nos primeiros dias de Fevereiro a comemoração do dia de São Brás, celebração na qual participará a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.
Assim, a Festa do Padroeiro terá o seguinte programa:
- 3ª Feira, 3 Fevereiro (Dia de São Brás) pelas 11:30 Horas - Missa;
- Domingo, 8 de Fevereiro:
- pelas 11:30 Horas - Missa Solene;
- pelas 15:00 Horas - Procissão pelas principais artérias da vila (participação da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense).
São Brás nasceu na Arménia no Séc III, tendo sido venerado tanto no ocidente como no oriente. Era um homem devoto à comunidade cristã. Nos anos 300 era proibido ser seguidor de Cristo, mas ele com a força da sua fé testemunhou Jesus até ao fim. Foi Médico e Bispo de Sebastes, tendo sido preso, torturado e morto pela causa de Jesus Cristo.
Ficou famoso por retirar um espinho da garganta de uma criança, sem nenhum instrumento. Pelos milagres a ele atribuídos, foi considerado o Santo Protector da Garganta.
Este Santo é festejado a 3 de Fevereiro, estando esta efeméride enraizada nas tradições e costumes da vila do Samouco, celebrada nesta altura ano após ano.
0 comentários:
Enviar um comentário