No passado Domingo dia 11 de Janeiro, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense recebeu a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor, no espectáculo promovido pela colectividade samouquense que assinalou a chegada do novo ano e simultâneamente o fecho do Mês da Música, o qual teve início com as comemorações do 89º aniversário da colectividade.
Com 12 elementos em palco, a formação alentejana actuou durante cerca de 90 minutos apresentando um repertório de forte teor popular, com temas tão emblemáticos como "a ternura dos 40", "Figueira da Foz", "Lisboa Menina e Moça" ou temas internacionais como "Arriverdeci Roma", "O Sole Mio", por entre medleys com proveniência de várias partes do mundo.
A interacção entre músicos e espectadores foi uma constante em todo o espectáculo com a assistência a entoar grande parte dos clássicos interpretados pela orquestra. Por entre as músicas deste concerto foram feitas descrições sobre a natureza do grupo - o qual existe desde 1942 - e alusões ao instrumento que executam, numa atitude de relevante pedagogia por parte do Maestro. A boa disposição e o "sangue alentejano" estiveram sempre presentes no carisma das intervenções feitas ao longo do concerto pelo orador desta formação. O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com/ mostra em seguida alguns dos momentos registados no decorrer deste concerto:
Apresentamos em seguida 5 momentos em vídeo referentes a este espectáculo:
- "Ternura dos 40":
- "Êxitos de Sempre":
- "Medley de Temas Portugueses":
- "Lisboa Menina e Moça":
- Rapsódia Popular Portuguesa:
Na recta final do concerto, subiram ao palco o presidente da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, Sr. Manuel Ferreira Teixeira, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Sr. Luís Laranjeira, e o Sr. Francisco Pinhão, natural de Ponte de Sor e forte entusiasta da cultura da sua terra natal, partilhando fortes laços afectivos com a vila do Samouco há muito anos.
Após a troca de algumas lembranças entre todas as entidades envolvidas coube ao Sr. Francisco Pinhão o discurso mais tocante da tarde: "Fiquei emocionado... gosto desta Orquestra, gosto do Samouco - Obrigado!", palavras simples proferidas com a voz embargada pela emoção e fortemente aplaudidas pela moldura humana que assistiu a este espectáculo, encerrando com chave de ouro o conjunto de 10 espectáculos promovidos desde o dia 1 de Dezembro de 2008 no âmbito do Mês da Música, escrevendo mais uma página memorável a caminho dos 90 anos de história e cultura na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.
1 comentários:
De facto, pode haver muitos partidos políticos, muitas religiões, mas a Cultura com os seus eventos é um verdadeiro Elo de União entre as pessoas.
Parabéns a todos os que fomentam a Cultura.
Vitor Jesus
( Alemanha )
Enviar um comentário