Durante um dos seus ensaios semanais e em plena preparação para a Época 2009, a Banda do Samouco recebeu esta sexta-feira à noite um grupo de 5 alunas finalistas do Curso de Cardiopneumologia da Escola Superior de Saúde Egas Moniz.
Convidada a participar na tese final de curso intitulada "Avaliação da Função Respiratória em Instrumentistas de Sopro", a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense colaborou através dos músicos da sua Banda na recolha de dados para o projecto de investigação que esta equipa de técnicos de saúde se encontra a preparar. O objectivo principal da tese consiste em tentar descobrir se a experiência de sopro dos instrumentistas influencia ou não as capacidades pulmonares dos mesmos.
A interpretação dos resultados agora obtidos (parte integrante do projecto de investigação que está a ser desenvolvido) e possíveis benefícios deste tipo de prática musical serão publicados em breve em revistas da especialidade, assim como aqui no serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com.
É também de salientar que este procedimento serviu também como rastreio a nível da Função Pulmonar de cada instrumentista, transformando-se esta experiência numa mais valia para todos os que participaram neste estudo.
1 comentários:
Gostaria de saudar a inicitiva. E também se pudessem que me enviassem os resultados.
Obrigado.
JEB Cavaco (jcavaco@ubi.pt)
Enviar um comentário