domingo, 3 de maio de 2009

[FotoVídeoReport] Concurso de Ganadarias na Corrida de Toiros Logística Florestal em Montemor

Crónica Tauromáquica por Luís Rodelo:

Uma tarde de Domingo bem soalheira acolheu na Monumental de Montemor a 1ª Grande Corrida Logística Florestal, um concurso de ganadarias onde foram atribuídas várias distinções.

O primeiro da tarde coube a Luís Rouxinol: perante um toiro Casa Prudêncio com 460Kg, a lide do cavaleiro acabou por transparecer pouca emoção devido à investida alta de cabeça aliada a alguma falta de codícia do seu oponente; no 4º da tarde, um exemplar com 500kg da Ganadaria Murteira Grave, o cavaleiro de Pegões teve uma lide conseguida com a experiência e inteligência do cavaleiro a impor-se, ainda que o toiro transmitisse pouco na altura da cravagem.

António Brito Paes começou por lidar um exemplar de José Lupi (em substituição de Rio Frio) com 450kg: um toiro ligeiro que se viria a revelar com bastante codícia a humilhar o cavalo ao arrancar de pronto ao cite; no 5º da tarde - um toiro da ganadaria Jorge de Carvalho com 550kg - o jovem cavaleiro conseguiu bons ferros, ainda com o seu oponente a ir-se um pouco a menos ao ponto de faltar toiro nos ferros finais.

O praticante Francisco Palha deparou-se com um toiro da ganadaria Fernandes de Castro, um toiro astucioso que investiu para colher o cavalo. O jovem cavaleiro teve uma boa lide, ainda que em esforço perante este difícil toiro; no derradeiro da tarde, o jovem cavaleiro lidou um exemplar da Herdade de Pégoras com 530 kgs: com uma saída com muita pata, cedo procurou as tábuas ainda que se fosse deixando lidar. Mais uma boa lide onde ficou em evidência o valor desta jovem promessa do toureio equestre nacional.

Pela forcadagem, uma tarde relativamente tranquila: pelos Amadores de Santarém consumaram as suas sortes logo no primeiro exemplar com o cabo Diogo Sepúlveda ao primeiro intento; No terceiro da tarde a dupla Ricardo Tavares e David Romão não conseguiu concretizar uma cernelha em resultado do grande sentido que o toiro desenvolveu nos forcados. À ordem do Director de Corrida para recolher os animais em praça, os forcados responderam com a sua presença instintiva na arena consumando a pega de caras ao terceiro intento por João Torres; No quinto da tarde foi Gonçalo Veloso a fechar a sua sorte ao primeiro intento.

Pelos Amadores de Montemor concretizaram as pegas João Tavares, Pedro Santos e o cabo José Maria Cortes que brindou a sua sorte às progenitoras de todos os forcados, assinalando desta forma o Dia da Mãe que se celebrou na data desta corrida. Todas as pegas foram concretizadas pelo grupo anfitrião ao primeiro intento.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida as pegas executadas pelos Amadores de Santarém nesta tarde:
Apresentamos agora todas as pegas executadas pelo Grupo de Forcados de Montemor:

Por fim, mostramos em seguida 5 excertos da actuação da Banda do Samouco neste espectáculo tauromáquico:
Nesta corrida estiveram em disputa três prémios. O júri nomeado atribuiu-os da seguinte forma:
- Prémio "Barra de Ouro": Forcados de Montemor;
- Melhor cavaleiro: Luís Rouxinol;
- Melhor toiro / ganadaria: Casa Prudêncio.

A Banda do Samouco volta a estar em serviço esta quinta-feira a partir das 22 Horas, na Corrida da Inauguração Oficial da temporada 2009 na Praça de Toiros do Campo Pequeno, um espectáculo que está a gerar enorme expectativa.

1 comentários:

Anónimo disse...

e o prémio para a melhor banda é para a banda do SAMOUCO.....Parabéns

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.