sábado, 19 de setembro de 2009

[FotoReport] Feira Taurina da Moita - João Augusto Moura triunfa e sai pela porta grande da Daniel do Nascimento

Crónica Tauromáquica por Luís Rodelo e fotos pelo serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com:

A Daniel do Nascimento abriu portas para uma novilhada onde actuava em solitario o novilheiro João Augusto Moura que lidou reses das Ganadarias portuguesas Falé Filipe e João Moura, e da ganadaria espanhola Nuñez del Cuvillo, com o peso médio das reses a rondar os 450kg.

Foi uma tarde fraca de afluência de publico em que quem assistiu pode observar um bom curro de novilhos que saíram a praça.

O primeiro da ganadaria de Falé Filipe era uma novilho bem apresentado, tinha som na investida e transmitia alguma emoção nas sortes.

O segundo da tarde pertencia a divisa de João Moura, este novilho foi nobre, seguia a muleta mas pecou pela falta de força, caindo se varias vezes, mas que no entanto o novilheiro soube entende-lo executando uma lide adequada as condições do novilho.

O terceiro pertencente a ganadaria de Nuñez del Cuvillo, marcou pela sua codicia. Seguindo constantemente o engano, tendo ate algumas dificuldades em se fixar. Embora fosse um novilho pronto de investida tinha também alguma falta de classe na mesma sendo um bocado brusco.

O quarto da tarde, pertencente a ganadaria de Falé Filipe, foi um novilho com características parecidas ao seu irmão de camada, destaca-se aqui a sua saída á praça, uma imponente saída alegre com vários derrotes violentos num burladero fazendo levantar um burburinho nas bancadas. Foi um novilho nobre que transmitia punha bem a cara na muleta e que como os restantes o novilheiro soube entender e estar por cima do mesmo.

O quinto da noite da ganadaria João Moura foi um novilho que veio um pouco de menos a mais, com o senão de no tércio das bandarilhas se adiantar em relação aos bandarilheiros tapando lhes assim a saída, contudo estes lograram bons pares de bandarilhas, como constante em toda a corrida, pudemos assistir a grandes tércios de bandarilhas. Na faena foi um toiro menos claro que os restantes exigindo mais do jovem novilheiro.

O ultimo que encerrou praça pertenceu a ganadaria espanhola Nuñez del Cuvillo, o novilho nobre, apresentando tal como o outro exemplar desta ganadaria uma grande codícia pelo engano, com a melhoria de que este se fixava mais e tinha mais classe e mais som na investida. Neste exemplar o novilheiro João Augusto Moura saiu a bandarilhar mostrando que apresenta faculdades para o fazer. Na muleta obteve uma faena redonda de levantar o publico nas bancadas.



No final saiu em ombros pela porta grande da praça de toiros Daniel do Nascimento na Moita do Ribatejo, numa tarde agradável com todos os novilhos a cumprir e onde o novilheiro esteve sempre por cima dos seus oponentes. Uma nota também bastante positiva também para a quadrilha do novilheiro que bandarilhou os novilhos exemplarmente podendo quem esteve presente na Daniel do Nascimento assistir a grandes pares de bandarilhas.



A nível musical, e após a tripla participação na Feira Taurina de Setembro na Moita...

... a próxima actuação da Banda do Samouco terá lugar no Campo Pequeno quinta-feira dia 1 de Outubro, numa corrida à antiga portuguesa onde será atribuído o prémio José João Zoio para a melhor lide neste espetáculo. Brevemente, a antevisão completa deste acontecimento aqui, no serviço online da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.