sexta-feira, 15 de outubro de 2010

[FotoVideoReport] Familia Moura em destaque máximo na derradeira corrida da época no Campo Pequeno

Crónica tauromáquica por Rúben Rigor, cronista http://bandadosamouco.blogspot.com:

O Campo Pequeno fechou o ano de 2010 com a já tradicional corrida do Sporting Clube de Portugal perante casa bem composta: 3/4 de praça assistiram ao espectáculo no qual a família Moura foi o centro das atenções, por entre muitos adeptos leoninos que não quiseram esconder a sua paixão clubística trazendo consigo vários adereços que deram um tom mais esverdeado às bancadas do anfiteatro.

Abriu praça com variedades taurinas o jovem Miguel Moura: perante um exemplar Passanha com 481kg, começou com ferragem comprida bem conseguida. Nos curtos, destaque para o 3º ferro bem selado, a fazer quiebro ao pitón contrário. Rematou a lide com 3 rosas. Nota positiva para a brega que praticou durante a lide. Neste toiro, pegaram os forcados de Évora (partilhando ajudas com os amadores de Monforte) selando uma pega limpa ao 1º intento.

João Moura pai entrou em praça para lidar um exemplar de 540kg, o qual teve uma saída com andamento. A lide do cavaleiro resultou aquém, em resultado dos toques consentidos na montada, sendo que nos curtos não houve destaque de maior nas respectivas cravagens; O exemplar seguinte - com 590kg de peso - teve uma saída com pata, com Moura pai a concretizar uma lide nos mesmos parâmetros da anterior: nota para o segundo ferro neste toiro, o mais bem conseguido em toda a noite por parte de João Moura.

João moura Jr. lidou em primeiro lugar um exemplar com 615kg de peso que teve uma saída alegre: na ferragem comprida destaque positivo para o 1º ferro. Na ferragem curta destaque para o terceiro curto, bem na brega e a rematar de alto a baixo. Finalizou a lide com uma excelente rosa; No penúltmio toiro da noite, Moura Jr. enfrentou um toiro Vinhas com 606kg de peso que teve uma saída alegre: após boa ferragem comprida, o jovem este bem nos curtos, com destque no 3º e 5º com quiebro ao piton contrário e a cravar com decisão. Rematou a sua lide com duas rosas.

Na parte apeada, Augusto Moura deparou-se em primeiro lugar com um exemplar Falé Filipe com 506kg de peso e que teve uma saída à praça sonsa e pouco emotiva. A faena de capote foi realizada à verónica, rematada com uma meia verónica. Destaque em seguida para o 2º par de bandarilhas. No tercio de moleta, lide de bom nível, com uma boa série de derechazos. Nota positiva para a nobreza do seu oponente; No último toiro da noite - um exemplar Falé Filipe com 490kg que teve uma saída com andamento - destque para um bom tércio de capote rematado com uma rebolera. Após dois bons pares de bandarilhas, assistiu-se a uma lide de bom nível com Augusto Moura a tirar partido mais uma vez da nobreza da sua rés.

[Em breve - Videos com alguns detalhe da corrida ao som da Banda do Samouco]
Detalhe da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense no decorrer desta corrida

Quanto aos forcados Forcados de Évora pelo cabo Bernardo Patinhas: cite calmo a mandar no toiro e a consumar uma pega limpa à primeira tentativa; Derradeira pega pelos forcados eborenses selada à 1ª tentativa, com o forcado a não reunir da melhor forma, mas com vontade de lá ficar e com o toiro a não impor dificuldades de maior ao forcado.

Monforte: na despedida do cabo Paulo Jorge, cite alegre mas a descompor-se no momento da reunião, ainda assim a concretizar à primeira tentativa; Na sua derradeira pega, o forcado na cara este bem a citar mas adiantou-se ao toiro sendo desfeitiado. Na segunda tentativa faltou-lhe ganas para lá ficar, selando a sua sorte sem dificuldades de maior ao 3º intento.

[Em breve - Todas as pegas da noite em vídeo disponíveis aqui]

Notas positivas nesta noite para a segunda lide de Moura Jr., assim como na parte apeada para a segunda lide de augusto Moura.

Eis agora as fotos pela objectiva de Pedro Batalha:

"Os últimos cartuchos... sem pólvora" é o título da crónica de Patrícia Sardinha - pode aceder aqui. Os vídeos com alguns dos excertos da corrida com Banda do Samouco e as pegas da noite irão em breve ficar online: vai certamente valer a pena ficar em sintonia com o serviço online da Banda do Samouco.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.