quarta-feira, 27 de julho de 2011

[Antevisão] Esta 5ªFeira no Campo Pequeno - Homenagem ao forcado com concurso de pegas na grande Corrida VIP

A Banda do Samouco assegura a componente musical neste espectáculo:

Adquira o seu bilhete com total comodidade e segurança aqui:
http://www.facebook.com/pages/Pra%C3%A7a-do-Campo-Pequeno/156445399144

A corrida “Concurso de Pegas” tem vindo a constituir um dos mais atractivos cartéis da temporada do Campo Pequeno.

A edição deste ano tem o atractivo suplementar de juntar no mesmo cartel, para disputa do prémio para a”Melhor Pega”, os três mais antigos Grupos de Forcados Amadores em actividade: Santarém, Montemor e Lisboa, que irão competir frente a um imponente curro da divisa Veiga Teixeira. Para além de se premiar a melhor pega, o júri designará também o melhor grupo de forcados (conjunto), sendo que o vencedor irá pegar os seis toiros da corrida de dia 18 de Agosto, data do 119º aniversário da inauguração do Campo Pequeno.

O grupo de Forcados Amadores de Santarém foi fundado a 8 de Agosto de 1915 e teve em António Gomes de Abreu o seu primeiro cabo. Ao longo de quase um século, chefiaram o grupo D. Fernando Mascarenhas, Ricardo Rhodes Sérgio, Carlos Empis, Carlos Grave, Gonçalo da Cunha Ferreira e Pedro Figueiredo, sendo Diogo Sepúlveda o seu actual Cabo. O grupo foi condecorado duas vezes pelo Presidente da República (Américo Tomás e Mário Soares), na passagem dos 50 e dos 75 anos da sua fundação.

O Grupo de Forcados Amadores de Montemor foi fundado a 4 de Setembro de 1939 foi sucessivamente chefiado por Simão Malta (Cabo Fundador), Manuel Sousa Nunes, Américo Chinita de Mira, Joaquim José Capoulas, António José Zuzarte, João Cortes, Paulo Vacas de Carvalho, Rodrigo Corrêa de Sá e José Maria Cortes, seu actual cabo.

O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa foi fundado a 9 de Agosto de 1944 e teve como cabo Nuno Salvação Barreto que o comandou até 1992, sendo substituído por José Luís Gomes que, a 8 de Abril de 2010, entregou o comando do grupo a seu filho, Pedro Marisa Gomes. O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa, pelo Presidente da Câmara, João Soares.

As lides a cavalo estarão a cargo de Vitor Ribeiro e de Manuel Lupi, que se apresentam pela primeira vez nesta temporada no Campo Pequeno e pelo praticante Salgueiro da Costa que entra neste cartel por ter sido o triunfador da corrida de 2 de Junho, no Campo Pequeno.

Serão lidados seis poderosos toiros da ganadaria Veiga Teixeira que pasta na Herdade do Pedrógão, na freguesia do Lavre. O seu encaste é Oliveira Irmãos e Parladé.

Um cartel que reúne fortes atractivos para que a corrida “Concurso de Pegas” continue a ser uma referência na temporada Lisboeta: compareça!

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.