sexta-feira, 20 de agosto de 2010

[FotoVídeoReport] Campo Pequeno - Forcados mexicanos de Mazatlán vencem concurso de pegas


Crónica Tauromáquica por Rúben Rigor (cronista http://bandadosamouco.blogspot.com);
Link para a crónica em profundidade da Directora do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica Patrícia Sardinha disponível aqui
Reportagem fotográfica por Pedro Batalha (chefe de fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica):


Com lotação acima de meia casa, assistiu-se a um espectáculo com dois tipos de atractivos: por um lado a alternativa do cavaleiro venezuelano José Luís Rodriguez, e por outro o concurso de pegas com a estreia do grupo mexicano de Mazatlán na primeira praça portuguesa.

Abriu praça José Luís Rodriguez, tendo como madrinha Sónia Matias. Deparou-se com um exemplar de Manuel Coimbra com 566kg que teve uma saída alegre, bem rematado mas com pouca cara. Nos compridos esteve algo descaído e a abrir grande quarteio. Os curtos foram de igual nota, com cravagem quase à garupa. A lide acabou por resultar aquém das expectativas.

Sónia Matias lidou com um toiro de 522kg que teve uma saída desinteressada. Com compridos de bom nível e de colocação correcta, executou um excelente 1º curto, continuou com ferragem em bom nível, rematando com um violino à segunda tentativa e uma rosa, não deixando de consentir alguns toques na montada. Sónia esteve ainda assim em bom plano.

Brito Paes saiu à praça para lidar o 3º da noite com 520kg: após saída com alguma alegria, destaque para o 2º comprido com batida ao piton contrário. À excpção do 1º curto que ficou cravado num comprido, todos os outros foram ferros de bom nível, com António bem na brega a tirar o melhor partido do seu oponente. Rematou a sua faena com um ferro de palmo de muito bom nível.

Paulo Jorge Santos abriu a 2ª parte da corrida defrontando um toiro com 520kg: com uma saída a meio gás e bem arrematado, o tércio de compridos ficou aquém das expectativas. Bom curto a abrir esta série ainda que descaído mas de alto a baixo, seguindo-se dois bons ferros e já com o toiro a vir a menos um último em terrenos de compromisso.

Telles Bastos lidou o 5º da ordem com 598kg: após uma saída vistosa, cravou 3 compridos com nota alta para o 3º ferro. Nota de destaque para o 2º e 3º ferros curtos, com cravagem de alto a baixo como mandam as regras, numa lide onde se viu a escola da Torrinha a funcionar.

Duarte Pinto lidou o último da noite com 510kg: após uma saída fraca a fugir para tábuas, teve dois compridos de boa nota. Seguiu-se um bom ferro a abrir os curtos, mal a seguir ao crava-lo no murrilho do toiro e a redimir-s nos restantes, pois também não teve ajuda da parte do seu oponente.

Quanto à forcadagem, os forcados de Mazatlán abriram praça com a pega que viria a ser a vencedora do concurso: apesar do forcado não receber de forma mais ortodoxa o seu oponente, todo o grupo mexicano prestou uma boa ajuda: No seu segundo toiro, os forcados mexicanos falharam a primeira tentativa, com o toiro a vir de pronto mas com forcado a recebê-lo mal e a sacá-lo fora ao primeiro derrote. Após alguma precipitação à segunda tentativa, pega concretizada à 3ª, uma vez mais carregada.

Alter do Chão entrou em praça e lidou com a investida pronta do toiro, mas o forcado da cara esteve menos bem nas duas primeiras tentativas a não consentir de pernas, concretizando ao terceiro intento já com as ajudas carregadas; no 5º da noite, à primeira tentativa muito bem o forcado da cara tranquilo a citar com o toiro e a ensarilhá-lo bem, com o grupo mal nas ajudas. à 2ª, o toiro não deu qualquer hipótese do forcado fechar, metendo-se ainda um pau na canela do forcado. Fecharam a sorte à 3ª, uma vez mais com as ajudas bem em cima.

Forcados de Beja começaram com um site alegre com forcado na cara muito bem a falar mas a não concretizar ao primeiro intento. à segunda recua aos saltinhos e o toiro com um galão alto tira o forcado da cara. Concretiza ao terceiro intento com ajudas carregadas. No último da noite, esteve bem o forcado da cara com cite calmo e a mandar mas faltou ajuda no momento certo, com o toiro também a fugir ao grupo. À 2ª tentativa ficou mal tratado o forcado e a ser dobrado. Fecharam a sua sorte à 3ª tentativa mais de sesgo mas bem o forcado da cara e bom apoio nas ajudas.

O Júri atribuiu no final do espectáculo o troféu de melhor pega à consumada em primeiro lugar pelos forcados mexicanos de Mazatlán.
Veja aqui todas as 6 pegas da noite, num vídeo que apresenta logo ao início a pega vencedora:


Siga agora alguns dos momentos vividos esta noite ao som da Banda do Samouco:


E na próxima 5ªFeiradia 26 há uma valorosa corrida no Campo Pequeno:

Rigorosamente a não perder.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.