domingo, 1 de agosto de 2010

[FotoVídeoReport] IV Corrida do Melão em Salvaterra de Magos


Crónica por Luís Rodelo, músico da Banda do Samouco e colaborador do serviço de informação taurina Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica;
Reportagem Fotográfica por Pedro Batalha, chefe de Fotografia do mesmo serviço luso-espanhol;
Vídeos, foto de exteriores e fotos da Banda de Música por Banda do Samouco | Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense:

O serão deste Sábado foi de toiros no coração do Ribatejo: com meia casa forte, a Monumental de Salvaterra de Magos recebeu a IV grande corrida do melão:


A abrir praça, o primeiro de Ana Batista: este exemplar revelou-se manso e cedo se fechou em tábuas, criando dificuldades à cavaleira ao dificultar-lhe fortemente a cravagem dos ferros: valeu-lhe empenho e entrega; o seu segundo revelou-se mais colaborador: com a cavaleira de Salvaterra determinada a triunfar cravou alguns bons ferros, chegando às bancadas.

A Telles Jr. coube o melhor lote da noite. O primeiro saiu à praça com um corno partido, regressando aos currais, tendo toreado em primeiro lugar o segundo do seu lote. Este revelou-se colaborador, mas não proporcionando o êxito ao cavaleiro; no seu segundo voltou a sair à praça o toiro do corno partido: não percebendo o porquê de não sair o sobrero, revelou-se um exemplar que não sendo bravo cumpriu, permitindo alguns ferros de boa nota.

Tiago Carreiras no seu primeiro conseguiu chegar ao público, muito devido ao Quirino, com brega muito próxima ao toiro cravando bons ferros; o seu segundo resultou numa lide mais desligada mas com o toiro a cumprir, revelando por vezes o querer e a vontade de triunfar ao procurar sempre dar a volta por cima a ambos os toiros do seu lote.

Na forcadagem, os amadores de Vila Franca e de Salvaterra tiveram uma noite regular. Com a maioria das pegas seladas ao primeiro intento, fecharam as sortes por Vila Franca os forcados Paulo Conceição, Bruno Casquinha e Nuno Comprido e por Salvaterra os forcados Nelson Soares, Sérgio Perqueles e Joaquim Consoado.

Apresentamos em seguida as pegas respeitantes aos Amadores de Vila Franca:

Apresentamos agora as pegas respeitantes aos Amadores de Salvaterra:


O curro de Vinhas destinado a esta corrida não se revelou bravo: com alguns exemplares mansos, cumpriram no limite.

A respeito da prestação da Banda, passados muitos anos o regresso da formação samouquense a Salvaterra de Magos foi assim:




Veja em seguida excertos da actuação da Banda do Samouco nesta corrida:

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.