sábado, 22 de janeiro de 2011

[Baú de Recordações] À memória de Alberto Sena Gonçalves

(nesta foto pode conhecer quem é quem através do nosso Facebook)
69º aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense: Concerto pela Banda a 1 de Dezembro de 1988, com cenários criados pelo saudoso Alberto Sena Gonçalves

Fundada a 1 de Dezembro de 1919, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense tem 91 anos de história e, como se de uma partitura musical gravada a ouro se tratasse, são as pessoas que a têm composto ao longo destas mais de nove décadas.

Recebemos recentemente um testemunho que consideramos de grande valor: no depoimento que apresentamos em seguida, enviado por Mariano Gonçalves, filho do saudoso Alberto Sena Gonçalves (músico da Banda entre outras responsabilidades no seio da SFPLS durante anos e anos a fio), há muita da cultura e do melhor espírito associativo que se vive no Samouco, em concreto dentro da SFPLS:

"Alberto Sena Gonçalves foi uma pessoa dedicada ao SAMOUCO, às suas gentes e às suas culturas, ao seu sentido cívico, à escultura, música, pintura e teatro. Natural de Barcarena, do concelho de Oeiras, optou por se refugiar na paz e no carinho que encontrou nessas terras e nessa gente, naquilo que nunca obteve do lugar onde nasceu, cresceu e viveu até se ter jubilado em 1974, ocasião em que optou ele e sua mulher Júlia Marques Ferreira Gonçalves por viver no concelho de Alcochete, nas terras do Samouco.
Inúmeras vezes eu mesmo me interroguei acerca dessa sua opção, a de viver com as gentes do Samouco e de ali desfrutarem a tranquilidade que o Tejo lhe dava, justamente a montante da sua terra natal, nas margens do mesmo Tejo que a jusante banha o concelho de Oeiras, o lugar que lhe negava essa mesma felicidade, a elevação cívica e cultural que achou no Samouco, e de onde nunca quis sair em vida.
No Samouco viveu até Outubro de 1997, altura em que ai faleceu, foi sepultado na freguesia de Barcarena junto dos seus pais e avós, no lugar onde vivem os seus descendentes, filhos, netos e bisnetos, igualmente confrontados com o mesmo ostracismo que as políticas Oeirenses impõem a quem quer ser social e culturalmente diferente do populismo barato.
Apraz verificar que os samouquenses não esquecem as suas raízes cívicas e culturais, nem ignoram as suas gentes, talvez agora, como filho do Alberto Sena Gonçalves, eu mesmo, possa entender melhor e mais profundamente aquelas opções que então, o meu falecido e saudoso pai fazia acerca do Samouco e dessas gentes dedicadas.
Bem hajam.
Mariano Gonçalves"

A Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense agradece calorosamente a mensagem que em boa hora o sr. Mariano Gonçalves nos fez chegar, enviando uma saudação especial a toda a família de Alberto Sena Gonçalves, personalidade que continua bem presente na memória de muitos samouquenses por tudo aquilo que durante mais de 2 décadas foi dando ao Samouco no geral e muito particularmente a esta colectividade, enriquecendo-a de forma única. Bem haja!

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.