terça-feira, 16 de outubro de 2007

[Antevisão] Campo Pequeno - 1º Grande Festival Taurino em favor da deficiência


O 1º grande festival taurino em favor da deficiência realiza-se já amanhã dia 18 no Campo Pequeno, revertendo o seu lucro para o apoio às modalidades de equitação adaptada, hipoterapia e equitação terapêutica.
Estas modalidades, destinadas a praticantes portadores de gruas diversos de deficiência física, estão enquadradas na Associação Portuguesa de Dressage.

Actuam os cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, João Salgueiro, Ana Batista, Manuel Ribeiro Telles Bastos e o praticante Marcos Tenório Bastinhas.
Pegam os Grupos de Forcados Amadores de Lisboa, Évora e Aposento da moita capitaneados, respectivamente, por José Luis Gomes, João Pedro Rosado e Tiago Ribeiro.
Serão lidados seis novilhos a sortear de entre as seguintes oito ganadarias: Prudêncio, Vinhas, Manuel Veiga, Passanha, Paulo Caetano, Manuel Coimbra, Romão Tenório e Vila Galé.
A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense terá a seu cargo a componente musical deste espectáculo.
Todos os artistas actuam graciosamente e os novilhos são também cedidos gratuitamente.
SAR D. Isabel de Bragança dá o seu alto patrocínio a este evento de carácter beneficente.

A organização do 1º grande festival taurino em favor da deficiência é uma das muitas iniciativas que a Associação Portuguesa de Dresasge (APD), organismo reconhecido e protocolado pela Federação Equestre Portuguesa (FEP) tem vindo a desenvolver na área da Hipoterapia, Equitação Terapêutica e Equitação Adaptada (os 3 tipos de intervenção do indivíduo portador de deficiência com o cavalo).
A necessidade de recorrer a este tipo de envolvimento da sociedade civil, no sentido de angariar fundos, é uma das formas não só de conseguir os meios económicos que são muito difíceis de obter através dos organismos púbicos que tutelam as áreas da deficiência, mas também a divulgação das diversas terapias alternativas já cientificamente comprovadas, ao mais alto nível internacional.

Uma vez que a festa de toiros e este tipo de abordagem clínica e desportiva têm um denominador comum, o cavalo, reconhecido por ser um animal de nobreza inigualável e de uma honestidade incomparável, a APD pôs mãos à obra e encetou contactos com a mais emblemática praça de toiros do país, o Campo pequeno, que, desde o primeiro minuto apoiou esta iniciativa, à qual dá também o seu alto patrocínio SAR D. Isabel de Bragança.

Com os fundos a recolher deste festival taurino, a APD pretende financiar um amplo programa de acção, do qual destacamos:
  • Formação e credenciação de técnicos como terapeutas, monitores, equitadores e juízes;
  • Criação de uma Comissão Técnica que regulamente a realidade portuguesa de acordo com a regulamentação internacional em vigor;
  • Levantamento nacional dos praticantes mais capacitados para a competição;
  • Promoção a nível regional e nacional de eventos que estimulem a apetência para competir;
  • Apoio técnico e financeiro a cavaleiros que se encontram no circuito da Equitação Adaptada;
  • Aquisição ensino e melhoramento de cavalos que, pelas suas qualidades de nobreza e entrega, possam ser atribuídos a cavaleiros que demonstrem qualidades para competir e que, por vários motivos, não possam adquirir as suas montadas.
Os praticantes de Hipoterapia, Equitação Terapêutica e Equitação Adaptada agradecem a todos, os que, de algum modo, tornaram possível a realização deste festival, aos quais expressamos o nosso sincero "Obrigado por nos fazerem sorrir"!

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.