segunda-feira, 19 de novembro de 2007

[YOUTUBE] 100.000 Visionamentos - Um virar de página no projecto online da S.F.P.L.S.

Canal BandadoSamouco: foi ultrapassada a barreira dos 100.000 visionamentos no canal que esta colectividade mantém no famoso Youtube, feito que acontece a dias desta Instituição comemorar o seu 88º aniversário.


Assinala-se desta forma uma viragem para raízes mais profundas de muito do associativismo que tem atravessado as últimas décadas na história da modesta mas irreverente vila do Samouco. Nesta estreia, o http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta uma selecção de fotos registadas nos saudosos corsos carnavalescos no Gaio entre 1980 e 1985, na vila do Samouco: dezenas de carros alegóricos, centenas de figurantes e milhares de horas investidas num projecto que mobilizou anos a fio toda uma terra e atraiu muita gente até esta localidade à beira Tejo plantada.

O ritual repetiu-se ano após ano, dias a fio no Samouco: de tarde os corsos na rua; de noite os bailes na Sociedade: temas musicais lendários interpretados primeiro pela Batucada Ritmo e depois pelos Aguarela; as fantasias que se apresentaram no salão; as pessoas que só se viam de ano a ano por esta altura; o ambiente de festa e animação contagiante... tudo contribuiu para momentos verdadeiramente inesquecíveis vividos por todos quantos presenciaram esta época.



O tema que se ouve na sequência que apresentamos acima é o lendário "Ladrão/Malandro", interpretado em palco pelos "Aguarela", tendo este registo sido feito no baile de segunda-feira deste ano.

Porém, há coisas que não se apagam, resistindo ao tempo e modernizando-se. O Conjunto musical Aguarela - à passagem do seu 20º aniversário - está a preparar-se para proporcionar 4 serões muito especiais nos próximos dias 1, 2, 3 e 4 de Fevereiro de 2008. Com a mística de sempre mas atento às novas tendências musicais e não só, esta formação vai-se apresentar com muitas novidades e surpresas. Como habitualmente, os bailes de Carnaval terão lugar no novo salão da Colectividade e serão organizados pela Direcção da S.F.P.L.S..

Num trabalho que se quer de cooperação entre todos, o http://bandadosamouco.blogspot.com propõe a todos os leitores deste espaço, samouquenses ou pessoas com fortes ligações nesta vila a escreverem para bandadosamouco@gmail.com ou aparecerem na S. F. P. L. S. com o seu testemunho, com documentação, com a sua visão da história desta colectividade, a qual se cruza com a história desta vila. Temos já construído um verdadeiro arquivo online com muita da história recente. É hora de ir mais atrás, mais fundo, mais longe.

Contamos com a sua coragem: venha daí - entre em contacto connosco!

3 comentários:

Anónimo disse...

Vamos a isto S.F.P.L.S. relembrem tudo o que já foi feito e força e coragem para o muito que ainda vão fazer. Um, grande bem haja a todos os que se empenharam, se empenham e se empenharão (no bom sentido da palavra) para o Progresso da Sociedade. Gostei muito e revivi os meus tempos de menina. Um Forte Abraço.

Anónimo disse...

O FATO DA DAMA ANTIGA AINDA EXISTE! E A DAMA ANTIGA JÁ TEM UMA FILHA QUE QUALQUER DIA O VAI VESTIR! FOI GIRO RECORDAR!
MARIA JOÃO RODELO

Anónimo disse...

Parabéns e muitas felicitações!!!

Deliciei-me a ver o baú das recordações... recordei, principalmente, o grupo dos coelhinhos em 1985... já lá andava pelo meio a festejar o Carnaval... Bons velhos tempos.

Beijinhos e mais uma vez parabéns!!!

Marisa Costa

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.