quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

[AGUARELA 2008] Os Bailes de Carnaval na Sociedade F. P. L. Samouquense nos anos 80

Depois de há semanas termos apresentado em vídeo momentos dos corsos carnavalescos na primeira metade da década de 80 no Samouco, é chegado o momento de reforçar a rubrica "Baú de Recordações" e apresentar alguns dos momentos vividos nos bailes da Sociedade F. P. L. Samouquense entre os anos de 1984 e 1988.

Ainda na antiga sala Francisco Domingos Taneco - consideravelmente mais pequena que a actual - a animação e a criatividade encheram de cor e alegria a Sociedade Samouquense anos a fio: numerosos foliões mascarados - individuais, a par ou em grupo - com fantasias que levaram os serões de meses a fio a serem inteiramente produzidas à mão, uma população mobilizada em que se trabalhava centenas de horas para que nada falhasse nos bailes... tudo em nome do espírito de folia e de diversão entre samouqueiros e forasteiros:

Muitos são aqueles que ainda hoje recordam com muita nostalgia os tempos em que as pessoas se acotovelaram para dar um pezinho de dança, para dar uma boa gargalhada, para ver os amigos que só vêm ao Samouco nesta altura do ano, para trincar a bela isca ou bifana... para partilhar o espírito único dos bailes de Carnaval no Samouco. Musicalmente falando, vários dos bailes na Sociedade ao longo da década de 80 foram animados pelo agrupamento musical "Batucada Ritmo" e em 88 surgiram os Aguarela, conjunto que se reinventa ano após ano e que em 2008 continua a assegurar os serões carnavalescos mais animados na região.

Hoje em dia muita coisa mudou. Porém, existem muitas pessoas que teimam em trabalhar para manter a tradição viva. O Conjunto Musical Aguarela - formação com mais de uma dezena de elementos em palco e com forte presença de músicos da Banda desta casa - está a trabalhar arduamente nos Bailes de Carnaval 2008: nos próximos dias 1, 2, 3 e 4 de Fevereiro, o grupo irá realizar 4 bailes na Sociedade F. P. L. Samouquense, precisamente no ano em que celebra os 20 anos de existência. Durante todo este mês de Janeiro, o http://bandadosamouco.blogspot.com vai-lhe contar mais pormenores acerca das muitas surpresas que estamos a preparar, não só para celebrar a folia carnavalesca, mas para também assinalar duas décadas de música desta jovem formação musical.

Venha daí - prepare as suas fantasias a rigor e com muita imaginação: já falta pouco para vir desfrutar dos melhores Bailes de Carnaval de toda a região: os Bailes de Carnaval do Samouco!

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.