sexta-feira, 14 de setembro de 2007

[Crónica] Moita do Ribatejo - Grandiosa Corrida de Toiros à Portuguesa

Crónica por Ana Sofia Oliveira, cronista tauromáquica http://bandadosamouco.blogspot.com;
Fotos por João Silva, Director de Fotografia do serviço Naturales - Correio de Tauromaquia Ibérica:
Esta 5ª Feira todos os caminhos foram dar à Moita do Ribatejo: palco de um cartel fortíssimo, este foi um dos pontos altos da Feira Taurina a decorrer na vila ribatejana. Com lotação esgotada, a Praça de Toiros Daniel do Nascimento encheu-se de emoção e suspense durante cerca de 3 horas e meia. O cartel foi composto pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Vítor Ribeiro, Sónia Matias, Gilberto Filipe e João Moura Caetano. Forcados do Aposento da Moita a solo comandados pelo cabo Tiago Ribeiro para um curro de 6 Toiros da Herdade de Pégoras. A Banda do Samouco abrilhantou este magnífico espectáculo.

No início da corrida foi respeitado um minuto de silêncio pelo desaparecimento do ganadero António José da Veiga Teixeira. Foi realizada uma breve homenagem ao antigo empresário da praça Daniel do Nascimento José Lino assim como a Guilherme Pereira.

Sobre a corrida propriamente dita:

1º Toiro - Luís Rouxinol
Lide: "España Cañi" - Solo de Pedro Carvalho
Volta de Agradecimentos: "Ecos de Aragón"
Perante um exemplar de 502kg, de início a sorte não sorriu a Rouxinol: foi um toiro desinteressado no cavalo e mais atento às tábuas aquele que entrou em praça, despertando apenas alguma da sua bravura após a cravagem do primeiro comprido. Após câmbio de cavalo, foi já nos curtos que o cavaleiro conseguiu mostrar a sua classe, sempre colado ao seu oponente e entregando-se à lide. Entre os melhores ferros fica a excelente nota para um violino, um ferro de palmo e um par de bandarilhas. Nota elevada para este cavaleiro.
Após 4 tentativas frustradas, fruto de sucessivos derroques, os Forcados do Aposento da Moita concretizaram a sua sorte ao 5º intento, já com o ajuda muito próximo do forcado Pedro Marques na cara. Ainda assim existiram alguns problemas em parar o seu oponente.
2º Toiro - Rui Fernandes
Lide: "Ayamonte"
Volta de Agradecimentos: "Paco Ojeda"
Na sorte saiu ao jovem cavaleiro um exemplar de 548kg com grande bravura, fixando-se desde início no cavalo. Começou bem com compridos bem colocados, mas já nos curtos o toiro desinteressou-se, não facilitando o trabalho a Rui Fernandes. Com algumas investidas bruscas por parte do cavaleiro, o toiro foi mostrando pouco interesse na colocação dos ferros, concentrando-se mais nos capas que estavam no interior da teia, mostrando sinais de mansidão. Após 6 curtos - um deles dedicado à Banda do Samouco já ao som do pasodoble Ayamonte - o jovem cavaleiro terminou a lide. Sem ter conseguido uma lide brilhante, há a lamentar a pouca sorte no toiro que lhe calhou esta noite.

Aposento da Moita: perante fortes arrancadas do seu oponente, as 4 primeiras tentativas foram desfeitas. Foi ao 5º intento e com 4 dos ajudas muito perto do forcado Gustavo Martins na cara que foi consumada a sorte, numa pega algo apagada.

3º Toiro - Vítor Ribeiro
Lide: pasodoble "Vítor Ribeiro" - Solos de Paulo Pancadas na voz principal e José Fontes na segunda voz
Volta de Agradecimentos: "La Puerta Grande"
Perante um toiro com 570kg, Vítor Ribeiro começou bem a lide cravando o primeiro curto logo à entrada do seu oponente em praça. Após cravar 3 compridos, o cavaleiro cambiou de cavalo e arrancou para um excelente ferro curto, executado com grande qualidade. Não tendo concretizado uma lide brilhante, Vítor Ribeiro ficou um pouco aquém das expectativas, pois mesmo com alguns ferros de belo efeito esperava-se um pouco mais deste jovem.

Deslumbrante pega do forcado João Camejo, conseguindo aguentar a velocidade e a força do seu oponente até às tábuas, onde os ajudas desempenharam muito bem o seu papel. Com a sorte a ser madrasta até então para com o grupo de forcados da vila, o público que encheu por completo a praça mostrou o seu agrado com uma demorada salva de palmas de pé ainda com o grupo na arena. O http://bandadosamouco.blogspot.com registou em vídeo esta magnífica pega e partilha-a em seguida com os seus leitores. Para ver clique aqui.

4º Toiro - Sónia Matias
Lide: "Forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete", com solo de Miguel Silva
Volta de Agradecimentos: "Chiclanera"
O exemplar reservado para Sónia Matias - com 512kg de peso - entrou em praça com grande velocidade, tendo assustado os presentes após a cravagem do 1º comprido. Nos curtos, Sónia esteve bem, colocando alguns ferros de bom efeito, sempre entregada à lide e com vontade e garra habituais no seu toureio. Não esteve no seu melhor na cravagem dos ferros mas há a destacar um bonito ferro de palmo, o qual mereceu muitos aplausos.

Na sua 4ª pega da noite, os forcados do Aposento da Moita não conseguiram consumar a pega à primeira. Sorte fechada ao segundo intento com Luís Fera dobrado por José Broega sem problemas de maior devido à baixa velocidade na investida.

5º Toiro - Gilberto Filipe (vencedor da Corrida das Figuras do Futuro da passada 2ª Feira)
Lide: "Alcochete Olé" com solo de Miguel Silva
Volta de Agradecimentos: "Campanera"
Gilberto Filipe entrou bem, conseguindo concentrar o exemplar de 590kg que lhe calhou em sorte no cavalo e sem demoras a colocar com qualidade o seu primeiro comprido. Perante um contratempo com o cavalo - que começou a coxear da pata direita) a lide não correu pelo melhor ao jovem da Atalaia: falhando alguns ferros e sem capacidade para dar a volta à lide, Gilberto Filipe acabou por estar aquém das expectativas.
Netinu Wen não conseguiu fechar a sua sorte à primeira, ficando mal tratado em arena, de tão forte que foi o derroque do toiro. Na segunda tentativa, os ajudas foram incapazes de fechar a pega. Pega consumada ao terceiro intento com os forcados muito próximos uns dos outros na recepção ao toiro. Netinu Wen saiu de maca após concretização da pega, tendo sido assistido na enfermaria da praça.
6º e último toiro - João Moura Caetano
Lide: "Torero Cale" com Solo de Pedro Carvalho na voz principal e José Fontes na segunda voz
Volta de Agradecimentos: "Recuerdos de Mondariz"
Com 554kg de peso, o derradeiro da noite teve Moura Caetano a fazê-lo rodar no centro da arena sem nunca se tocarem. Recebeu os 2 primeiros compridos com cravagem correcta, esperando pelo toiro e depois cravando o ferro. Após câmbio de cavalo, o toiro desinteressou-se da lide, aproximando-se consecutivamente das tábuas após a cravagem de cada um dos curtos. João Moura Caetano sentiu dificuldades em gerir esta situação, pois não conseguiu evitar o tempo de espera exagerado entre a cravagem de cada ferro. Foi ao som de "Torero Cale" que cravou os seus melhores curtos, mas mesmo assim muito perto das tábuas. Fechou a sua lide com dois belos ferros de palmo. Esperava-se um pouco mais do jovem cavaleiro esta noite.
O Cabo Tiago Ribeiro fechou a noite para o Aposento da Moita à terceira tentativa: mesmo com o toiro a sacudir os ajudas com movimentos bruscos, este forcado segurou-se bem na cara do seu oponente até às tábuas, concretizando uma excelente pega. O http://bandadosamouco.blogspot.com partilha esta excelente pega em seguida: para ver, por favor clique aqui.

O http://bandadosamouco.blogspot.com dá-lhe a hipótese de ver neste espaço 4 momentos em vídeo registados nesta grandiosa noite de toiros: 2 excertos da Banda do Samouco e 2 pegas pelo Aposento da Moita:

Pasodoble "Vítor Ribeiro" (Dedicatória da Banda do Samouco ao jovem cavaleiro), com solos de Paulo Pancadas na voz principal e José Fontes na segunda voz:

Pasodoble "Paco Ojeda":

3ª Pega dos Forcados do Aposento da Moita:

6ª Pega dos Forcados do Aposento da Moita:
Quer ver mais fotos deste espectáculo? Conecte-se aqui ao serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica e veja a reportagem fotográfica completa pela objectiva de João Silva.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.