sexta-feira, 30 de novembro de 2007

[REPORT] Banda do Samouco no Fórum Cultural de Alcochete

Último serão do mês de Novembro: uma noite fria desce a Alcochete para receber músicos, maestro e público no Fórum Cultural da vila.

Nove da noite: nos camarins o corropio do costume: entre trocas de roupa, o despir de agasalhos... entre a montagem dos instrumentos há que afinar. Uma desorganização organizada apodera-se de cada músico, como quem sabe que dentro de minutos tudo tem que estar pronto e nada pode falhar.

Já em palco, um misto de sentimentos: a ansiedade estampada na cara de alguns músicos contrasta com a segurança de outros, os veteranos. Sem dialogar, há olhares que valem mais que mil palavras.

Passam poucos minutos das 21H30: abre-se o pano. O maestro entra em palco e saúda o público, virando-se em seguida para os seus músicos. "Tércio de Quites" arranca seguro e abre o espectáculo.

António Dolores no clarinete e Pedro Carvalho no trompete em "Mar I Bel", André Craveiro no saxofone alto em "Ross Roy", Miguel Silva no trompete em "Alcochete Olé" seguram e bem os solos que o repertório da noite lhes reserva.
Sérgio Oliveira coloca a sua estante mais alta que o habitual e muda a sua posição em palco: na sua estante avista-se "El Compae" de José Molina, mas sem partitura: o papel é de clarinete solo. Ela e ele: banda e maestro clarinetista solista arrancam para uma interpretação limpa, segura, de excelente nível. O público manifesta de forma ruidosa o seu agrado.

Fecha-se o pano. Já com o dia de aniversário em mente, à saida um até já entre músicos e maestro. O concerto de aniversário pouco ou nada terá a ver com o desta noite: novos temas novos desafios: uma viragem de página para a Banda de Música e não só. Afinal este Sábado é o primeiro dia do resto da vida da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.