sexta-feira, 29 de agosto de 2008

[FotoVídeoReport] Corrida comemorativa do 102º Aniversário do Sporting Clube Portugal no Campo Pequeno

Crónica Tauromáquica por Luís Rodelo:

Na corrida que assinalou o 102º aniversário do Sporting Clube de Portugal, o público afluiu em força à monumental lisboeta para presenciar à anunciada "apoteose de bandarilhas", com os cavaleiros Joaquim Bastinhas e Luís Rouxinol acompanhados pelos matadores Luís Procuna e António Ferreira. Três dos sete toiros da ganadaria de Manuel da Veiga foram pegados pelos Amadores de Alcochete. A Banda do Samouco animou musicalmente este serão tauromáquico.

No primeiro da noite, Joaquim Bastinhas defrontou um toiro algo distraído nas tábuas, com o cavaleiro a ter que aplicar labor para conseguir levar com êxito o seu intento na arena. O cavaleiro de Elvas executou uma lide em crescendo - razoável nos compridos e melhor nos curtos - completando a sua actuação a solo com o tradicional par de bandarilhas à Bastinhas bem executado a aquecer o ambiente em praça.

Luís Rouxinol deparou-se a solo com um toiro desinteressado em arena, tendo começado pela cravagem de uma sequência de compridos razoáveis. Com a sua montada e ao som de “Espanã Cañi” a lide do cavaleiro de Pegões foi de menos a mais acabando em tom de triunfo, muito devido à capacidade do cavalo se aguentar na cara do toiro e de se movimentar em terrenos apertados.

Após ter recebido o toiro à veronica, Luís Procuna cravou no seu primeiro toiro 2 bons pares de bandarilhas, saindo ao kit do seu colega após este ter cravando um bom par, evitando uma saída apertada de Ferreira, perto de tábuas. Na muleta apegou-se do toiro pela direita sendo este o melhor lado, pois pela direita seguia o seu caminho, levando Procuna a efectuar passes templados e vistosos. Já pela esquerda, o toiro derrotou na muleta, não apresentando uma investida tão clara.

António Ferreira apresentou-se no Campo Pequeno recebendo o seu primeiro oponente com veronicas rematando com meias veronicas. Executou o kit por chicuelinas de mãos baixas rematando com uma rebolera. Nas bandarilhas, após uma passagem em falso no primeiro par, cravou dois pares de boa nota sendo o melhor cravado de dentro para fora, recriando-se em seguida na cara do toiro com Procuna, depois de um belo tercio de bandarilhas. Na muleta o toiro apresentou-se cumpridor seguindo o seu caminho, dando ao matador alguns momentos de bom toureio templando a sorte.


A falta de codicia do toiro foi a tónica dominante na lide a duo protagonizada por Bastinhas e Rouxinol. Ainda que com alguns apontamentos interessantes no decorrer desta lide, sobressaiu um toiro mais interessado nas tábuas que nos cavalos que, apesar de ter investido, não transmitiu brilho nem emoção às sortes.

No seu derradeiro toiro, Procuna recebeu-o com veronicas rematando com meias veronicas e reboleras, toureou no kit por tafalleras aquecendo o ambiente. Nas bandarilhas cravou 3 pares de boa colocação, sendo que no segundo executou um cambio e cravou a pés juntos na passagem do toiro, o terceiro par foi cravado de fora para dentro de tábuas em terrenos já apertados. Na muleta executou alguns derechazos rematados com passes de peito. Pela esquerda as condições do toiro pioraram, num toiro que veio de mais a menos, chegando a faena de muleta cansado e com meias investidas, relutante em investir, pedindo muito esforço do matador para conseguir uma investida na muleta.

No último da noite, Ferreira recebeu o toiro à veronica executando alguns passes de boa nota. Nas bandarilhas cravou pares de grande cotação. Na muleta embora o toiro saísse solto nos primeiros muletazos foi um toiro que tinha “som”, voluntarioso, seguia o seu caminho sem derrotar, ao que Ferreira soube aproveitar templando, quer os passes pela direira quer pela esquerda, tendo conseguido obter uma boa faena a este exemplar da ganaderia de Manuel Veiga.

A respeito da forcadagem, os Forcados Amadores de Alcochete asseguraram as 3 pegas da noite ao 1º intento por Carlos Filipe, ao 2º intento por Rui Batista e à 1ª tentativa por Vasco Pinto - Cabo do Grupo - numa noite sem grandes sobressaltos para a formação alcochetense.


O Serviço http://bandadosamouco.blogspot.com/ apresenta em seguida em vídeo todas as pegas:


Com boa apresentação, saíram à arena 7 Toiros de Manuel Veiga que no geral cumpriram, à excepção do 5º e 6º toiros lidados pelo duo de cavaleiros e no 2º toiro de Luís Procuna respectivamente.

Acerca da Banda do Samouco, apresentamos aqui vários excertos de pasodobles executados esta noite:

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.