segunda-feira, 25 de agosto de 2008

[FotoVídeoReport] Setúbal - Triunfo simultâneo da juventude e maturidade

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo:

A monumental Carlos Relvas em Setúbal recebeu este Domingo uma grandiosa noite de toiros. Perante mais de 3/4 de casa estiveram em praça os cavaleiros João Moura, António Palha Ribeiro Telles e António Maria Brito Paes. Os Amadores de Montemor e de Setúbal asseguraram as pegas da noite perante 6 toiros da ganadaria de Brito Paes.

João Moura lidou o primeiro da noite. Em resultado de um oponente que não lhe permitiu evidenciar a arte que melhor o caracteriza em arena, o cavaleiro de Monforte chegou inclusive a levar alguns toques na montada, tendo-se desenrolado uma lide regular sem entusiasmar o público; No seu derradeiro toiro, Moura melhorou e muito: em crescendo, esteve bem nos compridos mas foi nos curtos com batidas ao pitón contrário que conseguiu mostrar o seu melhor valor, finalizando a sua passagem pela capital sadina com dois ferros de palmo com cravagem exemplar, com os espectadores a manifestarem ruidosamente o seu agrado;

António Ribeiro Telles defrontou o seu primeiro da noite que cedo se fechou em tábuas, obrigando-o a aplicar-se. Fazendo-se valer da sua mestria, o cavaleiro da Torrinha adaptou-se bem ao seu oponente, primeiro com compridos bem rematados e em seguida com curtos de excelente nota. Saiu da arena com o público a manifestar o seu agrado de pé, premiando o labor que demonstrou do início ao fim da sua lide; No 5º toiro da noite, António começa com compridos cravados à tira de bom nível. Já nos curtos, o seu melhor toureio vem à tona com ferros bem preparados e reuniões acertadas, não se deixando ficar atrás do cavaleiro de Monforte a respeito de êxito em praça esta noite;

António Brito Paes apresentou-se esta noite perante dois colossos do toureio a cavalo lusitano. No terceiro da noite, deparou-se com um toiro algo distraído nas tábuas. Seguro e decidido, o jovem concretizou uma lide de menos a mais, onde a inteligência na interpretação dos sinais que iam sendo libertados pelo seu oponente foram absorvidos da melhor forma, permitindo-lhe tirar partido em sortes preparadas a preceito; No derradeiro da noite, o cavaleiro deparou-se com um oponente mais atrevido que o anterior, oferecendo condições para vincar da melhor forma o seu toureio. E assim o fez: com reuniões muito bem concretizadas, Brito Paes demonstrou todo o seu domínio a cada ferro, por entre compridos à tira e curtos com paradinha na antevisão da reunião e cambiadas logo em seguida, plenas de emoção. Com uma lide em crescendo, o cavaleiro negou-se ao pedido do público para um último ferro deixando um murmúrio agradável nas bancadas, numa atitude extremamente inteligente.

A respeito das pegas, apresentaram-se em praça os Amadores de Montemor e de Setúbal, com sortes bem distintas na altura de consumar as respectivas sortes. O grupo alentejano concretizou à 1ª, 1ª e 3ª tentativas respectivamente, evidenciando muita garra em especial na primeira pega da noite. O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com mostra agora as 3 pegas executadas pela formação alentejana:

Pelos Amadores de Setúbal, a primeira pega não foi concretizada: à 5ª tentativa, em resultado do forcado na cara ter sido sacudido por fortes derrotes, ficou na cara do toiro outro elemento, pelo que o director da corrida tomou a decisão de recolher o toiro. As restantes sortes foram consumadas ao 3º e 1º intentos respectivamente, de onde sobressai a derradeira pega da noite com o forcado a fechar-se cedo na cara do seu oponente percorrendo 2/3 de praça numa sorte bem concretizada. Apresentamos em seguida as 2 ultimas pegas executadas pela formação sadina:

Com boa apresentação em praça, desejava-se um curro de Brito Paes mais regular.

No intervalo, a Presidente da Câmara de Setúbal distinguiu António Ribeiro Telles e João Moura pelos 25 e 30 anos de alternativa respectivamente, aproveitando a ocasião para agradecer em breves palavras a todos os principais intervenientes neste espectáculo taurino.

Um mês após a última corrida em Setúbal, a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense voltou à capital de Distrito para abrilhantar musicalmente este serão tauromáquico.

Banda do Samouco este Domingo na Praça Carlos Relvas em Setúbal

Este serviço apresenta agora excertos da actuação da Banda do Samouco esta noite, na cidade onde o Sado se cruza com o Atlântico:

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.