sexta-feira, 8 de agosto de 2008

[FotoVídeoReport] Homenagem ao emigrante no Campo Pequeno

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo;

Fotos de João Silva (www.joaopsilva.com), Chefe de Fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:
As portas do Campo Pequeno abriram-se esta quinta-feira para assistir a um grande espectáculo de toiros, testemunhado por uma moldura humana que quase esgotou a monumental lisboeta e por largas centenas de milhares de espectadores através da emissão na TVI. Em praça estiveram os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador e António Maria Brito Paes, que confirmou a sua alternativa. Nas pegas estiveram os Amadores de Vila Franca e Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Foram lidados seis toiros de Herds. de Cunhal Patrício. A animação musical deste serão esteve a cargo da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

António Maria Brito Paes esteve francamente bem. No primeiro da noite o jovem confirmou a sua alternativa com uma lide tranquila, em que a ferragem foi bem executada, ainda que pela frente lhe tivesse calhado em sorte um oponente onde a falta de bravura foi constante; No último toiro um dos momentos mais marcantes deste espectáculo: perante o melhor toiro do lote, cedo o jovem alenquerense percebeu que tinha matéria prima para triunfar. A inteligência e o querer fizeram o resto, numa lide onde a beleza do toureio aliada ao excelente momento que o cavaleiro atravessa resultaram em triunfo absoluto, com a assistência a manifestar ruidosamente o seu agrado.


Em noite de homenagem pelos seus 25 anos de alternativa, António Ribeiro Telles começou por enfrentar o segundo exemplar da noite: um toiro manso que não colaborou obrigando o cavaleiro a aplicar-se. Resultou ainda assim uma lide bastante razoável; No quarto toiro da noite, o cavaleiro da Torrinha presenteou a assistência com uma lide limpa e agradável, saltando à vista o seu estilo clássico em ferros de excelente recorte perante um toiro que de forma geral cumpriu.

Rui Salvador apresentou-se no Campo Pequeno no momento em que atravessa um excelente momento de forma. Perante o seu primeiro exemplar, o cavaleiro esteve em muito bom registo, onde a inteligência na interpretação dos sinais que o seu oponente foi libertando se revelou fulcral. Resultou uma lide em crescendo onde a ferragem foi concretizada sem falhas; No quinto da noite, o cavaleiro alfacinha defrontou-se com um toiro algo matreiro, em que mesmo fechado em tábuas arrancou para algumas investidas fortes, nas quais se assistiram a alguns ferros de excelente efeito.

Nas pegas, os Amadores de Vila Franca selaram as respectivas sortes ao 5º, 2º e 2º intentos respectivamente, onde algumas dificuldades foram evidentes.
Quanto aos Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, selaram todas as suas sortes à primeira tentativa, perante um tércio de oponentes nada fáceis de pegar.

Leia aqui a crónica multimédia completa com textos, fotos e vídeos da Banda e Forcados.

Os espectáculos no Campo Pequeno prosseguem no próximo dia 21 de Agosto com um grande cartel, na edição 2008 da Corrida da Revista "Nova Gente": mais um serão rigorosamente a não perder na catedral lisboeta.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.