domingo, 10 de agosto de 2008

[FotoVídeoReport] Campo Pequeno: noite de Bom Toureio Em Pleno Agosto

O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta em seguida o relato em profundidade com alguns dos melhores momentos da Grande Corrida de Homenagem ao Emigrante realizada na última quinta-feira na monumental lisboeta, com o olhar sempre atento da cronista Patrícia Sardinha, Directora Adjunta do Serviço Informativo Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica e com fotos pela objectiva de João Silva (www.joaopsilva.com), Chefe de Fotografia do Serviço Informativo Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:

Ao contrário de temporadas anteriores em que a praça de toiros do Campo Pequeno regista pouca entrada de público no mês de Agosto, este ano em mais uma corrida televisionada pela TVI, o público aderiu em peso e contribuiu para uma perfeita noite de festa e verdadeiro toureio.
Estiveram em praça os cavaleiros António Telles, Rui Salvador e António Mª Brito Paes que confirmava naquela noite a alternativa. Os forcados foram os de Vila Franca e os da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Já os toiros de Cunhal Patrício colaboradores no geral, pecaram pela falta de peso.

Por confirmar alternativa foi António Brito Paes quem abriu a noite, lidando o toiro com o peso de 476 kg, pequeno, franco de carnes para uma corrida na primeira praça do país e ainda por cima televisionada. Depois de certeiros dois compridos, foi nos curtos que se foi evidenciado o jovem cavaleiro. Comunicativo com as bancadas, citando de largo com a rês a arrancar cravou bem o primeiro curto. Deixa-lhe mais três bons ferros no sítio com o toiro a revelar-se algo brusco. Superou-se na sua segunda actuação com um primeiro comprido à porta gaiola, a um toiro com 470 kg de córnea aberta e que foi o melhor da noite. Deixou mais um segundo comprido muito bem de frente e nos curtos entre batidas ao pitón contrário e quiebros perfeitos, foi tendo uma actuação em crescendo que culminou com fortes ovações do público, depois de Brito Pães ter rematado com um ferro de palmo. Um jovem que apesar de poucas oportunidades confirmou esta noite no Campo Pequeno muito valor.

António Brito Paes


António Telles teve pela frente um toiro com 475 kg, de córnea alta, cabeça pequena e que foi recebido com o primeiro comprido à porta gaiola, levando-o depois em boa brega. Citou de longe para deixar a segunda bandarilha, mas a rês começou por evidenciar sinais de mansidão, tendo António que o recolocar nos terrenos para depois consumar a sorte. Contudo foi nos curtos que o toiro foi a menos com uma procura insistida das tábuas, tendo o cavaleiro que redobrar trabalho entrando muitas vezes por dentro para conseguir cravar a ferragem. Destaca-se o terceiro ferro. Melhor sorte teve na sua segunda actuação, com um toiro a acusar na balança 480 kg, alto de morrilho, e a quem o cavaleiro cravou três bons compridos. Apesar da rês se custar a fixar nos terrenos, o cavaleiro evidenciou toda a sua arte e citando recto, cravou com distinção três ferros curtos. Melhor o segundo com a rês a pôr alto a cabeça. O público exigiu mais um ferro, e o cavaleiro respondeu correctamente, com o toiro já rendido e sem perseguir a montada.

António Ribeiro Telles

Também Rui Salvador andou por cima dos oponentes com duas actuações soberbas. Ao seu primeiro toiro, com 500 kg e de franca investida, deixou dois bons ferros compridos. Andou cheio de entrega o cavaleiro de Tomar, sacando a rês das querências, pondo-a nos terrenos certos e cravando certeiro a ferragem curta. Brilhante o quarto ferro, Rui Salvador comprovou a boa fase que atravessa, estando de volta aos triunfos e afirmando-se como um dos cavaleiros que ao longo destes anos se tem mantido mais regular nas suas actuações, sempre com sentido de lide. Voltou a estar impecável na sua segunda lide, com um toiro que pesou 478 kg e que cedo se ‘encostou’ às tábuas e de lá pouco saiu. Foi o cavaleiro quem se teve que dobrar com a rês, entrando sempre em terrenos de compromisso para cumprir com a ferragem comprida e brilhar com os curtos. Excelente o quarto ferro de perfeita execução. Foi uma actuação que muitos outros cavaleiros não teriam, pois mais depressa se entregariam às dificuldades que a rês apresentava. Foram ferros difíceis os de Salvador, mas não impossíveis, pois quem sabe…sabe.

Rui Salvador

No que às pegas diz respeito, iniciaram funções o grupo de Vila Franca, tendo pegado Márcio Francisco que só consumou à quinta com as ajudas muito carregadas, depois de várias tentativas em que ora falhavam os companheiros ora ele que não se fechava bem; Diogo Pereira sem dificuldades à primeira; e Ricardo Patusco também à primeira em muito bem.

Amadores de Vila Franca

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com partilha agora as duas melhores pegas da noite, executadas no 3º e 5ª toiros:

Pelo grupo da Tertúlia Tauromáquica Terceirense pegaram João Ávila que em vez de ter ficado no ‘meio’ dos cornos do toiro, ficou literalmente ‘deitado’ em cima da córnea, e apesar de não concordar, foi dada por consumada esta pega (talvez para ficar bem no boneco da televisão); Marco Sousa muito bem à primeira; e José Vicente que se aguentou forte à primeira também.

Tertúlia Tauromáquica Terceirense

O blog da Banda do Samouco partilha agora com os seus leitores as duas melhores pegas da formação natural do arquipélago dos Açores, concretizadas ao 4º e 6º toiros da noite:

A respeito da Banda do Samouco, apresentamos em seguida 4 excertos de pasodobles executados no 14º espectáculo da temporada 2008 no Campo Pequeno: "Joselito Bienvenida", "Gracia Española", "Nerva" e "Vitor Ribeiro" são os pasodobles que pode ver e ouvir em seguida:

Dirigiu a corrida António Garçoa, numa noite que resultou de festa pelo público variadíssimo de estilos, nacionalidades e gostos nas bancadas, mas em que o bom toureio sobressaiu, pena os toiros não terem sido os mais indicados, pelo menos em termos de tamanho. Ainda a destacar a singela homenagem prestada ao cavaleiro António Telles pelos seus 25 anos de alternativa durante o intervalo do espectáculo.

Os espectáculos no Campo Pequeno prosseguem no próximo dia 21 de Agosto com um grande cartel, na edição 2008 da Corrida da Revista "Nova Gente": mais um serão rigorosamente a não perder na catedral lisboeta.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.