segunda-feira, 4 de agosto de 2008

[FotoVídeoReport] Grandiosa Corrida de Toiros por ocasião das Festas da Cidade e Gualterianas

Crónica Tauromáquica e fotos por Pedro Rodelo:

Com o alto da Penha de um lado e toda a cidade-berço em festa do outro a servir de cenário para este espectáculo, ocorreu este Domingo no Parque das Hortas na cidade de Guimarães a tradicional Corrida de Toiros por ocasião das Festas da Cidade e Gualterianas.

Perante mais de 3/4 de praça estiveram os cavaleiros Rui Salvador, António Brito Paes e o praticante Tomás Pinto para lidar um curro de 5 toiros da Herdade de Camarate. Os amadores de Montemor, capitaneados pelo cabo José Maria Cortes asseguraram as pegas da tarde. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense teve a seu cargo a componente musical deste espectáculo.

Rui Salvador lidou o primeiro exemplar da tarde. Com uma lide de bom nível, esteve bem na interpretação do toiro em praça, tirando partido das suas características com ferros bem executados em terrenos do seu oponente. Excelente nota para os curtos, cravados de forma segura e eficaz; No 4º toiro da tarde, o cavaleiro concretizou uma lide em crescendo, com compridos bem vincados e curtos de excelente nota, onde os derradeiros ferros foram verdadeiros “ferros impossíveis” à Salvador, entusiasmando fortemente o público presente em praça.


Rui Salvador

António Brito Paes apresentou-se em Guimarães a 4 dias de confirmar a sua alternativa na Praça de Toiros do Campo Pequeno. Na lide do 2º toiro da tarde, o jovem teve uma lide tranquila onde o seu bom toureio foi fluindo em praça. Já ao som do pasodoble "Torero Cale", destaque-se o ferro de palmo que cravou na recta final desta lide e que entusiasmou fortemente a moldura humana presente em praça; O último toiro da tarde entrou em praça com muita pata, obrigando o jovem cavaleiro e a sua quadrilha de bandarilheiros a actuar de forma eficaz. Com domínio e segurança em praça, a lide desenrolou-se de forma agradável sobressaindo o último par de curtos da tarde.


António Brito Paes

Tomás Pinto teve a seu cargo o terceiro exemplar da tarde. O jovem teve uma lide de menos a mais onde sobressaiu fortemente a recta final com curtos de excelente nota. Com a assistência a exigir o derradeiro ferro e este a ser concedido, foi com este ferro de palmo que o jovem cavaleiro atingiu o auge da sua actuação, abandonando a arena sob uma forte ovação.


Tomás Pinto

A respeito dos Forcados, os Amadores de Montemor tiveram uma tarde tranquila, com sortes seladas ao 2º intento no primeiro toiro da tarde e ao 1º intento nos restantes.

Amadores de Montemor perante o Maestro Sérgio Oliveira
dedicam derradeira pega à Banda do Samouco


O curro da Herdade de Camarate esteve em praça com boa apresentação e de forma geral cumpriu.

Apresentamos em seguida dois vídeos que demonstram alguns dos momentos vividos em praça este fim de semana:

Forcados Amadores de Montemor:

Banda do Samouco:
A Banda do Samouco regressa aos toiros já esta 5ª Feira dia 7 de Agosto na Monumental Praça de Toiros do Campo Pequeno. Esta corrida servirá para homenagear o emigrante e incluirá uma homenagem especial a António Ribeiro Telles numa altura em que o cavaleiro da Torrinha comemora 25 anos de alternativa. Este espectáculo terá início às 22:15 Horas na catedral lisboeta e será transmitido em directo pela TVI.

2 comentários:

Anónimo disse...

boa banda...espero que tudo vos corra bem..

Anónimo disse...

boas...sim senhora grande banda tem musicas espetaculares pessoas 5estrelas..o blogue ta muito bem feito continua...felicidades...abraço hugo trompete

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.