sexta-feira, 15 de agosto de 2008

[Especial Ayamonte 2008] Fiestas de las Angustias - Recordações, números e testemunhos da edição 2007

O serviço informativo http://bandadosamouco.blogspot.com inicia aqui uma cobertura especial a propósito das Fiestas de las Angustias 2008, onde a formação samouquense volta a participar entre os próximos dias 4 e 9 de Setembro. Quase um ano depois do Dossier Especial Ayamonte - Fiestas de las Angustias 2007 ter ido para o ar e 8 meses após a Banda do Samouco ter regressado à Andaluzia para actuar na Cabalgata de Reyes na cidade de Alosno - Huelva, a cobertura que agora começa irá incluir artigos de antevisão, reportagens multimédia em vários pontos da cidade espanhola e análise acerca destas seculares festividades.

À semelhança dos anos anteriores, em 2007 foram muitas as recordações que todos quantos se dirigiram à cidade espanhola que vê desaguar o rio Guadiana trouxeram na memória. Nessa altura, o serviço online da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense desencadeou a maior operação de sempre fora de portas, com numerosas pessoas a colaborar de forma incansável com este serviço, permitindo perpetuar alguns desses momentos com reportagens que ainda hoje são vistas por muita gente com assiduidade. Em concreto, momentos como os concertos da Banda do Samouco na Fundación Tejada ou no Hogar del Pensionista, os testemunhos enternecedores após estas e outras actuações por Ayamontinos, Ayamontinas e demais espectadores aos músicos foram das imagens mais fortes do que aconteceu no local, tendo sido sem dúvida momentos marcantes para todos os elementos que acompanharam a comitiva samouquense.

De uma forma completamente diferente, algo similar se viria a passar online desde então até agora, com numerosos internautas a manifestarem-se em forma de comentário às notícias do blog e aos vídeos inseridos no serviço Youtube. Acerca do blog e a título de exemplo, merece destaque o testemunho da Sª. Dª. Maria Antónia, uma sexagenária com raízes muito fortes na vila do Samouco a residir na Austrália que, perante tamanha emoção, pediu auxílio a um familiar e nos endereçou o seu testemunho directamente para Ayamonte, ainda no decorrer das festividades:
"As lágrimas apoderam-se dos meus olhos ao ver representantes da terra onde nasci, e me viu crescer há tantos anos, levar tão longe e c/anta dignidade o nome da nossa querida terra -SAMOUCO.Matei saudades, garanto-vos q matei saudades da época em q era mais nova e a minha saúde me permitia acompanhá-los sempre. Pedi ao meu neto para q escrevesse o q este momento estou a sentir, s/ ajuda dele não podia saudá-los. As ágrimas continuam a soltar-se dos meus olhos e o meu neto diz q/ vai parar escreverporque eu estou muito nervosa. Para todos um beijo do tamanho de Portugal.
Viva o SAMOUCO VIVA A SOCIEDADE."
(ver notícia e comentário integrais aqui)

Também no Youtube os comentários se fazem sentir: os pasodobles Torero Cale, España Cañi e Nerva, são três flagrantes exemplos disso mesmo.

Os 13 vídeos que fazem parte do Especial Fiestas de las Angustias 2007 geraram mais de 31.000 visionamentos, com os espectadores a chegarem aos vídeos da Banda do Samouco vindos dos 5 continentes e a cruzarem-se connosco das mais variadas formas: através do próprio blog da colectividade, da rede social Hi5, de motores de busca como o Google, Yahoo ou Altavista ou do próprio serviço Youtube, só para citar alguns exemplos.

A qualquer momento entrarão neste serviço informativo mais notícias acerca das Fiestas de las Angustias 2008, festividades que terão lugar entre os próximos dias 4 e 9 de Setembro na cidade mais ocidental da província de Huelva: fique em sintonia com este espaço, pois a contagem decrescente para este grande acontecimento acaba de começar.

Já esta sexta-feira, o Director do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica deixou o seu testemunho acerca da presença da Banda do Samouco em Ayamonte. Poderá ler a opinião de Eugénio Eiroa, Director do serviço iformativo que é editado a partir da cidade espanhola de Pontevedra aqui.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.