segunda-feira, 30 de junho de 2008

[Antevisão] "El Cid", Triunfador absoluto da Feira de Santo isidro 2008 na 3ª Grande Corrida Jornal 24 Horas

O Campo Pequeno tem o maior orgulho em apresentar em estreia em Lisboa na próxima quinta-feira dia 3 de Julho pelas 22 Horas, o Matador de toiros espanhol Manuel de Jesus “El Cid” máxima figura do toureio e triunfador absoluto da edição deste ano da feira de Santo Isidro, a mais importante do mundo.

“El Cid” ganhou os prémios para o triunfador absoluto da feira outorgados pela Comunidade Autónoma de Madrid, pelo Casino de Madrid, restaurante Mayte e Taurodelta, a empresa que gere a Monumental de Las Ventas, que distinguiu também o diestro como o autor da melhor faena. Foi distinguido com o prémio “Biarritz-Bayonne”, o prémio mais antigo da feira de Santo Isidro, também destinado ao triunfador do certame. Posteriormente ganhou a “Orelha de Oiro”, atribuída pela Rádio Nacional de Espanha.

Natural de Salteras (Sevilha), Manuel de Jesus “El Cid” tomou a alternativa de matador de toiros a 23 de Abril de 2000, em Madrid. Tem vindo a afirmar-se como máxima figura do toureio, mercê de importantes triunfos nas praças mais exigentes da geografia taurina.

Até ao momento, leva toureadas cerca de 40 corridas, sempre em plano de triunfador. Está anunciado para todas as feiras importantes da temporada de Espanha e França.

A lide à portuguesa estará a cargo de dois cavaleiros da moderna geração, de créditos absolutamente firmados no meio tauromáquico de Portugal e Espanha:
- Vítor Ribeiro, filho do cavaleiro do mesmo nome artístico, herdou de seu pai a apetência para a equitação, arte que pratica desde a mais tenra idade. Após a auspiciosa alternativa (Moita do Ribatejo, 28 de Maio de 2000) tem vindo a depurar o seu estilo de tourear, que fazem dele uma figura imprescindível nas corridas de maior “postín” da temporada. Actua com regularidade em Espanha, alternando com as maiores figuras do “escalafón”;
- Respeitando a postura de repetir os triunfadores, a empresa do Campo Pequeno decidiu repetir Manuel Lupi que, na sua alternativa a 8 de Maio triunfou rotundamente, numa corrida que teve a envolvê-la um ambiente muito especial, com a presença dos “Quatro cavaleiros da apoteose”, José Lupi, Angel Peralta, Rafael Peralta e Álvaro Domecq”.

Os Grupos de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde Alcochete e os Amadores de Coruche vêem ao Campo Pequeno numa competição leal, decididos a honrar os pergaminhos que os colocam entre os grupos mais apreciados e respeitados pelos aficionados.

A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegurará a componente musical deste espactáculo.

Regressa ao Campo Pequeno a prestigiada ganadaria Ortigão Costa. Foi fundada em finais da década de sessenta, através da compra do efectivo e ferro de Maria Cruz Gomendío, procedente de Félix Suarez (Duque de Tovar), com sementais de Juan Guardiola. Posteriormente foram introduzidos sementais de Oliveira Irmãos e Murteira Grave. Em 1997, foram adquiridas vacas e sementais de El Torreón que constituem o efectivo actual (encaste Parladé/Domecq), eliminadas que foram todas as outras procedências. Pasta na Herdade de Alcobaça (Elvas) e a sua antiguidade data de 6 de Junho de 1971 (Santarém).

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.