sábado, 7 de junho de 2008

[FOTOVIDEOREPORT] Os 30 anos de Alternativa de João Moura no Campo Pequeno

Crónica Tauromáquica por Pedro Rodelo:
Fotos por João Silva, Chefe de Fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:

A Praça de Toiros do Campo Pequeno esgotou esta quinta-feira para presenciar um grandioso espectáculo onde se assinalaram os 30 anos de alternativa de João Moura, o qual terminou em apoteose com a saída dos principais intervenientes pela Porta Grande da catedral lisboeta: João Moura, João Moura Jr., João Augusto Moura e Miguel Moura. Foram lidados toiros da Herdade de Pégoras e de João Moura, aos quais se somou um novilho de Francisco Romão Tenório para o jovem Miguel Moura. Os Amadores de Santarém e de Portalegre - capitaneados respectivamente por Pedro Figueiredo e Fernando Coelho - concretizaram as pegas da noite. A Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense assegurou a componente musical deste espectáculo.

João Moura foi a figura central desta corrida: com 30 anos de alternativa e perto de 40 de toureio, o público veio para ver o cavaleiro e todo o seu clã familiar, pois o apelido Moura foi sinónimo de Revolução no toureio equestre, é sinal de elevada qualidade em praça e será parte importante do futuro da festa brava através da Dinastia que vai estando assegurada pelos seus filhos e sobrinhos. No intervalo da corrida houve uma homenagem por parte dos Administradores e Directores do Campo Pequeno ao cavaleiro de alternativa com um breve discurso de agradecimento e entrega ao cavaleiro de uma lembrança.

João Moura brindou no primeiro da noite ao Mestre David Ribeiro Telles (padrinho de Alternativa) e aos seus filhos e sobrinhos. Recebeu-o bem na ferragem comprida com sortes de belo efeito. Portador do seu habitual e excelente sentido de lide, culminou o seu primeiro da noite com elevada qualidade na cravagem da ferragem curta; Já no seu derradeiro, iniciou a lide com brindando a várias personalidades presentes: Pablo Hermoso de Mendoza; António Telles, sua mãe e filha e finalmente aos céus, atirando em seguida o tricórnio para o centro da arena. A transbordar mestria e com o seu oponente a demonstrar astúcia, já ao som de “Banda do Samouco” rematou as suas sortes de forma esplêndida.

João Moura

João Moura Jr. teve duas boas lides nesta noite: na primeira começou de forma regular, tendo-se destacado na ferragem curta, conseguindo ferros de belo efeito cravados ao som do imponente pasodoble “Paquito Chocolatero”; No quinto da noite, o jovem motivou-se e arrancou a sua lide com uma sorte gaiola muito bem concretizada. Notoriamente em crescendo, Jr. esteve irrepreensível nos curtos, com cravagens onde a emoção e o risco estiveram presentes, rematadas com consecutivas piruetas na cara do toiro - com este a avançar para o cavalo - tendo levado desta forma toda uma catedral ao rubro.

João Moura Jr.

João Augusto Moura veio á catedral do Toureio a Cavalo com a responsabilidade de mostrar que nem só no toureio equestre a família Moura triunfa. Com algumas novilhadas realizadas em 2008, o jovem Novilheiro teve duas faenas de qualidade apreciável. Na primeira recebeu o novilho com verónicas de belo recorte, rematadas por Delantales de excelente nota. De muleta iniciou a faena de forma discreta, e já ao som de “La Virgem de Macarena” aplicou passes alternados entre derechazos e naturais com a mão esquerda bem executados e justamente ovacionados pelo público; Na sua segunda actuação, João Augusto esteve uma vez mais a gosto, tendo começado a faena atraindo especial atenção do público imobilizado a pés juntos no centro da arena, passando-lhe o novilho consecutivamente por trás e pela frente, continuando depois com excelentes muletazos com categoria, profundidade e sabor a duas mãos que fizeram soar os olés mais vibrantes da noite, alternados com fortes ovações.

João Augusto Moura

Nas Pegas entraram primeiro os Amadores de Santarém, com Diogo Sepúlveda na cara do oponente a apelar bem à investida do toiro para em seguida fechar-se com decisão, com boa ajuda do grupo; No 4º da noite, Gonçalo Veloso na cara do seu oponente consumou a sua sorte ao quarto intento, tendo conseguido absorver fortes derrotes com a ajuda de todo o grupo, após ter sido sacudido por fortes derrotes nas primeiras tentativas.
Pelos Amadores de Portalegre, João Romão Tavares lançou-se à cara do segundo da noite, tendo fechado a sua sorte ao segundo intento numa pega algo fácil, com o toiro a descrever uma trajectória recta, o forcado a fechar-se bem e os ajudas a cumprirem o seu papel; No quinto da noite Nelson Nabiça, arrancou para a cara do toiro, tendo-se fechado muito bem à investida, numa reunião onde um derrote mais baixo resultou numa pirueta dada pelo toiro, sempre com o forcado na cara deste. Em seguida, a pega foi foi bem rematada e fortemente aplaudida.

Após o anúncio das Variedades Taurinas, actuou o mais novo elemento da família Moura: Miguel Moura - jovem promessa com apenas 11 anos de idade - sentiu desde cedo grande carinho do público. Em praça, foi cravando consecutivamente compridos e curtos de sortes muito bem preparadas, sempre acompanhadas por algumas das maiores ovações da noite. Muito para além do público entender ter valido a pena ficar para observar o jovem, permanece a certeza da enorme margem de progressão no futuro para o mais jovem elemento do Clã Moura a actuar nesta histórica corrida.

Miguel Moura

Para este novilho de Romão Tenório, Luís Sepúlveda, dos Amadores de Santarém, fechou sem grandes problemas a sua sorte á primeira tentativa, bem ajudado pelo restante grupo.

No final da noite os 4 Mouras atravessaram a arena em ombros, tendo saído pela Porta Grande da catedral lisboeta ao som de “La Puerta Grande”, o imponente pasodoble da autoria de Elvira Checa interpretado pela formação samouquense.

Quer conhecer as audiências da transmissão em directo deste espectáculo efectuada pela TVI? Por favor clique aqui.

O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com disponibilizará muito em breve alguns excertos das pegas concretizadas nesta noite, assim como da actuação da sua Banda de Música, onde serão mostrados excertos de pasodobles inéditos interpretados neste espectáculo. Vai ver que vai valer a pena ficar em sintonia com este espaço.

0 comentários:

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.