sexta-feira, 18 de abril de 2008

[Crónica Tauromáquica] Inauguração Oficial da Temporada 2008 na Praça de Toiros do Campo Pequeno

Crónica por Pedro Rodelo, cronista tauromáquico do serviço http://bandadosamouco.blogspot.com/;
Fotos por João Silva, Chefe de Fotografia do serviço Naturales - Correio da Tauromaquia Ibérica:

Numa noite onde nem a forte pluviosidade afastou o público da catedral lisboeta, pôde-se assistir a um bom espectáculo tauromáquico.

A actuar perante uma praça com lotação praticamente esgotada esteve em primeiro lugar Luís Rouxinol: o cavaleiro de Pegões distribuiu toda a sua mestria em arena, mostrando nas suas duas actuações toda a sua determinação, onde pormenores como a excelente cravagem de ferros de palmo, "à violino" ou mesmo pares de bandarilhas demonstram a grande polivalência deste cavaleiro. Rouxinol continua em 2008 em grande forma e a sua passagem pelo Campo Pequeno é um inegável triunfo, deixando em perspectiva mais uma grande temporada.


Pablo Hermoso de Mendoza é actualmente uma grande figura do toureio a cavalo. A sua passagem pelo Campo Pequeno esta noite foi algo irregular, em resultado do jogo desigual por parte de ambos os oponentes que lidou, não facilitando a imposição do seu jogo. O rejoneador espanhol sai esta noite de Lisboa sem o tradicional brilho que caracteriza o seu toureio.


João Moura Júnior soma e segue: o jovem - que é já uma das certezas na nova geração de cavaleiros tauromáquicos - teve um par de lides onde a confiança e determinação aliadas ao estilo próprio que desenha na arena foram a tónica dominante, chegando a entusiasmar toda uma praça com ferros arriscados e de belo efeito. João Moura Júnior foi um dos triunfadores da noite, augurando-se uma grande época para o jovem natural de Monforte.


Quanto à forcadagem, as pegas executadas pelos amadores de Santarém foram as menos atribuladas, tendo havido grandes oscilações nos amadores de Évora e Vila Franca de Xira, grupos que foram capazes do melhor e do pior da noite na consumação das respectivas sortes.

Amadores de Évora


Amadores de Vila Franca de Xira

O curro de Romão Tenório designado para esta noite deu jogo desigual na arena.

No intervalo do espectáculo foram entregues os galardões Campo Pequeno 2007, concedidos pelo júri designado pela empresa responsável pela praça lisboeta. Veja aqui a lista dos vencedores.

Vencedores dos Galardões Campo Pequeno 2007

A Banda do Samouco assegurou a componente musical deste espectáculo tauromáquico, interpretando pasodobles como "España Cañi", "Nerva", "Mi Huelva" ou "Torero Cale". Porém, esta noite foi musicalmente marcada pela estreia do pasodoble "Banda do Samouco" na Praça de Toiros do Campo Pequeno, composição composta pelo músico António Labreca. O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com disponibiliza em seguida este pasodoble, gravado ao vivo neste espectáculo:


O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta agora a melhor pega de cada um dos 3 grupos presentes nesta noite. Assim temos:
Grupo do Forcados Amadores de Santarém:

Grupo de Forcados Amadores de Évora:

Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira:


Caro leitor: se não percebe o porquê de um serviço de Internet de uma Instituição como a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense lançar vídeos das pegas das corridas onde a sua Banda de Música actua, veja aqui a justificação, numa notícia lançada pelo serviço http://bandadosamouco.blogspot.com no passado mês de Novembro de 2007.

1 comentários:

Anónimo disse...

Paso Doble da Banda do Samouco grande solo de trompete . Gostei !!

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.