sexta-feira, 19 de setembro de 2008

[FotoVídeoReport] Feira Taurina da Moita - Grandiosa Corrida das 3 Gerações

Crónica Tauromáquica por Luís Rodelo:

Foi perante uma das maiores enchentes de sempre na Praça de Toiros Daniel do Nascimento que 3 gerações de cavaleiros marcaram presença num dos pontos mais altos na Feira Taurina da Moita. Em praça estiveram os cavaleiros João Moura, Diego Ventura e Manuel Lupi perante um curro da ganadaria Vinhas. Capitaneados pelo cabo Tiago Ribeiro, o Grupo de Forcados do Aposento da Moita asseguraram a solo as 6 pegas da noite. Em noite de homenagem à grande senhora do fado e aficionada Maria Leopoldina Guia, a Banda do Samouco assegurou a componente musical de todo o espectáculo, tendo interpretado na arena durante o intervalo e em primeira audição o pasodoble "Maria Leopoldina Guia", da autoria do compositor e músico da formação samouquense António Labreca.

No primeiro da noite, João Moura deparou-se com um oponente que cedo procurou refúgio nas tábuas, com o cavaleiro a ter que se aplicar para dar a volta por cima. Com o seu cavalo Merlin a actuar em terrenos de compromisso, Moura conseguiu incutir alguma emoção na lide, que se acabou por revelar demasiado extensa dadas as condições do toiro: um manso que não transmitiu emoção nas sortes;
No 4º toiro, Moura lidou um toiro voluntarioso, onde as sortes foram rematadas com investidas na montada. Com boa brega, o cavaleiro de Monforte ladeou templando a investida do toiro que se deixou fixar no centro da praça, mas que quando se refugiou em tábuas proporcionou alguns ferros a cesgo de boa nota.

Diego Ventura trouxe emoção acrescida à noite especial que se viveu em praça: no seu primeiro começou com dois compridos a câmbio de bom efeito, perante um toiro nobre que deu excelente replica proporcionando momento vibrantes com ladeios sortes ao pitón contrário, onde nem a famosa mordidela do cavalo no testus do exemplar da ganadaria Vinhas faltou;
O seu derradeiro exemplar foi recebido sem bandarilheiros: cravou dois bons compridos com o toiro a revelar boa investida. Nos curtos e com o seu oponente a ir de mais a menos, Diego impôs emoção na lide tendo aproveitado tudo o que o toiro tinha para dar: na montada que esperava a investida do toiro tirou-se apenas no momento da jurisdição, imprimindo grande emoção às sortes, tendo sido ovacionado de pé por toda a praça.

No 3º da noite, Manuel Lupi recebeu um toiro sério redondeando-se com ele até cravar 2 compridos de boa cotação. Nos curtos soube tirar partido a nobre investida do toiro cravando belos ferros. Foi um toiro que perseguia o cavalo com cadência, dando ao jovem da Barroca D'Alva o merecido triunfo no seu primeiro toiro;
O derradeiro da noite saiu com muita pata, revelando-se tardo de investida: quando o fez teve uma investida alegre, seguindo o cavalo depois das sortes com muita codicia permitindo rematá-las da melhor forma. Lupi soube entender o toiro, protagonizando uma excelente lide, recriando-se e toreando a gosto.

Os Forcados do Aposento da Moita tiveram uma noite de labor mas que se viria a revelar tranquila, com 5 das 6 pegas a serem seladas ao primeiro intento. O serviço http://bandadosamouco.blogspot.com apresenta o vídeo com 5 das 6 pegas executadas por esta formação moitense:

Saiu à praça um curro da ganadaria Vinhas bem apresentado que colaborou com o espectáculo permitindo o triunfo dos cavaleiros.

Para a Banda de Música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense também esta foi uma noite especial, na qual que teve a honra de descer à arena para interpretar em primeira audição o pasodoble taurino "Maria Leopoldina Guia": pode ver e escutar desde já a peça da autoria de António Labreca no seguinte vídeo:

Apresentamos em seguida alguns outros momentos de índole musical ocorridos nesta fantástica noite de toiros:

Ainda relativamente à grande senhora do fado Maria Leopoldina Guia, a homenagem merecerá uma notícia exclusiva que relatará com detalhe os pormenores deste acontecimento no serviço online da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

1 comentários:

Anónimo disse...

Em nome de todos os "Moiteiros" que se "curvaram" perante a Exª.Srª.D. Leupoldina Guia pela dedicação a esta terra assim como ao Bernardo e ao Sr. Balé o nosso agradecimento. Para o Sr. Catalão autor do pasodoble e à "Banda do Samouco" por terem prestado uma simples mas significativa homenagem um grande abraço. A Banda Samouquense já tem um lugar muito especial no coração dos habitantes da Moita entusiastas destas lides.
Sandra,Ana Rebelo e Ana Lima.

Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Instituição de Utilidade Pública
Sede: Rua Francisco Domingos Taneco, 2890-242 Samouco, Portugal

Optimizado para resolução 1024x768 em ambiente Mozilla Firefox v3.0.11
© 2007-2010 Todos os Direitos Reservados.